Como tirar o eTA para Canadá: o que é, valor, validade etc

Como tirar o eTA para Canadá: o que é, valor, validade etc

Neste arquivo falo sobre o que é e explicar como tirar o eTA para o Canadá; um recurso que pode facilitar muito sua viagem para conhecer esse país da América do Norte.

Em maio de 2017, o Canadá permitiu que brasileiros pudessem ser beneficiados pelo eTA, sigla para Eletronic Travel Authorization (Autorização Eletrônica de Viagem).

Basicamente, significa que algumas pessoas – que preencham certos requisitos – não precisam realizar todo o processo de obtenção de visto para viagens curtas para turismo ou negócios para o Canadá.

Para ser elegível e tirar o eTA, é necessário que o brasileiro tenha um visto americano válido, ou ter um visto canadense aprovado nos últimos 10 anos.

O eTA é válido por até cinco anos, e permite que a pessoa vá ao país quantas vezes desejar dentro desse período, permitindo a estadia de até 6 meses. Mas é importante lembrar que você deve estar viajando de avião para requerer esse benefício.

Neste artigo faço uma explicação detalhada de como tirar seu eTA para o Canadá

Planeje sua viagem => Internet no Canadá

Seguro viagem para Canadá »

 

Como solicitar o eTA

Quando você opta por solicitar o seu eTA, existem vários canais para fazer a solicitação; é possível realizar o processo diretamente no site do Departamento de Imigração do Canadá ou buscar alguns agentes intermediários.

Abaixo inseri uma tabela, comparando os recursos oferecidos por cada um dos diferentes canais:

ServiçosSite do Governo CanadenseSites de Agências Intermediárias
Aplicação Online 24hSIMSIM
Necessidade de CadastroNÃOSIM
Dados e documentos revisados por especialistas em processos de obtenção de visto

NÃO

SIM

Atualizações e correções em campos que não foram preenchidos, ou que foram preenchidos incorretamente

SIM

SIM

Processo seguro e privadoSIMSIM
Verificação e controle das informações solicitadasNÃOSIM
Assistência 24h por e-mailNÃOSIM
Recuperação do eTA em caso de perdaSIMSIM
Processo simplificadoSIMSIM
Aviso de informações discrepantes ou faltosasNÃOSIM
Reembolso caso seu eTA não seja aprovadoNÃOSIM

É importante ter consciência de que esses agentes intermediários não são filiados ao governo canadense e que cobram um valor maior para realizar o processo de solicitação.

Normalmente, eles fornecem “consultorias” acerca dos documentos que você tem e podem até ser úteis caso não se sinta confortável em trabalhar com o inglês mais formal e burocrático, ou esteja lidando com uma solicitação muito específica.

No entanto, tirar o eTA pelo governo canadense é muito simples e mais barato, pois enquanto uma consultoria pode custar cerca de CAD$ 70, realizando o processo diretamente com o departamento de imigração o valor vai se limitar a CAD$ 7; então é importante avaliar bem o custo-benefício das duas opções.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Canadá. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Caso opte por uma agência intermediária, recomendo como confiáveis para tal processo a Canadian eTA Visa (site em inglês) e a Evisa Canadá (site em português).

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios no Canadá »

 

Passo a passo para tirar o eTA

Quando viajar para o Canadá
Tirar o eTA facilita sua viagem para desfrutar do Canadá.

Entenda o passo a passo de como tirar o documento pelo site oficial do governo, já que as agências intermediárias têm consultorias e processos específicos de cada uma. Confira também dicas essenciais para sua primeira vez no Canadá.

Ao entrar na página do Departamento de Imigração do Canadá, é possível ter uma visão geral do processo; o site, bastante organizado e  intuitivo, vai te ajudar a se inteirar sobre como as coisas funcionam.

Você terá vários links para outras páginas úteis para o processo, como teste de elegibilidade, o que fazer durante e depois do processo de solicitação, perguntas frequentes etc.

Documentos para viajar para o Canadá
Página inicial do Departamento de Imigração do Canadá.

O procedimento é bem simples:

  • Para começar, tenha em mãos seu passaporte, cartão de crédito ou débito e, se for necessário, o documento de ajuda que está disponível em português;
  • Preencha o formulário online para dar continuidade ao processo;
  • Use seu cartão para pagar o valor de CAD$ 7 pelo seu eTA após preencher todo o formulário;
  • Você receberá um e-mail sobre sua aplicação, sendo que para a maioria a atualização chega dentro de poucos minutos, mas algumas podem demorar um pouco mais;
  • Pode ser que precise enviar alguns documentos adicionais; caso isso aconteça você receberá um e-mail com maiores instruções dentro de 72h.

Como é possível perceber, o processo em si é bastante rápido e objetivo, e a parte mais chata de ser feita é preencher o formulário.

Essa etapa deve ser feita com bastante cuidado, pois caso você erre seu e-mail ou número de passaporte, terá que refazer todo o processo; caso você esqueça alguma informação, o departamento de imigração se reserva ao direito de solicita-las posteriormente, o que pode atrasar bastante a aprovação do seu eTA.

   

Tendo isso em vista, escolhi detalhar as etapas dos questionário, que só está disponível em inglês e francês.

1 – Inicio do questionário: a primeira pergunta é se está fazendo a aplicação para você ou para outra pessoa; aqui você escolherá NO se estiver aplicando para si mesmo e YES se o eTA for para seu filho ou menor de idade sob a sua tutela. Se a segunda opção for o seu caso, é importante ler também sobre seguro viagem infantil e seguro viagem para estudante.

Dicas para viajar para o Canadá
Responda NÃO caso o eTA seja para você mesmo.

