É possível aprender inglês online com cursos da internet?

por Guilherme Tetamanti

É possível aprender inglês online com cursos da internet?

Aprender inglês online é o sonho de muitas pessoas, ainda mais que falar o idioma é cada vez mais necessário, pois passou a ser uma ferramenta de trabalho essencial em muitas carreiras e também para quem ama viajar. Porém, a falta de dinheiro e de tempo acaba afastando este sonho de muita gente.

É que os cursos de inglês e também de outros idiomas presenciais em boas escolas são caríssimos – além da mensalidade há o custo do material didático, que também é alto – e nem todo mundo tem tempo suficiente para se dedicar a este estudo. Se você trabalha e estuda, por exemplo, fica bem mais difícil encontrar um horário de aula que se encaixe na sua agenda.

Contudo, existem alternativas mais baratas, em que você pode estudar inglês em casa. São cursos para aprender inglês online, aplicativos de celular, sites e ferramentas gratuitas na internet e outras dicas e macetes para inserir o idioma no seu dia a dia, e que contribuem para aprender a língua de forma mais rápida e eficiente.

Assim, neste post eu reuni algumas dicas que podem te ajudar a dominar melhor o idioma e se tornar fluente em inglês. E, com isso, aproveitar ainda mais suas viagens, uma vez que há muitas pessoas em todo o mundo se comunicando no idioma. Vamos as dicas?

Planeje sua viagem => Onde comprar dólar mais barato

Contratar um Seguro Viagem »

 

É possível aprender inglês online com cursos da internet?

Como aprender inglês online gratuito?
Cursos de inglês online são uma ótima opção para aprender o idioma.

Quando precisei aprender inglês rápido, optei por cursos virtuais, porque assim não perdia tempo com descolamentos e conseguia focar bastante nos estudos. Eu pesquisei vários cursos de inglês online, fiz aulas de inglês grátis online e testei diversos métodos

Assim, fui descobrindo qual das metodologias mais me agradava e vários macetes ao longo do processo, que otimizaram minha aprendizagem. Para saber mais sobre as metodologias mais encontradas, leia o artigo sobre como escolher o melhor curso de inglês online com certificado.

Hoje falo inglês fluente, viajei por vários países e sou muito grato por ter aprendido a me comunicar no idioma. Não consigo nem imaginar como seria viajar sem falar inglês, mas tenho certeza que seria uma experiência bem menos intensa e enriquecedora do que a que tive.

Claro que a fluência ficou ainda melhor durante as viagens, conversando em inglês com pessoas de todo o mundo, mas a base é muito importante. E, como desejo que todos consigam aprender inglês e sentir a liberdade que é poder se comunicar com o mundo inteiro, separei algumas dicas importantes para quem deseja aprender a falar inglês rápido, estudando em casa.

Antes de continuar com as dicas sobre curso de inglês online, te convido assistir o vídeo da minha viagem de volta ao mundo, que durou 365 dias e resultou em 365 artigos sobre o tema que estão disponíveis aqui no Quero Viajar Mais, além deste vídeo produzido com fotos da viagem.

CLIQUE AQUI para enviar dinheiro para o exterior »

 

Dicas para aprender inglês online

Qual o preço de um curso de inglês online?
Anote as dicas para aprender inglês online.

Para escolher qual é o melhor curso de inglês online para você pesquise as diversas metodologias que existem, as escolas mais conhecidas e qual a opinião dos alunos em relação a estrutura, os professores, o material didático e o suporte para dúvidas e questões administrativas.

Depois de passar por essas etapas e escolher seu curso de inglês online – seja gratuito ou pago – você deve se comprometer a estudar e aplicar o passo a passo do curso. Não há nenhum tipo de milagre e se te prometerem isso, fuja bem rápido.

Para te ajudar separei umas dicas para aprender inglês online que funcionaram comigo e me ajudaram evoluir no aprendizado do idioma:

  1. Tenha persistência
  2. Estabeleça uma rotina diária
  3. Se planeje para estudar
  4. Não tenha medo de errar
  5. Faça uma imersão no idioma
  6. Exercite o idioma
  7. Seja curioso
  8. Utilize todas as ferramentas disponíveis na internet
  9. Busque um curso com a melhor metodologia para você

 

1. Tenha persistência

curso de inglês online grátis
Tenha persistência, pois todo aprendizado leva tempo.

Entre as dicas que eu posso dar, sem dúvidas a principal e a mais importante é ter persistência, empenho e disciplina para estudar, além de paciência, uma vez que não é do dia para a noite que vamos entender e sair por aí falando em um idioma que não é o nosso natal.

A persistência é um fator determinante para quem deseja aprender a língua, pois não existe fórmula mágica para falar inglês. E reforço, todo o processo de aprendizagem vai demorar um tempo (que pode variar de pessoa para pessoa) e você tem que entender que este tempo é necessário e desistir não é uma opção.

 

2. Estabeleça uma rotina diária

curso de inglês online grátis para iniciantes
É importante estabelecer uma rotina diária de horários de estudos.

Além disso, empenho e disciplina também são essenciais, principalmente para quem estuda inglês em casa e quer aprender em poucos meses. São métodos ou técnicas parecidas com quem trabalha em modalidade home office ou mesmo está estudando para o vestibular.

É importante estabelecer uma rotina diária de horários de estudos e seguir o planejamento à risca, pois só com muito estudo será possível alcançar o objetivo. Quando perder o pique ou estiver com preguiça de estudar, pense no que te motiva a aprender o idioma, como um cargo melhor no trabalho ou naquela viagem dos sonhos.

Isto certamente te dará ânimo para continuar. Se nada estiver funcionando e tudo te distrair, descanse por uns minutos. Mas coloque seu celular para despertar, evitando que o descanso de minutos vire uma soneca de horas. Métodos como o Pomodoro e outros com a mesma função também auxiliam na manutenção da rotina.

 

3. Se planeje para estudar

melhor curso de inglês online
Planejamento é muito importante na hora de estudar.

Além de criar uma rotina, estabelecer metas também é importante. Isso porque elas te ajudam a acompanhar a sua evolução e podem ser um incentivo a continuar. Então, não deixe de fazer um planejamento, determinando quais são os conteúdos que serão estudados e quanto tempo dedicará a cada um deles.

Além disso, tente inserir entre as metas desafios que te incentivem a continuar estudando. Ler livros em inglês e assistir filmes e séries sem legendas, tentar traduzir aquela música que você adora são formas que nos incentivam a estudar mais. Anote e comemore quando alcançar as metas ou vencer um desafio, pois essa sensação de felicidade é também um combustível para seu estudo.

 

   

4. Não tenha medo de errar

duolingo
Não tenha medo de errar, é errando que se aprende.

Vencer a timidez e o constrangimento na hora de falar o idioma também é um passo importante no processo de aprendizagem. É muito natural, logo no início dos estudos, não se sentir à vontade para conversar em outro idioma, pois sabemos que no início os erros são inevitáveis.

Porém, os erros são tão inevitáveis quanto necessários. É assim que todo mundo aprende: errando e em seguida, consertando este erro. É assim quando somos crianças e estamos aprender qualquer coisa, seja andar, falar, escrever ou fazer contas, e também com novos idiomas.

Então, nunca perca a oportunidade de colocar em prática o que aprendeu, mesmo que aos poucos. E saiba que a timidez e os erros também vão aparecer nas viagens e nos intercâmbios, por isso, respire, lembre que todo mundo erra e tente novamente. A sensação de acertar é muito boa, você verá.

 

5. Faça uma imersão no idioma

inglês free online
Faça uma imersão no idioma assistindo filmes em inglês sem legenda, por exemplo.

Além disso, sempre que puder fique tenha exposição à língua. Fazer uma imersão quando estamos estudando nos ajuda, e muito, a entender melhor o tema e aprender. Mas, como fazer isso? A resposta deve te agradar: assista filmes e programas de televisão em inglês e sem legenda, ouça músicas, leia livros, revistas e jornais em inglês.

Tente sempre buscar conteúdo em inglês sobre aquilo que você gosta, assim a leitura fica agradável e contribui para a aprendizagem. Nada de buscar um texto técnico, tentar ler o manual da sua televisão em inglês, exceto se você tiver muito interesse no tema, caso contrário irá associar o idioma a algo ruim.

Esta exposição ajuda a adquirir vocabulário e assimilar as construções linguísticas de um idioma estrangeiro. Outra dica interessante para aumentar esta exposição é mudar o idioma do seu celular, computador e outros aparelhos que utiliza. Com isso você conseguirá ampliar seu vocabulário e se acostumará com o uso do inglês no seu dia a dia.

Passo a passo => Celular em viagem internacional

 

6. Exercite o idioma

como aprender um idioma online
Exercite o idioma sempre que puder.

Exercite o idioma sempre, mesmo que mentalmente. Ao conversar pense em como seria aquela mesma frase em inglês; quando estiver sozinho em um ambiente, descreva mentalmente o local, as pessoas e os objetos em inglês.

Este tipo de treinamento ajuda a construir um raciocínio em inglês, essencial para quem deseja ser fluente no idioma. Por isso, não pule nenhum tipo de exercício de inglês para iniciantes porque eles farão falta na sua fluência.

 

7. Seja curioso

curso de inglês online
Seja curioso, pesquise, veja o significado das palavras.

Seja curioso! Essa é outra dica importante para quem deseja aprender inglês rápido e sozinho. Toda vez que ver uma palavra ou expressão que não conhece, anote e depois pesquise seu significado. Estes pequenos detalhes ajudam a aumentar o vocabulário e aprender o idioma mais rápido.

Ter um caderno em mãos para anotar todas estas palavras novas também é um ótimo macete ou mesmo o próprio celular. Assim você não esquece de procurar o significado depois e sempre pode reler as palavras que escreveu ali, ajudando no processo de memorização, o que vai ser bem útil quando você fizer um intercâmbio de Inglês.

 

8. Utilize todas as ferramentas disponíveis na internet

aulas de inglês na internet gratuitas
Utilize todas as ferramentas disponíveis na internet.

Além disso, atualmente há muitos aplicativos para celular, sites e outras ferramentas que ajudam na aprendizagem de um novo idioma. Não deixe de baixar e praticar sempre que possível. Essa é uma das formas de como aprender a falar inglês sozinho.

Eles disponibilizam instrumentos de conversação, jogos e outras ferramentas que, ludicamente, contribuem para a aprendizagem. Independente se você quer aprender inglês para viajar ou para estudar e trabalhar no exterior, os app vão te ajudar muito.

Teste os aplicativos mais famosos como Duolingo, Wlingua, HelloTalk, EWA English para aulas online gratuitas e veja qual te agrada mais.

 

   

9. Busque um curso com a melhor metodologia para você

escolas para aprender ingles online
Busque um curso com a melhor metodologia para você.

E por fim, minha última dica para aprender inglês online, que inclusive já citei ao longo do artigo é pesquisar bem as escolas, sites e aplicativos para encontrar uma metodologia eficiente. E mais, busque um curso com a melhor metodologia para você, uma vez aquela que está na moda pode não ser a que mais contribui para seu aprendizado.

Existem várias opções no mercado, com métodos e preços diferentes. Por exemplo: a tradicional, utilizada em muitas escolas de idioma e nos ensino regular também, começa com o aprendizado da gramática e tradução de palavras de forma literal para depois, aos poucos, formar frases; a áudio-oral é focada em aprender a ouvir e falar; assim como a metodologia direta.

A mais utilizada hoje em dia é a metodologia lexical com foco dessa metodologia é ensinar ao alunos o idioma como é falado pelos nativos, com gírias e expressões típicas. As normas e regras são aprendidas de forma orgânica no processo. Basta achar o que mais se adequa ao seu processo de aprendizagem.

 

Qual é o melhor curso de inglês online?

aprenda a falar inglês
Escolher a melhor escola é muito subjetivo e pessoal porque envolve várias questões.

Entre as opções de cursos de inglês online que testei, o curso virtual que foi mais eficiente para mim foi o Inglês Winner do Paulo Barros. Antes, tentei estudar com vários outros cursos, mas foi só com a metodologia do Inglês Winner que realmente aprendi em poucos meses a falar inglês. Claro que viajar pelo mundo melhorou minha fluência.

O Paulo Barros é um professor de inglês com muitos anos de carreira e que já morou em diversos países do mundo. Após adquirir tanta experiência, ele resolveu montar seu próprio curso.

Sua metodologia é feita a partir de sua experiência empírica em sala de aula, após passar anos observando quais são as principais facilidades e dificuldades de seus alunos, e assim criou o método que tem ajudado muitas pessoas a aprender inglês rápido.

Fica claro que não existe mágica para aprender inglês rápido. Antes de qualquer coisa é preciso empenho, dedicação e paciência. Unindo todas estas dicas acima a um bom método de estudo, certamente em poucos meses você verá o resultado. Entre as diversas plataformas que oferecem cursos online de inglês a English Live (nome atual da Englishtown) e a Open English são as mais tradicionais e conhecidas.

Bom, na minha opinião, a escolha da melhor escola é muito subjetiva e pessoal porque envolve várias questões, desde a metodologia que mais te agrada, o preço que cabe no seu orçamento e a sua impressão sobre os professores e o material didático.

Além de analisar tudo isso, nunca se esqueça de ver as notas e avaliações dos alunos em sites voltados para isso. Pode te ajudar a decidir qual você prefere estudar.

 

Vamos aprender inglês online?

Aprender um novo idioma é um desafio para todo mundo. É claro que há pessoas com mais facilidade e que logo dominam o novo idioma, mas, no geral, grande parte das pessoas tem alguma dificuldade. Sobretudo se começou a estudar línguas depois de adulto. Mas, está longe de ser um bicho de sete cabeças.

E, antes que você me dê alguma desculpa tipo: não tenho tempo para estudar ou não tenho dinheiro para investir em uma escola de idiomas, já te digo que não há problema. Como citei neste artigo e em outros sobre o tema aqui no blog, há diversas opções de cursos para aprender inglês online, inclusive gratuitas.

Assim, você consegue se organizar, estudar no melhor horário dentro da sua rotina e, se for o caso, sem pagar nada. Por isso, veja as minhas dicas, tenho certeza que elas vão te ajudar e até motivar a estudar inglês ou outro idioma. E, vai por mim, suas viagens ao exterior serão ainda mais enriquecedoras e divertidas!

Ficou com alguma dúvida sobre como aprender inglês online? Tem alguma dica ou história para compartilhar? Deixe nos comentários abaixo. E, até a próxima!

 

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 39 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Mari

    E dicas sobre os aplicativos, não deixa para nós? Rs

  2. Polly Batista

    Oi, Mari. Tudo bem! Temos dicas, sim. Dá uma olhada neste artigo sobre o Cambly, para esse post sobre aplicativos para os Estados Unidos, e tenho esse outro para aplicativos para Europa. Obrigada pelo comentário e boa sorte!