Transporte em Osaka, no Japão: dicas de como se locomover

Transporte em Osaka, no Japão: dicas de como se locomover

Imagem do Autor por Tania Muraoka
Curtiu o artigo?
Atualizado em:
COMPARTILHE

Transporte em Osaka, no Japão: dicas de como se locomover

Para falar sobre o transporte em Osaka é preciso lembrar que estou falando do Japão. A cidade, como outros grandes centros do país, possui um ótimo sistema de transporte público.

É possível ir a vários pontos turísticos de trem ou metrô por exemplo. O preço das passagens desses meios de transporte e alguns ônibus é baseado na distância. Assim, quanto mais longe o destino, mais cara a passagem.

Uma dica boa, então, é organizar os itinerários para poupar dinheiro enquanto se locomove pela cidade. Confira abaixo mais dicas de transporte em Osaka e prepare sua viagem!

Planeje sua viagem => Hotéis bem avaliados do Japão

Seguro viagem com cobertura para o Japão »

 

Tipos de transporte em Osaka

Por ser uma cidade grande, com mais de 2 milhões de habitantes, existem diversos tipos de transporte em Osaka, Japão.

Vários deles são bastante comuns na Ásia e no mundo, o que facilitará para você.

  • Trem
  • Metrô
  • Ônibus
  • Táxi / Uber
  • Bicicleta

CLIQUE AQUI para reservar os melhores passeios em Osaka »

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?
Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.
Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.

 

 

Trem em Osaka

metrô em osaka

A melhor opção de trem é a Japan Rail Osaka Loop Line. Os turistas que possuem o JR railpass podem utilizar a JR Osaka Loop Line.

Não vale a pena, porém, ativar o railpass somente para se deslocar dentro de Osaka. Neste caso recomendo “poupar” o passe para viagens mais longas.

A linha faz um círculo em torno de Osaka, assim como a Yamanote line em Tóquio.

 

Principais estações da Loop Line

  • Estação Nishikujo: para ir ao Parque da Universal Studios Japan os turistas devem descer nesta estação. Depois, devem fazer conexão na linha JR Yumesaki e descer na estação Universal City.
  • Estação Bentencho: para ir ao aquário de Osaka, os turistas devem descer nesta estação e pegar metrô (Linha Chuo). Em seguida, descer na estação Osakako (Obs.: o metrô não faz parte da linha JR).
  • Estação Taisho: a estação fica a 7 minutos a pé do Osaka Dome, estádio de beisebol do time Orix Buffaloes.
  • Estação Shin-Imamiya: próxima dos pontos turísticos Shinsekai (bairro famoso em Osaka) e da Torre de Observação Tsutentaku.
  • Estação Tennoji: próximo do parque Tennoji, que abriga um zoológico e um museu de arte. Fica a 10 minutos a pé do templo budista Shintennoji, um dos mais antigos do Japão, construído em 593.
  • Estação Tsuruhashi: a estação fica próxima da Korea Town, com lojas e restaurantes coreanos.
  • Estação Osakajo-koen: a estação fica a 20 minutos de caminhada do Castelo de Osaka.
  • Estação Sakuranomiya: a estação fica a setecentos metros do Parque Kema Sakuranomiya. Este é um local famoso para observação de cerejeiras na primavera (início de abril).
  • Estação Tenma: a estação fica a 3 minutos a pé do Kids Plaza Osaka, um museu e parque temático voltado para crianças. O local é muito bem recomendado para quem viaja com os pequenos.

Adquira => Transporte + ingresso para Universal Studios no Japão

 

 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Osaka. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?
Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.
Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? 😉

 

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.

 

 

Preços e demais linhas

Os preços das passagens de trem variam conforme a distância. Crianças de seis a onze anos pagam meia tarifa, enquanto de um a cinco anos não pagam quando acompanhadas de um adulto (limite de duas crianças pequenas).

Além da JR Osaka Loop Line, outras linhas de trem auxiliam no transporte em Osaka e arredores. Kintetsu, Hankyu, Hanshin e Keihan são opções para turistas que pretendem passear em outras províncias como Kyoto, Nara, Kobe, Mie, Aichi e Shiga. E aí, essas cidades estão em seus planos de viagem no Japão?

Existem vários passes que permitem transporte ilimitado de trem — geralmente por um ou dois dias, dependendo do passe. Valem a pena se você pretende passear em outras províncias próximas, como Kyoto, Kobe e Nara.

Desfrute => Cruzeiro privado e Castelo de Osaka

 

Metrô em Osaka

como chegar ao castelo japão

É possível ir à maioria dos pontos turísticos andando de metrô. O metrô de Osaka possui nove linhas, sendo as principais para turistas as linhas Midosuji e Chuo.

A linha Midosuji é a linha norte-sul, que passa por vários centros comerciais de Osaka. Boas paradas são o Shin Osaka, Umeda (norte), Honmachi (centro), Shinsaibashi (sul), Namba (sul) e Tennoji.

A linha Chuo conecta as regiões leste-oeste. As mais famosas estações são Osakako (próxima ao aquário de Osaka) e a Tanimachi 4-Chome (próxima ao Castelo de Osaka).

Os preços das passagens de metrô variam de 180 a 380 ienes (preço adulto). Da mesma forma que a JR Osaka Loop Line, crianças de seis a onze anos pagam meia tarifa. Os pequenos de um a cinco anos não pagam quando acompanhadas de um adulto (limite de duas crianças pequenas).

Tanto no trem quanto no metrô é possível utilizar cartões transporte, como o Icoca (cartão local de Osaka), Suíça ou Pasmo. Os três cartões funcionam em outros locais do Japão.

É possível colocar crédito nas máquinas automáticas nas estações. Os cartões custam em média 1.000 ienes, sendo 500 do cartão e 500 de recarga inicial. Eles podem ser devolvidos em qualquer máquina de venda com o valor reembolsado.

Os cartões também podem ser utilizados nas konbinis (lojas de conveniência) ou jidouhanbaikis (máquinas automáticas de bebidas) como forma de pagamento. Como nos trens, existem vários passes para o transporte em Osaka que oferecem transporte ilimitado de metrô e ônibus.

Imperdível => Excursão gastronômica em Dotombori em Osaka

 

Osaka 1 day Pass/ Osaka 2 Days Pass

Estes passes permitem transporte ilimitado de metrô e ônibus municipais para um ou dois dias. Também garantem descontos em algumas atrações turísticas.

Os passes são vendidos no Centro de Informações Turísticas no Aeroporto Internacional de Kansai. Isso porque o passe só é vendido para turistas estrangeiros, sendo necessária a apresentação de passaporte.

  • Preços:  Um dia (700 ienes) / Dois dias (1.300 ienes)

 

Osaka Amazing Pass

O passe permite transporte ilimitado de metrô, ônibus e linhas privadas de trem. É possível utilizar as linhas Hankyu, Nankai, Keihan, Hanshin e Kinki; só a linha JR não é incluída.

Além do transporte, também inclui entrada grátis em vários pontos turísticos como o Castelo de Osaka e o Prédio Umeda Sky. Aproveite também descontos em restaurantes e lojas.

É possível realizar a compra pelo site, no aeroporto internacional de Osaka e nas estações de metrô ou trem.

  • Preços: Um dia (2.700 ienes) / Dois dias (3.600 ienes)

 

Osaka Kaiyu Pass

Pacote de um dia com transporte ilimitado de ônibus e metrô + ingresso do Aquário de Osaka. Também existem outros planos vantajosos para turistas que chegam a Osaka pelo aeroporto ou pretendem passear em outras províncias e no aquário.

  • Preços: 2.600 ienes (adulto) / 1.300 ienes (crianças 7 a 12 anos). Vale a pena tendo em vista que somente a entrada do aquário custa 2.400 ienes para adultos.

Como ter? => Internet no Japão

 

Ônibus em Osaka

transporte em osaka

As opções mais fáceis de transporte em Osaka para turistas são o metrô e trem. Ainda assim, é possível ir a alguns pontos turísticos de ônibus.

Bons exemplos são a linha de Osaka para Tempozan — área onde fica localizado o Aquário de Osaka — e de Osaka para Namba. Os ônibus também aceitam cartões de transporte (Icoca, Suica e Pasmo).

Também existe o ônibus Osaka Wonder Loop, que percorre vários atrativos turísticos do Japão. É possível embarcar/desembarcar em qualquer um dos quatorze pontos (ex: Castelo de Osaka, Shinsaibashi, Namba, Dotonbori).

Osaka Wonder Loop

É possível comprar a passagem no próprio ônibus (dinheiro e cartão de crédito) ou pelo site.

  • Preço: Adultos: 2.500 ienes (passe para um dia) 3.000 ienes (passe para dois dias). Crianças entre 6 a 11 anos pagam meia tarifa. Crianças entre 0 a 5 anos não pagam (acompanhadas por um adulto).

Existe outro pacote que inclui o passe de ônibus + transporte ilimitado de metrô + passeio de barco por 3.000 ienes (passe para um dia) ou 3.500 ienes (dois dias).

Os ônibus circulam a partir das 9:00 até 18:55 (veja tabela de horários no site da empresa: https://wonderloop.jp/buy-osaka-city-pass/

Tour noturno => Exploração profunda das ruas em Osaka

 

Táxi e Uber em Osaka

táxi e uber no japão

O táxi pode ser uma boa opção para distâncias curtas, ou se você está com mais pessoas para compartilhar a corrida. A “bandeirada” (valor de partida) é de 660 ienes para os primeiros 2 quilômetros.

Assim como no Brasil, a maioria das companhias de táxi aumenta as tarifas (cerca de 20%) entre 23:00 à 05:00 da manhã. A tarifa também pode variar conforme o tamanho do carro.

Existem táxis pequenos (kogata), médios (chugata) e grandes (oogata). Ficando a seu critério escolher o melhor para seu transporte em Osaka. Há pontos de táxi na saída da maioria das estações (na estação de Osaka os táxis ficam próximos à saída Sakurabashi).

A cidade de Osaka possui serviço de Uber, mas um fato curioso do Japão é que o valor do táxi é mais barato. Durante a madrugada, é vantajoso andar de Uber, pois não existe bandeira 2 como nos táxis. É bom, porém, conferir antes se não existe algum valor de tarifa dinâmica.

Conforto => Traslado do aeroporto de Osaka

 

Bicicleta em Osaka

se locomover em osaka

Uma boa dica do Japão é que é possível alugar bicicletas ou fazer tour guiados visitando pontos turísticos da cidade. A HUBChari é a melhor opção para quem opta por esse tipo de transporte em Osaka.

 

HUBChari

É possível alugar bicicletas convencionais ou elétricas pagando diárias de locação.

Você encontrará as bicicletas na Secretaria Hubchari, localizada na estação de metrô Tenjimbashisuji 6-chome. Outro ponto é a America Mura, localizada próxima a estação Shinsaibashi.

O passe de um dia de bicicleta elétrica custa 1.389 ienes a diária + 500 ienes referente ao cartão chave. O valor do cartão é reembolsado na devolução se ela for realizada nos locais acima citados.

É possível devolver a bicicleta em outros locais, conforme site da companhia: http://hubchari.com/en Neste caso, entretanto, não há reembolso.

O aluguel da bicicleta convencional custa 1.000 ienes a diária no primeiro dia (nos outros dias a diária é de 2.000 ienes). É possível alugar a bicicleta por hora — 200 ienes, mas é necessário pagar o valor integral de 1.000 ienes no ato da locação.

Ocorre o reembolso proporcional na devolução, caso a locação dure menos que quatro horas. Neste pacote a bicicleta deve ser devolvida nos locais acima citados.

Delícia => Tour com snacks japoneses em Osaka

 

Aproveite os meios de transporte em Osaka

Em resumo, a cidade de Osaka oferece várias opções de transporte. O metrô e o trem são as opções mais práticas para os turistas — mas evite o horário de rush.

Também vale muito a pena pesquisar os inúmeros passes de transporte. Verifique qual é o mais adequado para seu itinerário, de acordo com onde chegará e as atrações que deseja visitar.

E você, quais desses meios de transporte em Osaka gostaria de usar? Já esteve na cidade e tem alguma dica? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Tania Muraoka

Tania Muraoka, 34 anos, veterinária. Foi bolsista em Yokohama, Japão em 2014. Gosta de animes, culinária japonesa e conhecer novos lugares e novos pratos.

Dicas Importantes
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *