13 comidas típicas do Marrocos: tudo sobre a culinária

13 comidas típicas do Marrocos: tudo sobre a culinária

Um espetáculo à parte da viagem a este incrível país da África são as comidas típicas do Marrocos.  Além de pratos abundantes em temperos diversos, também trata-se de uma culinária rica em diferenças culturais! 

Uma curiosidade do Marrocos é que a variedade acontece de uma região a outra do país, abrangendo pratos salgados, doces e até bebidas.

As comidas típicas do Marrocos trazem consigo muitas características do país; a maneira como as carnes são feitas e temperadas, os tipos de doces e pães, as bebidas oferecidas, enfim, tudo isso também nos conta uma história.

É esta tradição que venho te ajudar a conhecer neste artigo, além de algumas dicas para se alimentar bem quando estiver no país. Seja o tipo de prato que você prefere, certamente vai se deliciar com essas novidades. Vamos à elas?

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta no Marrocos

Seguro viagem para África

 

Quais são as comidas típicas do Marrocos?

Dicas do Marrocos
Mercados no Marrocos são conhecidos como Souks.

São diversas opções de comidas do Marrocos disponíveis aos mais curiosos e exigentes paladares. No país há uma preocupação com alimentar-se bem, então fique tranquilo, porque será sempre bem servido! 

Só não espere encontrar bebidas alcoólicas na lista, pois a maioria da população é muçulmana e não consome este tipo de bebida.

  1. Tagine
  2. Cuscuz
  3. Harira
  4. Pães diversos
  5. Kefta
  6. Zaalouk
  7. Frutas e Oleaginosas
  8. Chebakia
  9. Kaab El Ghazal
  10. Leite de cabra com Mel
  11. Chá de Hortelã
  12. Sucos diversos
  13. Refrigerantes diferentes

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios no Marrocos »

 

O que comer no Marrocos?

1. Tagine

comidas típicas do Marrocos
Tagine é o alimento e nome da panela | Foto: Bawdeep2010, via Wikimedia Commons.

A primeira das comidas típicas do Marrocos trata-se de um tipo de ensopado de legumes e carnes cozidas. Tagine é o nome do recipiente de louça tradicional em que se cozinha estes alimentos e também dá nome ao prato.

Sempre recheado de legumes, carnes e nozes, o Tagine utiliza uma técnica de cozimento lento. Dizem que é o formato da “panela” de barro que permite que os alimentos não percam seu sabor.

Também há histórias de que foi este recipiente que permitiu aos nômades do deserto cozinhar seus alimentos.

Dica => City tour em Rabat

 

2. Cuscuz

comidas típicas do Marrocos Cuscuz
Versão marroquina do Cuscuz | Foto: Khonsali, via Wikimedia Commons.

Chamado de “Couscous” pelos marroquinos, este prato típico é uma herança cultural dos povos berberes, que habitavam a região norte da África, onde hoje se encontra o Marrocos.

Embora também exista no Brasil (em diferentes modos de preparo), o cuscuz marroquino traz a massa cozida em água, carnes e vegetais cozidos no vapor e molho. É um prato bem simples, mas delicioso. É também um dos mais pedidos, tanto pelos turistas quanto pelos locais.

Confira => Tour em Xexuão, a Cidade Azul

 

3. Harira

comidas típicas do Marrocos harira
Harira é uma tradicional sopa marroquina | Foto: -ani, via Wikimedia Commons.

Esta sopa feita à base de tomates também leva grão de bico e lentilhas, além de carne, ervas e suco de limão. Sempre bem temperada, como todas as comidas típicas do Marrocos.

É utilizada durante o Ramadã (período religioso de abstinência) para “quebrar” o jejum. O prato pode ter mais elementos, como peixes, ovos ou macarrão; receita que varia de acordo com a região do país.

Prático => Aluguel de carro no Marrocos

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Marrocos. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

4. Pães

comida nos países da África
Pães vendidos em Chefchaouen | Foto: YoTuT, via Wikimedia Commons.

Se existe algum alimento encontrado facilmente no Marrocos, este é o pão! Em cada rua, principalmente dentro das Medinas (conjunto de ruas murdas) e souks (mercados), é possível encontrar diversos locais vendendo pães de diferentes formatos, tamanhos e gostos.

O país tem uma produção imensa de trigo, por isso não é incomum que o pão acompanhe outros alimentos. Também é possível que seja servido com pão mesmo que tenha entrado no restaurante só para beber alguma coisa.

Há também alguns fornos comunitários nas cidades, portanto as pessoas têm uma facilidade grande para assar estes pães de forma rápida, em locais que já estão aquecidos e abertos para isso.

Passeio => Excursão na cidade velha de Essaouira

 

5. Kefta

comidas típicas do Marrocos kefta
Tagine Kefta no Marrocos | Foto: Mzximvs VdB, via Wikimedia Commons.

Feitas de carne bovina ou de cordeiro, as keftas podem ser assadas ou servidas cozidas com molho de tomate; o prato também chamado de Tagine Kefta.

A novidade deste prato para o famoso churrasquinho são os temperos. A Kefta é sempre temperada com cominho, canela, páprica, pimenta, salsinha, coentro, hortelã e outros possíveis ingredientes que dão um sabor único à carne.

Dicas => Como ter um chip de celular na viagem

 

6. Zaalouk

Culinária marroquina
Zaalouk é comum na mesa marroquina | Foto: Tamorlan, via Wikimedia Commons.

Este prato nada mais é que uma pasta de berinjela e tomates muito popular pelo Marrocos.

As receitas desta entre as comidas típicas do Marrocos são variáveis, de acordo com as regiões, mas além dos ingredientes básicos, também encontramos azeite, sal, páprica e cominho.

Servida com pão, esta pasta é saboreada em qualquer período do dia.

   
   

Marrakech => Passeio de quadriciclo e dromedário

 

7. Frutas e oleaginosas

comidas típicas do Marrocos com frutas
Frutas secas e nozes vendidas nas medinas | Foto: Alex Proimos, via Wikimedia Commons.

É extremamente comum encontrar uma grande variedade de amêndoas, nozes, castanhas, grãos de bico e amendoins pelas ruas, vendidos em barraquinhas ou pequenos comércios. E também nas comidas típicas do Marrocos.

A boa notícia é que são muito baratos, não passando de 10 dirhams cada 100 gramas; então é um ótima opção de lanchinho para ter à mão. Falando em dinheiro, saiba qual moeda levar para o Marrocos.

As frutas são outro ponto forte do país. Nêsperas, pêssegos, laranjas, maçãs, melancias, uma infinidade de frutas com um sabor bem docinho. Além disso, também encontramos com facilidade as frutas secas como ameixa, tâmara e damasco a um valor muito interessante.

Incrível => Excursão às Cataratas de Ouzoud

 

8. Chebakia

comidas típicas do Marrocos doces
Experimente a Chebakia no Marrocos | Foto: Zouhir, via Wikimedia Commons.

E chegamos às sobremesas! Este é um doce delicado, mas muito gostoso; feito com uma massa frita coberta com mel, canela e gergelim, o Chebakia é conhecido como “a flor do deserto” por seu formato.

Também consumido para “quebrar” o jejum do Ramadã, a receita pode variar de um lugar para outro, adicionando amêndoas e anis estrelado, aromatizando com açafrão ou até mesmo banhando o doce com mel e água de flor de laranjeira.

Dúvida => Como usar Whatsapp no exterior

 

9. Kaab El Ghazal

Doces diferentes pelo mundo
Biscoitos receados no Marrocos | Foto: Kasparrox, via Wikimedia Commons.

Moldado em forma de meia lua e servido com algum molho adocicado, este doce é composto por uma massa fina recheada com amêndoas e canela.

O sabor especial desta opção entre as comidas típicas do Marrocos vêm da água de flor de laranjeira, utilizada tanto na massa quanto no recheio.

Aproveite => Ônibus turístico em Tânger

 

10. Leite de cabra com mel

comidas típicas do Marrocos com leite de cabra
Molho de leite de cabra com mel é utilizado em carnes | Foto: Varaine, via Wikimedia Commons.

Esta é uma bebida utilizada pelos marroquinos como aperitivo antes das refeições. O leite de cabra com mel é servido até em restaurantes, mas também pode ser consumido em outros momentos. O leite de cabra é mais cremoso do que o leite de vaca, então não estranhe caso peça esta iguaria.

Imperdível => Desert trip de Fez para Marrakech

 

11. Chá de Hortelã

comidas típicas do Marrocos chas
Chá com hortelã é a principal bebida do Marrocos | Foto: Jade Ignacio.

A bebida mais popular do país é praticamente um estandarte entre as comidas típicas do Marrocos.

Em qualquer estação do ano, pode-se encontrar cidadãos marroquinos tranquilamente sentados em casas de chá, lanchonetes e restaurantes apreciando a bebida de forma tranquila.

O chá de hortelã leva também um pouco de chá verde e bastante açúcar, o que confere a esta bebida um sabor especial. Além da bebida em si, há ainda a graça de como ela é servida: em bules tradicionais (e lindos!) e copinhos de vidro.

Veja também => Alternativas para viajar sozinho

 

12. Sucos diversos

Bebidas populares no Marrocos
Suco de limão com menta é famosos no Marrocos.

Devido à quantidade de frutas disponíveis nos mercados, os sucos também são muito variados. Na cidade de Fez, encontramos um suco de limão com menta que é bem refrescante para os dias de maior calor.

   
   

Guiada => Excursão pela Medina de Fez

 

13. Refrigerantes diferentes

Curiosidades de comidas típicas do Marrocos
Refrigerante típico do Marrocos | Foto: cyclonebill, via Wikimedia Commons.

Se tem algo que eu amo nas viagens é provar coisas diferentes das que eu conheço; existem refrigerantes que só são vendidos em lugares específicos. Prove!

É uma diferença sensacional. E, por isso, mesmo não sendo um alimento, entra na lista de comidas típicas do Marrocos.

No Marrocos, podemos encontrar um refrigerante chamado Hawaii (de laranja e bem doce), além de algumas bebidas francesas, como a Orangina (refrigerante de laranja com gominhos), e a Fanta Citron (limão).

Desfrute => Pernoite nas Dunas de Erg Chebbi

 

Água

Dicas para beber água no exterior
Compre água em garrafas e com pouco sódio.

Acredito que este seja um tópico importante a se considerar quando visitamos qualquer país. Não é algo que costumamos pensar quando estamos em nosso território, mas a água é diferente em outros lugares. Para facilitar seu planejamento, confira dicas sobre quando ir para o Marrocos.

No Marrocos, não me arrisquei a beber água da torneira, mas tivemos que comprar muitas garrafas porque estava bem calor. Procure sempre comprar das marcas que oferecem uma porcentagem menor de sódio, para não ter a sensação de que está bebendo muita água mas ainda está com sede.

O que geralmente faço é comparar com alguma água mineral que consumo diariamente. E comprar duas marcas diferentes na chegada ao local para poder ter uma ideia de qual é melhor depois de experimentar.

Aventure-se => Melhores destinos para mochilão no mundo

 

Dicas sobre as comidas típicas do Marrocos

comidas típicas do Marrocos dicas
Temperos vendidos nos mercados | Foto: Bertrand Devouard, via Wikimedia Commons.

Apesar de todas estas delícias, também é preciso tomar cuidado ao se alimentar em qualquer país do mundo. Seja com as comidas típicas do Marrocos ou apenas com um lanche no meio do dia. Lembre-se que o conceito de higiene é um tanto diferente do nosso.

Para não ter problemas é importante comer alimentos cozidos, principalmente se seu estômago não for dos mais fortes. Nos mercados, encontramos uma imensa variedade de alimentos, mas tome cuidado com o que consome na rua! Frutas são lavadas, então podem ser compradas e consumidas com tranquilidade.

Também fique atento aos temperos, pois marroquinos os utilizam de formas diferentes nas comidas; não raro eles temperam carne com canela, algo muito diferente ao nosso paladar. Então se prepare para esta aventura gastronômica nas cidades do Marrocos.

Confira este vídeo do site oficial de turismo do Marrocos sobre as belezas do país:

E você, quais destas comidas típicas do Marrocos deseja experimentar? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Mariana Ignácio

ESCRITO POR

Mariana Ignácio

Jornalista, 24 anos e Wanderlust! Escrever é meu hobby e profissão. Viajar é, além de uma aventura, um aprendizado para a vida. Entre mochilões, intercâmbios e passeios pelo Brasil e pelo mundo, me dedico à conversar com pessoas, conhecer novos lugares, explorar culturas e visitar diferentes realidades. Afinal, é preciso ter novos conhecimentos e experiências e eu Quero Viajar Mais!!!

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *