quinta-feira , 22 / junho / 2017
Início / Europa / Irlanda / O que fazer nos arredores de Dublin: cidades próximas para bate-volta

O que fazer nos arredores de Dublin: cidades próximas para bate-volta

A Irlanda é um país muito pequeno, tendo uma área menor que o Estado de Pernambuco, por exemplo. Isso faz com que seja possível visitar sua capital, e ainda que você possa escolher entre algumas cidades próximas para conhecer saindo de Dublin.

São passeios que podem ser feitos em excursões (empresas de turismo), ônibus intermunicipal, trem ou mesmo de carro. Quer mais? É possível fazer um bate-volta de Dublin até Liverpool, na Inglaterra. Eu fiz e vou contar o quanto é simples e barato essa aventura.

Mas antes de seguirmos até Liverpool, vamos conhecer algumas cidades irlandesas para descobrirmos o que fazer nos arredores de Dublin.

Planeje sua viagem => Onde é melhor se hospedar em Dublin?

Veja quanto custa o seguro viagem obrigatório para a Europa »

 

O que fazer nos arredores de Dublin

Kilkenny

Passeios próximos a Dublin
Cidade medieval é uma verdadeira joia | Foto: Carlos Fernandes.

Conhecida como a cidade mais medieval da Irlanda, Kilkenny fica a menos de duas horas de Dublin e pode ser acessada através de ônibus. A passagem custa 16 euros ida e volta pela empresa Bus Eireann. Com certeza você terá uma experiência incrível em meio a uma cidade com cara de cenário de filme. Amantes do seriado Game of Thrones ficarão doidos em Kilkenny.

O ônibus lhe deixa em frente ao imponente Castelo de Kilkenny, considerado um dos mais importantes e imponentes da Europa, que fica praticamente na entrada da cidade. Para visitar o castelo internamente cobra-se 8 euros.

O que fazer nos arredores de Dublin
Cidade pode ser conhecida em poucas horas | Foto: Carlos Fernandes.

Kilkenny é muito pequena e é possível conhecer a cidade inteira em poucas horas. Cada rua ou beco nos remete à Idade Média. Suas casas, comércios e pubs parecem uma maquete. Suas igrejas são um caso à parte. Nelas, encontramos belos graveyards e muitas cruzes celta, de pedra, que chegam a dois metros de altura!

A prefeitura local fica numa casa típica de comerciantes da era de Tudor. Encontramos também a Black Abbey, um mosteiro dominicano fundado em 1225. E tantos outros lugares que fazem de Kilkenny uma das cidades europeias mais sensacionais.

Chip de celular na Europa: internet ilimitada com a EasySIM4U »

 

Cidades próximas: Galway

O que ver nos arredores de Dublin
Cidade fica a 200km de Dublin | Foto: Carlos Fernandes.

Galway é colorida, calma e charmosa. Fica a cerca de 200km de Dublin e pode ser acessada por ônibus pela Bus Eireann, com passagem custando 20 euros ida e volta. Para chegar, eu indico excursões. Além da cidade, as excursões visitam uma das atrações mais populares da Irlanda: os Cliffs of Moher.

Galway possui suas casas, pubs e outros estabelecimentos comerciais pintados de várias cores. Um dos locais mais fotografados de Galway, é uma sequência de casinhas multicores às margens do rio Corrib, que corta a cidade.

Outro diferencial bem interessante é que na cidade ainda se fala o gaélico, língua oficial da Irlanda. Por ser uma cidade universitária, Galway está cheia de jovens.

Vai viajar e ainda não contratou seu Seguro Viagem?

Um de seus pontos históricos mais conhecidos é o The Spanish Arch, que fica bem ao lado onde o rio Corrib se abre. Leva esse nome porque era onde os espanhóis descarregavam suas mercadorias. Ele foi construído em 1584 e servia para proteger o porto.

Conheça algumas opções de passeios para visitar Cliffs of Moher »

 

Howth

Passeios a partir de Dublin
Howth fica a 15km de Dublin | Foto: Carlos Fernandes.

Howth não é bem uma cidade. É uma vila portuária que fica no condado de Dublin, a 15km do centro da capital irlandesa. Para se chegar lá é fácil, rápido e barato.

De ônibus comum pela Dublin Bus a passagem custa 6,60 euros ida e volta. O ônibus lhe deixará já no topo de Howth, o chamado Howth Summit. É só caminhar uns 200 metros e defrontar-se com seus cliffs e trilhas. Com o sol brilhando e o céu azul, o visual é encantador.

Outra opção de viagem é com o trem que corta a costa, o Dart. Mas ele te deixará ao nível do mar. Ou seja, você terá que subir ruas íngremes para chegar aos cliffs. A passagem custa 6,50 euros ida e volta.

O cais de Howth é um local muito agradável para se relaxar e almoçar sentado na calçada à beira-mar. Super indicado para um domingo. Howth serve para recarregar as baterias para mais uma semana.

Planejando alugar um carro na Irlanda?
Compare preços e faça sua reserva no portal RentCars.

 

Belfast

O que fazer em Dublin e arredores
Capital da Irlanda do Norte fica a 170km de Dublin. Foto: Carlos Fernandes.

A capital da Irlanda do Norte está a 170km de Dublin. Pode ser facilmente acessada de ônibus pela Bus Eireann, com passagens a partir de 26 euros ida e volta. Ou de trem, pela Irish Rail, com passagens a partir de 40 euros ida e volta.

Eu indicaria as excursões saindo de Dublin, pois você irá primeiro conhecer duas atrações turísticas sensacionais antes de chegar a Belfast. Uma delas é a Carrick-a-Rede Rope Bridge, uma ponte suspensa de cordas de 20 metros de comprimento situada a 30 metros sobre o mar. E o Giant’s Causeway, um conjunto de cerca de 40 mil colunas prismáticas de basalto, encaixadas como se formassem uma calçada gigante.

Cidades próximas a Dublin
A moeda de Belfast é a libra | Foto: Carlos Fernandes.

Belfast é famosa por ser a casa do navio Titanic, construído em 1912. Por isso, a cidade abriga o Titanic Experience, museu em homenagem a história que envolve a embarcação. Os tickets para a visita custam a partir de 17,50 libras. Lembrando que a Irlanda do Norte pertence ao Reino Unido, por isso a alteração de moeda.

A cidade de Belfast tem as características comuns da Irlanda em sua arquitetura. O prédio mais imponente do centro histórico é o Belfast City Hall, a sede da prefeitura. Mas, o que mais simboliza essa cidade são os históricos muros que separam os bairros católicos dos protestantes. Eles são todos grafitados com desenhos que falam sobre tudo, de política à economia.

 

Bate-volta de Dublin até Liverpool

Ir de Dublin para Liverpool
Terra dos Beatles é uma boa opção a partir de Dublin | Foto: Carlos Fernandes.

A cidade inglesa de Liverpool, terra dos Beatles, está a apenas 260km de Dublin, sendo separadas pelo mar a cerca de 30 minutos de voo. A passagem chega a custar míseros 10 euros em dias de promoção pela Ryanair.

Eu fiz um bate-volta nessas condições. Peguei o primeiro voo para Liverpool e voltei bem à noite para Dublin. E deu para fazer todo o turismo básico. É claro que dois dias seriam melhor. Porém, muitos brasileiros que estudam na Irlanda fazem esse passeio em um dia apenas.

Liverpool não é das mais bonitas, mas a cidade respira Beatles e futebol. Aos beatlemaníacos, nada melhor que visitar o The Beatles Story Exhibition, museu completíssimo sobre a banda, com entradas no valor de 14,95 libras.

Onde fica o museu dos Beatles?
Cidade pode ser conhecida a partir de um bate-volta de Dublin | Foto: Carlos Fernandes.

O obrigatório The Cavern Club tem entrada gratuita. E o Magical Mistery Tour, passeio por locais relacionados aos quatro fabulosos, com valor de 17,95 libras.

Aos boleiros, vale demais a visita ao Anfield Road, casa do Liverpool FC. O tour pelo estádio custa 17 libras. E ao vizinho Goodison Park, casa do Everton FC, com tour no valor de 12 libras.

Dentre as cidades para se conhecer num bate-volta saindo de Dublin, certamente Liverpool será a experiência mais peculiar. Afinal, é um bate-volta de um país ao outro.

E aí, gostou das dicas? Aproveite e deixe nos comentários suas ideias sobre o que ver nos arredores de Dublin.

 

Confira os últimos artigos sobre a Irlanda:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Carlos

Carlos Fernandes, 39 anos, é jornalista e publicitário viciado em rock and roll, futebol europeu, NBA e arquitetura e história medieval. Já viveu em Dublin, na Irlanda, onde ficou cara a cara com Bono Vox na noite de Natal e fez figuração em um filme de Daniel Radcliffe. E morou também em Santiago, no Chile, onde se viu no meio de um terremoto de dois minutos de 8.3 na escala Richter. Tanto na Irlanda e no Chile, quanto em outros países que visitou, aprendeu que essas surpresas são riquezas para sempre.

Confira Também

Wi-Fi portátil e internet rápida na Europa

Wi-Fi portátil e internet rápida na Europa: conheça o MyWebspot

Muita gente não gosta nem de pensar em ficar sem internet portátil na Europa. E, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *