Quando ir para o Marrocos: clima predominante e o que vestir

Quando ir para o Marrocos: clima predominante e o que vestir

Há diversos fatores a se considerar antes de decidir quando ir para o Marrocos. É que o clima na África varia em cada país do continente que possui diferentes paisagens e climas como montanhas, desertos, litoral, entre outros.

Embora seja um país relativamente pequeno, o Marrocos abriga quatro áreas com climas distintos, além do fator da umidade e das chuvas que são completamente diferentes nos extremos do território.

Essas variações acabam gerando muitas dúvidas entre os viajantes da melhor época de ir para o Marrocos. Por outro lado, resultam em uma gama extensa de probabilidades no planejamento de seu roteiro.

Seja a época que for, é importante entender a temperatura de cada lugar e como é cada estação para poder programar melhor sua viagem, as cidades que vai visitar e o que vai enfrentar.

Saber quando ir para Marrocos vai depender do seu gosto e propósito e será muito importante para a montagem do seu roteiro ideal. Venha saber mais sobre o clima, temperatura e fuso horário no Marrocos.

Planeje sua viagem => Seguro viagem África

Hotéis em oferta no Marrocos »

 

Quando ir para o Marrocos?

Quando ir para Marrocos
Vila em Marrakech no inverno | Foto: MED.BENALLA, via Wikimedia Commons.

A primeira dica sobre quando ir para o Marrocos é: evite o verão! Por ser um país de clima muito variado, sobretudo nas extremidades, a melhor época para viajar para o Marrocos é na primavera (entre março e maio) e outono (outubro e novembro).

Nessas estações, é mais provável que a temperatura esteja mais amena. Isso torna possível visitar diferentes lugares sem passar por grandes alterações climáticas.

Assim, as chances são maiores de que você tenha boas experiências tanto na costa, onde o clima é fresco e úmido, quanto no deserto, geralmente bem quente e seco. Além disso, a primavera e o outono também são os meses de baixa temporada no Marrocos.

É que grande parte dos turistas estrangeiros que visita as terras marroquinas são europeus, pela proximidade dos continentes e pelas companhias aéreas de baixo custo que facilitam o tráfego, sobretudo de Portugal e Espanha.

Portanto, as épocas perfeitas para uma viagem com mais benefícios são essas: longe das férias de verão ou inverno do Hemisfério Norte e dos feriados europeus! Além de saber do clima, veja as cidades mais bonitas do Marrocos, para te ajudar a montar o roteiro de viagem.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios no Marrocos »

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Marrocos. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

O que vestir no Marrocos?

O que vestir em Marrocos
É importante colocar calças, saias longas, véus, blusas de manga curta (evite as regatas).

Outro ponto importante de escolher bem quando ir para o Marrocos é a quantidade de roupas que precisará. Porque precisando levar diferentes roupas para localizações ou horários variados do dia, como acontece durante o verão no deserto, a mala pode ficar pesada. Veja como funciona o seguro bagagem.

Além disso, Marrocos como um país de maioria muçulmana, alguns costumes devem ser levados em consideração. Assim é importante colocar calças, saias longas, véus, blusas de manga curta (evite as regatas) e observar como os marroquinos estão vestidos para não faltar com respeito à cultura local.

Se é mulher e está em um ambiente onde todas as locais estão de cabelos cobertos, cubra os cabelos. Se todos os homens estão de calças, e você é homem, vista calças. Não tive problemas quando fui ao Marrocos, pois é um país aberto aos viajantes e conhecedor de diferentes culturas, mas não custa ter esse cuidado.

Ter a noção das temperaturas e do clima, auxilia  a organização da mala, sobretudo se você estiver fazendo um mochilão – já que o Marrocos está entre os melhores destinos para mochilão em todo o mundo.

Aventura => Quadriciclo no deserto de Marrakech

 

Devo viajar no período do Ramadã?

Viagem para África
Período do Ramadã | Foto: Tasnim News Agency, via Wikimedia Commons.

Na hora de decidir a melhor época para ir ao Marrocos, não se esqueça de analisar alguns fatores culturais importantes, como o Ramadã. Os muçulmanos fazem um mês de jejum durante todo o dia, do nascer ao pôr do sol, esse é o Ramadã.

Então, não se espante se observar que as pessoas não estão se alimentando nesse período. Embora o Marrocos seja um país flexível em relação aos viajantes e a religião, os locais continuam cumprindo sua rotina. Assim, por respeito, é importante evitar comer, beber e, até mesmo, fumar em público durante esse período.

   
   

Outra questão que influencia na escolha da viagem nesse mês são os serviços necessários ao viajante. Restaurantes em áreas turísticas costumam ficar abertos, mas muitos estabelecimentos não abrem as portas durante o dia.

Prepare-se para alterar um pouco seus planos se viajar durante o Ramadã. Pode ser que alguns comerciantes nos souks, mercados tradicionais, fechem mais cedo. Também é essencial descobrir qual moeda levar para o Marrocos, assim evita perder dinheiro.

Também pode ser que não estejam com o habitual bom humor — o que é totalmente compreensível – e é possível que encontre dificuldade em encontrar um taxista depois do pôr do sol.

As atrações turísticas têm horário de funcionamento alterado durante o Ramadã. Então, fique atento na data, que é geralmente entre maio e julho, dependendo do ano, e se programe com antecedência. Leve isso em consideração na hora de decidir quando ir para o Marrocos.

Dica => Excursão às Cascatas de Ouzoud

 

Qual é o clima do Marrocos?

Dicas da África
Deserto ao sul de Marrocos | Foto: Lefidele, via Wikimedia Commons.

Afinal, qual é o clima do Marrocos? Faz diferença na hora de decidir quando ir para o Marrocos? Há quatro áreas climáticas diferentes no país. Ao norte, o clima é mediterrâneo: verões secos e invernos chuvosos. Essa região tem um clima mais parecido com a Europa, embora um pouco mais quente.

No verão, as temperaturas variam de 18ºC a 30ºC. Primavera e outono, meses mais amenos, têm temperaturas de 11ºC a 27ºC. Já no inverno, as temperaturas vão de 9ºC a 19ºC. A sensação de frio pode aumentar por conta das chuvas e vento.

Na costa oeste, o clima é oceânico, com verões frescos e úmidos e invernos secos. As temperaturas variam de 18ºC a 26ºC no verão — ideal para aulas de surf no Marrocos — e ficam entre 9ºC e 19ºC no inverno. Já na primavera, a variação vai de 11ºC a 22ºC e no outono os termômetros costumam marcar de 12ºC a 26ºC.

Nas áreas montanhosas do interior, o clima é continental, com verões quentes e curtos e invernos longos e rigorosos. Sendo assim, os verões nas montanhas chegam a atingir a casa dos 38ºC e a temperatura não fica abaixo dos 20ºC. Na primavera, os termômetros variam entre 7ºC e 32ºC e no outono a média é de 25ºC. Os invernos costumam ficar entre 0ºC e 23ºC.

Por fim, ao sul, o clima é desértico: no verão, as temperaturas variam muito e podem sair de 0ºC à noite para até 40ºC durante o dia. Os invernos são inconstantes, com a temperatura variando de 3ºC a 19ºC.

Já no outono vai de 8ºC a 33ºC. E na primavera, um clima mais agradável com temperaturas entre a casa dos 9ºC e 30ºC, sendo a melhor época para fazer uma excursão ao deserto do Saara.

Interessante => Excursão para cidade histórica de Tânger

 

Qual é o fuso horário do Marrocos?

Fuso horário do Marrocos
Pôr do sol em Tanger, norte marroquino. | Foto: Simohnt, via Wikimedia Commons.

Pela tabela do Tempo Universal Coordenado (UTC), o Marrocos está localizado na zona UTC+1. A tabela é dividida em 24 horas, 12 horas positivas e 12 horas negativas, sendo o ponto inicial o Meridiano de Greenwich, na Inglaterra.

   
   

O Marrocos tem uma hora a mais que o horário base para geral, que é esse da Inglaterra. Na maior parte do ano, qualquer cidade marroquina estará +2 horas em relação ao horário de Brasília. Assim, se no Marrocos são 9 horas, no Brasil será 11 horas no horário de Brasília.

Porém, o país possui horário de verão local, que costuma ser programado entre os meses de maio e junho (tempo menor do que o estimado em outros países), não contemplando o período total da estação mais quente deste lado do continente africano.

Portanto, ao viajar para o Marrocos nesta época, saiba que estará em horário ainda mais adiantado em relação ao Brasil (UTC+3), sendo +3 horas em relação à Brasília.

Incrível => Excursão para a Cidade Azul no Marrocos

 

Dicas de quando ir para o Marrocos

Quando ir para Marrocos sem sofrer com as grandes alterações de clima no país? Tente ir nos meses de primavera e de outono. Por incrível que pareça, esses meses são a baixa temporada, o que significa que os valores de voo e hospedagem serão melhores.

Também é possível visitar o país em outras estações do ano, mas fique atento às suas preferências de viagem. Se sua ideia for conhecer o encantador deserto marroquino, saiba que o verão pode não ser a melhor estação para a aventura! Um verdadeiro forno durante o dia e um freezer à noite. 

Se a sua viagem é para contemplar o norte do país ou a costa oeste, o verão possui temperaturas semelhantes ao Brasil. Ou seja, será calor, mas de uma maneira agradável dependendo do dia. Confira também uma excursão para as Aldeias Berberes e Cordilheira do Atlas.

De qualquer modo, é bom estar preparado para enfrentar diferentes temperaturas e um bocado de mudanças no clima, caso queira descobrir a delícia de conhecer o Marrocos, um país cheio de aventuras e mistérios.

Confira este vídeo do site oficial de turismo do Marrocos para se inspirar ainda mais:

Já sabe quando ir para o Marrocos? O que você pretende fazer? Deixe o seu comentário!

Até + !!!

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Mariana Ignácio

ESCRITO POR

Mariana Ignácio

Jornalista, 24 anos e Wanderlust! Escrever é meu hobby e profissão. Viajar é, além de uma aventura, um aprendizado para a vida. Entre mochilões, intercâmbios e passeios pelo Brasil e pelo mundo, me dedico à conversar com pessoas, conhecer novos lugares, explorar culturas e visitar diferentes realidades. Afinal, é preciso ter novos conhecimentos e experiências e eu Quero Viajar Mais!!!

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *