11 eventos e feriados na Coreia do Sul: natal, ano novo e mais

por Pâmela Meireles

11 eventos e feriados na Coreia do Sul: natal, ano novo e mais

Você sabe quais são os feriados na Coreia do Sul? É interessante saber se a época em que você escolheu para viajar tem alguma data local específica, pois isso influencia no funcionamento dos estabelecimentos e a dinâmica da região.

Além de ser uma ótima oportunidade de conhecer mais da cultura da Ásia, pois alguns feriados – como o carnaval no Brasil – incluem festas e comemorações belíssimas.

Algumas datas comemoradas em vários cantos do mundo podem ter um jeito mais peculiar de ser comemorado. Nesse artigo, falarei como é o natal na Coreia e o ano novo coreano; também apresentarei o Chuseok, um importantíssimo feriado na Coreia do Sul.

Saber as datas de feriados na Coreia do Sul antes de viajar também é importante caso você queira evitar a superlotação das cidades. Não é todo mundo que topa encarar filas e trânsito engarrafado em uma viagem.

Por esse motivo, já vou lhe passar todas as datas importantes no país e o que fazer para se preparar, caso decida estar por lá durante esses dias.

Planeje sua viagem=> Hotéis na Coreia do Sul

Seguro viagem para Coreia do Sul »

 

Quais são os feriados na Coreia do Sul?

  1. Ano Novo
  2. Ano Novo coreano – Seollal
  3. Movimento 1° de março
  4. Dia da criança
  5. Aniversário de Buda
  6. Memorial day
  7. Dia da libertação
  8. Chuseok
  9. Dia da Fundação Nacional
  10. Dia do hangul
  11. Natal

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Coreia do Sul »

 

Ano Novo

Ano novo na Coreia
Ano Novo no país conta com celebração intensa.

Nos últimos anos, a principal queima de fogos dos feriados na Coreia do Sul tem sido no Lotte World Tower durante a virada do ano.

Trata-se de um arranha-céu de 123 andares e 556 metros de altura o que lhe confere o título de prédio mais alto do país. A arquitetura do edifício é belíssima e reflete modernidade.

Agora imagine esse design em conjunto com uma encantadora chuva de fogos de artifício. Com certeza esse será um momento memorável em sua viagem. Conheça os principais pontos turísticos de Seul.

Outro local para quem deseja celebrar a virada do ano é onde fica o Bosingak Bell Ringing, em Seul, um sino gigante que badala 33 vezes à meia noite, anunciando a chegada de um novo ano.

Milhares de pessoas se reúnem para acompanhar esse momento que, segundo a tradição, atrai um novo ano repleto de coisas boas. Confira as principais dicas da Coreia do Sul para te ajudar na viagem.

Quem quiser aproveitar o Ano Novo na Coreia do Sul de forma um pouco mais intimista, protegido do frio – marca registrada dessa época no país –  e acompanhado de um delicioso cardápio da cozinha tradicional coreana, pode escolher fazer a reserva em um  restaurante, mas não deixe para reservar o espaço de última hora.

Faça isso com antecedência, pois a procura de outras pessoas por esses espaços costuma ser grande. Entre os lugares de destaque estão o Samcheonggak, o restaurante do Grand Hyatt ou do Lotte Hotel. Estes são alguns dos mais conceituados restaurantes em Seul.

Aproveite => Ingresso Lotte World Tower

 

Ano Novo coreano – Seollal

Eventos e feriados na Coreia do Sul importantes
Ano Novo coreano não tem data fixa.

Seol significa primeiro e lal significa dia. Por isso Seollal significa o primeiro dia do ano. Antigamente os coreanos só utilizavam o calendário lunar e o Seollal é o primeiro dia desse calendário de feriados na Coreia do Sul.

Assim como o Carnaval no Brasil, o ano novo coreano não tem data fixa. Em 2020 aconteceu no dia 25 de janeiro e, em 2021, será em 12 de fevereiro, por exemplo. Confira as principais curiosidades da Coreia.

Não se sabe exatamente quando começaram as comemorações do Seollal, mas há registros de antes do século 6 d.C, quando a Coreia recebeu influências da China. Na Dinastia Goryeo, três séculos depois onde os coreanos passaram a adotar os costumes mantidos até os dias de hoje.

A celebração acontece da seguinte forma: os coreanos se reúnem na casa onde mora o membro mais velho da família para reverenciar os ancestrais falecidos. Veja também tudo sobre

Todos usam hanbok, a roupa tradicional coreana, e preparam o alimento seguindo algumas regras, sendo que cada prato tem um significado e tem até uma posição correta para ser servida. Aproveite e leia sobre as comidas típicas da Coreia.

Depois é a vez de reverenciar os familiares mais velhos, estes dão dinheiro de presente para as crianças em retribuíção.

Além da reverência aos antepassados, comer e visitar os parentes, os coreanos se divertem bastante nesse feriado. O Yuchnol-i é um de seus jogos favoritos.

Tudo sobre => Aluguel de carro na Coreia

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Coreia do Sul. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Movimento 1º de março

Feriados da Coreia do Sul imperdíveis
Data simboliza a grande mudança na política japonesa em relação à Coreia.

Esta data marca uma das primeiras demonstrações públicas de resistência contra a ocupação japonesa existente na época. Por isso é um dos feriados na Coreia do Sul mais importantes.

O movimento foi inspirado no discurso do 28° presidente americano Woodrow Wilson, feito na Conferência de Paz de Paris em janeiro de 1919, onde declarou que as nações têm o direito de escolher livremente a sua soberania e estatuto político internacional sem coerção externa ou de qualquer interferência externa.

Dois meses depois, aconteceu a Declaração da Independência e sua leitura pública no Pagoda Park, em Seul, no dia1° de março; ela também foi lida publicamente em mais de 1.500 cidades da Coreia do Sul.

Depois, a multidão marchou pelas ruas e, gradualmente, as manifestações a favor da independência se espalharam por toda a Coreia do Sul.

O Movimento Primeiro de Março resultou em uma grande mudança na política japonesa em relação à Coreia, concedendo mais direitos aos coreanos. Porém o país só se livrou dos japoneses 26 anos depois.

Em reconhecimento à importância histórica do dia 1 de Março de 1919, a data foi declarada como feriado nacional.

Excelente => Excursão de dia inteiro na Ilha de Jeju

 

Dia da Criança

feriados na Coreia do Sul animados
No país, a data cai sempre no dia 5 de maio.

Não vá para a Coreia achando que esta data cai no dia 12 de outubro. Famoso entre os feriados na Coreia do Sul, o dia da criança é comemorado no dia 05 de maio.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BWEEK, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

A data foi criada pelo Dr. Bang Jung Hwan, em 1922, um estudante de arte e psicologia infantil, autor de livros para crianças e ativista dos direitos infantis. Confira dicas importantes para viajar com crianças.

O objetivo do feriado é promover o carinho e respeito em relação às crianças, pois eles são o futuro do país. Dr. Bang faleceu aos 33 anos, seu legado lhe proporcionou o título de “O amigo eterno de todas as crianças”. Veja também quais os principais passeios em Seul e passeios na Coreia do Sul.

Assim como no Brasil, as crianças ganham presentes nesse dia; museus e parques criam uma programação especial para elas e alguns restaurantes não cobram pelo consumo de crianças.

Desfrute => Tour privado em Busan

 

Aniversário de Buda

Feriados na Coreia do Sul sagrados
Nessa época também acontece o Festival das Lanternas em Seul.

O nascimento de Siddartha Gautama, nome de nascimento de Buda, é celebrado no 8º dia do quarto mês do calendário lunar, em que ocorre a lua cheia. É nessa época que acontece o famoso Festival das Lanternas em Seul.

Este feriado é chamado de Vesak. Em todos os templos são oferecidas refeições e chá e os budistas meditam; hinos e orações são entoados enquanto são oferecidas flores no templo. Saiba como montar um roteiro em Seul.

É uma ótima oportunidade para visitar os dois maiores e mais tradicionais templos de Seul, Jogye e Bongeun, pois lá acontecem eventos especiais.

São eventos como o Chopailbeobyosik, que ocorre às 10 horas da manhã, com uma cerimônia especial de rituais tradicionais do budismo contando com a presença de várias autoridades e convidados; além do Ritual da Lanterna, realizado às 19 horas, representando a luz que o nascimento de Buda trouxe a todos os seres.

Conheça => Excursão guiada por Seul

 

Memorial Day

Feriados na Coreia do Sul históricos
Data homenageia ex-combatentes e civis da Guerra na Coreia.

O Memorial Day é um feriado nacional que homenageia ex-combatentes e civis da Guerra na Coreia. Neste dia, também acontecem rituais culturais.

Às 10 horas da manhã do dia 6 de junho, uma sirene toca em todo o país e as pessoas param tudo que estão fazendo para orar por 10 minutos. Além disso, a bandeira do país é hasteada a meio mastro. Saiba tudo sobre a Coreia do Sul no verão.

Nesse dia, as famílias coreanas também oferecem aos seus entes falecidos, bebidas tradicionais, bolo de arroz e maçãs. A maior cerimônia acontece no Cemitério Nacional de Seul, onde são homenageados soldados da ONU de 16 países, mortos em combate durante a guerra entre que ocorreu entre 1950 e 1953.

Outro local que recebe grande visitação durante esse dia é o War Memorial of Korea. Considerado o mais rico e completo museu sobre o tema exibindo mais de 13.000 itens distribuídos em seis andares de galerias.

Na área externa, há mais de 100 aviões, tanques e baterias de artilharia de batalhas. A obra mais popular do memorial é a Statue of Brothers.

Uma escultura de 18 metros por 11 metros, que mostra o encontro de dois irmãos; um representando o Sul e outro o Norte em um campo de batalha. A obra busca expressar a reconciliação, o amor e o perdão, e a reunificação das Coreias.

Como ter? => Internet na Coreia do Sul

 

Dia da Libertação – Gwangbokjeol

Feriados na Coreia do Sul diferentes
Gwangbokjeol, na tradução literal, significa Restauração da Luz

No dia 15 de agosto, os coreanos finalmente podem celebrar a libertação da ocupação japonesa. O Gwangbokjeol, na tradução literal, significa Restauração da Luz. Descubra quais as melhores baladas em Seul.

A data é comemorada com uma série de festivais e cerimônias e paradas por toda a Coreia do Sul. As ruas são enfeitadas com a bandeira do país para honrar os heróis que lutaram pela libertação da nação.

Imperdível => Tour em Seul com Memorial de Guerra da Coreia em Seul

 

Chuseok

Feriados na Coreia do Sul Chuseok
Data é um momento em que os membros das famílias se reúnem.

Esse é um dos mais importantes feriados na Coreia, celebrado durante três dias. O Chuseok começa no 15º dia do 8º mês do calendário lunar; é um momento em que os membros das famílias se reúnem para agradecer aos seus ancestrais pela abundante colheita. Saiba tudo sobre o clima na Coreia do Sul.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Os familiares visitam o túmulo dos ancestrais durante o Chuseok e aproveitam para remover as ervas daninhas que crescem ao redor da sepultura. Nestes dias também são realizadas danças e jogos tradicionais do país.

Fantástico => Passeio pela Nami Island

 

Dia da Fundação Nacional

A data celebra a criação de Gojoseon, o primeiro estado da nação coreana. O evento ocorreu no terceiro dia do décimo mês lunar em 2333 AC. Mas, atualmente, os sul-coreanos celebram sua fundação nacional em 3 de outubro de acordo com o calendário gregoriano.

Dicas de câmbio => Moeda da Coreia do Sul

 

Dia do Hangul

Feriados na Coreia do Sul famosos
Alfabeto coreano é considerado por linguistas a escrita mais lógica.

Talvez o feriado mais curioso dos coreanos seja essa data dedicada à criação do Hangul como alfabeto oficial do idioma coreano.

O Hangul tem como fonte de inspiração a própria fisiologia humana, pois o desenho das letras procura reproduzir os movimentos dos órgãos que participam de sua articulação.

Pode reparar que o desenho das letras possui curtos traços horizontais, verticais e círculos que representam o contorno da garganta ou o movimento da língua no momento em que são pronunciadas. Saiba quais os melhores lugares para fazer compras em Seul.

A data é importante na Coreia do Sul, pois, durante muitos séculos, os coreanos eram dependentes da escrita chinesa. Só em 1447, o Rei Sejong, quarto rei da Dinastia Joseon, publicou o Hunmin Jeongeum, documento introdutório do alfabeto coreano recém-criado.

O alfabeto coreano é considerado por linguistas a escrita mais lógica, original e prática do mundo! Um estudo feito pela ONU colocou o Hangul como a forma mais adequada para escrever as 2.900 línguas sem escrita conhecidas no mundo de hoje.

Se você estiver pelo país nesse feriado, fique esperto: no dia 9 de outubro, a maioria dos museus tem entrada gratuita.

Desfrute => Cruzeiro noturno no Rio Han em Seul

 

Natal

Natal na Coreia é feriado?
Ruas pelo país são enfeitadas com luzes e adereços natalinos.

No leste asiático, a Coreia é o único país a reconhecer o natal como feriado nacional, isso se deve à crescente quantidade de cristãos no país. Semelhante a outros lugares do mundo em que a data é importante, as ruas são enfeitadas com luzes e adereços natalinos.

Confira => Excursão à Zona Desmilitarizada da Coreia do Sul

 

Aproveite os feriados na Coreia do Sul

Curtir um feriado em outro país é uma oportunidade de conhecer melhor a cultura, além de propiciar mais uma forma de integração com a população local.

Mas é preciso estar esperto, pois se você quer fugir de multidões ou estabelecimentos fechados, melhor optar por outra data ou desviar dos locais que costumam aglomerar mais pessoas.

Aproveite e saiba como montar um roteiro na Coreia do Sul, pois dessa forma você saberá quais lugares visitar em até 30 dias de viagem pelo país.

E você, quais dos feriados na Coreia do Sul achou mais interessante? Já esteve no país e tem mais alguma dica? Deixe sua resposta nos comentários!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Pâmela Meireles

ESCRITO POR

Pâmela Meireles

Pâmela Meireles é jornalista e cantora de chuveiro. Especialista em Comunicação Empresarial pela Umesp, atualmente é repórter do programa Entre Família na TV Novo Tempo. Itinerante, já morou em todas as regiões do Brasil, menos o nordeste (aguardando convites). Gosta de música, de doces e de viajar, claro.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *