Início / El Salvador

El Salvador

Vantagens de contratar seguro viagem para a ÁustriaO turismo em El Salvador, na América Central, ainda é relativamente recente e pouco conhecido. Isso porque, até 1992 o país estava em guerra civil e depois disso, ainda sofreu dois terremotos. Passados esses problemas, atualmente é um ótimo destino de férias. Muito surf, contato com a natureza, culinária farta e vulcões é algo que você pode esperar de uma viagem para El Salvador.

Embora muitos que procurem o país estão em busca de grandes ondas para surfar, El Salvador é um destino incrível para viajantes de outros perfis. Também é uma boa aproveitar para conhecer o país durante uma conexão no Aeroporto Internacional de El Salvador, no caminho ou volta de outro país.

De qualquer forma, pode marcar sua passagem aérea para El Salvador, que aqui você encontrará as dicas necessárias para curtir o país. Além de entender informações básicas como moeda e fuso horário, você descobrirá as principais rotas e pontos turísticos de El Salvador para saber o que fazer no país.

Planeje sua viagem => Ofertas de hotéis em El Salvador

Seguro viagem para esporte radical e aventura »

 

Turismo em El Salvador

Turismo em El Salvador
El Salvador fica na América Central.

O país é o menor da América Central com área de pouco mais de 22 mil km2. Só para ter uma ideia, o estado do Rio de Janeiro tem o dobro do tamanho. Já a população de El Salvador é de menos de 7 milhões de habitantes, a mesma só da cidade do Rio. É pequeninho mesmo! Inclusive, em 4 horas de percurso dá para atravessar o país de ponta a ponta.

El Salvador também é o único país da América Central que não é banhado pelo Mar do Caribe, apenas pelo Oceano Pacífico. Mas, isso não é demérito do país, pelo contrário: além de praias lindas, elas possuem uma vantagem que são as enormes ondas adoradas pelos surfistas.

E, ainda dá para praticar outros esportes aquáticos, nadar e tomar sol, ou mesmo ser voluntário para proteção e cuidado com as tartarugas. O país também possui outras belezas naturais como mangues, florestas, vulcões, sítios arqueológicos Maias e de civilizações pré-históricas, além de uma culinária deliciosa e farta.

Neste artigo, você pode conhecerá um pouco mais do país. Comece pelos pontos turísticos de El Salvador e já vá anotando os seus preferidos para a hora de montar seu roteiro!

Dicas => Passeios guiados em El Salvador

 

O que fazer em El Salvador?

Surftrip em El Salvador

Surf em Sunzal, El Salvador
Beach bar em Sunzal, El Salvador | Foto: Hermann Luyken , via Wikimedia Commons.

Grande parte das viagens de turismo em El Salvador tem como objetivo uma surftrip. Pois o país, banhado pelo Oceano Pacífico, tem boas ondas, principalmente direitas. O país tem duas zonas de surf: a noroeste, a partir da cidade de La Libertad e a leste, conhecida como Leste Selvagem.

As praias para surfar mais famosas de El Salvador ficam na zona noroeste, que está a 30 minutos de carro do aeroporto do país. Entre elas a Sunzal, que é mais badalada, a El Zonte, e a El Tunco, que oferece bom surf e uma vibe mais tranquila. Além de outras praias como Punta Roca, La Bocana, Conchalio, San Blas, entre outras.

Já a zona leste, é mais remota e pouco movimentada, mas para quem curte surfar é um ótimo local, afinal lá estão situadas duas ondas “world class” (alta qualidade). É nessa região que fica a enseada de Las Flores e a praia de Punta Mango, famosa por seu longos tubos.

A melhor época para surfar em El Salvador é de abril até outubro. Neste período é mais certeiro que você vai encontrar boas ondas. É quando as ondulações sul atingem a costa, já que todo o litoral de El Salvador está voltado para o Sul. Nos outros meses há ondas menores e não tão constantes.

 

Surfar em El Salvador

Melhor época para surf em El Salvador
Surf em El Salvador | Foto: L. E. MacDonald, via Wikimedia Commons.

Se você está pensando em se aventurar deve saber que a maioria dos lugares para surfar em El Salvador não são indicados para iniciantes. Já que tem muitos pointbreaks, ou seja, o fundo do mar é de pedra.

Isso é ótimo para quem já pega onda, porque diferente da areia, não mexe e as ondas quebram sempre no mesmo lugar, com boa formação. Porém, pode ser bem mais perigoso e, dessa forma, não indicado para os iniciantes. Se você não sabe surfar, de qualquer forma, só apreciar o esporte neste belo país, já faz sua viagem para El Salvador valer a pena.

Não gosta de surf? Tudo bem! Afinal, quem não curte uma boa praia? Além disso, o país atualmente conta com ótimos hotéis e infraestrutura. Tudo isso faz com que o turismo em El Salvador seja interessante para vários outros perfis.

Dicas => Passeio pelas praias de El Salvador

 

Turismo na capital San Salvador

Curiosidades em El Salvador
Tazumal em Chalchuapa | Foto: Mariordo, via Wikimedia Commons.

Os nomes podem confundir sua cabeça, mas a capital de El Salvador se chama San Salvador. A cidade é a maior e mais desenvolvida do país e tem boa infraestrutura para turismo, com ótimos hostels e hotéis em San Salvador. Assim, é uma ótima base para dormir e conhecer outros pontos turísticos em um bate-volta, já que nada é muito longe.

Na cidade de San Salvador, os pontos turísticos mais importantes são o Monumento al Divino Salvador del Mundo e o Centro Histórico, especialmente a Plaza Barrios. Agende um city tour em San Salvador.

É onde você encontra o Palácio Nacional, ex-gabinete do governo, atualmente aberto ao público para visitação. É o prédio mais suntuoso do país. Ao lado, fica a Catedral Metropolitana, que pode ser conhecida em uma excursão guiada em San Salvador.

Entenda => Qual a vantagem de contratar um seguro viagem?

 

Vulcões e sítios arqueológicos em El Salvador

Lugares para turismo em El Salvador
El Salvador tem muitos vulcões.

Nos arredores de San Salvador ficam alguns dos pontos turísticos mais incríveis, como os vulcões e sítios arqueológicos dos maias. Um deles é o Tazumal, sítio arqueológico localizado a 15 quilômetros da capital. Conheça dois em um tour guiado pelos sítios arqueológicos em El Salvador.

Suas ruínas formam o principal sítio arqueológico pré-hispânico do país – acredita-se que a região foi habitada entre 100 e 1.200 d.C – com estrutura de mais de 26 metros de altura, além de objetos como vasos, esculturas e até joias.

Próximo a capital de El Salvador existem ainda alguns lagos de origem vulcânica, como o Ilopango e o Coatepeque. O primeiro tem 72 quilômetros de extensão, já o segundo ocupa uma área de 25 km². Aproveite e agende um tour para os vulcões em El Salvador.

Os dois são resultados de uma erupção vulcânica de grandes proporções, que acabou formando um buraco onde surgiu o lago. No Coatepeque tem passeios de barco e é possível nadar nas águas quentinhas.

Outro ponto turístico perto de San Salvador e o Parque Nacional El Boqueron, situado no topo do vulcão San Salvador, cerca de 1.800 metros acima do nível do mar, e de onde dá para ver de toda a capital. No parque, há diversas trilhas para conhecer o vulcão, a fauna e a flora do país e você pode conhecer tudo em uma excursão no Parque Nacional de El Salvador

Internet => Wi-fi, roaming ou chip de celular?

 

Rotas turísticas de El Salvador

Imagem de El Salvador
Rota das Flores.

Além das regiões da costa, voltadas ao surf, da capital e das áreas com maior concentração de sítios arqueológicos e vulcões, El Salvador possui duas rotas turísticas em diferentes entre si: a Rota do Anil (ou Rota Azul) e a Rota das Flores.

A Rota do Anil é dedicada à técnica artesanal do tingimento de tecidos na cor azul anil (também conhecida como índigo) usada pelos maias. A extração da tinta é feita de forma natural na planta jiquilite, sendo a mesma técnica utilizada pelos mais antes da chegada dos espanhóis ao país.

Naquela época, o azul era a cor das vestimentas de nobres e sacerdotes. Nessa rota dá para aprender a técnica, fazer seu próprio tecido e comprar souvenirs.

Já a Rota das Flores percorre áreas de serra passando por povoados como Ahuachapán, Sonsonate, Concepción de Ataco (que tem um vulcão inativo de 1.260 metros de altura e muros bem coloridos).

Além disso, você visitará Salcoatitán, Nahuizalco, Juayúa e Apaneca, pela zona cafeeira, além de cachoeiras lindas e das Termas de Santa Tereza um parque, onde você também pode se hospedar ou apenas passar o dia nas piscinas termais e tomar banho de lama e enxofre. Logo, confira um passeio pelo Rota das Flores em El Salvador.

Economia => Preço do seguro viagem para a América Central

 

Dicas de turismo em El Salvador

Turismo em el salvador
Centro Histórico San Salvador | Foto: Rodet7, via Wikimedia Commons.

El Salvador é um país com beleza naturais imperdíveis e também inesquecíveis. Mas, ainda desconhecido do grande número de viajantes brasileiros, o que, acredito, deve mudar ao longo dos próximos anos.

Além de tudo o que o país tem a oferecer, como ele é pequeno, nenhum dos pontos turísticos está muito longe um do outro. Assim, dá para conhecer tudo sem precisar gastar horas de trajeto.

Ficou com uma curiosidade em conhecer o país? Então, leia o artigo com dicas de turismo em El Salvador. Nele, estão todas aquelas informações que você precisa saber para viajar como visto, compras de passagens aéreas, onde ficar em El Salvador você encontrará lá. Também verá curiosidades e mais sobre a cultura e culinária local.

E, na hora de montar seu roteiro, já cheque os passeios e tours guiados em El Salvador. Assim, além de garantir seu ingresso e evitar filas, você ainda pode economizar.

Ficou com alguma dúvida ou já entendeu tudo sobre El Salvador? Qualquer coisa, deixe um comentário abaixo!

 

Confira os últimos posts sobre El Salvador:

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!