Mapa do Marrocos: 7 regiões turísticas do país

Mapa do Marrocos: 7 regiões turísticas do país

Uma olhada pelo mapa do Marrocos é o que ajudará você a construir um roteiro incrível por esse país surpreendente. Neste artigo, você irá explorar as regiões do Marrocos, na África, para uma melhor compreensão de seus territórios, o que visitar, as belezas escondidas em cada lugar e, principalmente, o encanto que cada uma dessas províncias pode oferecer a seus visitantes.

A organização das regiões no mapa do Marrocos foi alterada em 2015. Basicamente, as capitais de cada região se mantiveram, mas a extensão territorial e os nomes foram alterados. De qualquer modo, os principais destaques de cada localidade se mantêm para os destinos turísticos.

De litoral ao deserto, de parques e reservas naturais a grandes centros urbanos, de hotéis e resorts luxuosos a riads e construções feitas em terra, o país oferece uma vasta gama de opções a seus visitantes.

É importante considerar seus interesses para poder extrair o melhor desta experiência e escolher bem a quantidade de dias que ficará em cada local e, principalmente, quando visitar esses lugares.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta no Marrocos

Seguro viagem África »

 

Regiões turísticas do Marrocos: o que conhecer

  • Rabat-Salé-Kénitra
  • Casablanca-Settat
  • Marrakech-Safim
  • Fez-Boulemane
  • Souss-Massa
  • Drâa-Tafilalet
  • Tânger-Tetuão-Al Hoceima

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios no Marrocos »

 

Rabat-Salé-Kénitra – capital

Mapa do Marrocos
Kasbah des Oudaias, fortaleza em Rabat | Foto: Ben Javelina, via Wikimedia Commons

A região, cuja capital é Rabat, ainda tem duas grandes cidades e outra menores que completam a província. São pelo menos cinco dias reservados a explorar este destino.

Salé tem em sua história a fama por ter abrigado piratas na época do domínio português. Rodeada por muralhas, feitas como uma defensiva islâmica aos invasores, a cidade ainda conta com mesquitas, mausoléus, fortalezas, aquedutos e outros edifícios religiosos que valem a visitação.

Também na região se encontra a cidade de Kénitra, famosa pela reserva natural Sidi Boughaba. É um complexo de ecossistemas, dominado principalmente por uma variedade de pântanos e uma rica biodiversidade. Para conhecer melhor a cidade, escolha um dos hotéis em Rabat.

E realize passeios como:

 

Casablanca-Settat – 87 km da capital

Mapa do Marrocos: melhores praias
Mesquita Hassan II, em Casablanca.

Esta é uma região costeira no mapa do Marrocos e é possível descobrir as belezas não apenas de Casablanca, a maior cidade da região, mas também das cidades menores que escondem encantos!

Como as distâncias entre estas cidades turística são grandes, seria interessante contabilizar de quatro a cinco dias para conhecer o território.

Mohammedia, por exemplo, fica a aproximadamente 70km de Casablanca (norte) e é uma cidade com praias e cheia de bosques. É chamada de “cidade das flores”.

Há parques, praças, um moderno centro de compras, áreas esportivas e até cassino. Seu histórico arquitetônico de Art Déco engrandecem a experiência dos visitantes que tiram um tempinho para conhecer este paraíso pouco explorado.

Outra cidade da região que reserva surpresas aos visitantes é Mazagão (El Jadida). Nela está uma das sete maravilhas de origem portuguesa do mundo, a Cidadela Portuguesa construída no século XVI, quando a região ficou sob o domínio dos portugueses.

Esta construção e as Cisternas Subterrâneas, também parte da construção lusitana, são declarados patrimônio da humanidade pela Unesco.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Marrocos. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Recomendo que você faça uma excursão particular por Casablanca com guia para desbravá-la ainda mais, além de curti-la por uns dias em um dos hotéis de Casablanca.

Não perca => Excursão particular por Casablanca no Marrocos

 

Marrakech-Safim – 324 km da capital

Mapa do Marrocos para viagem
Praça Djemaa el-Fna, em Marrakech | Foto: Boris Macek, via Wikimedia Commons

Uma região ampla como essa só poderia ter variações entre suas cidades e, principalmente, sobre o que aproveitar na visita ao local.

A região tem uma área litorânea – que parte de Safim -, mas também tem a região mais para o interior do país – como é o caso de Marrakech. É uma parte do país bem distribuída entre zonas urbanas e rurais e abriga parte da cordilheira do Alto Atlas.

Por ser litorânea, a cidade de Safim costuma ter um clima agradável o ano todo. A variação temperatura fica entre os 15° e os 30°, e isso depende muito da época do ano.

Não é uma cidade majoritariamente turística quando o assunto são os principais pontos turísticos do Marrocos.

As atividades portuárias e industriais dominam a cena da cidade, mas seu passado chama atenção e deixa lembranças em prédios locais. Dominada pelos portugueses entre os anos de 1508 a 1541, a cidade tem uma fortaleza à beira mar chamada de Dar el Bahr, construída pelos lusitanos.

Além de Marrakech, é nesta região que está também Essaouira, conhecida por suas praias e dunas e considerada patrimônio da humanidade pela Unesco.

Talvez este seja o destino mais interessante em atrativos, principalmente por conta de sua capital, Marrakech. Se proponha a ficar, pelo menos, quatro dias. E não deixe de fazer passeios em Marrakech com guia especializado.

Dica => Hotéis em Marrakech

   

 

Fez-Boulemane – 207 km da capital

Mapa do Marrocos cultural
Fez é uma cidade bem histórica | Foto: Bjørn Christian Tørrissen, via Wikimedia Commons.

Situada no centro-norte do Marrocos, a região tem como capital a cidade de Fez, mas também é possível incluir outros destinos na lista de passeios pelo local.

Abriga grande parte da cordilheira do Médio Atlas e a parte montanhosa garante um clima ameno à região na maior parte do ano – no verão, não há como fugir do calor.

O território tem uma vasta biodiversidade, por conta de seu clima e vegetação, então será possível visitar a fauna e a flora local como parte de seu roteiro turístico.

Além disso, sendo Fez, sua capital, uma cidade histórica, você ainda terá diversas opções de visitas históricas e culturais. Três dias são suficientes para conhecer bem a região.

Recomendo se hospedar em um dos hotéis de Fez e curtir tours como:

 

Souss-Massa – 704 km da capital

Mapa do Marrocos para turismo
A árida Tiznit | Foto: Carsten Wiehe, via Wikimedia Commons.

Uma região de intensa variação de clima e vegetação. Desde a litorânea Agadir, reconstruída após um terremoto, até Tiznit, a entrada para o deserto do Saara.

Agadir é, hoje, a maior zona de resorts costeiros do Marrocos. Sofreu com um terremoto em 1960 e acabou por ser toda reconstruída, aproveitando suas praias de areia branca e belezas naturais para se tornar um centro turístico. O Parque Nacional de Souss-Massa ocupa uma faixa costeira da cidade e é por ele que o Rio Massa perpassa.

Outra das cidades do Marrocos na região, Tarudante, é conhecida por ter as mais bem preservadas muralhas do Marrocos. Além disso, há a fama pelas hortas e jardins muito bem cuidados, que ocupam mais lugares do que as casas.

Um pouco mais ao sul está Tiznit, que fica na região mais árida das planícies de Souss. Por lá, já é possível notar o deserto em sua paisagem, uma espécie de entrada para o Deserto do Saara. Entre praças, palácios, muralhas e medinas, a cidade merece a visita de quem passa por essa região do mapa do Marrocos.

Para quem quer relaxar e aproveitar tanto o litoral quanto o interior, tempo não é problema, mas aqueles que buscam uma viajem mais rápida podem reservar um dia para cada cidade.

Aproveite e veja hotéis em Souss-Massa para você se hospedar.

Dúvida => Qual moeda levar para o Marrocos

 

Drâa-Tafilalet – cerca de 630 km da capital

Mapa do Marrocos para viajar
Tinghir, cidade de entrada para o deserto | Foto: Ben Bender, via Wikimedia Commons.

A região é conhecida basicamente pelo extenso deserto, mas é também um local em que os rios surpreendem pelo que podem fazer com a paisagem. Apesar da extensão de terra seca, é lá que se encontram as cidades de Ouarzazate, Skoura e Tinghir.

Apesar de todas elas estarem em meio ao deserto, a vegetação está sempre presente. E é este cenário que encanta na região: o deserto com nuances de verde.

É por lá que se conhece grande parte do deserto de Erg Chebi. E também lá está localizada a Garganta de Todra, desfiladeiros das Montanhas do Atlas feitos pelo Rio Todra, parte da paisagem única do Marrocos.

Com um dia em cada cidade, você consegue conhecer a região e aproveitar as maravilhas que cada local oferece a seus visitantes.

Confira boas opções de hotéis em Drâa-Tafilalet para ficar hospedado e aproveitar com praticidade um dos passeios guiados em Drâa-Tafilalet.

Internet => Wi-fi, roaming ou chip de celular

   

 

Tânger-Tetuão-Al Hoceima – 250 km da capital

Mapa do Marrocos - litoral
Farol do Cabo Espartel, em Tânger | Foto: Diego Delso, via Wikimedia Commons.

Ao extremo norte no mapa do Marrocos encontra-se esta região. É o lado mais europeu do Marrocos, pois faz fronteira com o continente.

É na cidade que os europeus, principalmente espanhóis e portugueses costumam entrar no país, chegando pelo estreito de Gilbratar.

Tem uma história muito rica, devido as várias civilizações que habitaram o local desde a Antiguidade, portanto, não faltam culturas distintas para dar um ar diferente a este território.

Nas últimas décadas, a região se desenvolveu muito no quesito turístico. A parte costeira, principalmente, abriga hotéis de luxo para receber os viajantes interessados em aproveitar as praias e as altas temperaturas.

O clima no local costuma ser quente o ano todo, o que torna viável este negócio na costa mediterrânea. Inclusive, leia depois sobre quando ir para o Marrocos.

É também a região em que a língua espanhola é mais utilizada, não apenas pela proximidade com a Europa e a quantidade de turistas espanhóis que chegam, mas também pelo período de domínio espanhol que a região teve.

Em dois ou três dias, o turista pode explorar as belezas do território. Recomendo:

 

Curta o roteiro pelo mapa do Marrocos

Já deu para notar que cada região do mapa do Marrocos abriga sua longa história, diferentes biomas e uma cultura riquíssima. E cada localidade tem sua característica para encantar todos os tipos de viajantes. Se quiser conhecer várias durante seu roteiro no país pode alugar carro em Marrocos.

Por isso, é importante conhecer todas essas regiões, mesmo que seja apenas uma cidade. Compreender a cultura do país e as nuances de uma história repleta de invasões e conquistas de outros povos é importante para quem visita o Marrocos. E cada momento conta!

O seu roteiro incrível é possível! Considere passar a maior quantidade de dias que puder no país para poder aproveitar o melhor de cada região. Faça a experiência de acordo com seus gostos pessoais e interesses, para que não perca tempo em locais que poderiam ser evitados.

Busque uma data que te favoreça pelas estações do ano – não estamos acostumados com o calor excessivo de um deserto no verão e muito menos com as noites frias desse mesmo deserto nesta mesma estação do ano!

E, acima de tudo, aproveite cada momento de sua viagem, explorando os cantos e encantos do Marrocos em suas belas regiões.

Vai viajar para o Marrocos? Já sabe qual roteiro fazer a partir do mapa do Marrocos? Participe nos comentários abaixo!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Mariana Ignácio

ESCRITO POR

Mariana Ignácio

Jornalista, 24 anos e Wanderlust! Escrever é meu hobby e profissão. Viajar é, além de uma aventura, um aprendizado para a vida. Entre mochilões, intercâmbios e passeios pelo Brasil e pelo mundo, me dedico à conversar com pessoas, conhecer novos lugares, explorar culturas e visitar diferentes realidades. Afinal, é preciso ter novos conhecimentos e experiências e eu Quero Viajar Mais!!!

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *