Faaaaala viajante! Hoje vou responder uma dúvida frequente que recebo dos leitores: dá para viajar sem falar inglês? Você não tem noção do quanto escuto isso no meu dia a dia, principalmente das pessoas que não têm tempo para voltar para sala de aula e acabam comprometendo os destinos por medo da língua!
Sendo bem sincero, eu não deixaria que a falta do inglês me privasse de uma viagem por nada neste mundo. Porém, eu não abriria mão de começar a estudar inglês agora mesmo. E a explicação é simples: o inglês é o idioma universal dos viajantes e posso afirmar que a minha experiência de viagem mudou bastante desde que dominei o idioma.
Por isso, faz todo sentido eu te dar uma ajudinha nesse sentido e te apresentar uma plataforma que tenho usado para aperfeiçoar o meu inglês. Inclusive, recomendo para alguns amigos que querem começar do zero o novo idioma.
Neste artigo você vai ver:
Como aprender inglês online?
Você sabe que boa parte do meu mundo é online! Trabalho, me comunico e resolvo muitas coisas pela internet. Portanto, nada melhor do que ter uma escola de inglês online para onde eu for.
Existe uma plataforma de aulas de inglês online chamada Cambly (Com o código QUEROVIAJARMAIS você ganha 10 minutos grátis para testar). Ela é a única que conecta alunos instantaneamente com professores de inglês nativos de língua inglesa. Assim, o aluno pode fazer aulas particulares ao vivo, por vídeo chamadas, 24h por dia.
Esse é um dos maiores diferenciais da Cambly, pois realmente você estuda a hora que tiver livre: quando chegar da facul, do trampo, de manhã bem cedinho antes de pegar trânsito, enfim… E por ser 100% online, também dá para fazer as aulas no intervalo do seu almoço ou dentro do busão (cuidado com a concentração, claro!).
Por isso mesmo que a Cambly disponibilizou a plataforma também para ser usada do celular (tanto IOS como Android), além do computador.
Aula online de inglês funciona de verdade?
Bem, posso dizer que essa dúvida nem precisava existir: hoje as pessoas trabalham online, encontram namorado (a), pagam contas, fazem compras… porque não, aprender inglês? Basta somente que você se dedique e tenha foco (como tudo na vida!).
Então, se você quer aumentar a sua experiência nas viagens, faça um teste e aumente as suas possibilidades de imersão cultural. Você pode direcionar as aulas para os assuntos que você quer focar. Por exemplo, direcionar para situações específicas do dia a dia da viagem ou ainda escolher o sotaque do professor (todos são nativos!!!).
Passo a passo de uma aula da Cambly
Eu fiz um passo a passo de como é fácil para fazer o cadastro e começar uma aula com um professor nativo de inglês na Cambly. O primeiro passo é acessar a página da Cambly. Em seguida, você faz o seu registro. Veja:
1) O primeiro passo é criar uma conta na Cambly e configurá-la com seus dados pessoais:
2) Em seguida, adicione seus interesses ao aprender inglês. Você pode ser um profissional em busca de desenvolvimento; se preparar para uma prova específica (tem professores especialistas nisso); ser um viajante; querer aperfeiçoar seu inglês ou outro interesse:
3) Após conclusão do cadastro no site da Cambly, você recebe um email de confirmação para ativar sua conta:
4) Ao criar a sua conta, você fornecerá mais informações sobre seu perfil:
5) Escolha um professor para conversar de qualquer país que lhe interesse:
6) Agende o dia, horário e professor para ter aula, caso prefira:
7) Selecione e, se quiser, assista ao vídeo de apresentação do professor escolhido:
8) Converse com seu professor, tenha o auxílio do chat com tradução simultânea e aproveite o professor nativo só para você:
9) Se você quiser, também pode escolher o assunto que quer falar na aula e se matricular nos módulos que eles disponibilizam:
Vantagens e aprender inglês com a Cambly
- Falar com professores nativos em inglês de todo o mundo: o intercâmbio cultural começa antes mesmo da viagem;
- Se preparar para uma viagem internacional;
- Melhorar o inglês antes de morar fora, para chegar mais preparado e acelerar o processo de adaptação no novo país;
- Estudar para exames como IELTS e TOELF: para os viajantes que vão estudar fora e precisam dos testes de certificação do inglês.
Como organizar aulas de inglês online?
Para mim, o mais importante é a flexibilidade. Quando estou viajando ou tenho o dia inteiro de trabalho, dá para reservar um tempinho para praticar. Mas, você pode fazer uma assinatura de acordo com o seu tempo. Tem aulas de 15min, 30min, 60min ou 120min e por quanto dias da semana, lhe couber: 2x, 3x, 5x e até todos os dias da semana!
Você pode se organizar e também escolher o professor com quem quer falar, o sotaque e agendar um horário.
E a metodologia da aula é você quem decide. Por exemplo, se você quer focar bem no inglês para sua viagem de férias, manda ver! É só definir. Mas dá para focar na gramática, conversação, exercícios, se preparar para provas ou começar a aprender inglês do zero mesmo.
Aprender inglês do zero na internet
Mas dá para aprender inglês do zero na Cambly? Dá. Tem um recurso interessante que é a tradução simultânea do chat e tem professores nativos no inglês, mas que falam português.
Além disso, as aulas são gravadas. Isso significa que você tem acesso à aula depois, para assistir quantas vezes quiser e aprender ainda mais. Então, a palavra de ordem é: não tenha vergonha.
Sei que essa é uma barreira para quem está iniciando. Mas, os professores estão aí para isso. Para se sentir mais confortável, você pode assistir às apresentações deles, antes de escolher o seu e pode mudar também! São dezenas de profissionais.
Minha experiência na Cambly
Fui convidado pela própria Cambly para testar a plataforma. Eu já conhecia o site e por meses fiquei pensando em começar as aulas, afinal apesar de falar bem inglês, preciso aprimorar para conversar com mais fluência. Sinto falta dessa fluência quando estou com um grupo de nativos no idioma (americanos, ingleses, australianos, etc), ou mesmo quando preciso me aprofundar em algum assunto. Não vai!
Confesso que procrastinei todo esse tempo, deixei a preguiça me vencer!
Mas finalmente fiz o teste, minha primeira aula na Cambly e confesso que gostei demais. Fiquei uns 15-20 minutos pesquisando professores, assistindo seus vídeos de apresentação e encontrei logo de cara uma pessoa bem legal, a Lecil (da foto acima), uma americana que agora vive no Brasil e começou a dar aulas online para alunos ao redor do mundo.
Isso é o mais legal, poder fazer aulas com diversos professores diferentes e escolher àqueles com os quais você mais se identifica. E agora, confesso que não pretendo parar de usar!
Então, se você está de viagem marcada para fora do país ou pretende realizar o sonho de fazer um intercâmbio, você já pode começar a se preparar hoje.
E claro, leitor do QVM tem condição especial: 10 minutos de aula grátis na Cambly (não esquece de usar o código QUEROVIAJARMAIS) para você ter certeza que esse é o passo que estava faltando para você tirar o inglês no papel 😉
Use também pelo celular (tanto IOS como Android).
Vai lá e confere!!!! Depois me diz o que achou!
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *