Huayna Potosí na Bolívia: como subir na montanha de gelo

Huayna Potosí na Bolívia: como subir na montanha de gelo

Na montanha que chama Huayna Potosí, na Bolívia, você pode ter uma experiência de escalada no gelo que jamais imaginou ter, coisa que recomendo muito a qualquer turista, principalmente os que tenham mais adrenalina e gostam de se aventurar.

Se você subiu ou vai subir o Monte Chacaltaya e ainda quer uma experiência na neve durante sua viagem para a América do Sul, indico que faça o curso de escalada em gelo de um dia, que é a técnica básica de alpinismo.

Na verdade, há duas coisas que se pode fazer nessa montanha. A primeira é um trekking completo que dura três dias, em que você sobe até o pico, mas ela requer uma boa preparação física prévia.

A outra alternativa pode ser chamada de um “passeio” de um dia e não requer nada de especial, nenhuma experiência em escalada, gelo ou qualquer coisa; exceto que você tenha um condicionamento físico pequeno, acho que pra quem faz um pouco de exercícios em alguns dia da semana dá para ir.

Nesse artigo, te conto tudo o que precisa saber sobre Huayna Potosí na Bolívia e relato como foi a minha experiência na montanha.

Planeje sua viagem => Onde ficar em La Paz

Seguro viagem para América do Sul »

 

Tudo sobre Huayna Potosí

roteiro em la paz
Huayna Potosí pode ser vista de La Paz | Foto: Lunaloop, via Wikimedia Commons.

O Huayna Potosí é um dos picos da Cordilheira dos Andes na Bolívia – cordilheira que passa pela Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Argentina e Chile – assim como o Monte Chacaltaya, outro atrativo turístico do país. O pico une a linha da Cordillera Real ao maciço de Mamacora Taquesi e do Condoriri (ou Kondoriri) por uma cadeia de picos menores e abruptos.

Localizada a 6088 metros do nível do mar, o topo da Huayna Potosí, na cidade de Potosí, é uma das maiores altitudes da Bolívia, por isso vem crescendo cada vez mais no gosto dos turistas aventureiros, que buscam desbravar este lugar incrível. A montanha é muito usada por alpinistas, como preparatório para montanhas maiores no Himalaia ou cursos de escalada no gelo.

Para te ajudar a conhecer melhor o Huayna Potosí e como aproveitar bem esse destino boliviano, neste artigo falarei sobre os seguintes temas:

  • Como chegar ao Huayna Potosí
  • Tours guiados para o Huayna Potosí
  • Agência de viagem na Bolívia
  • Como é a experiência no Huayna Potosí
  • Hotéis próximos a Huayna Potosí

A Bolívia tem paisagens cheias de cor que vão desde os picos nevados da Cordilheira dos Andes até ao “bege” de ruínas de civilizações antigas, além de vulcões, gêiseres, lagoas e gigantescas placas de sal. Por isso, antes de falar mais sobre o Huayna Potosí indico este vídeo sobre o país, produzido pelo site do Governo da Bolívia:

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Bolívia »

 

Como chegar ao Huayna Potosí

Um dos pontos turísticos da Bolívia mais incríveis, esta montanha fica no Monte Chacaltaya, na cidade de Potosí, localizada a 39,7 km da capital La Paz, sendo que, de carro, a viagem dura em torno de 1h20.

Você ainda pode buscar um táxi na cidade ou mesmo reservar um transfer para o trajeto, mas para chegar até a montanha, recomendo que alugue um carro na Bolívia, quando tiver em La Paz, e faça o trajeto dirigindo.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Bolívia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Para isso, entre no site da RentCars, onde você compara os preços e veículos das principais locadoras do país. E já reserva antecipadamente, garantindo o veículo que prefere utilizar e de forma rápida e prática.

Caso prefira ir de ônibus, essa também é um opção viável, porém acho bem mais cansativa. É que a viagem a partir de La Paz dura 3h40 e as passagens custam a partir de 171 reais.

Aventura => Mountain Bike pela estrada mais perigosa do mundo perto de La Paz

 

Tours guiados para Huayna Potosí

huayan potosí preço
Chegar ao topo leva 3 dias de tour| Foto: Princiar, via Wikimedia Commons.

Aqui trago uma ótima sugestão para quem deseja ter uma experiência completa na montanha, com o Tour de La Paz para Huayna Potosí. Nele, você irá ficar 3 dias no local, onde aprenderá as técnicas para escalar no gelo; tudo com segurança e ótima estrutura.

O guia profissional que te acompanhará fala inglês e espanhol e você receberá o equipamento completo necessário para alpinismo. As refeições no acampamento também estão inclusas.

No primeiro dia, você será transportado de La Paz, conhecerá o local, receberá as instruções e irá praticar escalada em pequenas paredes de gelo; se eu tenho uma dica para te dar aqui, treine bastante o manuseio da corda, pois é fundamental saber amarrá-la com segurança.

no segundo dia, você caminhará pela manhã por 3 horas (o trajeto é tranquilo) até a pedra na base da montanha; ao chegar adeque-se ao local, se aloje no acampamento e descanse para a escalada, que será na madrugada.

Por isso, o terceiro dia começa a 1 hora (sim, 1 hora da manhã) com a escalada; obviamente estará bem frio na geleira, portanto se agasalhe muito bem. As trilha são divididas em seções, que chegará até 20 mil pés; caso se sinta confortável, faça a escalada até o cume.

   

Quando estiver no topo recomendo tirar fotos, elas ficarão incríveis. Após descer a montanha e descansar, o transporte te levará em segurança até La Paz. Há ainda outra opção para este tour no Get Your Guide como a viagem de escalada de 2 dias em Huayna Potosí saindo de La Paz.

Neste passeio a escalada começa já no primeiro dia. Você sairá de La Paz e seguirá para Paso Zongo, onde almoçará e depois fará uma caminhada de 3 a 4 horas até o Acampamento Alto na base da geleira. No segundo dia, deve levantar bem cedo e seguir para o cume em caminhada de 9 a 13 horas. No topo haverá ainda uma sessão de fotos.

Conforto => Traslado privado do aeroporto de La Paz

 

Agências de viagem na Bolívia

pacotes para bolívia
Contratar um passeio confiável é fundamental | Foto: Bernard Gagnon, via Wikimedia Commons.

Como não havia essas possibilidades mais seguras e confortáveis como os passeios do GYG que citei acima nas minhas primeiras vezes na Bolívia, eu contratei esse passeio com uma agência que chama Alberth Bolívia Tours, porém NÃO A RECOMENDO.

Eu fui uma segunda vez subir por inteiro o Huayna Potosí (essa segunda vez não é a que estou relatando neste artigo) com essa empresa e passei um baita de um stress por causa de um guia extremamente irresponsável, que colocou minha vida e do meu pai em risco.

Depois que descemos, ainda fui destratado pelos donos; uma experiência muito desagradável. Confira outros erros comuns de viajantes que você não deve cometer ao fazer turismo.

Na verdade, eu pedi para fazer o treinamento de escalada em gelo de um dia no Huayna Potosí, mas não sei se eles fazem isso normalmente.

Felizmente, há outras agências bem recomendadas na Calle Sagarnaga em La Paz. O ideal é que se agende com alguma antecedência, pois não são todas as agências que fazem esse passeio.

De La Paz => Excursão para Salinas de Uyuni

 

Como é a experiência em Huayna Potosí

escalar na bolívia
Esteja preparado fisicamente  | Foto: M M, via Wikimedia Commons.

Este passeio começa na agência, de onde te levam de carro até o campo base do Huayna Potosí a 4.300 metros do nível do mar. Lembre-se que descrevo aqui um passeio que fiz com agência e não na GYG. É bom estar um pouco aclimatado com a altitude antes de fazer esse passeio.

Acho que uns três dias depois de chegar na capital boliviana é o suficiente; mas vale ressaltar que cada um reage de forma diferente à altitude, por isso se observe e fique atento a qualquer sinal do mal de altitude antes de partir para passeios mais desgastantes como esse.

Ao chegar na base, você almoça em uma casa e parte para o glaciar. Confira o que fazer na Bolívia, principalmente nos arredores de La Paz. São 40 minutos caminhando em um terreno em que parte é de terra e em outro trecho é de pedras: não havia neve nesse percurso.

Chegando ao glaciar, o instrutor começa a explicar (em espanhol) como se usam os grampões, como se sobe no gelo, desce, e como se usa o piolet (machadinha) como apoio.

A partir daí, começamos a subir o glaciar, sendo que o primeiro trecho da geleira é bem inclinado, mas nada demais. Confira como comprar dólar mais barato para viajar para Bolívia.

montanhas na américa do Sul
Vista de Huayana Potosí é maravilhosa | Foto: Manuelsilvanpeter, via Wikimedia Commons.

Depois de algum tempo andando na geleira, o guia foi até uma parte mais inclinada (uns 40 ou 50 graus), em que ficamos treinando subir e descer o gelo (achei descer mais difícil). Depois disso, veio a parte mais interessante: subir uma parede de gelo de 90 graus.

   

Ele me ancorou usando uma corda, me passou a técnica (nada complicada) e a partir daí comecei a subir. Não é difícil. Se você já subiu em paredes de escalada indoor, ou mesmo escalada em pedras, isso será muito mais fácil. Saiba onde encontrar neve na América do Sul.

Importante: não recomendo para quem tem medo de altura (apesar de não ter ido muito alto); embora seja uma atividade fácil para levemente moderada, achei divertido e não julgo perigoso. Escalei duas paredes de gelo, duas vezes cada uma.

Há uma sensação engraçada de que você está batendo um saco gigante de gelo com um martelo, pois faz o mesmo barulho e espirra gelo pra tudo quanto é lado; incluindo na cara, por isso é necessário estar com óculos de sol. Depois disso, saímos da geleira, voltamos ao campo base e fomos para La Paz. Acho que às 16 horas já estava de volta.

Imperdível => Excursão particular no Lago Titicaca e Copacabana

 

Hotéis próximos a Huayna Potosí

Hotéis próximos a Huayna Potosí
Hotel Europa | Foto: Booking.

Se você quiser conhecer outros picos nos arredores do Huayna Potosí ou mesmo se ambientar melhor com a altitude da região, uma boa opção é procurar hotéis mais próximos da montanha. Veja algumas opções:

  • Paitití Hostel: O Paititi Hostel está situado em La Paz, a 300 metros da Estação de Teleférico Cementerio e a 1 quilômetro da Estação de Teleférico 16 de Julio, estando a apenas 3,2 quilômetros da montanha Huayna Potosí. Oferece wi-fi, recepção 24 horas, estacionamento e dormitórios feminino e masculino. Nota: 8,5
  • Hotel Alexander: Esta opção de hotel 3 estrelas fica a apenas 3,7 quilômetros da montanha Huayna Potosí. Oferece Wi-Fi gratuito, café da manhã de cortesia, quartos com banheiro privativo e frigobar, alguns incluem TV a cabo. Tem recepção 24 horas, uma mesa de bilhar, um restaurante no local, e um terraço de uso comum com vista da cidade. Nota: 7,3
  • Las Brisas: Também classificado com 3 estrelas o hotel Las Brisas fica no Centro de La Paz a apenas 4,3 quilômetros da montanha Huayna Potosí. Oferece quartos com ar-condicionado, bar, Wi-Fi gratuito e lounge de uso comum, recepção 24 horas, serviço de quarto e serviço de câmbio. Nota: 8,2
  • Hotel Europa: Um pouco mais distante da montanha, a apenas 5,5 quilômetros da montanha Huayna Potosí está o 5 estrelas Hotel Europa. Possui piscina coberta, spa, sauna, academia, dois restaurantes, Wi-Fi, quartos com sofá, TV a cabo e frigobar, sendo alguns com banheira de hidromassagem e uma varanda com vista para a cidade. Nota:

Pesquise => Mais opções de hotéis próximos a montanha Huayna Potosí

 

Subir em Huayna Potosí na Bolívia

Depois de relatar minha experiência, só posso te dizer que ela é inesquecível! Combinar uma aventura de frio a uma atitude de 6088 metros, aprender a escalar no gelo e ainda ter um visual deslumbrante do topo é espetacular.

Caso escolha pela experiência de três dias e pretenda subir até o topo, recomendo que comece a se preparar fisicamente, fazendo exercícios regulares; afinal altitude não é brincadeira.

Com todas essas dicas, planeje sua viagem para Bolívia, reserve hotel e passeio com antecedência e desfrute desse momento mágico que é conhecer Huayna Potosí.

Para finalizar, recomendo o artigo pontos turísticos de Santa Cruz de la Sierra, a cidade mais populosa da Bolívia e que praticamente não tem altitude (1365 metros).

E você, pretende escalar a montanha Huayna Potosí? Já esteve na Bolívia e tem alguma dica de turismo? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Leonardo Castro

ESCRITO POR

Leonardo Castro

Paulistano, casado, auditor, 31 anos. Sou tão viciado em viajar que não troco de carro (que já está ficando velho) para ter dinheiro e fazer mais viagens durante o ano. Estas são minhas metas de vida atual: viajar o máximo que puder e fazer esportes de adrenalina. Tento ir a destinos não batidos ou mais exóticos, pois nesses lugares é que encontramos coisas inesperadas, que nos surpreendem. Também prefiro viagens que conjuguem natureza, história e que dê para praticar esportes de aventura.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Guilherme

    Leonardo, Primeiramente parabéns pelo blog (extende-se a toda equipe do queroviajarmais). Estou com um mochilão programado para fev/16, e minha dúvida é se devo ou não fazer essa escalada, porque nunca fiz esse esporte antes, e não tenho a menor noção, ou seja, iniciantezão!! Este passeio seria pra alguém que já tem alguma experiência ou um novato pode fazer tb? Atenciosamente,

  2. Guilherme Tetamanti

    Fala Guilherme, Já conversei com o Leo sobre isso, e você pode sim fazer como iniciante. Eu mesmo fiz algo parecido na Nova Zelândia. Você precisa sim ter algum preparo físico. Abraços

  3. Marcio

    Já ajudou. Tranquilo.

  4. Marcio Aurte

    Me ajude. Para subir o Huayna Potosi é indispensável uma bota dupla? Estou em duvidas de qual comprar. Gostaria de comprar uma Salomon para neve, pois as duplas para alta montanha estão na faixa dos 2.000.

  5. Leonardo Castro

    Ola, Vou ser sincero, só fiz escalada em gelo duas vezes e aluguei o equipamento. Como não segui em frente vom o esporte, Nao tenho menor ideia de marcas e especificações equipamentos. Desculpa nao poder te ajudar. Abraços

  6. Rayan Maia

    Parabéns pelo blog, conteúdo fantástico e muito bem abordado. Se tiverem interesse acessem o meu: . Um Abraço.

  7. Guilherme Tetamanti

    Oi Rayan, Boa sorte com o blog!!! Obrigado pela visita e elogios. Até + !!!