 

2 – Identificação de documento: a questão seguinte vai te pedir para selecionar o tipo de documento que você pretende utilizar para viajar ao Canadá.

Dentre as opções você irá selecionar a opção de passaporte comum; em seguida, será a vez de selecionar o código do seu passaporte (o brasileiro é BRA). Confira também o passo a passo de como tirar passaporte.

Visto para o Canadá
Selecione o tipo de documento e o país de origem dele.

 

3 – Identificação de visto: na sequência, vão te perguntar se você um residente permanente nos Estados Unidos e se possui um Green Card; caso a resposta seja negativa, irá aparecer uma opção para selecionar a nacionalidade do seu passaporte.

Depois de respondidas essas questões, vão aparecer as opções para comprovar os requisitos necessários para solicitar o eTA. Obrigatoriamente você precisa estar entrando no Canadá por vias aéreas; e a seguir você pode marcar se você obteve um visto canadense nos últimos 10 anos, ou se você possui um visto americano válido; nessa categoria apenas uma dessas opções já é o suficiente.

Ainda não possuí nenhuma da opções? Então saiba tudo sobre como tirar visto para o Canadá e conheça os tipos de visto americano.

Como tirar o visto americano
Para solicitar o eTA, é preciso ter visto canadense ou americano validado.

 

4 – Dados do passaporte: depois de completa essa parte, vai abrir um formulário para você preencher os dados do seu passaporte – número, data de expedição, data de validade, nome que está impresso no documento etc.

Como tirar passaporte
Preencha corretamente os dados do seu passaporte.

 

5 – Informações pessoais: em seguida, são os campos para preencher informações adicionais; indicar caso você tenha uma segunda nacionalidade e se você já realizou algum processo de entrada para o Canadá, seja eTA ou outras categorias de visto.

Logo após, é solicitado que você informe seus dados para contato – onde escolhe se quer ser contactado em inglês ou francês – e endereço.

Dicas para fazer intercâmbio
Escolha o idioma que prefere e preencha as informações de contato.

 

6 – Informações do voo: logo após você será questionado se você sabe quando você irá para o Canadá; caso você selecione a opção SIM será solicitado que preencha os dados do seu voo (data, hora etc.) ou época aproximada que irá realizar sua viagem. Se selecionar a opção NÃO, o procedimento será continuado normalmente.

É importante lembrar que o departamento de imigração canadense recomenda que você solicite o seu eTA antes de reservar seu voo para o Canadá.

Solicitar o eTA para o Canadá
Caso responda SIM, preencha os dados sobre seu voo de ida.

 

7 – Aceitar os termos: por fim, será solicitado que você leia e concorde com um termo de consentimento. Ao concordar você estará consentindo que as informações que você forneceu possam ser compartilhadas com diferentes agências do governo canadense, e algumas agências de governos estrangeiros, para fim de validação dos dados, desde que essa divulgação de informações não coloque o aplicante em risco.

   

Para completar, preencha o campo de assinatura com o nome que está impresso em seu passaporte, e prossiga para o pagamento. E falando em dinheiro, confira dicas preciosas para economizar no Canadá.

Visto eletrônico para o Canadá
Só é possível prosseguir para o pagamento ao aceitar os termos.

 

Oportunidade=> Estudar no Canadá

 

Depois de submeter seu pedido

  • Depois que você submete sua aplicação, o governo canadense irá processar o seu pedido, e você pode esperar uma resposta em até 72h. Fique atento no momento de preencher os campos de informações de contato para evitar transtornos;
  • Quando seu eTA for aprovado, você receberá em seu e-mail o número dele, que deve guardar para o caso de precisar entrar em contato com o Departamento de Imigração ou verificar o status do documento no futuro;
  • Caso queira mudar seu endereço de e-mail você pode altera-lo a partir desse formulário. Sempre mantenha seus dados atualizados;
  • Verifique se o número do seu passaporte que consta no e-mail de aprovação corresponde exatamente ao número do seu passaporte; se não for o mesmo você precisa refazer o processo.

Confira => Melhores cidades para intercâmbio no Canadá

 

Durante a sua viagem

  • Seu eTA é vinculado ao número do seu passaporte, então você não precisa imprimir nenhum documento. Ao apresentar o passaporte a companhia aérea irá verificar se você possui um eTA válido;
  • Quando você chegar ao Canadá, independente do seu eTA você terá sua verificação de identidade feita normalmente;
  • O eTA permite que você fique no Canadá por até 6 meses.

Compare => Aluguel de carro no Canadá

 

Dicas para tirar o eTA para o Canadá

Na prática, tirar o eTA reduz não só os custos, mas também o tempo de espera, uma vez que o processo pode ser realizado online e, na maioria das vezes, dura apenas alguns minutos.

Simples, rápido e prático – caso você preencha os requisitos – tudo que você precisará é do seu passaporte, um cartão de crédito ou débito; e você receberá a resposta do departamento de imigração do Canadá em seu e-mail.

E para finalizar, confira esse vídeo feito pelo site oficial de turismo do Canadá sobre como o país é realmente encantador!

E você, ficou claro como tirar o eTA para o Canadá irá te ajudar na sua viagem? Compartilhe sua dúvida nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Letícia Laborê

ESCRITO POR

Letícia Laborê

Letícia, 20 anos. Estudante de Relações Internacionais. Mineira com o coração quebecois. Apaixonada pela culinária e estilo de vida de La Belle Province.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Pedro

    Não sabia que tinha como fazer de forma tão fácil, tirei meu visto para os EUA e foi muito complicado tirar !

  2. Guilherme Tetamanti

    Oi Pedro, Aqui sempre damos essas dicas para facilitar a vida dos viajantes. Abraços