Aulas de inglês grátis: aprender o idioma na internet

por Guilherme Tetamanti

Aulas de inglês grátis: aprender o idioma na internet

A maioria dos viajantes busca ter aulas de inglês grátis antes de fazer uma viajem internacional. O processo é natural, visto que é extremamente importante ter um outro idioma quando for sair do país.

Ainda assim, se você é iniciante, é interessante procurar bem onde vai aprender a nova língua. Existem diversos cursos, que vão do verbo to be a conteúdos mais complexos, além de terem várias metodologias. Alguns deles apostam na conversação, enquanto outros investem em áudios de pessoas nativas.

Por isso, se faz importante pesquisar bastante e verificar qual é o melhor para você. Ainda que o ideal seja buscar por escolas que te ensinem o novo idioma, é possível sim fazer aula de inglês gratuitamente pela internet.

Para te ajudar, abaixo falo mais sobre o assunto e dou dicas valiosas, então confira agora algumas opções para iniciantes que oferecem conversação, com áudio, aplicativos e até vídeos no Youtube!

Planeje sua viagem => Seguro viagem para estudante

 

Como aprender inglês pela internet de graça?

aulas de inglês grátis

Não sei se você já percebeu, mas a maioria das aulas de inglês grátis da internet não te entrega tudo. Na verdade, só entrega uma parcela das informações que você está procurando, principalmente porque é de graça.

É quase impossível encontrar um curso online super completo, com começo, meio e fim, níveis básico, intermediário e avançado.

O mais comum é encontrar dicas gratuitas sobre vocabulário, como estudar sozinho e como pronunciar determinadas palavras. Dificilmente é um curso completo com aulas da língua inglesa grátis que seguem um plano de ensino. E sabe qual é o grande perigo disso tudo?

Você achar que de fato está evoluindo só porque está fazendo uma “aula de inglês”. Quando se dá conta, já se passaram vários meses ou anos e o seu inglês ainda é básico.

Então, você começa a se sentir mal, achando que o problema é que você não tem disciplina e que precisa pagar aulas particulares.

Eu não vejo só esse lado da história. A verdade é que existem ótimos professores ou serviços que precisam cobrar pelo seu trabalho.

Portanto, é preciso ter em mente que existe sim, conteúdo grátis de inglês na internet, porém, para chegar à fluência ainda morando no Brasil, provavelmente você terá que contar com o auxílio de um bom profissional ou método.

CLIQUE AQUI para enviar dinheiro para o exterior »

 

Metodologia das aulas de inglês grátis

metodologia curso gratuito

Outro entrave de estudar inglês sozinho pela internet é que você tem que ser autodidata. Isso inclui criar sua própria metodologia de estudo e abraçar a tarefa de montar esse grande quebra cabeça pedagógico.

No começo parece até divertido. Você assiste às aulas de inglês grátis, vê os vídeos e acompanha os podcasts disponíveis. Faz tudo o que foi indicado, preenche os exercícios e se dedica ao máximo. Mas, no fim das contas, você percebe que, na realidade, ainda não sabe se comunicar em inglês.

A sensação que fica, portanto, é que muita gente acaba se iludindo com essas alternativas. A falta de metodologia e seguimento no ensino acaba por fazer com essas pessoas percam seu tempo e saiam sem nenhum conteúdo útil.

Ainda assim, há formas válidas que você pode aprender inglês de forma gratuita pela internet. Novamente, é preciso destacar que depende muito de você e sua dedicação, mas é possível sim alcançar bons resultados.

 

Qual o melhor curso de inglês online para iniciantes?

Conforme explicado na introdução deste artigo, há diversas formas de aprender um novo idioma, embora é difícil classificar o melhor curso de inglês online.

Essa escolha varia de acordo com os gostos pessoais de cada pessoa. O mais importante é que na internet existem diversos cursos online introdutórios que exploram a conversão, áudios, imagens e outras ferramentas para diversificar o ensino. Veja algumas modalidades:

 

Conversação

Como o próprio nome sugere, as aulas de conversação focam na conversa entre aluno e professor. Esse á uma boa maneira de perder o medo de falar e se jogar no aprendizado do novo idioma.

Há aulas de inglês grátis que focam nessa modalidade, geralmente utilizando falantes nativos e tecnologia de videoconferência.

Mas, ainda que seja uma ótima alternativa, é indicada para pessoas que já possuam algum domínio do idioma e seu vocabulário. Por isso, a sugestão vai para quem já tem, a menos, o nível intermediário da língua.

 

Áudios

aulas de inglês online grátis conversação

Outra modalidade bastante comum no ensino de inglês online é por meio de áudios. Em geral, são aplicativos que disponibilizam as aulas através de arquivos de áudio e que pedem exercícios. A alternativa é válida, novamente, para quem já possui algum domínio.

Isso se dá por conta de ser necessário entender o que o professor fala, algo mais avançado no aprendizado de um idioma. Essa é uma excelente maneira de melhorar o seu “listening”, ou seja, a escuta da nova língua, entender os sotaques e aprender novas palavras.

Confira => Quanto custa um intercâmbio na Califórnia?

 

Figuras

Muitos dos aplicativos que oferecem aulas de inglês grátis utilizam um método de ensino similar. Em sua maioria, apresenta figuras e imagens, seguidas de nome em inglês e português.

O processo é bastante similar à alfabetização de pequenas crianças, o que pode ser um pouco desconfortável. De qualquer forma, é uma maneira efetiva de aprender um idioma e a memorizar novos vocábulos. Essa, entretanto, é uma modalidade utilizada apenas para níveis bastante iniciantes.

 

Exercícios

exercicios para aprender idioma

Esse último método de ensino é muito flexível, podendo ser utilizado sozinho ou junto aos demais. Na verdade, trata-se de um ensino mais focado no erro e acerto, usando de diversos exercícios para garantir o entendimento.

Como dito, ele pode aparecer junto aos demais métodos, mas há também a possibilidade de trabalhar sozinho. Com exercícios constantes, sua mente acaba por memorizar os conceitos e, dessa forma, aumentar sua capacidade de entendimento do novo idioma.

Como escolher? => Intercâmbio na Austrália

 

   

Apps de aulas de inglês grátis

Para quem deseja ter aulas de inglês grátis, do conforto de sua casa, sem precisar se deslocar, há diversas opções. Alguns dos aplicativos que encontrará abaixo já são bastante conhecidos do público, fazendo sucesso entre os viajantes.

Em geral, utilizam os métodos citados anteriormente, e podem fazer a diferença na hora de aprender.

  • Duolingo
  • Wlingua
  • HelloTalk
  • EWA English

 

Duolingo

aula de inglês para iniciantes
Foto: Reprodução Site Duolingo

Um dos mais famosos do mercado de aplicativos de ensino de idiomas é o Duolingo.

Lançado em 2011, nos Estados Unidos, a plataforma é bastante interessante e tem fãs espalhados pelo mundo. Além disso, seu processo é similar a um jogo, tendo que desbloquear os níveis e evoluir seu conhecimento.

Seu método de ensino mistura um pouco de tudo o que foi mostrado acima, sendo bem intuitivo.

Além das aulas de inglês grátis, oferece ensino de alemão, francês, espanhol, russo e italiano. Possui app para iOS e Android, além de permitir o estudo de dois idiomas simultaneamente.

 

Wlingua

wlingua curso idiomas online
Foto: Reprodução Site Wlingua

Outra possibilidade disponível tanto para o sistema operacional da Google quanto da Apple é o Wlingua.

A ferramenta oferece pacotes completos de cursos com temáticas específicas, o que é bem legal. Essa estratégia permite focar no conhecimento que é mais necessário a você.

Seu curso de inglês, por exemplo, tem 500 lições, do básico ao intermediário-superior.

Outra opção é o de pronúncia britânica, que oferece 30 lições. Além desses, ainda possui aulas de alemão, espanhol, francês e russo.

Confira => Cidades mais baratas da Inglaterra para intercâmbio

 

HelloTalk

melhor curso de inglês online grátis
Foto: Reprodução Site HelloTalk

O HelloTalk é um app de aulas de inglês grátis que compete com os demais, mas oferece uma lógica diferente.

Aqui, ao invés de aulas e exercícios, você tem a possibilidade de conversas com pessoas espalhadas pelo mundo.

No total, são mais de 150 idiomas disponíveis, além de 20 milhões de usuários para conversar. Durante a diálogo, que é escrito, a própria ferramenta já aponta e corrige seus erros.

Dessa forma, é uma ótima maneira de melhorar sua escrita e aprender mais vocabulário. O app está disponível para Android e iOS.

 

EWA English

EWA curso idiomas online
Foto: Reprodução Site EWA English

Por último, mas não menos importante, está o EWA English, um app bastante interessante e divertido de aprender.

Isso porque ele oferece diversas modalidades de ensino, sendo algumas bastante diferenciadas.

Ele utiliza muito de cultura pop para passar os conceitos, sendo normal encontrar referências a música, séries e filmes.

Além de mais intuitivo, essa estratégia te faz prestar mais atenção e se interessar no conteúdo. O app está disponível nas lojas de aplicativos do Google e da Apple.

Planejamento => Principais dúvidas sobre intercâmbio

 

Querendo aprender inglês grátis sem aulas?

Se você não se interessa por ter aulas grátis de inglês, mas deseja adquirir o aprendizado do idioma, há outras possibilidades. Com os avanços da tecnologia e o crescimento na produção de conteúdo, aprender se divertindo está cada vez mais simples.

Para isso, basta buscar a opção abaixo que mais te interessa e se dedicar a ela com foco de aprendizagem.

  • Vídeos
  • Podcasts
  • Filmes e séries
  • Músicas

 

Aulas de inglês grátis no You Tube

Para quem gosta de consumir conteúdo no YouTube, há uma infinidade de oportunidades na plataforma. Você nem precisa procurar por “aulas de inglês grátis” para aprender através dos vídeos.

   

Uma boa ideia é buscar por qualquer conteúdo de fora e tentar entender o que está sendo falado. Entrevistas, shows, programas, todos são possibilidades para melhorar seu entendimento do idioma e aumentar seu vocabulário.

Por isso, dedique algumas horas a isso e, se preciso, coloque a legenda, mas preste atenção às falas.

 

Podcasts

curso de inglês gratis online

Os podcasts são a nova febre dos conteúdos digitais, e você pode se aproveitar deles para aprender inglês grátis. Para isso, basta procurar por um tema interessante e um produtor de conteúdo em inglês. Daí, é só sentar e ouvir a discussão.

Por não haver a possibilidade de ler os lábios ou alguma legenda, essa prática é um pouco mais avançada.

Se estiver muito difícil, volte no último item e procure por vídeos, que facilitam o entendimento do que está sendo falado.

 

Músicas

uma excelente forma de ter uma aula de inglês grátis e se divertindo é ouvindo música. Procure seus artistas internacionais favoritos, ouça as canções e depois procure pelas letras.

Além de animada, essa é uma maneira legal por te dar acesso às gírias e expressões do idioma.

Isso te possibilita conhecer a língua do jeito que as pessoas — principalmente os jovens — falando, e não o gramaticalmente correto. E isso é ótimo, especialmente para quem viaja e se comunica com o povo local.

 

Filmes e séries

aulas de inglês grátis

Por fim, uma maneira que muitas pessoas utilizam para ter aulas de inglês grátis é por meio dos filmes e séries que tanto amamos. A ideia aqui é assistir às obras prestando atenção no que está sendo falado e vendo como aquilo foi traduzido na legenda.

Se estiver em um nível um pouco mais avançado, o ideal é trocar as legendas para o inglês, assim como o áudio.

Dessa forma, poderá ter um entendimento melhor do idioma, como são escritas as palavras que está ouvindo e como são feitas as frases.

 

Aulas de inglês grátis na internet

Com tantas possibilidades disponíveis na internet, você tem mais é que aproveitar as aulas de inglês grátis! A ideia é testar as plataformas e opções descritas e ver qual funciona melhor para você.

Ainda assim, é importante lembrar que seu aprendizado vai depender muito de você. Sem dedicação e seriedade, você não conseguirá aprender nada, e a culpa não vai ser das aulas.

Por isso, o ideal é ter foco no objetivo e pensar em quanto isso te auxiliará na próxima viagem e em sua vida. Já pensou, poder ir à Disney e se virar sozinho? Chegar a Nova York e conseguir sair pela cidade sem se preocupar? Pois é, essa é a liberdade de saber um outro idioma 😉

Deixe suas dúvidas e dicas nos comentários, caso você comece a aprender o idioma online!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 39 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Janete

    Ótima matéria, com certeza saber inglês é primordial para o desenvolvimento pessoal e também profissional, escolher um meio didático no qual lhe dará um aprendizado sólido é o diferencial.