Aprender inglês sozinho: 12 dicas para melhorar o idioma

por Guilherme Tetamanti

Aprender inglês sozinho: 12 dicas para melhorar o idioma

Muitas pessoas buscam aprender inglês sozinho, especialmente antes de uma viagem internacional. Esse ímpeto é mais do que natural, principalmente para aqueles que não falam ou sabem pouco do idioma.

O problema é que, na maioria dos casos, a pessoa quer começar do zero e aprender tudo rápido e de graça. Não é impossível, mas a tarefa fica ainda mais complicada do já era. Por isso, o ideal é buscar um curso grátis na internet e, em adição a isso, seguir as dicas que mencionarei abaixo.

O passo a passo é, portanto, fazer um curso e utilizar de outros elementos para chegar à fluência — ou ao entendimento — de forma mais ágil. Isso pode ser feito de diversas formas, como você poderá conferir a seguir. Textos, músicas, filmes e até filas de espera podem te auxiliar a aprender inglês sozinho.

Não acredita? Então vem comigo que te mostrarei simples passos para tirar mais esse sonho do papel!

Planeje sua viagem => Seguro viagem para estudante

Cadastra-se para receber nossas novidades por email »

 

É possível aprender inglês sozinho?

aprender inglês sozinho

Não somente aprender inglês sozinho é possível, como é uma das técnicas mais efetivas para o processo. Não é que essas dicas vão, de alguma forma, substituir por completo um curso com metodologia e tempo. Ainda assim, são elas que te capacitarão a tirar o conhecimento do campo intelectual e colocá-lo na prática.

CLIQUE AQUI para enviar dinheiro para o exterior »

 

Como aprender inglês sozinho e de graça?

Existem diversas formas de aprender inglês sozinho e de graça. O ponto mais importante é que, porém, o processo não é simples e rápido. Se faz necessário muita dedicação e foco para conseguir fazer isso por conta própria.

As dicas que encontrará mais abaixo te mostrarão um pouco de como chegar a seu objetivo. É preciso repetir, entretanto, que depende muito de você para ficar fluente no idioma.

Além disso, metodologias que funciona para alguns podem não funcionar para outros. Por isso, é importante analisar as opções abaixo e determinar qual é a ideal para você e sua situação.

 

Quanto tempo leva para aprender inglês sozinho?

aprender inglês sozinho

Novamente chegamos a um ponto bastante subjetivo dessa discussão, visto que depende muito. O primeiro ponto a se analisar é seu nível atual do idioma, se está no básico, intermediário ou avançado.

Outro ponto que interfere no aprendizado é o tempo gasto em todo o processo. Obviamente, uma pessoa que separa três horas por dia aos estudos terá resultados mais rápidos que uma que estuda uma hora a cada dois dias.

Também se faz preciso considerar a facilidade que o estudante tem como a matéria. Enquanto alguns absorvem o conteúdo rapidamente, outros levam mais tempo, o que é normal. Por isso, determinar o tempo para aprender inglês sozinho é praticamente impossível.

 

Como estudar inglês sozinho do zero?

As maneiras de aprender um novo idioma são inúmeras, sendo que cada uma é indicada a um público em específico. A forma como crianças estudam é diferente da de adultos, assim como o nível de conhecimento também pode interferir.

Com isso, a melhor sugestão é analisar todas as dicas para aprender inglês sozinho abaixo. Verifique qual se encaixa melhor com sua rotina e estilo de vida, assim como a que mais lhe interessa.

Normalmente, modalidades mais ligadas ao nosso gosto têm mais chance de surtir efeito. Lembre-se que o estudo de um novo idioma deve ser prazeroso, e não apenas mais uma obrigação.

 

12 dicas para aprender inglês sozinho

Como explicado acima, existem formas bastante interessantes de aprender inglês sozinho e melhorar suas habilidades no idioma. As 12 dicas que te passarei abaixo são muito utilizadas por viajantes, profissionais e até professores na hora de fixar o conteúdo com os alunos.

Teste cada opção e confira qual melhor combina com seu estilo de aprendizado e seus gostos.

  • Imersão
  • Escutar
  • Frases
  • Textos e Áudios
  • Entretenimento
  • Aplicativos
  • Vocabulário
  • Perguntas
  • Voz Alta
  • Pensamento
  • Memorização
  • Bloco de Notas

 

1. Faça uma imersão no idioma

imersão em idioma

Se você tem pouco tempo para aprender inglês sozinho — menos de 12 meses —, é preciso criar um plano de estudo rigoroso. Seu aprendizado e contato com o idioma deverá ser diário e intensivo. Não vai adiantar fazer apenas algumas aulas de inglês grátis pela internet  e esperar grandes resultados.

A grande verdade é que seu aprendizado ocorre fora do curso, seja ele presencial ou online. Por isso, será necessário fazer uma imersão no idioma para que as palavras e conceitos fixem em sua mente. Lembre-se, você tem pouco tempo e ninguém falou que ia ser fácil.

Essa imersão pode ocorrer por meio de diversos fatores, mas os mais importantes são aqueles que fazem parte de sua rotina. Uma boa dica — e que todos na internet dão — é mudar o idioma de seu celular.

Pode parecer pouco, mas com isso você começa a se acostumar com as palavras e entender seu significado. Faça o mesmo com outros aparelhos e perceba como irá memorizar os termos de forma bem mais rápida.

 

2. Aprenda a escutar antes de falar

aprender inglês sozinho pdf

Um grande erro que muitas pessoas que estão começando a estudar cometem é querer falar logo o novo idioma. Nosso processo de aprendizagem, porém requer primeiro escutar para depois falar.

Quando você era criança, teve que escutar várias vezes os adultos se comunicando e repetindo constantemente a mesma palavra. Somente depois pôde internalizar e repetir o termo.

Com o inglês para iniciantes é a mesma coisa. Você deve realizar o mesmo processo que fazia quando criança. Escute atentamente e observe como as pessoas falam e o contexto em que as palavras estão inseridas.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide nos Estados Unidos. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Como o foco aqui é aprender inglês sozinho, o interessante é encontrar formas de ouvir o idioma com mais frequência. Para isso, aproveite algumas das dicas que darei mais abaixo, como ouvir músicas e assistir filmes. Essas são ótimas maneiras de entender a pronúncia de determinados termos e como eles se aplicam em uma conversa.

Lembre-se: nós só falamos aquilo que conhecemos (ouvimos).

 

3. Foque em aprender frases, não palavras

frases em outros idiomas

Pela internet e em muitos cursos tradicionais existem listas de palavras em inglês, contendo o nome dos animais e cores. Geralmente, são guias com as 500 palavras mais comuns do idioma inglês ou algo assim. Esqueça essas listas de palavras…

Ainda que interessante, esse é um método um pouco complicado para quem está começando a aprender inglês sozinho. O motivo disso é óbvio, já que você terá as palavras, mas não a noção de como e onde utilizá-las. Por isso, aprenda frases completas.

A vantagem de aprender frases é que você estará:

  • Aprendendo mais de uma palavra ao mesmo tempo
  • Contextualizando aquelas palavras e percebendo o sentido que elas exprimem dentro do texto
  • Se familiarizando com as estruturas dos textos em inglês.

Anote e revise todas as frases que você for aprendendo. Com o passar do tempo você vai juntando as frases quase que naturalmente. Quando menos esperar, estará falando inglês com certa naturalidade.

Planejamento => Principais dúvidas sobre intercâmbio

 

4. Leia textos acompanhados do áudio

aprenda inglês sozinho 150 textos

Uma das melhores maneiras de aprender inglês é lendo textos e escutando o áudio do respectivo trecho. Deste modo, você saberá como determinada palavra ou frase deve ser pronunciada.

Num primeiro momento, não se preocupe em avaliar o significado de cada palavra. Apenas leia o texto acompanhando o áudio. Se seu nível de inglês for básico, comece lendo textos pequenos e vá aumentando à medida que for se aprimorando.

Uma boa dica é ler um livro em inglês e acompanhar o audiobook do da obra, também em inglês. Você pode definir como meta ler uma ou duas páginas por dia. Um serviço que recomendo para audiobooks é o Audible da Amazon. No site da Amazon você pode adquirir os livros e ebooks em inglês.

Leia um mesmo texto várias vezes ao dia por vários dias! Lembre-se que você quer aprender inglês rápido, por isso seu estudo deve ser intenso.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

 

5. Aprenda por meio de entretenimento

séries e filmes em ingles

Ninguém precisa transformar o estudo de um novo idioma em um sacrifício. Afinal, se o aprendizado da língua for encarado desta maneira você estará se boicotando e adiando seus estudos. Aprender inglês sozinho não precisa ser chato, muito pelo contrário!

Uma boa dica para isso é assistir séries americanas ou britânicas. Comece vendo um episódio com o áudio em inglês e a legenda em português para entendê-lo melhor. Depois, assista o mesmo episódio com o áudio em inglês, mas agora com a legenda também em inglês.

Seu objetivo é criar associações entre o que você sabe que vai acontecer e os diálogos que estão sendo expostos. Por fim, assista o episódio apenas com o áudio em inglês, mas sem nenhuma legenda. É possível realizar a mesma tarefa com filmes e minisséries.

Outra boa opção é escutar músicas em inglês, tendo consigo a letra dela em português e inglês. Dessa forma, você poderá perceber também as diferentes pronúncias que uma mesma palavra pode ter.

Transformar o aprendizado do inglês em um hobby o transforma em uma tarefa divertida e prazerosa de ser realizada. Dessa forma, você não irá querer pular aula alguma!

 

6. Baixe aplicativos de inglês grátis

como aprender inglês sozinho do zero grátis

Existem hoje diversas opções aplicativos e sites que possuem cursos completos de vários idiomas. Em geral, são plataformas bastante interessantes para quem pretende aprender inglês sozinho.

A maioria deles oferece exercícios, jogos e brincadeiras, ferramentas de conversação, e outras modalidades de ensino. Alguns aplicativos de conversação, como o Preplye Duolingo, te conectam com pessoas do mundo todo, nativos ou não no idioma. Essa é uma ótima forma para treinar a fala da nova língua.

O mais interessante desse tipo de aprendizado é que ele se adaptar à sua rotina, e não o contrário. Dessa forma, você pode praticar o idioma em qualquer lugar e a qualquer horário.

Por isso, sugiro que baixe os aplicativos e, sempre que estiver à toa, treine um pouco do idioma. É importante que todos os dias você tente praticar o inglês de alguma forma, pois esse contato diário contribuirá muito para a aceleração de seu aprendizado.

 

7. Aumente seu vocabulário

vocabulario inglês

Um dos maiores perrengues que você pode — e provavelmente vai — passar em uma viagem é a falta de vocabulário. É aquela velha situação de precisar pedir algo ao garçom, motorista ou atendente, mas a palavra não vir à mente.

Se você já viajou para fora do país, sabe bem do que estou fazendo. Da mesma forma, já até lembrou a cara de desânimo e desespero que ficamos. Em seguida — como todo bom brasileiro — recorremos às mímicas para nos fazer entendidos.

Por mais que, no fim, tudo dê certo, é extremamente importante aumentar seu vocabulário se quiser dominar um idioma. Por isso, é interessante que, enquanto tenta aprender inglês sozinho, você foque em descobrir novas palavras e expressões.

São várias as possibilidades para cumprir essa tarefa. Alguns poderão te falar para ler o dicionário do idioma. Erra não está, mas essa não é uma atividade muito atrativo, admito.

Para mim, a melhor alternativa é, sempre que pensar em algum termo diferente, buscar seu semelhante em inglês. Dessa forma, estará sempre buscando novas palavras e aumentando seu vocabulário.

 

8. Não tenha medo de perguntar

aprender inglês

Por mais que estude muito, se dedique às aulas, os livros e as dicas desse post, muitas vezes ficará com dúvidas. Isso faz parte do processo, e é mais do que natural que ocorra enquanto busca aprender inglês sozinho.

O grande problema é, na realidade, se envergonhar de tais questionamentos e, assim, se manter em dúvida. Isso sim é um erro — dos grandes! —, já que não há mal algum em se expor para aprender.

O mesmo pode-se dizer quando já estiver em território internacional. Se alguém lhe falar algo que não entenda, questione o que quis dizer, ou o que determinado termo significa.

Pode ser que a pessoa não goste e se recuse a responder? Pode, mas sinceramente duvido que ocorra. Em geral, as pessoas sabem que turistas não dominam o idioma se predispõem a auxiliar no que necessitar.

Não há por que sentir vergonha em situações como essa. Vergonha maior é continuar sem saber o significado de algo, ou ainda responder uma pergunta que nem entendeu.

 

9. Leia em voz alta

ler livro em voz alta

Uma dica bastante difundida na internet e que funciona muito bem é ler alguns textos em voz alta. A explicação para isso é simples, ao se ouvir falando, você consegue entender melhor os próprios erros de pronúncia. Com isso, não irá descobrir suas falhas apenas quando for conversar com outras pessoas.

Essa prática me ajudou, especialmente ao ler textos e revistas em inglês em voz alta. O processo de se escutar e treinar sozinho faz com que a gente se acostume a pronunciar palavras em inglês.

Sempre que possível, grave a si mesmo falando e depois escute. Ouvir nossa própria voz em inglês é importante para reconhecer erros e se acostumar a falar sem achar estranho.

Obviamente que você não precisa fazer isso em público nem a todo o momento. O ideal, inclusive, é realizar a atividade em um espaço silencioso e calmo, a fim de conseguir ouvir bem sua própria voz.

 

10. Treine seu inglês sozinho em pensamento

aprender inglês sozinho

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom CLIENTE, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Você sabe quando pode considerar que, de fato, está evoluindo no aprendizado de um novo idioma? Esse passo, para mim, é quando começamos a pensar nessa nova língua, antes mesmo de falar.

   

Por isso, é importante também aprender a pensar em inglês. Ao conversar com alguém ou ler alguma coisa, tente lembrar como se diz aquilo no idioma. Toda frase que falar, pense em como seria em inglês.

Uma dica ótima para ajudar a construir o pensamento em outra língua ocorre em situações em que estiver com o tempo ocioso. Filas de banco e em uma sala de espera são excelentes para isso.

Observe tudo ao seu redor e tente descrever os ambientes, as pessoas e suas roupas, os objetos, tudo em inglês. Esta prática te ajudará a construir um raciocínio no idioma, além de ajudar a ampliar e reforçar seu vocabulário.

 

11. Memorize determinadas palavras e frases

memorização de palavras e frases

Ainda que a fluência seja entender a totalidade de um idioma, há determinadas palavras e frases que aparecem com mais frequência. Com isso, é interessante memorizar algumas delas para se sentir mais seguro e ter respostas sempre.

Basicamente, é como estamos em uma viagem e memorizamos aquelas frases clássicas de um turista brasileiro. As famosas “I don’t speak English” e “How much” são as mais características, especialmente em locais turísticos.

Se você tem dificuldade de recordar os temos, escreva-os e cole post-its nos objetos e paredes da sua casa. Uma estratégia bastante utilizada também é colocar os papeis justamente nos objetos a que se referem.

Para isso, cole um adesivo escrito “bed” em sua cama, um escrito “refrigerator” em sua geladeira, e por assim vai. Pode parecer simples demais, mas é algo que te ajuda muito a memorizar, além de ser uma ótima forma de aprender inglês sozinho e de graça.

 

12. Use e abuse de seu bloco de notas

bloco de notas aprendizado

Uma situação bastante comum, especialmente para quem está aprendendo um idioma, é se deparar com um termo desconhecido. Nessa hora, o que ocorre é que você encontra algo que não lhe é familiar, causando a dúvida.

Nunca fique com dúvidas e, se não puder perguntar, escreva a palavra em algum lugar. Quando chegar em casa e tiver um tempo, busque o significado do termo e anote.

Essa tática é ótima não somente por não deixar passar nada, mas também por representar um constante processo de memorização. Isso se dá porque a ideia aqui é que, toda vez que anotar uma nova palavra, releia também as outras que já anotou e seus significados.

Com o avanço da modernidade, esse processo ficou mais simples, possibilitando aprender inglês sozinho e gratuitamente. Para isso, você pode utilizar do bloco de notas de seu celular, disponível em todos os modelos e ótimo para essa função.

 

Barreiras para aprender inglês sozinho

aprender inglês sozinho

Algumas pessoas desejam muito aprender a falar inglês, mas não conseguem. Isso geralmente acontece porque elas têm uma espécie de barreira que as impedem de se comunicar.

Constrangimento, insegurança, medo de errar e falta de empenho fazem com que o processo de aprendizagem fique estagnado. Assim, o primeiro passo para ser fluente no idioma é romper as barreiras, pois com tantos entraves é impossível aprendê-lo de fato.

Eu mesmo tive bastante dificuldade quando iniciei meu processo de aprendizagem. Tinha vergonha de falar e desperdiçava chances incríveis de treinar. Contudo, aos poucos fui me soltando e entendendo que sem tentar, sem falar, sem colocar o idioma no meu dia a dia, nunca aprenderia.

Depois disso, meu processo de aprendizagem acelerou e conseguir aprender inglês sozinho bem mais rápido. Hoje uso o idioma como uma ferramenta de trabalho e principalmente em minhas viagens.

Assim, nem consigo imaginar como teria sido minha volta ao mundo sem saber inglês. Algumas dicas me ajudaram nesse processo, e nesse artigo expliquei para vocês o que contribuiu para eliminar essas barreiras.

 

Aproveite para aprender inglês sozinho!

Com o avanço da tecnologia, a globalização e a internet, ficou muito mais fácil aprender inglês online. São diversos os caminhos para chegar a esse fim, cabendo a você entender qual a técnica que melhor funcionará para você.

Independentemente da modalidade escolhida, entretanto, será necessário muito foco para chegar à fluência. Por não possuir um tutor, o desafio já é maior, sem determinação a tarefa fica quase impossível.

Por isso, pesquise bem e se esforce ao máximo para encontrar a melhor forma de aprender inglês sozinho!

Ah, se descobrir alguma outra forma, não se esqueça de comentar aqui, assim como qualquer outra dúvida que venha a ter! 😉

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 39 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. gabriella

    Leiam sobre esse curso muito bom

  2. Ana

    Guilherme! Vc fez o curso de inglês do Jerry? Recomenda ele para quem tem pouca fluência? Obrigada

  3. Guilherme Tetamanti

    Oi Ana, Sim, o curso é voltado exatamente para quem não tem fluência. Conheço quem está por trás do curso, claro além do Jerry, e não indicaria aqui no blog se não tivesse certeza da qualidade! Tem que praticar, não tem jeito :) Abraços