O que fazer na Bolívia: dicas de destinos para 7 dias ou mais

O que fazer na Bolívia: dicas de destinos para 7 dias ou mais

Imagem do Autor por Carolina Brusarosco
5/5 - (2 votos)
Atualizado em:
COMPARTILHE

Tudo sobre o que fazer na Bolívia, com dicas de viagem para 3, 5, 7, 10 e 14 dias. Conheça lugares imperdíveis e os destinos mais legais para visitar no país.

A Bolívia tem paisagens cheias de cor e cidades bem diferentes entre si. É possível conhecer a Cordilheira dos Andes, visitar ruínas de civilizações antigas, fazer esportes de aventura, conhecer cenários formados por vulcões, gêiseres, lagoas, placas de sal e cidades urbanizadas e com congestionamento. Há muito o que fazer na Bolívia, seja em março, julho, outubro, novembro ou qualquer outro mês do ano!

Entre os destinos recomendados para um roteiro de, no mínimo, 7 dias estão a capital administrativa da Bolívia, La Paz, a capital “real” do país, Sucre, e ainda alguns atrativos nos arredores de La Paz como as ruínas de Tihuanaco, o Lago Titicaca e o Monte Chacaltaya, o Salar de Uyuni, o Valle de la Luna, entre outros.

Para os aventureiros de plantão, tem passeio de bicicleta na estrada mais perigosa do mundo em La Paz, mas para quem curte o sossego de conhecer lugares lindos pode optar por fazer um cruzeiro no Lago Titicaca, nos sítios arqueológicos, como Isla del Sol e Isla de la Luna.

Para te ajudar a organizar a vigem, seja a primeira ou a segunda vez no país, separei dicas de turismo na Bolívia que valem muito a pena, pois com elas você economiza tempo e dinheiro na hora de montar o seu roteiro e reservar hotéis, passeios e restaurantes. Vem saber mais!

Planeje sua viagem => Hotéis baratos em La Paz

Seguro viagem recomendado para a Bolívia »

O que visitar na Bolívia: 9 principais pontos turísticos

Há tantas coisas legais para fazer na Bolívia, que mesmo visitando o país inúmeras vezes seria quase impossível conhecer tudo. Mas não se preocupe, pois trouxe para você uma lista com sugestões de lugares onde ir pela primeira vez na Bolívia, te ajudando a organizar tudo o que fazer na Bolívia:

  • La Paz
  • Sucre
  • Salar de Uyuni
  • Ruínas de Tiahuanaco
  • Lago Titicaca
  • Monte Chacaltaya
  • Huayna Potosí
  • Valle de la Luna
  • Sajama National Park

La Paz

o que fazer na bolivia
Catedral Metropolitana de La Paz.

Se você está cogitando viajar para a Bolívia, saiba que há muito o que fazer em La Paz sem precisar percorrer grandes distâncias. La Paz fica a 3.600 metros de altitude, fazendo um friozinho gostoso o ano inteiro, mas com temperaturas que chegam a 5ºC durante à noite.

Você deve conhecer pontos turísticos da capital como o Palácio Quemado, que é a sede do governo boliviano, a Catedral Metropolitana e a Igreja e Convento São Francisco, o Mercado de las Brujas ou Mercado das Brujas, a Plaza Murillo.

E ainda o Teleférico, que tem 31km, ligando as cidades de La Paz e El Alto, e o Monte Illimani, uma impressionante montanha localizada na Cordilheira dos Andes, com altitude de cerca de 6.438 metros, que fica nos arredores da cidade.

Para conhecer tudo isso sugiro uma excursão a pé pelos destaques da cidade com passeio de teleférico.

Passeios e tours para La Paz

Sucre

cidades da Bolívia
Sucre | Foto: Dan Lundberg, via Wikimedia Commons.

Sucre, capital da Bolívia, é uma cidade encantadora e histórica, com muitos lugares interessantes para visitar. Entre os pontos turísticos para percorrer em um passeio a pé pela cidade histórica em Sucre estão a Plaza 25 de Mayo, praça central de Sucre cercada por edifícios históricos, como a Catedral Metropolitana de Sucre e o Palácio de la Libertad.

E ainda o Convento de San Felipe de Neri, que abriga o Museu de Arte Indígena ASUR, o Parque Cretácico – uma curiosidade é que Sucre é conhecida por ser um dos lugares com uma das maiores concentrações de pegadas de dinossauros no mundo.

No Parque Cretácico, você pode ver essas pegadas fossilizadas e aprender mais sobre os dinossauros que habitaram a área há milhões de anos.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Outros atrativos são o Mercado Central, onde há variedade de produtos locais, como alimentos frescos, frutas, legumes, queijos, roupas e artesanato. Um ótimo lugar para fazer um tour privado do artesanato e chocolate de Sucre.

O Mirador de la Recoleta, que tem uma vista panorâmica deslumbrante de Sucre. E, se tiver tempo, conheça Tarabuco, uma aldeia indígena próxima a Sucre.

Passeios e tours para Sucre

Salar de Uyuni

deserto de sal na Bolívia
Salar Uyuni.

O Salar de Uyuni, fica a sudoeste da Bolívia, é o maior deserto de sal do mundo. É um lago pré-histórico que secou, deixando uma paisagem desértica de quase 11.000 km2 com sal branco e claro, formações rochosas e ilhas repletas de cactos.

Seu tamanho impressionante pode ser observado da ilha Incahuasi central. Embora a vida selvagem seja rara nesse ecossistema único, ele recebe muitos flamingos rosas. 

No Salar você pode escolher fazer um tour de 3 dias ou 4 dias visitando o museu de sal, montones de sal (uma “fábrica de produção de sal”), parada para compra de artesanato no povoado de Colchani e no famoso cemitério de trens.

Passeios e tours para Salar de Uyuni

Ruínas de Tiahuanaco

Ruínas de Tiahuanaco
Templo semi-subterrâneo e Templo Kalasasaya | Foto: rodoluca, via Wikimedia Commons.

Próximo a La Paz, cerca de 70km, fica o sítio arqueológico chamado Tiahuanaco, localizado na cidade de mesmo nome as margens do Lago Titicaca – não à toa um dos atrativos turísticos mais procurados no país. Para chegar até ele, há várias excursões saindo de La Paz.

Também conhecido como Tiwanaco, Tiwanaku, Tiahuanacu e Tihunaco, na cidade há um complexo de ruínas de uma civilização pré-colombiana, que, na verdade existia e dominava a região andina antes mesmo dos Incas, e sumiram do mapa no ano de 1.200 (na mesma época que os Maias no México).

Nesse complexo há monólitos, paredes de um grande templo que existia nesse local (cujo encaixe das pedras impressionam), totens, e bastante construções curiosas. É considerado um dos sítios arqueológicos mais importantes do país.

Muitos arqueólogos acreditam que a região é uma das áreas mais importantes no que diz respeito a formação do povo Inca, além de ser cercado de mistérios e lendas. Não à toa está na lista da Unesco de Patrimônios Mundiais.

Passeios e tours para Ruínas de Tiahuanaco

Lago Titicaca

O que fazer na Bolívia em julho
Lago Titicaca.

O Lago Titicaca ou Titiqaqa (em quéchua) é um lago na fronteira entre o Peru e a Bolívia. Em volume de água, é o maior lago da América do Sul, além de ser considerado o lago navegável mais alto do mundo, visto que sua superfície está a 3.821 metros acima do nível do mar. Você pode marcar um passeio completo de 2 dias pelo Lago Titicaca.

Ele foi formado por água derretida da Cordilheira dos Andes, possui uma área de 8.372 km² e profundidade média entre 140 e 180 metros. Mais de 25 rios deságuam no Titicaca.

Nos arredores, está a Reserva Nacional do Titicaca, que abriga uma rara fauna selvagem aquática como rãs gigantes, que chegam a 30 centímetros, espécies de peixe-pérola, truta.

Passeios e tours para Lago Titicaca

Monte Chacaltaya

O que fazer na Bolívia em novembro
Vista do Monte Chacaltaya, na Bolívia | Foto: Anakin, via Wikimedia Commons.

Um dos tours mais legais que fiz perto de La Paz, capital administrativa da Bolívia, a visita ao Monte Chacaltaya. Se você está procurando uma boa opção de turismo em La Paz e é doido ou quer conhecer a neve, vá ao Monte Chacaltaya.

É um passeio fácil, baratíssimo e seguro para visitar (há várias outras montanhas nevadas, mas são mais difíceis de fazer passeios pois são para alpinistas/escaladores). E, literalmente e figuramente, de tirar o fôlego já que o monte fica a 5.421 metros de altitude.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Bolívia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

O Chacaltaya fica a aproximadamente 40 minutos do Centro de La Paz, por isso, tem excursão guiada à montanha Chacaltaya saindo da cidade.

Nessa montanha ficava uma estação de esqui que hoje está desativada. Do alto é possível ver as cidades de La Paz e El Alto, além de outro pico nevado famoso do país, o Huayana Potosí.

Passeios e tours para o Monte Chacaltaya

Huayna Potosí

primeira vez na Bolívia
Huayna Potosí.

Huayna Potosí é um dos picos da Cordilheira dos Andes na Bolívia – cordilheira que passa pela Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Argentina e Chile – assim como o Monte Chacaltaya, outro atrativo turístico do país.

O pico une a linha da Cordillera Real ao maciço de Mamacora Taquesi e do Condoriri (ou Kondoriri) por uma cadeia de picos menores e abruptos.

Localizada a 6088 metros do nível do mar, o topo da Huayna Potosí, na cidade de Potosí, é uma das maiores altitudes da Bolívia, por isso vem crescendo cada vez mais no gosto dos turistas aventureiros, que buscam desbravar este lugar em uma escalada no gelo de 3 dias na montanha Huayna Potosí.

A montanha é muito usada por alpinistas, como preparatório para montanhas maiores no Himalaia ou cursos de escalada no gelo.

Mas para quem não pretende fazer uma trilha de 3 dias mais puxada, vale marcar uma excursão diurna à Montanha Chacaltaya e Vale da Lua.

Passeios e tours para Huayna Potosí

Valle de la Luna

Valle de la Luna
Valle de la Luna | Foto: Dr. Eugen Lehle, via Wikimedia Commons.

O Valle de la Luna é um vale que apresenta uma série de formações geológicas rochosas bem peculiares, formando cânions parecidos com a superfície lunar. Inclusive, o local ganhou esse nome porque as formações são tão diferentes que se parece estar caminhando na lua.

O vale fica bem próximo de La Paz e é bem fácil chegar ao local, podendo ser uma opção de passeio bate-volta. É chamado de Vale da Lua porque essas formações rochosas são visualmente muito parecidas com o solo da lua.

Há quem diga que a chegada do homem a Lua, em 1969, era fake e teria sido gravada na região do Vale da Lua, mas sabemos que isso é apenas uma lenda, divertida, mas uma lenda.

Passeios e tours para Valle de la Luna

Sajama National Park

Parque Nacional Sajama
Parque Nacional Sajama.

O Parque Nacional Sajama está localizado na província de Sajama, na região de Oruro, ao oeste de La Paz. É o parque nacional mais antigo da Bolívia e abriga o Vulcão Sajama, o mais alto do país.

O parque é conhecido por sua paisagem vulcânica, lagos, fauna e flora únicas, incluindo as árvores de quinua (quinoa) e vicunhas, uma espécie de camelo selvagem.

É uma área de grande beleza natural e é possível realizar caminhadas, observação de aves e explorar os arredores do vulcão.

Passeios e tours para o Parque Nacional Sajama

Quantos dias ficar na Bolívia

Há uma série de fatores a serem considerados quando você estiver planejando o que fazer na Bolívia. Qual a época ideal para ir, onde é melhor se hospedar, entre tantos outros que é preciso prestar atenção ao planejar o itinerário.

Em uma viagem pela Bolívia, há vários destinos que a visita é quase obrigatória. E saber quantos dias ficar na Bolívia é primordial para montar o melhor roteiro possível.

Não programe menos de 3 dias em cada cidade, o ideal mesmo é organizar o que fazer em pelo menos 5 dias em cada parada só para você começar a se apaixonar pela cidade.

Há muito o que conhecer, ver e explorar, principalmente La Paz, Sucre, Salar de Uyuni, Ruínas de Tiahuanaco, Lago Titicaca, Monte Chacaltaya, Huayna Potosí, e mais. Tudo isso considerado, aqui está um exemplo de coisas legais para fazer na Bolívia:

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? 😉
 
  • 7 dias: La Paz, Ruínas de Tiahuanaco, Monte Chacaltaya, Sucre, Parque Cretácico, Uyuni.
  • 10 dias: Salar de Uyuni, Copacabana, Lago Titicaca.
  • 14 dias: Lago Titicaca, Ilha do Sol, Ilha da Lua, Parque Nacional Sajama, La Paz.

O que fazer na Bolívia em 7 dias

Para uma experiência mais abrangente e aproveitar algumas das principais atrações do país, geralmente recomenda-se ficar pelo menos 10 a 14 dias. Isso permitirá que você visite destinos populares, como La Paz, Sucre, Salar de Uyuni, Lago Titicaca, Potosí e outras áreas de interesse.

Como nem sempre é possível, começo a sugestão com um roteiro de 7 dias pela Bolívia. Em uma viagem de uma semana é possível curtir vários destinos do país e ainda ter tempo para fazer a aclimatação à altitude com calma.

Por isso, no primeiro dia, descanse e se acostume com altitude. Você pode dar uma volta nas proximidades do hotel, mas não exagere até se sentir melhor. No segundo dia, explore os principais pontos turísticos de La Paz, como a Plaza Murillo, a Calle Jaén, o Mercado das Bruxas e faça o passeio de teleférico.

Para o terceiro dia de viagem, vá às Ruínas de Tiahuanaco, um sítio arqueológico pré-incaico localizado próximo a La Paz. Retorne a La Paz à tarde e aproveite para experimentar a culinária local em um dos restaurantes tradicionais da cidade.

Para o quarto dia, a sugestão é visitar o Monte Chacaltaya, conhecido por ser a estação de esqui mais alta do mundo. Desfrute das vistas panorâmicas da montanha e retorne a La Paz.

No dia seguinte, parte para Sucre. Explore a cidade em um passeio a pé pela cidade histórica em Sucre com a Plaza 25 de Mayo, a Casa de la Libertad e o Convento de San Felipe de Neri.

No sexto dia de viagem, passeie pelo Parque Cretácico para ver as pegadas de dinossauros e visite o Mirador de la Recoleta para desfrutar de vistas panorâmicas de Sucre. Caso seja seu último dia, volte para La Paz e curta mais a cidade.

Se o roteiro for maior, como de 10 dias, sugiro que viaje de Sucre para Uyuni. Chegada em Uyuni e faça a preparação para a excursão ao Salar de Uyuni.

Sugestões de passeios para os 7 dias

O que fazer na Bolívia em 10 dias

Se você tem 10 dias para curtir a Bolívia, melhor ainda. Siga a recomendação de roteiro acima para os primeiros 7 dias. Como você não precisa voltar para La paz e, em consequência, para sua casa no sétimo dia, ele fará parte do tour de 3 dias pelo Salar de Uyuni.

Um passeio que acho o máximo incluir é uma viagem privada de observação de estrelas ao Salar de Uyuni.

Visite também as paisagens surreais do salar, as lagunas coloridas, os geysers e outras atrações da região. Durma em alojamentos rústicos durante a excursão. Se o seu roteiro termina no 10° dia, você retornará a Uyuni e daqui para La Paz para voltar ao Brasil.

Mas, caso seja de 14 dias, por exemplo, no dia 10, retorne a Uyuni e parta para Copacabana, às margens do Lago Titicaca em uma excursão.

Sugestões de passeios para os 10 dias

O que fazer na Bolívia em 14 dias

Se você está nessa sugestão de roteiro de 14 dias, é um sortudo. Depois de curtir La Paz, Sucre, as Ruínas de Tiahuanaco, Monte Chacaltaya, Parque Cretácico, Uyuni e o Salar de Uyuni, chegamos a Copacabana, onde fica o Lago Titicaca.

Para os próximos dois dias, explore o Lago Titicaca, visite a Ilha do Sol e a Ilha da Lua. Conheça as comunidades locais, faça caminhadas e desfrute das belas paisagens do lago.

Para o dia 13 do roteiro, faça uma excursão ao Parque Nacional Sajama, onde você pode fazer caminhadas, apreciar a natureza e conhecer as culturas locais. Caso o 14° seja seu último dia, volte para La Paz e curta mais a cidade.

Sugestões de passeios para os 14 dias

Quanto custam os ingressos na Bolívia?

O custo para fazer passeios na Bolívia depende do tipo de tour, da duração e do número de pessoas que fazem parte do seu grupo. Há tours guiados de bicicleta que permitem que você veja mais da Bolívia do que a pé, passeios de ônibus que o levam para ter uma visão geral das cidades e até passeios de barco para explorar a Bolívia de uma perspectiva diferente.

Se você quiser ir a pé, numa visita guiada conhecida como free walking tour, pagará menos do que se escolher uma excursão de ônibus ou bicicleta. Se você estiver viajando com sua família ou amigos, vale a pena reservar passeios particulares, para dividir os custos, ter mais privacidade e até flexibilidade na duração de cada ponto turístico.

Os preços das entradas para as atrações e passeios variam dependendo do tipo de passeio. Você pode encontrar grandes ofertas comprando online, por isso recomendo organizar as atividades com antecedência, até porque os ingressos das principais atrações podem ficar indisponíveis.

Ademais, reservar com antecedência seus passeios no exterior alivia o orçamento da viagem, pois você pode comprar no cartão de crédito e já ir pagando. Além de se livrar do IOF sob compras internacionais, cobrado quando você usa o cartão já fora do Brasil.

Dica: contrate um tour guiado para seu primeiro dia na Bolívia, pois um guia te contará sobre todos os lugares imperdíveis para visitar no restante da viagem. É uma ótima maneira de ter uma visão geral do lugar e reajustar alguns pontos no seu roteiro.

Onde e como comprar entradas sem pegar fila?

O ideal é comprar online os ingressos antecipados, sem filas de espera na entrada das atrações. Além disso, você garante a visita no dia planejado e ainda tem o direito de fazer o cancelamento gratuito até 48 horas antes.

Tenho algumas sugestões de boas empresas que vendem tours oficiais na Bolívia, assim como guias brasileiros, ou que falam português, sempre com dicas para você não gastar muito dinheiro em sua viagem.

Também recomendo comprar um passe de atrações, pois o custo total é mais baixo e você economiza muito tempo evitando longas filas.

Agências para planejar o que fazer na Bolívia

O melhor site para reservar são de empresas que vendem passeios com os preços mais baixos, garantidos, e sem taxas de reserva ou cobranças ocultas. Recomendo o Get Your Guide, agência de viagens online fundada em 2009, com sede em Berlim.

O site da Civitatis também é bom e confiável, empresa espanhola fundada em 2008 e com milhões de clientes ao redor do mundo. A vantagem para brasileiros é fazer o pagamento em reais em até 12x.

Guias brasileiros que sabem tudo o que conhecer na Bolívia

A melhor maneira de aprender sobre a Bolívia é fazer uma visita guiada com um guia brasileiro que mora no lugar. No iFriend, site brasileiro fundado em 2017, você pode escolher entre uma variedade de tours para indivíduos ou pequenos grupos, possibilitando uma interação pessoal entre turistas e moradores locais.

As excursões são conduzidas por falantes nativos de português que vivem na Bolívia há muitos anos, ideal para explorar o que há de melhor na Bolívia.

Mas também há passeios no Civitatis em português na Bolívia. Os melhores são:

O que fazer na Bolívia com crianças

Escolher o que fazer na Bolívia com crianças pode ser um pouco desafiador, mas definitivamente vale a pena. Se você está procurando ideias sobre como entreter seus filhos, veja algumas sugestões de lugares para ir com crianças na Bolívia.

Primeiro, você deve decidir se quer um tour mais extenso ou de poucas horas, mais indicados para crianças mais jovens.

Desde museus e jardins até pontos turísticos famosos, muitas atividades estão disponíveis especificamente para famílias com crianças de todas as idades. Confira quais são os melhores lugares para visitar:

O que fazer na Bolívia de graça

A Civitatis promove uma série de passeios sem preço fixo. No final do tour você decide quanto pagará ao seu guia. É uma iniciativa fantástica para você conhecer o melhor da Bolívia com um guia local pagando apenas o que você puder. Confira uma opção:

O que fazer na Bolívia à noite

Saber o que fazer na Bolívia à noite é uma boa maneira de fazer atividades fora dos circuitos turísticos, curtir uma noite romântica ou mesmo fazer algo emocionante com seus amigos e família.

Aqui estão alguns dos meus passeios noturnos favoritos:

O que fazer na Bolívia no inverno

A experiência de viagem muda completamente dependendo da época do ano, se está frio ou calor. Por isso organizar um roteiro na Bolívia no inverno é essencial para aproveitar melhor a estação, seja com esportes invernais ou atividades em lugares fechados, longe do vendo e frio.

Confira uma sugestão para ver gelo e neve na Bolívia:

O que fazer na Bolívia no verão

Nada melhor do que aproveitar os dias mais quentes ao ar livre! E para descobrir o que fazer na Bolívia no verão, é só escolher aqueles passeios que aproveitam os dias de sol e as temperaturas agradáveis fazendo muitas coisas legais.

O que fazer na Bolívia com chuva

Para dias chuvosos na Bolívia o melhor a fazer é procurar lugares fechados que ofereçam abrigo da água, vento ou frio. Por isso, sugiro lugares para visitar super interessantes mesmo com chuva na Bolívia.

Outra ideia é você sair do lugar onde está e fazer passeios nos arredores onde pode não estar chovendo. Para isso, consulte o clima antecipadamente desses locais. Se você estiver em La Paz, veja se esses lugares estão com o tempo firme:

O que fazer na Bolívia com pouco dinheiro

Programar um roteiro com pouco dinheiro na Bolívia não é tão difícil assim. Existem passeios com descontos ou ofertas de tours que podem ser contratados antecipadamente e online. Os principais sites de atividades turísticas possuem promoções na Bolívia para você economizar.

Dicas finais sobre o que conhecer na Bolívia

A Bolívia já teve fama de turismo “difícil”, comparado a outros países da América do Sul, principalmente pela falta de infraestrutura em estradas, cidades desorganizadas e poucos hotéis, que muitas vezes se resumem a uma hospedagem sob administração familiar.

Mas, ao longo dos anos o país vem crescendo e atraindo mais viajantes. Por outro lado, se a Bolívia ainda não apresentar uma estrutura “a lá” Emirados Árabes, de luxo e ostentação, saiba que os pontos turísticos compensam qualquer falta de glamour.

A vida moderna de La Paz, o visual de Sucre, e as paisagens surreais das Ruínas de Tiahuanaco, do Monte Chacaltaya, do Salar de Uyuni, do Lago Titicaca, e de outros atrativos, compensa. E muito! Para escolher o que fazer na Bolívia, a dica é: pesquise sobre os destinos e os atrativos da cidade, assim dá para escolher os que você prefere conhecer e encaixá-los nos seus dias de viagem.

Veja ainda os tours guiados disponíveis para a época de sua viagem. Eles são uma ótima opção para conhecer mais lugares em menos tempo ou mesmo para pular filas. E, para aproveitá-los recomendo que faça a reserva antecipadamente.

Assim, garante preços mais baixos e vantagens como fazer o pagamento online e ter bilhetes otimizados para celular, poder cancelar gratuitamente até 48 horas antes. E ainda o atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 em português.

Uma última recomendação é que você compare os preços do aluguel de carro, principalmente se você estiver em um grupo com mais de 3 pessoas. Alugar um veículo pode sair muito mais barato quando comparado os custos dos deslocamentos individuais. Espero que você aproveite tudo o que há para fazer na Bolívia.

Dúvidas frequentes

Quais são as melhores atrações da Bolívia?

São tantas coisas para fazer na Bolívia que fica quase impossível entrar em consenso sobre as melhores atrações. Porém, veja o que você não pode deixa de conhecer:
Salar de Uyuni
La Paz
Potosí
Copacabana

Quais são os melhores passeios na Bolívia?

Se você está procurando garantir que sua viagem na Bolívia não inclua apenas tirar fotos dos pontos turísticos, mas também algumas atividades divertidas que ajudarão a experimentar tudo o que a cidade tem a oferecer, então veja essas sugestões:
Excursão a Pé de Meio Dia em La Paz
La Paz: Excursão a pé pelos destaques da cidade com passeio de teleférico
De La Paz: Excursão ao Salar de Uyuni e ônibus noturno de ida e volta
La Paz: viagem de dia inteiro para Copacabana e Isla del Sol

O que fazer na Bolívia ao ar livre?

Seja um passeio a pé, de barco, ônibus ou bicicleta, aproveitar atividades ao ar livre é essencial para curtir o melhor na Bolívia. Confira algumas dicas:
De La Paz: Excursão ao Salar de Uyuni e ônibus noturno de ida e volta
La Paz: viagem de dia inteiro para Copacabana e Isla del Sol
La Paz: Excursão de 3 dias ao Salar de Uyuni e San Pedro de Atacama
La Paz: Excursão El Alto c/ Teleférico, Cemitério e Xamã

O que fazer na Bolívia em dias chuvosos?

O que fazer com chuva na Bolívia é algo que você precisa descobrir caso o clima não colabore. Os melhores passeios na Bolívia para os dias chuvosos são:
De La Paz: Excursão de 3 dias ao Salar de Uyuni e à Ilha Incahuasi
La Paz: Excursão privada a Tiwanaku e Puma Punku com almoço
La Paz: excursão em grupo ao Lago Titicaca e à Ilha do Sol

O que fazer na Bolívia gastando pouco?

Existem tours para todos os bolsos na Bolívia. Veja as melhores atividades para fazer gastando pouco:
Excursão a Pé de Meio Dia em La Paz
La Paz: Excursão a pé pelos destaques da cidade com passeio de teleférico
La Paz: Excursão El Alto c/ Teleférico, Cemitério e Xamã

Quais atividades e atrações estão com desconto na Bolívia?

Acesse a página de descontos para descobrir quais atividades na Bolívia estão mais baratas para reservar online com antecedência.

Vale a pena comprar passeios na Bolívia antes da viagem?

Sim, pois ao comprar com antecedência você garante os preços mais baixos e ainda tem o direito de fazer o cancelamento gratuito até 48 horas antes da data prevista. Além disso, evita as longas filas na entrada das atrações. Saiba mais sobre o que fazer na Bolívia.

Dicas para ECONOMIZAR MUITO na Bolívia

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para a Bolívia? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

  • Hospedagem => recomendo utilizar o buscador de hotéis na Bolívia para encontrar preços – geralmente mais baixos – dos melhores hotéis. É mais econômico devido a negociação em massa feita com as propriedades, além da segurança para reservar online!
  • Aluguel de Carro => ao fazer a pesquisa no comparador de aluguel de carro, você recebe instantâneamente cotações da melhores locadoras de veículos na Bolívia. O pagamento pode ser feito em até 12x sem juros, em reais e com isenção do IOF de 6,38%.
  • Passagens Aéreas => para economizar tempo e dinheiro na compra dos voos para a Bolívia, a dica é usar a ferramenta de pesquisa de passagens para você não precisar entrar no site de cada companhia, além de ter a certeza que está comprando em um dos sites mais seguros do Brasil.
  • Transfer do Aeroporto para o Hotel => nada melhor do que chegar no aeroporto e haver alguém nos esperando para levar até o hotel na Bolívia. Para ter esse conforto – sem gastar muito – indico o pesquisador de transfers para você escolher a melhor opção de trajeto e tipo de carro.
  • Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => é muito prático e fácil para planejar os trajetos na Bolívia, e por toda a América do Sul, pois mostra as rotas mais populares entre dois destinos e compara os preços. Minha dica para achar as melhores passagens – e mais baratas – é utilizar o buscador de tickets de transporte.

Melhores passeios na Bolívia

O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios na Bolívia, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.

Chip de internet na Bolívia

Ter um chip de celular na Bolívia com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem na Bolívia.

Seguro viagem na Bolívia

Contratar um seguro viagem para a Bolívia é essencial para sua segurança no exterior, pois garante atendimento médico, hospitalar e odontológico para tratamento em caso de acidente ou doença contraída durante a viagem, com um atendimento 24h por dia.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Carolina Brusarosco

Jornalista, pós-graduada em Jornalismo Literário, sagitariana e cheia de paixões distintas. De origami a astronomia, de pets a romances de Jane Austen. Uma das maiores paixões é escrever sobre turismo. Sonha em fazer o Caminho de Santiago de Compostela, conhecer todos os continentes e (quando tiver) levar seus filhos para mochilões mundo afora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Viajar Mais