Transporte em Casablanca: dicas de como se locomover

por Ana Carolina Gustmann

Transporte em Casablanca: dicas de como se locomover

O transporte em Casablanca é uma chance de tornar o seu passeio ainda mais agradável pelo Marrocos, na África.

Apesar de seus mais de 3 milhões de habitantes (o que a torna uma cidade maior que Paris!), Casablanca concentra boa parte de seus pontos turísticos em um círculo bem próximo, tornando fácil se locomover.

Como se não bastasse, o clima praiano da cidade é um convite a caminhadas e ainda rende belas fotos.

Para se deslocar, além das clássicas opções de táxi e ônibus, existem os charmosos bondes elétricos, que permitem apreciar a vista durante o passeio.

Eles se integram super bem à paisagem local, combinando ainda mais com a arquitetura europeia, fonte da colonização francesa numa época de grande desenvolvimento.

Se você está procurando dicas de como se locomover em Casablanca, de quanto dinheiro levar para a cidade e das condições de segurança no Marrocos é só continuar nesse artigo.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta em Casablanca

Seguro viagem África »

 

Transporte público em Casablanca

roteiro casablanca e marrakech
Vista de Casablanca.

A verdade é que o transporte em Casablanca consegue alinhar super bem às opções tradicionais de meios de locomoção com opções inovadoras que se ajustam ao clima da cidade.

Leia, também, sobre como chegar em Casablanca, cidade onde estão alguns dos pontos turísticos do Marrocos.

Tem táxis para aqueles viajantes mais ortodoxos, bondes de superfície para aqueles que querem se sentir na Europa, diversas rotas de caminhada para os aventureiros.

E, com algum esforço é até possível alugar uma bike para quem quer se sentir como um local. Mas, antes de se aventurar de bike, veja quando ir para o Marrocos, de acordo com o clima.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Casablanca »

 

Tipos de transporte em Casablanca

quanto dinheiro levar para marrocos
Conheça bem as formas de locomoção e escolha a mais adequada para o seu perfil.

De praxe, as opções de transporte em Casablanca são:

  • Táxi
  • Uber
  • Ônibus
  • Bonde

Para quem está acostumado a viajar para países de primeiro mundo, é importante ressaltar que a estrutura de recepção e acolhimento no Marrocos vai deixar a desejar. É muito complicado encontrar bicicletas para alugar, por exemplo.

Normalmente o contato é feito por meio de hotéis que prestam esse serviço, já que não há empresas especializadas e nem aplicativos de compartilhamento. Aí é tudo da forma antiga: você deixa um documento como garantia e torce para dar tudo certo.

Metrô é outra realidade que passa bem longe dos planos marroquinos. No Marrocos havia um plano desde a década de 1970 para implementar um sistema subterrâneo por Casablanca.

Com o passar dos anos surgiram mesmo rumores de que o projeto sairia em 2017, mas a verdade é que em 2014 o conselho local optou por abandonar de vez o plano. Em troca, resolveram ampliar a rede de trams, os bondes de superfície.

Tour => Exploração com Morador Local em Casablanca

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Marrocos. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Táxi

como funcionam o taxi em casablanca
É importante definir os valores das corridas previamente.

Os táxis são sempre uma opção de transporte em Casablanca para o turista conservador. Às vezes eles são mesmo a única opção: quando você se deparar com mau tempo ou não souber direito onde está, só um táxi para te levar de volta ao conforto.

Os taxistas sempre irão saber o roteiro e certamente irão se esforçar em prol de uma boa comunicação (que raramente será em inglês!). Claro que tudo isso tem um custo, e o custo do táxi costuma pesar um pouco mais no orçamento, como é comum em qualquer lugar.

Uma corrida de La Corniche até a mesquita Hassan II (dois dos principais pontos turísticos de Casablanca), que leva em média 30 minutos, vai te custar de 80 reais a 100 reais. Já do aeroporto até o Centro em torno de 140 reais.

Ah, outro detalhe importante: combine o preço antes de aceitar a corrida! É muito comum os motoristas sobretaxarem a viagem quando ela chegar ao fim, deixando o turista sem alternativa. Para evitar dores de cabeça, defina um preço a pagar antes de sair.

Uma opção legal em Casablanca são os “petit táxis”: a união entre o moderníssimo conceito de carpooling e a típica infraestrutura velha do Marrocos (isso mesmo: velha, aqui não vale chamar de “antiga”). São carros já bem ultrapassados, para os quais basta estender a mão na hora em que quiser chamar.

Se tiver alguém dentro, não é problema: eles funcionam na base do compartilhamento mesmo. Inclusive não estranhe se você estiver em um e ele simplesmente parar para acolher mais alguns desconhecidos ao longo do trajeto. Além de tudo, é mais barato.

Prático => Transporte privativo para o aeroporto de Casablanca

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BWEEK, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

 

Aplicativo Uber

Transporte em Casablanca
Serviço não é tão popular como em outras cidades mundo afora.

Quanto ao serviço de Uber, para ser bem sincera, eu não cheguei a utilizar na época em que estive na cidade. O que me contaram foi que:

  • não é uma opção tão popular como no Brasil;
  • normalmente custa mais caro que o serviço tradicional de táxi (costuma ser o dobro ou até mesmo o triplo) e;
  • o tempo de espera até que um motorista seja encontrado normalmente não é muito satisfatório.

Além de tudo isso, raros são os casos em que o motorista fala inglês, e a comunicação pode ser bastante complicada. Os taxistas pelo menos já estão mais acostumados a lidar com turistas.

Recomendo => Passeio Turístico por Casablanca de Carro/Minivan

 

Ônibus

Transporte em Casablanca coletivo
Coletivos locais não são nada confortáveis.

Os ônibus são velhos e costumam estar bem cheios. Na verdade se assemelham muito aos trens que vários viajantes pegam entre as diferentes cidades do Marrocos.

Então se você chegou à Casablanca de trem por Marrakech ou por Rabat, andar de ônibus na cidade vai ser uma experiência bem parecida utilizar esse transporte em Casablanca.

Certamente não é a opção mais recomendada para o turista que estiver em roteiro em Casablanca. A organização é um tanto quanto confusa, e é preciso lembrar que na maior parte do tempo faz bastante calor no país.

O serviço é bem em conta: a passagem custa em torno de 4 dirhams. Mas acredite, você vai achar o serviço de trams ou de petit táxis bem mais apropriado.

Imperdível => Excursão turística em Casablanca com traslado do aeroporto

 

Trams (bondes elétricos)

Transporte em Casablanca de bonde
Tramway urbano em Casablanca | Foto: Mustapha Ennaimi, via Wikimedia Commons.

Os bondes elétricos, trens de superfície, dão um ar bem europeu para a cidade. Combinam com a arquitetura, relembram a herança francesa e dão um charme todo novo.

A estrutura é relativamente extensa: apesar de serem apenas duas linhas, são mais de 70 estações que servem bem a região central e as demais zonas de interesse para os turistas.

É, sem dúvida, o meio mais recomendado de transporte em Casablanca. É pensado para o turista, sendo que os pontos se concentram pelo centro da cidade, embora tenha tido uma certa expansão e revitalização recentes.

O mesmo trajeto, de La Corniche até a mesquita, que de táxi custaria entre 80 reais e 100 reais, de tram irá custar em torno de 15 reais. As tarifas atualizadas e as várias opções de cartão podem ser consultadas no site de tickets de trens local.

Para comprar os tickets de viagem na hora, vários viajantes relataram problemas. As máquinas automáticas só aceitam moedas ou cartão.

A minha recomendação é levar sempre moedinhas, pois já ouvi gente reclamar que o cartão não funcionou, apesar de estar habilitado para uso internacional. Leia, também, sobre qual moeda levar para o Marrocos.

Há a opção do cartão intransferível e que permite recarregar apenas para mais uma viagem (custa por volta de 3 reais), ou o que tem validade de 5 anos (e custa cerca de 6 reais). Ah, o que salva é que as máquinas têm a opção em inglês.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Excelente => Excursão Guiada em Casablanca

 

Segurança no Marrocos

perigos em casablanca
País requer um pouco de atenção nesse quesito.

A segurança em Casablanca é um quesito que divide muito opiniões. Eu conversei com várias pessoas antes de ir e busquei muita informação na internet, para no final continuar no meio a meio, porque vai muito da experiência pessoal.

As recomendações a se ter em mente são as mesmas que todo bom brasileiro sempre adota: não carregar muito dinheiro em espécie, manter sempre à vista bolsas e mochilas, não andar em locais mal iluminados, nem andar sozinho depois das 22 horas.

Quando for visitar um souk, os icônicos mercados a céu aberto, redobre a atenção. Costuma haver um fluxo intenso de pessoas correndo para todos os lados, os comerciantes irão abordar você e, nesse momento de desatenção, não é raro acontecerem furtos.

Somado a isso, como se trata de um país muçulmano tem mais alguns detalhes a se respeitar: procure não tirar fotos de pessoas, especialmente de mulheres, pois o país ainda é relativamente conservador. Se quiser muito, peça autorização antes.

Alguns moradores locais irão cobrar dinheiro, aí cabe a você decidir. Mas saiba que não é raro eles se tornarem agressivos se você tirar fotos sem autorização! Sobre vestimentas, é indicado que mulheres evitem roupas muito decotadas ou transparentes.

Até porque em locais sagrados, que formam boa parte dos pontos turísticos da cidade, você precisará cobrir a maior parte do corpo, então não custa já ir preparada. Ah, e não se esqueça de que o consumo de álcool é proibido no país, mesmo quando se experimenta as comidas típicas do Marrocos.

Não beba na rua, por mais que você seja turista. Ainda sim é possível encontrar bebidas (um tanto caras) em hotéis e restaurantes, mas você deve as consumir nas dependências do estabelecimento. Prestando atenção é possível utilizar o transporte em Casablanca e se divertir na cidade sem problemas.

De Casablanca => Excursão em Casablanca e Rabat

 

Como usar o transporte em Casablanca

Como eu disse no comecinho do texto, a grande maioria dos pontos turísticos de Casablanca estão próximos uns dos outros. Desse jeito, se deslocar por lá fica fácil.

Se você estiver atento às dicas de segurança, aproveite para caminhar pela cidade e faça desse o seu meio de transporte.

Se preferir economizar as energias, as melhores opções são o tram e o petit táxi, bem inseridos na cidade e super fáceis de encontrar.

Por fim, é só lembrar que se trata de uma cidade litorânea, e a belíssima orla é sobretudo um convite! Veja, também, opções de cidades perto de Casablanca para passear.

Vai viajar para o Marrocos? Entendeu sobre como chegar e utilizar o transporte em Casablanca? Participe nos comentários abaixo!

 

ESCRITO POR

Ana Carolina Gustmann

ESCRITO POR

Ana Carolina Gustmann

Ana Carolina, 20 anos, estudante de Engenharia Elétrica na UFSC de Floripa. Apaixonada pela cidade onde vive e por tantas outras mundo afora. Morou no Porto, em Portugal, trabalhando para um centro de pesquisas do ISEP. Amante do mar, do céu noturno, da boa comida e da boa música, sempre atrás de viagens e de belas paisagens.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *