5 principais pontos turísticos de Casablanca, no Marrocos

por Ana Carolina Gustmann

5 principais pontos turísticos de Casablanca, no Marrocos

Os pontos turísticos de Casablanca são de encantar a qualquer um… Ou, como dizem os antigos, “é coisa de cinema”. Não à toa, a cidade deu nome ao icônico filme de 1942 e serviu de cenário para Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. O charme local é, sem dúvida, contagiante!

Para mim, a viagem já começou bem: ao voar com a Royal Air Maroc, companhia oficial do Marrocos, na África, e que presta um excelente serviço, tive à disposição o delicioso chá marroquino de hortelã. Pode ter certeza: os comissários irão oferecer e você não deve deixar de provar!

Chegando a Casablanca, a maior cidade do país, não faltam opções de pontos turísticos. Passear pelas ruelas fazendo um city tour já é, por si só, uma experiência enriquecedora. Para nós que vivemos em uma realidade tão diferente, os costumes e tradições do Marrocos despertam curiosidade em cada pequeno detalhe, basta observar as lindas fotos da cidade na internet ou mesmo o artesanato local.

Dito isso, você conhece agora os pontos turísticos de Casablanca, como La Corniche e outros lugares para incluir no seu roteiro pela cidade.

Atrativos turísticos de Casablanca

  1. Mesquita Hassan II
  2. Sacre Coeur
  3. Parc de la Ligue Arabe
  4. Le Medina
  5. La Corniche

Casablanca é uma cidade milenar que conta hoje com mais de 5 milhões de habitantes. É conhecida como o centro econômico do país e soube conciliar passado e presente com maestria. Ela é também um dos principais pontos turísticos do Marrocos.

Além de ter todas as particularidades do mundo árabe – como mesquitas, medinas e toda sorte de arquitetura islâmica – o Marrocos é um dos países mais liberais.

Recentemente, passou por um processo de ocidentalização, com intensa abertura ao mundo exterior. Somado a isso, não podemos esquecer da forte herança cultural de ter sido uma colônia da França, ainda no século XX.

Pontos turísticos de Casablanca, no Marrocos
Kasbah des Oudaias | Foto: Ben Javelina, via Wikimedia Commons.

O Marrocos, por si só, tem diversas atrações turísticas. Geralmente pensamos em Marrakech, a capital do país, ou em Fez, uma das cidades mais antigas do mundo e também uma das principais cidades do Marrocos, mas as belezas de Casablanca deixam as duas de lado.

Para começar, tanto Marrakech como Fez não têm litoral, fazendo Casablanca despontar com sua belíssima orla. Além disso, Casablanca fica a caminho de quem quer conhecer Rabat e Tanger, outros destaques balneares. Descubra agora todos os pontos turísticos de Casablanca.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Casablanca »

 

O que fazer em Casablanca?

Entre tantos pontos turísticos para escolher, montei uma seleção que irá apresentar o melhor entre s Pontos turísticos de Casablanca! Confira.

Prático => Transporte privativo para o aeroporto de Casablanca

 

Mesquita Hassan II

Pontos turísticos de Casablanca recomendados
Mesquita Hassan II, em Casablanca.

A mesquita leva o nome do segundo rei do Marrocos, que assumiu após o fim da ocupação francesa de quase 50 anos. É uma construção grandiosa, capaz de abrigar até 100 mil fiéis.

Uma obra-prima da arquitetura islâmica, com muito mármore, granito e ônix. Eu, particularmente, fiquei encantada por todos os mosaicos, azulejos, arabescos e lustres.

Além do templo, integram o espaço uma biblioteca, um museu e uma madraça (escola de estudos muçulmanos).

A biblioteca, que possui diversos títulos em suas prateleiras, recebe também cursos, palestras e outras atividades culturais.

O museu, por sua vez, é palco de diversas exposições temporárias, desde arte até temas de história, como a exploração de petróleo na região.

O minarete (aquela tradicional torre que faz parte de toda mesquita) tem mais de 200 metros de altura e é considerado o maior do mundo, tornando a mesquita o templo mais alto do planeta.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Marrocos. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Para visitar, há um tour guiado diariamente, com exceção das sextas-feiras. Ele também não pode ser feito durante os horários das orações (que são realizadas 5 vezes ao dia, como dita a fé islâmica).

Para os fiéis, o subsolo da mesquita conta com mais de 40 fontes da água, que fazem parte do ritual de purificação.

Antes das orações, os muçulmanos devem sempre lavar mãos e pés para só então se ajoelhar em direção à Meca (nos aeroportos de países islâmicos também há sempre salas de oração, em que é possível ver as fontes. No caso do Aeroporto de Casablanca, elas ficam no Terminal 1).

Para entrar, não é permitido o uso de boné e é necessário cobrir os joelhos e os ombros. Já na esplanada, que fica na parte de fora, é muito comum encontrar turistas de bermuda.

Também do lado de fora, você irá encontrar diversos artesãos oferecendo tatuagens de henna na pele. Ah, e não se esqueça de admirar a bela vista do Oceano Atlântico!

  • Endereço: Boulevard de la Corniche, Casablanca 20000

Tour => Exploração de 4 horas com Morador Local em Casablanca

 

Cathédrale du Sacré Coeur

Pontos turísticos de Casablanca antigos
Foto: Archives nationales DAPAANS, via Wikimedia Commons.

Isso mesmo: não é só Paris que tem uma Sacré Coeur! Aliás, você também ouvirá muito francês em Casablanca.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BFRIDAY, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Apesar da língua oficial ser o árabe, a língua francesa domina o mundo dos negócios e também o do turismo. Para aqueles que gostam do francês, é um prato cheio!

A Catedral do Sagrado Coração de Casablanca fica a cerca 30 minutos andando a partir da Mesquita Hassan II. Pertence à Igreja Católica, o que só contribui para mostrar a variedade cultural e a liberdade que se tem no país.

O templo foi inaugurado em 1930 e tem arquitetura neogótica, com destaque para o tamanho da construção e para as torres gêmeas que ficam logo na entrada.

A fachada é toda em branco, que no interior tem o cenário equilibrado por diversos vitrais super coloridos .

Atualmente, a antiga igreja não celebra mais missas, tendo sido convertida apenas a centro cultural. Desde 2019, também está passando por reformas, o que impede a visitação de seu interior.

  • Endereço: Angle rue d’Alger et boulevard Rachdi, Casablanca

Recomendo => Passeio Turístico por Casablanca de Carro/Minivan

 

Parc de la Ligue Arabe

Pontos turísticos de Casablanca gratuitos
Jardim do parque | Foto: Abdul-Jawad Elhusuni (عبدالجواد الحسوني), via Wikimedia Commons.

Na verdade, a Sacré Coeur fica praticamente dentro do parque: ambos estão no mesmo quarteirão e posso classifica-los como pontos turísticos de Casablanca. Os lindos jardins e as diversas fontes de água trazem um frescor revigorante em meio ao calor que faz no Marrocos.

A localização é cercada por avenidas importantes da cidade: eu mesma pude ver alguns consulados logo ali pertinho.

O trânsito ao redor é que pede um pouco de paciência: as ruas são bem movimentadas e os pedestres nem sempre são respeitados. Como que para compensar, uma série de cafés esperam o viajante para uma pausa agradável.

Imperdível => Excursão turística em Casablanca com traslado do aeroporto

 

Le Medina

Pontos turísticos de Casablanca com lojas
Ancienne, Medina | Foto: karel291, via Wikimedia Commons.

As medinas são sempre o centro de toda cidade árabe, como se a cidade tivesse crescido em volta dela. O destaque da vez é para a medina antiga, o lugar perfeito para se perder passeando e também para encontrar lembrancinhas e admirar a vida local. Dentro da cidade murada surge uma espécie de souk, os tradicionais mercados a céu aberto.

Você encontrará de tudo: bolsas, sapatos, tecidos, temperos, lenços, especiarias, acessórios e artesanato típico. As lojas geralmente fecham por volta das 23h, e a vista é bem legal à noite.

Entretanto, não bobeie com as redondezas: fique atento e busque conhecer bem o caminho de volta.

Um ponto de referência é a Praça das Nações Unidas, que também vale a visita. É bem regada pelo transporte público, e fica fácil chegar de ônibus.

A minha sugestão de passeio é a seguinte: saindo do Parc de la Ligue Arabe, vá caminhando até a Praça Mohamed V, outro ponto turístico da cidade que deve fazer parte do seu roteiro em Casablanca  (e o trajeto leva menos de 10 minutos!).

Depois, com mais 10 minutos de caminhada você já está na Praça das Nações Unidas e pode apreciar a medina .

No fim, caminhe mais uns 15 minutos e você chegará a um forte no Boulevard des Almhoades.

Dentro do forte, que sozinho já é encantador, há também um café, o Squala Cafe Maure, super bem frequentado, com decoração impecável e preço relativamente acessível.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Está aberto para café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar até às 23h, com foco na gastronomia mediterrânea e marroquina. Essa é uma dos principais pontos turísticos de Casablanca.

  • Endereço: Boulevard des Almohades, Casablanca 20250

Excelente => Excursão Guiada em Casablanca

 

Le Corniche

Pontos turísticos de Casablanca bonitos
Casablanca Twin Center fica perto de Corniche | Foto: karel291, via Wikimedia Commons.

Por último, não poderia faltar Le Corniche, que é o motivo pelo qual muitos escolhem a cidade, justamente por ser um dos mais conhecidos pontos turísticos de Casablanca. Trata-se de um extenso calçadão, de frente para a praia, rodeado de prédios bonitos e bons restaurantes de Casablanca.

Se não estiver afim de andar com os pés na areia ou tiver cansado de sentir a brisa do mar, é só ir um pouquinho para dentro e você estará em Anfa, a “Beverly Hills do Marrocos”. São diversas mansões, lojas e carros luxuosos, bem no estilo ”subúrbio americano”.

Atravessando o bairro de Anfa você chegará ao Casablanca Twin Center, um conjunto de arranha-céus em meio a uma parte mais moderna da cidade.

O percurso é um pouco longo, são mais de 4 quilômetros, mas pode ser feito por uma única avenida e tem o direito de entrar para a lista de pontos turísticos .

Em uma das torres, o Kenzi Tower Hotel, você pode pegar o elevador até o Sky 28, que tem fama de ser o melhor bar de Casablanca. Se não for, pelo menos vale a vista.

  • Endereço: Boulevard Zerktouni-Al Massira, Casablanca 20000, Marrocos Roteiro por Casablanca

De Casablanca => Excursão de dia inteiro em Casablanca e Rabat

 

Curta os pontos turísticos de Casablanca

Se você escolheu a vista panorâmica do Sky 28 para encerrar sua viagem pelos pontos turísticos de Casablanca, com certeza terá lembranças boas da viagem e muita saudade de voltar.

É importante ressaltar que o Marrocos, apesar de liberal, é um país bem restritivo ao consumo de bebidas alcoólicas. Bares de hotel são alguns dos poucos lugares em que é permitido se embebedar, mesmo para os turistas.

Entretanto, para aqueles que colecionam os tradicionais copinhos de pinga, não há motivo para preocupação: no próprio aeroporto é possível encontrar o souvenir. Saiba mais sobre como chegar em Casablanca.

Ah, é claro, não esqueça de pechinchar! Essa é uma dica valiosa que também vale para as suas compras na medina.

Para mim, o voo de volta para o Brasil fechou com chave de ouro essa viagem: me ofereceram cerveja a bordo.

A sorte foi tão grande que o produto era nacional: a Spéciale Flag, da Société des Brasseries du Maroc, que não teve custo algum. Será um dos poucos lugares em que você conseguirá bebida tão facilmente.

E aproveite para antes de programar a sua ida até a região, conferir sobre quando ir para o Marrocos.

Vai viajar para o Marrocos? Pretende conhecer os pontos turísticos de Casablanca? Participe nos comentários abaixo!

 

ESCRITO POR

Ana Carolina Gustmann

ESCRITO POR

Ana Carolina Gustmann

Ana Carolina, 20 anos, estudante de Engenharia Elétrica na UFSC de Floripa. Apaixonada pela cidade onde vive e por tantas outras mundo afora. Morou no Porto, em Portugal, trabalhando para um centro de pesquisas do ISEP. Amante do mar, do céu noturno, da boa comida e da boa música, sempre atrás de viagens e de belas paisagens.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *