11 dicas do Quebec: tudo para você organizar sua viagem

11 dicas do Quebec: tudo para você organizar sua viagem

Preparei para você algumas importantes dicas do Quebec, caso você esteja planejando sua visita ao Canadá. E para aproveitar ao máximo sua viagem, a província do Quebec não pode ficar de fora do seu roteiro.

Essa região é única e diversos aspectos a diferenciam de qualquer outra parte do Canadá e do mundo.

A região é rica em recursos naturais e históricos e oferece uma experiência incrível para aqueles que a visitam.

Tanto que as cidades do Quebec são conhecidas como a Europa da América do Norte. Entre as mais bonitas cidades turísticas do Quebec estão Quebec City, Montreal, Rivière-Éternité, Île d’Orléans, Mont Tremblant e outras.

Para te mostrar como a província do Quebec é imperdível durante uma viagem para o Canadá, confira algumas dicas para você relaxar e aproveitar a sua viagem sem estresse.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Quebec City

Seguro viagem para América do Norte »

 

Dicas do Quebec para você se dar bem

1) Melhor época para conhecer o Quebec

Neve no Canadá
Inverno no Quebec é uma ótima opção para quem quer ver neve.

A primeira das dicas do Quebec é sobre a melhor época para viajar. Diferentemente do Brasil, no Quebec as quatro estações são bem marcadas. Não à toa o inverno na província é famoso pelas baixas temperaturas e grandes volumes de neve, com termômetros que podem chegar a -30°C.

Para entender melhor, veja como é o inverno no Canadá. Se não quiser se aventurar no frio, evite os meses de dezembro, janeiro e fevereiro.

No entanto, se você não tem problema com baixas temperaturas ou quer ver a neve, essa época é bem interessante para sua viagem porque os preços estão mais baixos, devido a menor procura.

Além disso, é quando acontecem os deslumbrantes festivais de inverno pela província, em especial o Carnaval de Quebec City (Quebec’s Winter Carnival) e a Fête  des Neiges em Montreal.

Já entre junho e setembro, é a época da alta temporada na província e o verão também tem muitos eventos e festivais. Leia mais sobre quando ir para o Canadá.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios no Quebec »

 

2) Moeda do Quebec

Cidades do Quebec
Dólar canadense.

A moeda utilizada no Quebec é o dólar canadense, apesar de alguns lugares aceitarem o dólar americano.

Na hora de decidir como levar dinheiro para viagem, você pode optar pela moeda local em espécie, além de adquirir um cartão pré-pago ou cartão de crédito internacional.

O cartão pré-pago (normalmente disponibilizado em casas de câmbio e algumas agências de viagens), tem uma taxa de transação além da taxa de conversão, o que acaba ficando inviável para viagens curtas, pois fica bem mais caro. Se sua ideia não é gastar muito, leia mais sobre como economizar no Canadá.

Já o cartão de crédito internacional tem a taxa de IOF e a conversão é feita com o câmbio do dia que você fez a compra (isso acontece desde 2018, antes a conversão era com o câmbio do dia de fechamento da fatura).

Na minha opinião, para viagens curtas o melhor é levar o dinheiro em espécie e ir trocando os valores aos poucos, aproveitando as variações nas taxas de câmbio.

Passeios => Tour de bicicleta em Quebec City

 

3) Fuso horário do Quebec

Fuso horario no Quebec
Verão no Quebec, quando a diferença de horário com o Brasil é de apenas 1 hora.

O Quebec tem horário de verão,  que começa na segunda semana de março e dura até outubro. Nessa época do ano, a diferença de fuso para o Brasil é de +1 hora em relação ao horário oficial de Brasília. Assim, se no Brasil são 11 horas, no Quebec serão 12 horas.

No primeiro domingo de novembro, o horário de verão acaba no Canadá e a diferença de fuso aumenta para +3 horas em relação à Brasília.

No período entre o começo do horário de verão brasileiro e o fim do horário de verão canadense, nas semanas de outubro, a diferença é de + 2 horas para Brasília.

Além de conhecer o fuso horário da região do Quebec, na lista de dicas do Quebec, veja também os feriados no Canadá, assim você pode escolher o período perfeito para sua viagem.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Canadá. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Divertido => Cruzeiro no Rio Ottawa em Quebec

 

4) Eletricidade e tomada no Quebec

Tipos de tomada Canadá
Tomada tipo B, o padrão usado no Canadá.

A lista de dicas do Quebec inclui as tomadas. Na província elas são do tipo B, que não são mais utilizadas no Brasil (com dois pinos achatados, ou dois pinos achatados e um redondo). Nas cidades da província funcionam voltagens de 110 e 120v.

Logo, é importante ter um adaptador e se for o caso um conversor para as voltagens diferentes. Os adaptadores podem ser encontrados em aeroportos, na internet ou em casas especializadas.

Leia mais => Excursão gastronômica em Ile d’Orleans saindo de Quebec City

 

5) Comunicação no Quebec

Chip de telefone no Canadá
Maioria dos celulares do Brasil costuma funcionar bem no Canadá.

Caso você escolha comprar um chip internacional, a maioria dos modelos de celulares brasileiros costuma funcionar bem no Quebec. É possível consultar a compatibilidade através do IMEI do seu celular no próprio guichê da operadora.

As principais operadoras são a Bell, Fido e Tellos,  mas caso você faça uma viagem mais curta e deseje serviços mais baratos, você pode procurar pela Chatr, que oferece planos para períodos menores, além de pacotes apenas de internet.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VERAO, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

No geral, também é muito fácil ter acesso à internet gratuita nos estabelecimentos e espaços públicos, a maioria oferece acesso livre à rede wi-fi mediante a um cadastro, visualização de vídeos ou check-in nas redes sociais.

E para não depender da internet alheia, eu recomendo um chip internacional, como o EasySim4uU, pois é a garantia que você ficará conectado 24h durante sua trip. Essa também é a melhor forma de pesquisar por transporte, passeios, mapas, restaurantes próximos etc. Mais informações sobre internet no Canadá estão detalhadas no artigo.

Imperdível => Observatório da Torre de Montreal e Jardim Botânico

 

6) Duty Free

Duty free no Canadá
Duty Free são lojas isentas de impostos.

Para quem quer aproveitar a viagem para comprar alguns produtos importados, as Duty Free são lojas nos aeroportos isentas de pagamento de algumas taxas e impostos.

Você pode adquirir até US$ 400 em presentes e entrar no avião com até um litro de bebida alcoólica, desde que esteja com a identificação e nota fiscal da loja Duty Free.

Passeios => Entrada para Musée du Fort

 

7) Impostos no Quebec

Retorno de impostos no Canadá
Impostos são colocados no caixa e não na etiqueta dos produtos.

Ao contrário do Brasil, os valores dos impostos não são automaticamente embutidos no preço dos produtos, então é muito comum que ao chegar no caixa o valor do produto seja diferente do da etiqueta. E, por falar nisso, confira qual moeda levar para o Canadá.

Prático => Tour guiado ao Château Frontenac

 

8) Gorjetas no Quebec

Gorjetas em restaurantes
Dar gorjeta é um costume comum no Canadá.

Essa dica do Quebec pode te livrar de alguns constrangimentos. Não é lei, mas é cultural e de bom tom dar gorjetas em bares e restaurantes. Não existe um valor fixo, mas normalmente a gorjeta gira em torno de 15% do valor total da sua conta.

Inclusive, algumas máquinas de cartão já oferecem a opção de pagar a conta com ou sem a gorjeta. Clubes noturnos e alguns bares onde você paga a cada bebida também pedem gorjeta aos garçons ou bartenders.

Mas, uma vez que você vai pagar por cada bebida o valor da gorjeta é mais flexível. Agora, caso você não pague, a equipe pode ficar bastante incomodada.

Imperdível => Excursão guiada em Old Quebec

 

9) Segurança e saúde no Quebec

frio no Quebec, no Canadá
Roupas adequadas vão te ajudar a cuidar da sua saúde no inverno de Quebec.

Se você faz uso de algum medicamento controlado ou de uso contínuo, é importante pensar que talvez você não consiga comprá-lo em território estrangeiro. Leve seus medicamentos na embalagem original e cópia da receita com a quantidade e nome genérico do remédio. Aliás, saiba como transportar medicamentos em voo.

A província do Quebec tem um padrão de segurança sanitária muito alto. Então, dificilmente você terá alguma intoxicação alimentar. Mas caso você faça alguma atividade ao ar livre ou esteja em um lugar sem água encanada, opte por consumir água mineral engarrafada.

Ao realizar atividades ao ar livre vista-se adequadamente para a temperatura e tipo de atividade. Evite ter contato com animais desconhecidos, sua urina ou fezes. Caso você seja mordido ou arranhado, lave a ferida com água e sabão e procure um médico imediatamente.

Durante o inverno tenha atenção especial a sua exposição a germes, lave sempre sua mãos ou faça uso de álcool em gel, evite tocar suas mucosas com frequência.

 

Seguro viagem para o Quebec

Seguro viagem Quebec
Seguro viagem cobre despesas médicas.

Quebec tem um excelente sistema de saúde, mas que pode custar caro para não-residentes. Então, antes de viajar, apesar de não ser obrigatório, é importante adquirir um seguro viagem. Esses seguros cobrem não só gastos com saúde, mas também extravio de bagagens e auxílio legal.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Aproveite para tirar todas as suas dúvidas sobre seguro viagem para o Canadá. As cidades do Quebec são extremamente seguras, mas siga o senso comum e esteja sempre atento ao seu redor, evite ficar sozinho em áreas desertas à noite, tenha cuidado dos seus pertences em aglomerações.

Tenha uma cópia do seu passaporte consigo em caso de roubo ou perda do original e contatos de emergência como consulado e embaixada de seu país, além do número do seu seguro viagem. Uma das dicas para o Quebec ou qualquer outro destino do mundo é usar uma doleira ou pochete para carregar dinheiro e documentos junto ao corpo.

Passaporte e informações do seu seguro viagem, seu cartão principal e alguma quantia de dinheiro em espécie. Tudo isso pode ser guardado ali e te salvar de maiores problemas  em caso de extravios, perdas ou furtos.

Excursão => Tour para Mont Tremblant

 

10) Visto para o Quebec

Visto obrigatório para Quebec
Para circular no Canadá, você vai precisar de um visto.

No momento de organizar sua viagem, esteja atento ao tipo de visto que você precisa para seus objetivos. Essa é uma das dicas valiosas do Quebec, mas vale para qualquer destino. Neste artigo você conhece os tipos de visto para o Canadá.

Se você tiver visto de turismo americano, ou tiver adquirido visto canadense nos últimos 10 anos, você pode solicitar o ETA pela internet. O processo é super rápido e a taxa é bem baixa também. Veja como solicitar o eTA para o Canadá.

Caso você esteja solicitando o visto pela primeira vez, o processo também pode ser feito pela internet, mas as taxas são um pouco mais altas e o processo um pouco mais demorado. O visto de turismo tem validade de 6 meses e você pode realizar cursos de línguas e outros cursos complementares com duração inferior a 2 meses. E falando em cursos, saiba como estudar no Quebec.

Dica => Aluguel de bicicleta em Île d’Orleans em Quebec City

 

11) Comida no Quebec

Gastronomia do Canadá
Poutine | Foto: B, via Wikimedia Commons.

Comer no Quebec é praticamente uma religião. Os quebecois são amantes da boa culinária e sua gastronomia tem é uma fusão entre sabores franceses e britânicos. Confira alguns dos principais pratos típicos do Canadá, que são minhas dicas do que degustar no Quebec:

  • A poutine é um prato tradicional canadense, que tem origem no Quebec. Basicamente é feito de batatas fritas, molho e coalhada. A melhor poutine que provei foi no restaurante La Banquise, em Montreal. Além do prato tradicional, existem ainda diversas variações, seja com ingredientes adicionais ou versões veganas.
  • O Quebec é o maior produtor de maple syrup do mundo, e vale muito a pena experimentar tudo com essa espécie de xarope doce. Ele se parece com mel, mas tem gosto mais marcante e textura menos açucarada. Os quebecois colocam maple em tudo e nos mercados existe até bacon e salmão defumados com maple.
  • As beaver tails (rabo de castor em tradução livre) também são sobremesas deliciosas e tradicionais e uma das minhas dicas do Quebec para quem gosta de comida típica. Levam uma massa frita com açúcar e canela moldada no formato do rabo de castor. O prato também tem variações e você encontra o doce com oreo, nutella, geleias, etc.
  • Os Tim Hortons também são queridinhos dos moradores do Quebec. Trata-se de uma rede de cafés que está presente em quase toda esquina. O destaque vai para os timbits, uma massa frita recheada que é simplesmente sensacional.

Mais opções => Ônibus turístico por Montreal

 

Tome nota das dicas do Quebec

Conhecer bem o seu destino de viagem e ir preparado para lidar com a estrutura e cultura local é essencial para aproveitar ao máximo sua experiência. Por isso, este artigo traz 11 dias do Quebec para ajudar na sua preparação. E não esqueça de conferir quais são as outras regiões turísticas do Canadá e o que fazer nas cidades do Quebec mais famosas.

Se programe para distribuir todos os passeios que você quer fazer entre os dias da sua viagem. Além disso, esteja atento ao status do seu visto e ao seguro saúde, e faça as malas focado para a época do ano e os tipos de passeios no Canadá que você pretende fazer.

Ao tomar esses cuidados e planejar cada detalhe, durante a viagem você só precisará se preocupar em se manter hidratado, relaxar e aproveitar todas as belezas que o Canadá tem a oferecer. Agora que você já conhece as minhas principais dicas do Quebec é só programar a sua viagem.

E, para finalizar, dá uma olhada nesse vídeo curtinho produzido pelo site oficial de turismo do Quebec, sobre as belezas naturais da região:

Ficou com dúvida sobre alguma dica do Quebec? Deixe sua pergunta nos comentários.

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Letícia Laborê

ESCRITO POR

Letícia Laborê

Letícia, 20 anos. Estudante de Relações Internacionais. Mineira com o coração quebecois. Apaixonada pela culinária e estilo de vida de La Belle Province.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *