12 principais pontos turísticos de Ottawa, no Canadá

12 principais pontos turísticos de Ottawa, no Canadá

Nesse post do blog, falo sobre os pontos turísticos de Ottawa, que é a capital do Canadá e fica a apenas duas horas de Montreal. É, sem dúvida, uma cidade lindíssima e muito interessante.

Por ser a capital política do país, Ottawa dispõe de excelentes passeios para aqueles que querem conhecer melhor a história do Canadá, seu governo e como tudo funciona. A cidade tem vários museus dedicados a esses temas e também investe bastante no passado bélico do país.

Assim, a partir da leitura deste artigo, você ficará conhecendo tudo sobre o que fazer em sua viagem para Ottawa, de dia ou à noite. Você encontra dicas sobre a Colina do Parlamento e sobre a Notre Dame Basílica, por exemplo. E o melhor, é super fácil de se locomover, já que a maioria dos pontos de interesse fica na região central.

Pronto para saber tudo sobre Ottawa? Então, continue me acompanhando!

Planeje sua viagem => Bairros para se hospedar em Ottawa

Qual o melhor seguro viagem para o Canadá? »

 

Quais são os atrativos turísticos de Ottawa?

O que fazer em Ottawa a noite

  1. Parliament Hill (Colina do Parlamento)
  2. Rideau Canal
  3. National Gallery of Canada (Galeria Nacional do Canadá)
  4. Maman (“Aranha de Ottawa”)
  5. Peace Tower (Torre da Paz)
  6. Notre Dame Basilica
  7. Canadian War Museum (Museu da Guerra Canadense)
  8. National War Memorial (Memorial Nacional da Guerra)
  9. Canadian Museum of Nature (Museu Canadense da Natureza)
  10. Diefenbunker (Museu da Guerra Fria)
  11. Museu de aviação e espaço
  12. Mercado Byward

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Ottawa »

 

Pontos turísticos: o que fazer em Ottawa?

Como se locomover em Ottawa

Ottawa é repleta de atrativos pontos turísticos, principalmente na região central, e tem muito a oferecer, como o mercado Byward, a Colina do Parlamento, e tantas outras coisas interessantes que vão te fazer querer ficar e conhecer mais.

 

Melhores pontos turísticos de Ottawa

Parliament Hill (Colina do Parlamento)

Conhecendo os pontos turísticos de Ottawa

Os Prédios do Parlamento formam uma vista bastante imponente em uma colina de 50 metros de altura, de onde despontam suas torres com arquitetura vitoriana gótica com vista para o rio Ottawa.

No verão do Canadá, o gramado em frente aos Prédios do Parlamento é patrulhada pela Cavalaria Canadense. Durante as trocas de turno, a banda militar performa, por isso sempre atrai vários visitantes para assistir ao espetáculo.

A Biblioteca do Parlamento, por sua vez, fica na parte de trás e forma um octógono esplendorosamente mobiliado, que resistiu a um incêndio em 1916. Dessa forma, esse é um dos pontos turísticos mais tradicionais de Ottawa.

  • Funcionamento: das 8h às 18h
  • Entrada: gratuitas. São oferecidos tours guiados em inglês e em francês a cada hora.

 

Rideau Canal

Ottawa blog de viagem
Esta é uma das principais atrações de Ottawa no inverno | Foto: Bobak, via Wikimedia Commons.

O Canal Rideau tem 200km de extensão, e conecta Ottawa a Kingston pelo Rio Ottawa. Inicialmente, ele foi construído como uma rota estratégica entre o Rio Ontário e Montreal durante a guerra com os Estados Unidos em 1812. O Canal é considerado patrimônio pela Unesco.

No verão, ele é um belíssimo caminho d’água que enche os olhos com a sua beleza. E, assim que as temperaturas caem no inverno do Canadá e a água congela o canal, se torna um lugar para atividades recreativas. Festivais e esqui estão entre as principais atrações de Ottawa durante o inverno.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Canadá. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

O Fairmont Château Laurier lembra muito o Château Frontenac de Québec City. Apesar de ter sido construído às margens do Canal em 1912, o hotel parece muito com um castelo. Sua aparência imponente é, inegavelmente, de tirar o fôlego.

 

National Gallery of Canada (Galeria Nacional do Canadá)

Pontos turísticos do Canadá
A Galeria chama a atenção por sua arquitetura | Foto: Taxiarchos228, via Wikimedia Commons.

Com seu design ultra-moderno, a Galeria é uma obra-prima arquitetônica com sua torre techno de espelhos que contrasta com as linhas clássicas dos Prédios do Parlamento e do Chateau Laurier. Apesar da quebra de padrão, a galeria deixa a cidade de Ottawa ainda mais linda.

Em seu interior, abriga exposições de artes que traçam a evolução das artes canadenses. Apresenta artes aborígenes, obras religiosas e heranças do impressionismo europeu.

  • Funcionamento: das 10h às 18h, com exceção das quintas-feiras, quando a galeria deixa as portas abertas até às 20h.
  • Entrada: para adultos visitarem as instalações fixas, custa CAD$ 16. O preço pode variar caso você queira visitar as instalações temporárias.

 

Maman (“Aranha de Ottawa”)

O que fazer no Canadá
A escultura de uma aranha gigante atrai muitos turistas | Foto: Andrijko Z., via Wikimedia Commons.

Esse deve ser um dos pontos turísticos mais inusitados de Ottawa. Ainda assim, é muito interessante. A Maman é nada mais nada menos do que uma aranha de cobre com quase dez metros de altura.

A escultura é uma das seis aranhas construídas por Louise Bourgeois, que, surpreendentemente, tinha 95 anos na época em que as construiu! Ela fica na entrada da National Gallery e é de tirar o fôlego.

 

Peace Tower (Torre da Paz)

Dicas Ottawa
Vista da Peace Tower | Foto: Andrijko Z., via Wikimedia Commons.

A Peace Tower, também conhecida como Tower of Victory and Peace (Torre da Vitória e da Paz), é o ponto mais alto de toda a cidade de Ottawa. Seu terraço oferece, portanto, uma vista panorâmica linda.

De lá, é possível ver toda a cidade, o rio, Parliament Hill e as colinas que cercam a cidade. No elevador, você consegue ver os 53 sinos da torre, e tem também um memorial para os soldados canadenses que morreram na I Guerra Mundial.

   
  • Entrada: gratuita, mas você deve retirá-la com antecedência, caso não esteja participando de uma visita guiada.

 

Notre Dame Basílica

Pontos de interesse Ottawa
Vale a pena conhecer também o interior da Basílica | Foto: Peter Jakubinek, via Wikimedia Commons.

Em frente à National Gallery é possível ver Notre Dame, uma belíssima basílica, que teve sua construção finalizada em 1880. É a maior e mais antiga de toda a cidade.

Ela é famosa por seu interior, com esplendorosas esculturas de mogno feitas por Philippe Parizeau e as pinturas dos profetas feita por Louis-Philippe Hébert, por exemplo. Os vitrais, por sua vez, são um espetáculo por si só, com 17 janelas que retratam cenas da vida de Cristo.

  • Visitas guiadas: em inglês às 9h, 11h, 14h e 15h; e em francês às 10h e às 13h.
  • Funcionamento e missas: segunda das 11h30 às 18h (missa em inglês às 12h15 e missa em francês às 17h); de terça a sábado, das 9h às 18h (missa em inglês às 12h15 e missa em francês às 17h); e domingo das 8h às 20h30 (missa bilingue às 9h, missa em inglês às 12h e as 19h30, missa em francês às 10h30 e às 17h).

 

Canadian War Museum (Museu da Guerra Canadense)

Dicas de viagem Canadá
O museu possui um acervo de mais de 50 veículos de guerra | Foto: Robert Linsdell, via Wikimedia Commons.

Junto às margens do rio Ottawa, o Museu da Guerra Canadense conta a história bélica do Canadá, desde a guerra entre os franceses e os aborígenes no século XVI, até a participação canadense nas I e II Guerras Mundiais, bem como o seu papel como mediador de conflitos na sociedade atual. O museu também é bastante dedicado a guerras menores, mas com grande importância local.

Algumas das exposições são interativas, e o museu tem mais de 50 veículos de guerra em exibição, dentre tanques, motocicletas, etc. Dessa maneira, esse é um dos pontos turísticos de Ottawa mais interessantes para amantes de história.

  • Funcionamento: de segunda à quarta, das 9h às 17h; quinta-feira das 9h às 20h; e de sexta a domingo, das 9h às 17h.
  • Entrada: para adultos de 18 a 64 anos, CAD$ 17; para idosos acima de 65 anos, CAD$ 15; para estudantes de 13 a 17 anos, CAD$ 13; e para crianças de 3 a 12 anos, CAD$ 11. O Museu também oferece condições especiais para famílias e grupos maiores.

 

National War Memorial (Memorial Nacional da Guerra)

Museus Ottawa
Vale a pena observar o ritual de troca de guardas | Foto: Leafsfan67, via Wikimedia Commons.

O Memorial Nacional da Guerra é um mausoléu, que simboliza o sacrifício de todo o pessoal das Forças Armadas Canadenses que serviu em tempos de guerra.

É no Memorial que se passa a Cerimônia do Dia da Lembrança, no dia 11 de novembro. Ademais, é tradicional que as pessoas deixem papoulas nos túmulos. Saiba tudo sobre os feriados mais importantes no Canadá.

O “Túmulo do Soldado Desconhecido” (Canada’s Tomb of the Unknown Soldier) fica aos pés de uma grande escultura de bronze dos soldados que participaram da I Guerra Mundial, emergindo de um imponente arco de granito.

Em volta de sua base, estão os anos de conflitos em que as Forças canadenses fizeram parte. Além disso, a tradicional troca de turno dos Guardas também faz parte das atrações do local.

  • Funcionamento: ininterrupto
  • Entrada: gratuita

 

Canadian Museum of Nature (Museu Canadense da Natureza)

O que conhecer em Ottawa
Um bom passeio para quem aprecia a natureza | Foto: Jeangagnon, via Wikimedia Commons.

O Canadian Museum of Nature é um esplêndido museu de história natural, desde a época dos dinossauros até a atual fauna e flora e ecossistemas. Dessa forma, o museu tem um acervo enorme de fósseis!

O passeio é muito interessante, e de tempos em tempos acontecem algumas exposições temporárias. É provável que você encontre alguma. Seu prédio mais antigo também foi o primeiro de todos os Museus Nacionais Canadenses.

  • Funcionamento: todos os dias das 6h às 18h, e às quintas ele fica aberto até às 20h (isso é muito comum nos museus de Ottawa).
  • Entrada: CAD$ 15 para adultos, CAD$ 13 para estudantes e idosos e CAD$ 11 para crianças. Lembrando que esses preços são sem os impostos, então o valor pode variar um pouco.

 

Diefenbunker (Museu da Guerra Fria)

Férias no Canadá
Este museu distingue-se por subterrâneo | Foto: Jonathon Simister, via Wikimedia Commons.

O Diefenbunker é um museu dedicado à Guerra Fria. Foi montado em uma instalação subterrânea construída na década de 1960 para proteger funções importantes do governo canadense, no caso de ocorrer uma guerra nuclear. O Diefenbunker foi um dos vários abrigos à prova de radiação construídos pelo país naquela época.

E o mais divertido? Em parceria com uma empresa chamada Escape Manor, de quinta a domingo um dos pavilhões do Bunker se transforma na maior Escape Room do mundo.

Assim, você poderá se divertir tentando escapar de um episódio da Guerra Fria. A brincadeira dura cerca de 60 minutos com grupos de até 12 pessoas.

A entrada custa CAD$ 60 para duas pessoas (sem contar os impostos). Você deve agendar a sua participação com antecedência. Tudo isso faz desse um dos pontos turísticos mais interessantes de Ottawa.

  • Funcionamento: de segunda à sexta, das 10h30 às 16h; nos finais de semana, das 10h às 16h30.
  • Entrada: para adultos é de CAD$ 17,50, para idosos CAD$ 16,50 e para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos CAD$ 11 (com os impostos inclusos). O Museu também oferece preços especiais para famílias e grupos maiores.

 

   

Museu de aviação e espaço (Canada Aviation and Space Museum)

Turismo em Ottawa
Um passeio especial para quem gosta de aviação | Foto: Ken Mist, via Wikimedia Commons.

O Museu de Aviação e Espaço fica no Aeroporto Rockcliffe, e conta em detalhes a história da aviação civil e militar canadense.

O Museu expõe diversas aeronaves, inclusive aviões de combate da I Guerra Mundial. Ademais, tem uma parte dedicada somente a explicar a engenharia de um avião e como tudo funciona.

O museu também fala sobre as Estações Espaciais e sobre como o Canadá tem investido em pesquisas sobre o universo. Certamente, um passeio e tanto para apaixonados pelo céu e pelos ares.

  • Funcionamento: das 9h às 17h
  • Entrada: para adultos é de CAD$ 15, CAD$ 13 para idosos e CAD$ 10 para crianças e adolescentes entre 3 e 17 anos.

 

Mercado Byward

Melhores pontos turísticos de Ottawa
Vale a pena fazer comprar e comer no mercado | Foto: Pierre André, via Wikimedia Commons.

Seguindo para o norte a partir do Canal Rideau você vai chegar na agitada parte baixa da cidade do Ottawa, onde encontrará o Byward Market.

O mercado existe desde 1846 e é um dos pontos turísticos obrigatórios para quem está visitando a cidade de Ottawa. Ali você encontrará, principalmente, tudo de típico e tradicional da cidade e da região.

Além disso, na região em volta do mercado estão alguns dos melhores restaurantes de Ottawa e boutiques. Sem dúvida, isso deixa a vizinhança bem atrativa para turistas que querem experimentar o verdadeiro sabor de Ottawa. Enquanto isso, saiba mais sobre as culinária típica do Canadá.

  • Funcionamento: de segunda à sexta, das 9h às 17h.

 

Aproveite os pontos turísticos de Ottawa

Grande parte dos pontos turísticos de Ottawa fica bem próxima dos principais hotéis no centro da cidade, o que facilita a locomoção – confira como funciona o transporte em Ottawa.

Sua proximidade de outras cidades importantes como Sherbrooke e Montreal possibilita que você faça passeios pelos arredores e conheça ainda mais tudo o que o Canadá tem a te oferecer, tanto do lado inglês quanto do lado francês.

Ottawa é a capital do Canadá, e abriga, dessa maneira, a maior parte de seus Museus Nacionais. É, assim, uma cidade rica em história e cultura e que tem um itinerário de atividades inesgotáveis.

Agrada, dessa forma, a todos os públicos. Enfim, conhecer Ottawa é entrar de cabeça na experiência canadense e realmente absorver sua essência. Confira mais do que você encontrará na cidade no vídeo oficial do site de turismo em Ottawa abaixo:

E aí, qual desses pontos turísticos é imperdível para você? Deixe seu comentário!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Letícia Laborê

ESCRITO POR

Letícia Laborê

Letícia, 20 anos. Estudante de Relações Internacionais. Mineira com o coração quebecois. Apaixonada pela culinária e estilo de vida de La Belle Province.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *