Eventos e feriados na Coreia do Sul: natal, ano novo e mais

Eventos e feriados na Coreia do Sul: natal, ano novo e mais

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
Atualizado em:

Você sabe quais são os feriados na Coreia do Sul? É interessante saber se a época em que você escolheu para viajar tem alguma data local específica, pois isso influencia no funcionamento dos estabelecimentos e a dinâmica da região.

Além de ser uma ótima oportunidade de conhecer mais da cultura da Ásia, pois alguns feriados – como o carnaval no Brasil – incluem festas e comemorações belíssimas.

Algumas datas comemoradas em vários cantos do mundo podem ter um jeito mais peculiar de ser comemorado. Nesse artigo, falarei como é o natal na Coreia e o ano novo coreano; também apresentarei o Chuseok, um importantíssimo feriado na Coreia do Sul.

Saber as datas de feriados na Coreia do Sul antes de viajar também é importante caso você queira evitar a superlotação das cidades. Não é todo mundo que topa encarar filas e trânsito engarrafado em uma viagem.

Por esse motivo, já vou lhe passar todas as datas importantes no país e o que fazer para se preparar, caso decida estar por lá durante esses dias.

Planeje sua viagem=> Hotéis na Coreia do Sul

Seguro viagem para Coreia do Sul »

Quais são os feriados na Coreia do Sul?

  1. Ano Novo
  2. Ano Novo coreano – Seollal
  3. Movimento 1° de março
  4. Dia da criança
  5. Aniversário de Buda
  6. Memorial day
  7. Dia da libertação
  8. Chuseok
  9. Dia da Fundação Nacional
  10. Dia do hangul
  11. Natal

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Coreia do Sul »

Ano Novo

Ano novo na Coreia
Ano Novo no país conta com celebração intensa.

Nos últimos anos, a principal queima de fogos dos feriados na Coreia do Sul tem sido no Lotte World Tower durante a virada do ano.

Trata-se de um arranha-céu de 123 andares e 556 metros de altura o que lhe confere o título de prédio mais alto do país. A arquitetura do edifício é belíssima e reflete modernidade.

Agora imagine esse design em conjunto com uma encantadora chuva de fogos de artifício. Com certeza esse será um momento memorável em sua viagem. Conheça os principais atrativos turísticos de Seul.

Outro local para quem deseja celebrar a virada do ano é onde fica o Bosingak Bell Ringing, em Seul, um sino gigante que badala 33 vezes à meia noite, anunciando a chegada de um novo ano.

Milhares de pessoas se reúnem para acompanhar esse momento que, segundo a tradição, atrai um novo ano repleto de coisas boas. Confira as principais dicas da Coreia do Sul para te ajudar na viagem.

Quem quiser aproveitar o Ano Novo na Coreia do Sul de forma um pouco mais intimista, protegido do frio – marca registrada dessa época no país –  e acompanhado de um delicioso cardápio da cozinha tradicional coreana, pode escolher fazer a reserva em um  restaurante, mas não deixe para reservar o espaço de última hora.

Faça isso com antecedência, pois a procura de outras pessoas por esses espaços costuma ser grande. Entre os lugares de destaque estão o Samcheonggak, o restaurante do Grand Hyatt ou do Lotte Hotel. Estes são alguns dos mais conceituados restaurantes de Seul.

Ano Novo coreano – Seollal

Seol significa primeiro e lal significa dia. Por isso Seollal significa o primeiro dia do ano. Antigamente os coreanos só utilizavam o calendário lunar e o Seollal é o primeiro dia desse calendário de feriados na Coreia do Sul.

Assim como o Carnaval no Brasil, o ano novo coreano não tem data fixa. Em 2020 aconteceu no dia 25 de janeiro e, em 2021, será em 12 de fevereiro, por exemplo. Confira as principais curiosidades da Coreia.

Não se sabe exatamente quando começaram as comemorações do Seollal, mas há registros de antes do século 6 d.C, quando a Coreia recebeu influências da China. Na Dinastia Goryeo, três séculos depois onde os coreanos passaram a adotar os costumes mantidos até os dias de hoje.

A celebração acontece da seguinte forma: os coreanos se reúnem na casa onde mora o membro mais velho da família para reverenciar os ancestrais falecidos. Veja também tudo sobre

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Coreia do Sul. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Todos usam hanbok, a roupa tradicional coreana, e preparam o alimento seguindo algumas regras, sendo que cada prato tem um significado e tem até uma posição correta para ser servida. Aproveite e leia sobre as comidas tradicionais da Coreia.

Depois é a vez de reverenciar os familiares mais velhos, estes dão dinheiro de presente para as crianças em retribuíção.

Além da reverência aos antepassados, comer e visitar os parentes, os coreanos se divertem bastante nesse feriado. O Yuchnol-i é um de seus jogos favoritos.

Movimento 1º de março

Feriados da Coreia do Sul imperdíveis
Data simboliza a grande mudança na política japonesa em relação à Coreia.

Esta data marca uma das primeiras demonstrações públicas de resistência contra a ocupação japonesa existente na época. Por isso é um dos feriados na Coreia do Sul mais importantes.

O movimento foi inspirado no discurso do 28° presidente americano Woodrow Wilson, feito na Conferência de Paz de Paris em janeiro de 1919, onde declarou que as nações têm o direito de escolher livremente a sua soberania e estatuto político internacional sem coerção externa ou de qualquer interferência externa.

Dois meses depois, aconteceu a Declaração da Independência e sua leitura pública no Pagoda Park, em Seul, no dia1° de março; ela também foi lida publicamente em mais de 1.500 cidades da Coreia do Sul.

Depois, a multidão marchou pelas ruas e, gradualmente, as manifestações a favor da independência se espalharam por toda a Coreia do Sul.

O Movimento Primeiro de Março resultou em uma grande mudança na política japonesa em relação à Coreia, concedendo mais direitos aos coreanos. Porém o país só se livrou dos japoneses 26 anos depois.

Em reconhecimento à importância histórica do dia 1 de Março de 1919, a data foi declarada como feriado nacional.

Dia da Criança

Não vá para a Coreia achando que esta data cai no dia 12 de outubro. Famoso entre os feriados na Coreia do Sul, o dia da criança é comemorado no dia 05 de maio.

A data foi criada pelo Dr. Bang Jung Hwan, em 1922, um estudante de arte e psicologia infantil, autor de livros para crianças e ativista dos direitos infantis.

O objetivo do feriado é promover o carinho e respeito em relação às crianças, pois eles são o futuro do país. Dr. Bang faleceu aos 33 anos, seu legado lhe proporcionou o título de “O amigo eterno de todas as crianças”.

Assim como no Brasil, as crianças ganham presentes nesse dia; museus e parques criam uma programação especial para elas e alguns restaurantes não cobram pelo consumo de crianças.

Aniversário de Buda

Feriados na Coreia do Sul sagrados
Nessa época também acontece o Festival das Lanternas em Seul.

O nascimento de Siddartha Gautama, nome de nascimento de Buda, é celebrado no 8º dia do quarto mês do calendário lunar, em que ocorre a lua cheia. É nessa época que acontece o famoso Festival das Lanternas em Seul.

Este feriado é chamado de Vesak. Em todos os templos são oferecidas refeições e chá e os budistas meditam; hinos e orações são entoados enquanto são oferecidas flores no templo. Saiba como montar um roteiro de viagem em Seul.

É uma ótima oportunidade para visitar os dois maiores e mais tradicionais templos de Seul, Jogye e Bongeun, pois lá acontecem eventos especiais.

São eventos como o Chopailbeobyosik, que ocorre às 10 horas da manhã, com uma cerimônia especial de rituais tradicionais do budismo contando com a presença de várias autoridades e convidados; além do Ritual da Lanterna, realizado às 19 horas, representando a luz que o nascimento de Buda trouxe a todos os seres.

Memorial Day

Feriados na Coreia do Sul históricos
Data homenageia ex-combatentes e civis da Guerra na Coreia.

O Memorial Day é um feriado nacional que homenageia ex-combatentes e civis da Guerra na Coreia. Neste dia, também acontecem rituais culturais.

Às 10 horas da manhã do dia 6 de junho, uma sirene toca em todo o país e as pessoas param tudo que estão fazendo para orar por 10 minutos. Além disso, a bandeira do país é hasteada a meio mastro.

Nesse dia, as famílias coreanas também oferecem aos seus entes falecidos, bebidas tradicionais, bolo de arroz e maçãs. A maior cerimônia acontece no Cemitério Nacional de Seul, onde são homenageados soldados da ONU de 16 países, mortos em combate durante a guerra entre que ocorreu entre 1950 e 1953.

Outro local que recebe grande visitação durante esse dia é o War Memorial of Korea. Considerado o mais rico e completo museu sobre o tema exibindo mais de 13.000 itens distribuídos em seis andares de galerias.

Na área externa, há mais de 100 aviões, tanques e baterias de artilharia de batalhas. A obra mais popular do memorial é a Statue of Brothers.

Uma escultura de 18 metros por 11 metros, que mostra o encontro de dois irmãos; um representando o Sul e outro o Norte em um campo de batalha. A obra busca expressar a reconciliação, o amor e o perdão, e a reunificação das Coreias.

Como ter? => Internet na Coreia do Sul

Dia da Libertação – Gwangbokjeol

Feriados na Coreia do Sul diferentes
Gwangbokjeol, na tradução literal, significa Restauração da Luz

No dia 15 de agosto, os coreanos finalmente podem celebrar a libertação da ocupação japonesa. O Gwangbokjeol, na tradução literal, significa Restauração da Luz. Descubra quais as melhores baladas para curtir a noite em Seul.

A data é comemorada com uma série de festivais e cerimônias e paradas por toda a Coreia do Sul. As ruas são enfeitadas com a bandeira do país para honrar os heróis que lutaram pela libertação da nação.

Chuseok

Esse é um dos mais importantes feriados na Coreia, celebrado durante três dias. O Chuseok começa no 15º dia do 8º mês do calendário lunar; é um momento em que os membros das famílias se reúnem para agradecer aos seus ancestrais pela abundante colheita. Saiba tudo sobre o clima na Coreia do Sul.

Os familiares visitam o túmulo dos ancestrais durante o Chuseok e aproveitam para remover as ervas daninhas que crescem ao redor da sepultura. Nestes dias também são realizadas danças e jogos tradicionais do país.

Dia da Fundação Nacional

A data celebra a criação de Gojoseon, o primeiro estado da nação coreana. O evento ocorreu no terceiro dia do décimo mês lunar em 2333 AC. Mas, atualmente, os sul-coreanos celebram sua fundação nacional em 3 de outubro de acordo com o calendário gregoriano.

Dia do Hangul

Talvez o feriado mais curioso dos coreanos seja essa data dedicada à criação do Hangul como alfabeto oficial do idioma coreano.

O Hangul tem como fonte de inspiração a própria fisiologia humana, pois o desenho das letras procura reproduzir os movimentos dos órgãos que participam de sua articulação.

Pode reparar que o desenho das letras possui curtos traços horizontais, verticais e círculos que representam o contorno da garganta ou o movimento da língua no momento em que são pronunciadas. Saiba quais os melhores lugares para fazer compras em Seul.

A data é importante na Coreia do Sul, pois, durante muitos séculos, os coreanos eram dependentes da escrita chinesa. Só em 1447, o Rei Sejong, quarto rei da Dinastia Joseon, publicou o Hunmin Jeongeum, documento introdutório do alfabeto coreano recém-criado.

O alfabeto coreano é considerado por linguistas a escrita mais lógica, original e prática do mundo! Um estudo feito pela ONU colocou o Hangul como a forma mais adequada para escrever as 2.900 línguas sem escrita conhecidas no mundo de hoje.

Se você estiver pelo país nesse feriado, fique esperto: no dia 9 de outubro, a maioria dos museus tem entrada gratuita.

Natal

Natal na Coreia é feriado?
Ruas pelo país são enfeitadas com luzes e adereços natalinos.

No leste asiático, a Coreia é o único país a reconhecer o natal como feriado nacional, isso se deve à crescente quantidade de cristãos no país. Semelhante a outros lugares do mundo em que a data é importante, as ruas são enfeitadas com luzes e adereços natalinos.

Aproveite os feriados na Coreia do Sul

Curtir um feriado fazendo passeios e tours na Coreia do Sul é uma oportunidade de conhecer melhor a cultura, além de propiciar mais uma forma de integração com a população local.

Mas é preciso estar esperto, pois se você quer fugir de multidões ou estabelecimentos fechados, melhor optar por outra data ou desviar dos locais que costumam aglomerar mais pessoas.

Aproveite e saiba como montar um roteiro de viagem na Coreia do Sul, pois dessa forma você saberá quais lugares visitar em até 30 dias de viagem pelo país.

E você, quais dos feriados na Coreia do Sul achou mais interessante? Já esteve no país e tem mais alguma dica? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

Dicas para ECONOMIZAR MUITO na Coreia do Sul

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para a Coreia do Sul? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

  • Hospedagem => recomendo utilizar o buscador de hotéis na Coreia do Sul para encontrar preços – geralmente mais baixos – dos melhores hotéis. É mais econômico devido a negociação em massa feita com as propriedades, além da segurança para reservar online!
  • Aluguel de Carro => ao fazer a pesquisa no comparador de aluguel de carro, você recebe instantâneamente cotações da melhores locadoras de veículos na Coreia do Sul. O pagamento pode ser feito em até 12x sem juros, em reais e com isenção do IOF de 6,38%.
  • Passagens Aéreas => para economizar tempo e dinheiro na compra dos voos para a Coreia do Sul, a dica é usar a ferramenta de pesquisa de passagens para você não precisar entrar no site de cada companhia, além de ter a certeza que está comprando em um dos sites mais seguros do Brasil.
  • Transfer do Aeroporto para o Hotel => nada melhor do que chegar no aeroporto e haver alguém nos esperando para levar até o hotel na Coreia do Sul. Para ter esse conforto – sem gastar muito – indico o pesquisador de transfers para você escolher a melhor opção de trajeto e tipo de carro.
  • Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => é muito prático e fácil para planejar os trajetos na Coreia do Sul, e por toda a Ásia, pois mostra as rotas mais populares entre dois destinos e compara os preços. Minha dica para achar as melhores passagens – e mais baratas – é utilizar o buscador de tickets de transporte.

Dicas de atrações na Coreia do Sul

O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios na Coreia do Sul, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.

Chip de internet na Coreia do Sul

Ter um chip de celular na Coreia do Sul com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem na Coreia do Sul.

Seguro viagem na Coreia do Sul

Contratar um seguro viagem para a Coreia do Sul é essencial para sua segurança no exterior, pois garante atendimento médico, hospitalar e odontológico para tratamento em caso de acidente ou doença contraída durante a viagem, com um atendimento 24h por dia.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Viajar Mais