Como tirar o eTA para Canadá

por Letícia Laborê

Como tirar o eTA para Canadá

Neste arquivo falo sobre o que é e explicar como tirar o eTA para o Canadá; um recurso que pode facilitar muito sua viagem para conhecer esse país da América do Norte.

Em maio de 2017, o Canadá permitiu que brasileiros pudessem ser beneficiados pelo eTA, sigla para Eletronic Travel Authorization (Autorização Eletrônica de Viagem).

Basicamente, significa que algumas pessoas – que preencham certos requisitos – não precisam realizar todo o processo de obtenção de visto para viagens curtas para turismo ou negócios para o Canadá.

Para ser elegível e tirar o eTA, é necessário que o brasileiro tenha um visto americano válido, ou ter um visto canadense aprovado nos últimos 10 anos.

O eTA é válido por até cinco anos, e permite que a pessoa vá ao país quantas vezes desejar dentro desse período, permitindo a estadia de até 6 meses. Mas é importante lembrar que você deve estar viajando de avião para requerer esse benefício.

Neste artigo faço uma explicação detalhada de como tirar seu eTA para o Canadá

Planeje sua viagem => Internet no Canadá

Seguro viagem para Canadá »

 

Como solicitar o eTA

Quando você opta por solicitar o seu eTA, existem vários canais para fazer a solicitação; é possível realizar o processo diretamente no site do Departamento de Imigração do Canadá ou buscar alguns agentes intermediários.

Abaixo inseri uma tabela, comparando os recursos oferecidos por cada um dos diferentes canais:

Serviços Site do Governo Canadense Sites de Agências Intermediárias
Aplicação Online 24h SIM SIM
Necessidade de Cadastro NÃO SIM
Dados e documentos revisados por especialistas em processos de obtenção de visto

NÃO

SIM

Atualizações e correções em campos que não foram preenchidos, ou que foram preenchidos incorretamente

SIM

SIM

Processo seguro e privado SIM SIM
Verificação e controle das informações solicitadas NÃO SIM
Assistência 24h por e-mail NÃO SIM
Recuperação do eTA em caso de perda SIM SIM
Processo simplificado SIM SIM
Aviso de informações discrepantes ou faltosas NÃO SIM
Reembolso caso seu eTA não seja aprovado NÃO SIM

É importante ter consciência de que esses agentes intermediários não são filiados ao governo canadense e que cobram um valor maior para realizar o processo de solicitação.

Normalmente, eles fornecem “consultorias” acerca dos documentos que você tem e podem até ser úteis caso não se sinta confortável em trabalhar com o inglês mais formal e burocrático, ou esteja lidando com uma solicitação muito específica.

No entanto, tirar o eTA pelo governo canadense é muito simples e mais barato, pois enquanto uma consultoria pode custar cerca de CAD$ 70, realizando o processo diretamente com o departamento de imigração o valor vai se limitar a CAD$ 7; então é importante avaliar bem o custo-benefício das duas opções.

Caso opte por uma agência intermediária, recomendo como confiáveis para tal processo a Canadian eTA Visa (site em inglês) e a Evisa Canadá (site em português).

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios no Canadá »

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Canadá. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Passo a passo para tirar o eTA

Quando viajar para o Canadá
Tirar o eTA facilita sua viagem para desfrutar do Canadá.

Entenda o passo a passo de como tirar o documento pelo site oficial do governo, já que as agências intermediárias têm consultorias e processos específicos de cada uma. Confira também dicas essenciais para sua primeira vez no Canadá.

Ao entrar na página do Departamento de Imigração do Canadá, é possível ter uma visão geral do processo; o site, bastante organizado e  intuitivo, vai te ajudar a se inteirar sobre como as coisas funcionam.

Você terá vários links para outras páginas úteis para o processo, como teste de elegibilidade, o que fazer durante e depois do processo de solicitação, perguntas frequentes etc.

Documentos para viajar para o Canadá
Página inicial do Departamento de Imigração do Canadá.

O procedimento é bem simples:

  • Para começar, tenha em mãos seu passaporte, cartão de crédito ou débito e, se for necessário, o documento de ajuda que está disponível em português;
  • Preencha o formulário online para dar continuidade ao processo;
  • Use seu cartão para pagar o valor de CAD$ 7 pelo seu eTA após preencher todo o formulário;
  • Você receberá um e-mail sobre sua aplicação, sendo que para a maioria a atualização chega dentro de poucos minutos, mas algumas podem demorar um pouco mais;
  • Pode ser que precise enviar alguns documentos adicionais; caso isso aconteça você receberá um e-mail com maiores instruções dentro de 72h.

Como é possível perceber, o processo em si é bastante rápido e objetivo, e a parte mais chata de ser feita é preencher o formulário.

Essa etapa deve ser feita com bastante cuidado, pois caso você erre seu e-mail ou número de passaporte, terá que refazer todo o processo; caso você esqueça alguma informação, o departamento de imigração se reserva ao direito de solicita-las posteriormente, o que pode atrasar bastante a aprovação do seu eTA.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Tendo isso em vista, escolhi detalhar as etapas dos questionário, que só está disponível em inglês e francês.

1 – Inicio do questionário: a primeira pergunta é se está fazendo a aplicação para você ou para outra pessoa; aqui você escolherá NO se estiver aplicando para si mesmo e YES se o eTA for para seu filho ou menor de idade sob a sua tutela. Se a segunda opção for o seu caso, é importante ler também sobre seguro viagem infantil e seguro viagem para estudante.

Dicas para viajar para o Canadá
Responda NÃO caso o eTA seja para você mesmo.

 

2 – Identificação de documento: a questão seguinte vai te pedir para selecionar o tipo de documento que você pretende utilizar para viajar ao Canadá.

Dentre as opções você irá selecionar a opção de passaporte comum; em seguida, será a vez de selecionar o código do seu passaporte (o brasileiro é BRA). Confira também o passo a passo de como tirar passaporte.

Visto para o Canadá
Selecione o tipo de documento e o país de origem dele.

 

3 – Identificação de visto: na sequência, vão te perguntar se você um residente permanente nos Estados Unidos e se possui um Green Card; caso a resposta seja negativa, irá aparecer uma opção para selecionar a nacionalidade do seu passaporte.

Depois de respondidas essas questões, vão aparecer as opções para comprovar os requisitos necessários para solicitar o eTA. Obrigatoriamente você precisa estar entrando no Canadá por vias aéreas; e a seguir você pode marcar se você obteve um visto canadense nos últimos 10 anos, ou se você possui um visto americano válido; nessa categoria apenas uma dessas opções já é o suficiente.

Ainda não possuí nenhuma da opções? Então saiba tudo sobre como tirar visto para o Canadá e conheça os tipos de visto americano.

Como tirar o visto americano
Para solicitar o eTA, é preciso ter visto canadense ou americano validado.

 

4 – Dados do passaporte: depois de completa essa parte, vai abrir um formulário para você preencher os dados do seu passaporte – número, data de expedição, data de validade, nome que está impresso no documento etc.

Como tirar passaporte
Preencha corretamente os dados do seu passaporte.

 

5 – Informações pessoais: em seguida, são os campos para preencher informações adicionais; indicar caso você tenha uma segunda nacionalidade e se você já realizou algum processo de entrada para o Canadá, seja eTA ou outras categorias de visto.

Logo após, é solicitado que você informe seus dados para contato – onde escolhe se quer ser contactado em inglês ou francês – e endereço.

Dicas para fazer intercâmbio
Escolha o idioma que prefere e preencha as informações de contato.

 

6 – Informações do voo: logo após você será questionado se você sabe quando você irá para o Canadá; caso você selecione a opção SIM será solicitado que preencha os dados do seu voo (data, hora etc.) ou época aproximada que irá realizar sua viagem. Se selecionar a opção NÃO, o procedimento será continuado normalmente.

É importante lembrar que o departamento de imigração canadense recomenda que você solicite o seu eTA antes de reservar seu voo para o Canadá.

Solicitar o eTA para o Canadá
Caso responda SIM, preencha os dados sobre seu voo de ida.

 

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

7 – Aceitar os termos: por fim, será solicitado que você leia e concorde com um termo de consentimento. Ao concordar você estará consentindo que as informações que você forneceu possam ser compartilhadas com diferentes agências do governo canadense, e algumas agências de governos estrangeiros, para fim de validação dos dados, desde que essa divulgação de informações não coloque o aplicante em risco.

Para completar, preencha o campo de assinatura com o nome que está impresso em seu passaporte, e prossiga para o pagamento. E falando em dinheiro, confira dicas preciosas para economizar no Canadá.

Visto eletrônico para o Canadá
Só é possível prosseguir para o pagamento ao aceitar os termos.

 

Oportunidade=> Estudar no Canadá

 

Depois de submeter seu pedido

  • Depois que você submete sua aplicação, o governo canadense irá processar o seu pedido, e você pode esperar uma resposta em até 72h. Fique atento no momento de preencher os campos de informações de contato para evitar transtornos;
  • Quando seu eTA for aprovado, você receberá em seu e-mail o número dele, que deve guardar para o caso de precisar entrar em contato com o Departamento de Imigração ou verificar o status do documento no futuro;
  • Caso queira mudar seu endereço de e-mail você pode altera-lo a partir desse formulário. Sempre mantenha seus dados atualizados;
  • Verifique se o número do seu passaporte que consta no e-mail de aprovação corresponde exatamente ao número do seu passaporte; se não for o mesmo você precisa refazer o processo.

Confira => Melhores cidades para intercâmbio no Canadá

 

Durante a sua viagem

  • Seu eTA é vinculado ao número do seu passaporte, então você não precisa imprimir nenhum documento. Ao apresentar o passaporte a companhia aérea irá verificar se você possui um eTA válido;
  • Quando você chegar ao Canadá, independente do seu eTA você terá sua verificação de identidade feita normalmente;
  • O eTA permite que você fique no Canadá por até 6 meses.

Compare => Aluguel de carro no Canadá

 

Dicas para tirar o eTA para o Canadá

Na prática, tirar o eTA reduz não só os custos, mas também o tempo de espera, uma vez que o processo pode ser realizado online e, na maioria das vezes, dura apenas alguns minutos.

Simples, rápido e prático – caso você preencha os requisitos – tudo que você precisará é do seu passaporte, um cartão de crédito ou débito; e você receberá a resposta do departamento de imigração do Canadá em seu e-mail.

E para finalizar, confira esse vídeo feito pelo site oficial de turismo do Canadá sobre como o país é realmente encantador!

E você, ficou claro como tirar o eTA para o Canadá irá te ajudar na sua viagem? Compartilhe sua dúvida nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Letícia Laborê

ESCRITO POR

Letícia Laborê

Letícia, 20 anos. Estudante de Relações Internacionais. Mineira com o coração quebecois. Apaixonada pela culinária e estilo de vida de La Belle Province.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Pedro

    Não sabia que tinha como fazer de forma tão fácil, tirei meu visto para os EUA e foi muito complicado tirar !

  2. Guilherme Tetamanti

    Oi Pedro, Aqui sempre damos essas dicas para facilitar a vida dos viajantes. Abraços