Como ir do aeroporto de Santa Cruz de la Sierra ao centro

Como ir do aeroporto de Santa Cruz de la Sierra ao centro

Como ir do aeroporto de Santa Cruz de la Sierra ao centro é uma questão fundamental para todos os visitantes. É importante possuir as instruções antes da chegada à cidade.

O Aeroporto Internacional Viru Viru é a principal porta de entrada para a Bolívia a partir do Brasil, com voos diários que saem de São Paulo.

VVI é a sigla do Aeroporto de Santa Sruz de la Sierra, ele é relativamente pequeno para o padrão das principais cidades da América do Sul, mas possui tudo o que um visitante pode precisar quando chega ao destino.

Além de opções de caixas eletrônicos e casas de câmbio, também há disponibilidade de operadoras de celular para a compra de um chip telefônico e alguns restaurantes e lanchonetes.

É interessante lembrar que, para sair do aeroporto, todas as bagagens, incluindo as de mão, devem passar pelas esteiras de raio X para verificação.

Outra curiosidade é que no embarque toda a bagagem de mão pode ser inspecionada manualmente. Esse procedimento acontece logo após os procedimentos habituais de qualquer aeroporto (detector de metais e raio X).

Essa vistoria tem como objetivo a busca por narcóticos. Então, cada compartimento de sua mala pode ser inspecionado, inclusive necessaires e carteiras. Não se assuste, esteja preparado para isso e encare como um procedimento normal.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta em Santa Cruz de la Sierra

Seguro viagem para a América do Sul »

 

Como sair do Aeroporto de Santa Cruz de la Sierra?

Aeroporto de santa cruz viru viru
Aeroporto de Santa Cruz de la Sierra | Foto: By Edgar Claure, via Wikimedia Commons.

O Aeroporto Internacional Viru Viru é o maior aeroporto da Bolívia e está localizado a cerca de 17 km da Plaza 24 de Setiembre, o marco central da cidade.

Ele é conectado com a cidade por duas vias principais: a Ruta Nacional 4 e a estrada G-77. Conheça os principais pontos turísticos de Santa Cruz de La Sierra

A cidade não possui nenhum tipo de metrô ou trem; assim, a via rodoviária é a única opção para o deslocamento. Você pode optar por táxi, Uber, ônibus (ou micro, como costumam chamar aqui), carro alugado ou shuttle do hotel.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Bolívia »

 

Carro alugado

Alugar carro no aeroporto de Santa Cruz de la Sierra
Alugar um carro facilita para conhecer outras cidades | Foto: Isaias Capuma, via Wikimedia Commons.

No aeroporto, há quiosques de algumas locadoras de automóveis. Caso tenha a intenção ou necessidade de circular pela cidade de Santa Cruz de la Sierra e arredores, é possível já alugar seu carro diretamente no aeroporto.

Para alugar um carro no aeroporto de Santa Cruz de la Sierra, recomendo que acesse o site da Rentcars, onde você compara os preços e veículos oferecidos pelas locadoras,, além de realizar o pagamento online, de fora prática e segura.

Dessa forma, basta retirar o carro quando desembarcar na cidade; outra vantagem é que, caso for fazer um roteiro pela Bolívia, você pode devolver o veículo em outro aeroporto que a locadora tenha loja, como La Paz, por exemplo.

Conheça => Arredores de La Paz

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Bolívia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Táxi

Táxi no aeroporto de Santa Cruz de la Sierra
Foto: Kyle MacDonald, via Wikimedia Commons.

Uma das opções para sair do Aeroporto de Santa Cruz de la Sierra é de táxi. Saiba também onde ficar em La Paz, capital da Bolívia.

Os táxis oficiais do aeroporto Viru Viru estão localizados logo na porta do desembarque internacional. É bem fácil encontrá-los, pois ao sair sempre há um funcionário oferecendo táxi.

Uma curiosidade interessante é que os táxis em Santa Cruz de la Sierra não possuem taxímetro; é sempre bom perguntar o preço antes de embarcar. Não há o costume de dar gorjeta aos taxistas, então basta pagar o valor combinado.

Preços

As tarifas do táxi oficial são tabeladas. Para você ter uma ideia, o trajeto entre o aeroporto e a praça 24 de setembro custa 60 bolivianos (9 dólares); já entre algum hotel nos arredores da praça custa 70 bolivianos (10 dólares). Esse preço é válido até meia-noite, durante a madrugada há um acréscimo de 10 bolivianos por tarifa noturna.

O trajeto leva aproximadamente meia hora, sendo que os veículos dos táxis oficiais na maioria das vezes são carros novos e confortáveis, que estão disponíveis 24 horas por dia. Saiba como comprar dólar online com segurança.

É interessante pontuar que, quando há greves gerais ou bloqueios nas avenidas da cidade, os táxis oficiais do aeroporto são os únicos que possuem autorização para circular. Ocasionalmente, há protestos desse tipo, que podem afetar a vida de um turista no país.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VERAO, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Para mais informações ou para reservar um táxi para ir ao aeroporto, pode-se realizar contato com o celular +591 7846-9055. 

Imperdível => Passeio de barco no Lago Titicaca em Copacabana, La Paz

 

Ônibus

Como sair do aeroporto de Santa Cruz de la Sierra
Micro em Santa Cruz de la Sierra | Foto: Babaserrate, via Wikimedia Commons.

Em Santa Cruz de la Sierra, os ônibus são chamados de micro. Há uma parada de ônibus próxima à saída do aeroporto e a linha de número 135 é a única que leva a esse local. Os veículos possuem um letreiro verde com indicação do aeroporto no vidro dianteiro.

Os micros não possuem compartimento para bagagem. O que faz com que esse tipo de transporte não seja confortável para quem está com muitas malas.; caso esteja apenas com uma mochila, pode ser uma opção econômica! Confira dicas para viajar com pouco dinheiro.

Em geral, não há pontos de ônibus definidos por aqui. Os micros podem parar onde você quiser, basta sinalizar ao motorista.

Com isso, o tempo de viagem dependerá de quão cheio está o ônibus e da quantidade de paradas que ele realizar; em média, o trajeto dura em torno de 45-50 minutos. Entenda como se locomover em Santa Cruz de la Sierra.

Os ônibus saem a cada 20 minutos do aeroporto em direção ao Ex-terminal, próximo a Calle La Riva, dentro do primeiro anel da cidade. Dele, pode-se pegar outro ônibus ou um táxi ao seu hotel.

Já o horário de circulação é de 5 horas às 21 horas no sentido Ex-terminal ao aeroporto; enquanto que do aeroporto à cidade é de 6:30 às 22 horas.

A passagem custa 7 bolivianos, ou aproximadamente 1 dólar.

Incrível => Tour pelas ruínas de Tihuanaco na Bolívia

 

Uber

Uber no aeroporto de Santa Cruz de la Sierra
Uber funciona muito bem na cidade | Foto: ACS, via Wikimedia Commons.

O aplicativo Uber é uma excelente opção para circular na cidade de Santa Cruz de la Sierra. Ele facilita a comunicação com o motorista, não é necessário negociar o valor e ainda evita aqueles golpes em viagens do “preço para gringo”.

Em geral, os carros também são melhores do que os táxis de rua. Além disso, existe a sensação de maior segurança proporcionada pelo aplicativo.

Confesso que nunca consegui pedir um Uber do aeroporto. Todas as vezes que abri o aplicativo, ele indicava que não haviam carros disponíveis e, assim, acabo optando pelo táxi mesmo. Conheça também os melhores restaurantes em Santa Cruz de la Sierra.

Já no sentido inverso é mais fácil encontrar carro disponível. A estimativa de preço uma viagem entre a Plaza 24 de Septiembre e o Aeroporto Viru Viru pode variar entre 79 e 95 bolivianos, ou seja, entre 12,50 e 14 dólares.

 
Procurando opção de hospedagem mais segura por causa do Coronavírus?

A melhor alternativa é alugar imóveis, para se hospedar com conforto e segurança!

Devido a nossa parceria com a Airbnb, você receberá até R$ 350,00 de desconto na primeira reserva, e o cadastro é sem compromisso. Algumas vantagens do Airbnb:

  • Possibilidade de dividir o imóvel com um grupo de amigos ou família;
  • Tarifas mais baratas que hotéis;
  • Comentários 100% autorais;
  • A comodidade de sertir-se em casa.
 

Sai um pouco mais caro do que um táxi, mas eu considero mais prático fazer a solicitação do veículo direto pelo aplicativo do que precisar ligar para a central de radiotaxi.

Aventure-se => Excursão de 3 dias para Huayna Potosí

 

Shuttle

Serviço de Shuttle é oferecido por alguns hotéis da cidade.

Alguns hotéis oferecem serviço de shuttle do aeroporto, tanto gratuito ou com um valor cobrado à parte. Vale conferir antes de viajar se por acaso seu hotel disponibiliza esse serviço e, assim, solicitá-lo com antecedência.

Nessa situação, haverá um funcionário a sua espera no desembarque do aeroporto. É bem cômodo se o seu hotel já disponibiliza gratuitamente esse serviço; caso não seja o caso, sugiro avaliar as outras opções, que provavelmente devem ser mais econômicas.

Conforto => Traslado do aeroporto para o centro de La Paz

 

Dicas do aeroporto de Santa Cruz de la Sierra

Aeroporto de Santa Cruz de la Sierra dicas
Conheça Santa Cruz de La Sierra | Foto: By Grullab, via Wikimedia Commons.

Em resumo, a forma mais fácil de sair do Aeroporto Internacional Viru Viru é de táxi oficial do aeroporto. Apesar de não ser a forma mais econômica, o custo não é tão elevado em comparação com outros lugares. O táxi é um meio de transporte relativamente barato na Bolívia.

A opção do micro é válida para quem tem apenas uma mochila como bagagem. Ela vale a pena especialmente se o turista acompanhar o trajeto pelo aplicativo do Google Maps; isso ajudará na decisão de onde descer do ônibus e como se locomover nos arredores.

Alternar os trajetos entre usar micro e Uber é algo funcional, como acontece em diversas capitais brasileiras.

Como falei anteriormente, o aluguel de carro na cidade de Santa Cruz de la Sierra é uma ótima ideia caso você vá conhecer outras cidade ou se você é aquele tipo de pessoa que gosta da liberdade de fazer tudo no seu ritmo.

Para finalizar, recomendo também o artigo passeios em La Paz, com dicas dos tours guiados mais procurados pelos turistas que visitam a capital boliviana.

E você, pretende viajar para Santa Cruz de la Sierra? Esteve na cidade e tem alguma dica? Deixe a sua resposta nos comentários!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 39 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. joao

    Voo da Latam que chega as 02 da madruga pelo que ja li , nao fica quase nada aberto ne ?

  2. joao

    Gostei do post,mas qual a data do mesmo , os valores foram estimados em que mês, ano ? Obrigado.

  3. Polly Batista

    OI, João. É de outubro de 2018. Boa sorte!