Como se locomover em Santa Cruz de la Sierra, Bolívia

Como se locomover em Santa Cruz de la Sierra, Bolívia

Como se locomover em Santa Cruz de la Sierra pode parecer um desafio para qualquer turista que viaje para a Bolívia, mas hoje te apresento as diferentes opções para você aproveitar da melhor forma a estadia na cidade.

A Bolívia, em geral, não é um país da América do Sul que apresenta muita variedade de meios de transporte. É bem diferente de países europeus, por exemplo, nos quais há opções como ônibus, trem, metrô, entre outros.

Por aqui, o meio rodoviário é predominante, com algumas opções dentro da mesma estrutura viária. Pode ser estranho no começo mas ao longo dos dias você se acostuma.

Outro fator importante é a altitude, que em Santa Cruz de la Sierra é bem mais tranquila do que em outras cidades bolivianas. Sendo franco, os 1365 metros acima do nível do mar nem são sentidos pelos turistas.

Neste artigo, detalho como funciona o ônibus em Santa Cruz de la Sierra, se vale apenas utilizar os táxis e dicas para alugar carro na Bolívia.

Planeje-se => Hotéis em oferta em Santa Cruz de la Sierra

Seguro viagem América do Sul »

 

Se locomover em Santa Cruz de la Sierra

santa cruz de la sierra bolívia
Catedral de Santa Cruz de la Sierra | Foto: Fernando J. Balderrama, via Wikimedia Commons.

Independente da alternativa que você escolha como meio de transporte principal em seus deslocamentos, não se esqueça de fazer download do mapa da cidade no Google Maps. Além de ajudar a localizar-se, também é sempre bom poder acompanhar o caminho durante seu trajeto.

Em geral, a cidade boliviana de Santa Cruz de la Sierra possui algumas alternativas de transporte com preços variados. Ao realizar uma comparação com o Brasil; em geral, os custos de deslocamento são bem acessíveis.

Um detalhe não tão positivo em relação à eficiência do sistema de transporte, visto que não é muito bem organizado. O estado de conservação não é dos melhores e os motoristas, em alguns casos, dirigem sem seguir diretrizes de direção consciente e defensiva, eu diria.

Entenda abaixo as vantagens e desvantagens de cada alternativa de se locomover em Santa Crus de la Sierra e escolha qual se encaixa melhor com o seu roteiro.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Bolívia »

 

Ônibus (‘micro’)

santa cruz de la sierra onibus
Cidade oferece 120 linhas de micros | Foto: babaserrate, via Wikimedia Commons.

A principal forma de transporte público em Santa Cruz de la Sierra é através dos controversos micro-ônibus, chamados de ‘micros’, que ao mesmo tempo são amados e odiados. São cerca de 120 linhas que circulam pela cidade e cobrem razoavelmente bem o deslocamento urbano.

Por outro lado, a maioria dos ônibus é antiga e em mau estado de conservação, sem ar-condicionado e, por falta de manutenção, liberam uma nuvem de fumaça preta por onde passam.

Recentemente, vi nas ruas alguns ônibus mais novos e espero que estejam trocando a frota, pois será muito útil para a cidade. Descubra como ir do aeroporto de Santa Cruz de la Sierra para o centro.

O que ainda não mudou é a direção irresponsável dos ‘micreiros’ (motoristas dos ônibus e, algumas vezes, donos dos veículos também) que, às vezes, param no meio de uma avenida para pegar passageiros.

Estes ônibus, frequentemente, estão cheios nos horários de pico. O motorista faz também o papel de cobrador e basta pagar ao ingressar no veículo. Não há nenhum sistema eletrônico para o pagamento, que é sempre em dinheiro; em geral, com moedas.

A passagem de ônibus para Santa Cruz de la Sierra custa dois bolivianos (cerca de 30 centavos de dólar); o que é muito barato. Saiba como viajar com pouco dinheiro.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Bolívia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Para estudantes, o custo cai para um boliviano e, em geral, não exigem documento de identificação, mas é necessário estar com a moeda no valor certinho; se não eles cobram a passagem normal.

Santa Cruz de La Sierra dicas
Aplicativo traz informações sobre a rota dos micros | Foto: Cruzero.

O número da linha é indicado no para-brisa, assim como os principais pontos por onde o ônibus passa. Nem sempre a ordem do trajeto é exatamente da forma que está na placa, então é bom confirmar a direção que o micro está indo para não pegar no sentido errado.

Cada linha tem uma cor específica, mas pelo lado interno há algumas variantes curiosas. Há ônibus que são decorados, em alguns outros o motorista escuta música em alto volume. Descubra o que fazer na Bolívia.

Como em muitas ruas não há paradas estabelecidas, o tempo de percurso pode ser maior do que o esperado. O motorista pode decidir parar em cada quadra para pegar um novo passageiro; apenas na parte mais próxima ao centro da cidade, a partir do segundo anel, as paradas de ônibus são mais organizadas.

Uma dica para locomover-se é o aplicativo Cruzero, que traz informações sobre a rota dos micros. Através da indicação de origem e destino, é possível saber quais micros se deve pegar e inclusive onde se deve realizar baldeação, caso seja necessário trocar de ônibus.

Além disso, fornece uma estimativa de tempo para o percurso, que pode variar conforme as paradas realizadas no caminho. Saiba também onde ficar em La Paz, capital da Bolívia.

O aplicativo não traz informações em tempo real nem acompanha seu trajeto, mas é útil por conter em seu banco de dados o roteiro de todas as linhas de ônibus.

Nem sempre é possível encontrar no aplicativo o estabelecimento exato aonde você quer ir, assim utilizá-lo em conjunto com o Google Maps pode ser uma boa ideia.

Imperdível => Excursão privativa nas Salinas de Uyuni

 

Táxi (‘móvil’)

santa cruz de la sierra o que fazer
Móvil também são usados para delivery | Foto: vozachudo2004, via Wikimedia Commons.

Existem muitos táxis (ou móvil, como também são chamados aqui) pela cidade. Muitos carros são velhos, batidos, sem farol funcionando, caóticos. Costumamos brincar que todos os táxis aqui são Corollas, mas a grande questão é que são modelos dos anos 1980!

   

Dizem que não há legislação que controle os táxis, basta comprar um adesivo de táxi e… bingo! Você é taxista!! Para nós, turistas, isso traz uma desconfiança grande; pode resultar em perigos que não gostaríamos de enfrentar, já que nunca sabemos a índole das pessoas, né?

Nesse sentido, eu evito ao máximo pegar táxi de rua, especialmente quando estou sozinha. Prefiro outras formas de deslocamento que me trazem maior sensação de segurança. Confira quais são os erros comuns de viajantes.

Por outro lado, é um meio de transporte muito usado pela população, até mesmo em serviços de delivery! É bem curioso ligar para um restaurante para pedir comida e eles avisarem que irão enviar por um táxi!

Os táxis são relativamente baratos, mas não há taxímetro, então acaba sendo de acordo com o cliente; também há preços diferenciados quando a corrida é à noite. Sugiro sempre perguntar o valor da corrida logo ao entrar no carro, para evitar surpresas. Conheça os pontos turísticos de Santa Cruz de la Sierra.

Uma curiosidade sobre os táxis daqui é que muitos carros chegam ao país depois de serem usados por alguns anos em outros países, especialmente no Japão. Como nesse país se utiliza a mão inglesa, alguns carros chegam com o volante do lado direito!

Para que circulem aqui, costumam passar o volante e os pedais para o lado esquerdo, mas acabam mantendo o painel no lado direito. À primeira vista, a cena é meio chocante, mas depois acaba sendo divertido!

Delícia​ => Food tour em La Paz

 

Táxi coletivo (‘Trufi’)

taxi coletivo
Táxi coletivo é um peculiaridade boliviana | Foto: Vozachudo2004, via Wikimedia Commons.

Os trufis são um meio de transporte alternativo que poderiam ser definidos como táxis coletivos. Existem carros e vans que atuam como trufis e possuem trajetos mais ou menos pré-determinados.

Digo ‘mais ou menos’ porque, às vezes, podem ocorrer algumas variações no caminho, de acordo com o trânsito ou com a vontade do motorista.

Seguindo a mesma forma que os ônibus, os pontos de parada não são definidos, na maioria das vezes pode-se descer onde quiser. Saiba qual a melhor época para viajar pela América do Sul.

Esse meio de transporte é bastante utilizado em Santa Cruz de la Sierra, especialmente por levarem a outras cidades ou regiões mais afastadas, onde geralmente não há linhas de ônibus.  Também há alguns que circulam diretamente nos anéis da cidade e, em geral, são mais rápidos do que os micros.

O valor da passagem depende da linha do trufi. Por exemplo, um deslocamento dentro da cidade pode custar dois ou três bolivianos (trinta ou quarenta centavos de dólar) e para outra cidade pode custar por volta de 25 bolivianos (cerca de 3,60 dólares).

Incrível => Excursão particular com um local em La Paz

 

SmarTaxi

smart taxi
Dá para solicitar seu carro pelo app ou whatsapp .

O SmarTaxi é um serviço de táxi especial, com carros novos e devidamente padronizados. Todos os carros são brancos com adesivo da empresa e número de identificação da frota.

São considerados muito seguros e algumas empresas pedem a seus funcionários que só utilizem os serviços desse provedor.

É possível solicitar seu carro pelo próprio aplicativo ou pelo número de Whatsapp da empresa; o pagamento pode ser realizado em dinheiro ou no cartão. Em relação ao custo, é um pouco mais caro, porém é o preço que se paga pela garantia de segurança e conforto.

Como ter? => Internet na viagem

 

   

Uber

uber bolivia
Uber funciona muito bem em Santa Cruz de la Sierra.

Assim como no Brasil, o serviço da Uber já está disponível em algumas cidades na Bolívia. É bem fácil chamar um carro e o pagamento pode ser feito em dinheiro ou no cartão.

Vejo muitas vantagens nesse meio de transporte, especialmente por facilitar a comunicação. O destino é indicado direto no aplicativo e também não há surpresas no valor cobrado: não há preço diferenciado para gringo!

Este custo é um pouco maior do que o táxi comum e a tarifa mínima por corrida é 11 bolivianos (1,60 dólares).  Saiba tudo sobre as ruínas de Tihuanaco em La Paz.

Os carros são novos e limpos e o atendimento, em geral, também é bom. Muitas vezes, alguns taxistas também atuam como motoristas da Uber, então não se espante caso encontre uma placa de táxi no para-brisa do carro.

 

Conheça => Tour nas ruínas de Tihuanaco de La Paz

 

Aluguel de carro

alugar carro na bolivia
Alugando carro você aproveita a cidade do seu jeito | Foto: Feranza, via Wikimedia Commons.

Este é o meio de se locomover em Santa Cruz de la Sierra mais fácil e prático, pois te permite alugar um carro no aeroporto e curtir a cidade no seu ritmo; sem contar que é o ideal para fazer um roteiro na Bolívia, com a praticidade de retirar o veículo em uma cidade e devolvê-lo em outra que a locadora tenha loja.

Para isso, recomendo que entre no site da Rentcars, onde é possível comparar os preços no país, escolher o carro que mais te atende e pagar online; fácil e seguro.

Aventure-se => Excursão de 3 dias para Huayna Potosí

 

Dicas para se locomover na Bolívia

Enfim, locomover-se em Santa Cruz de la Sierra não é um bicho de sete cabeças, especialmente depois que você entende a lógica geográfica da cidade, construída em anéis ao redor da praça principal.

Apesar de não possuir tantas opções de transporte público como outras grandes cidades, a maioria dos pontos turísticos está localizada relativamente próxima, principalmente no centro da cidade, o que permite caminhadas pelos lugares mais turísticos.

Além disso, o custo acessível dos transportes traz opções diversas para deslocar-se pela cidade. Somando ao fato de ser uma cidade boliviana com altitude relativamente baixa, é bem tranquilo passear em santa Cruz de la Sierra.

Para finalizar, recomendo o artigo restaurantes em Santa Cruz de la Sierra, com dicas dos melhores lugares para comer na cidade e de comidas típicas da Bolívia.

E você? como pretende se locomover em Santa Cruz de la Sierra? Já esteve na cidade e tem mais alguma dica? Deixe sua resposta nos comentários!

 

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 39 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *