Transporte em Ottawa: como se locomover na capital do Canadá

por Letícia Laborê

Transporte em Ottawa: como se locomover na capital do Canadá

O transporte em Ottawa funciona muito bem. Portanto, assim que você chegar à capital do Canadá, perceberá que se locomover pela cidade é muito fácil.

Apesar de não ter metrô, Ottawa dispõe de ônibus e do sistema de lightrail (veículo leve sobre trilhos). Conta ainda com diversas empresas de táxis e com passeios de barco pelo Rio Ottawa.

Dessa forma, são várias as formas de conhecer a belíssima  que oferece inúmeras possibilidades de passeios para fazer.

Ottawa é uma cidade que, assim como Quebec City, é muito fácil de ser percorrida a pé. Isso ocorre devido à proximidade das suas atrações turísticas.

Mas, caso você esteja hospedado em algum hotel mais afastado do centro turístico ou estiver no inverno no Canadá (entre dezembro e fevereiro), quando as temperaturas são muito baixas ou com chuva não é conveniente passar muito tempo ao ar livre.

Portanto, é útil saber como se locomover em Ottawa e utilizar o transporte público também para aproveitar seu roteiro e tudo o que fazer em Ottawa.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta em Ottawa

Seguro viagem Canadá »

 

Transporte em Ottawa

Como se locomover em Ottawa
Transporte público é composto por ônibus e pelo O-Train.

Você pode escolher em se locomover em Ottawa com transporte público ou particular como táxi e uber, além de bicicleta. Já o transporte público é composto por ônibus e pelo O-Train, que substitui o metrô que a cidade não tem.

Existem duas empresas que cuidam do transporte público na cidade: a OC Transpo (parte da cidade que fica na província de Ontario); e a La Société de Transport de l’Outaouais (STO) (fronteira com a província de Quebec).

As duas empresas funcionam de forma integrada. Veja as principais formas de transporte em Ottawa:

  • Ônibus e Lightrail
  • Táxi
  • Uber
  • Bicicleta

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Ottawa »

 

Como se locomover em Ottawa

Ônibus e Lightrail em Ottawa

Ottawa transporte público
Transporte público é integrado em Ottawa.

Os ônibus da OC Transpo e da STO funcionam de maneira integrada em Ottawa. A STO é, na verdade, a empresa responsável pelo transporte público de Gatineau (na província do Quebec).

Mas devido a proximidade das duas cidades, as empresas têm bilhetes integrados, inclusive os intermunicipais.

É possível encontrar pontos de interseção entre as duas empresas na rua Rideau ou na Wellington, as duas bem próximas aos principais pontos turísticos de Ottawa.

No entanto, dificilmente você vai precisar fazer essa troca, pois os pontos turísticos, centros de compras e principais hotéis são atendidos pela OC Transpo.

A STO fica, então, como uma opção para quem quer visitar a cidade de Gatineau e alguns outros pontos do lado da província do Quebec sem ter que alugar um carro ou contratar um serviço de transfer. Na hora de comprar o seu passe para o ônibus, você tem várias opções.

Assim, convém avaliar qual é adequada para o seu passeio. Lembrando que o passe que você comprar com a OC Transpo vai ser o mesmo preço que o passe da STO, e vice-versa.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Canadá. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Outro meio transporte interessante em Ottawa são os O-Train, que substituem o metrô. São trens rápidos e frequentes, são duas linhas ferroviárias.

 

Como funcionam as linhas de trem em Ottawa

Transporte público Ottawa, Canadá
Mapa do trem em Ottawa.

Na hora de escolher o seu meio de transporte em Ottawa, é importante conhecer os diferentes tipos de ônibus e trens. Além de entender aonde eles podem te levar. As informações mais importantes são:

  • A Line 1, identificada com o número um dentro de um círculo vermelho, é composta por 12,5 km e 13 estações. Os passageiros não costumam esperar mais de 5 minutos para embarcar em um trem. Uma viagem do começo ao fim da linha dura no máximo 25 minutos! Esse trem tem uma estação bem em frente ao Parliament Hill, o ponto turístico mais importante de toda a cidade. Os trens são todos elétricos e é tudo muito rápido e ecológico.
  • A Line 2, cor verde, tem 8 km, com trens movidos a diesel que passam de 15 em 15 minutos.
  • Os ônibus que são classificados como “Rapid-routes” (rotas rápidas) são identificados por círculos na cor azul. Eles são os mais rápidos. Além disso, circulam durante todo o dia e semana, e fazem conexão com as linhas do O-train. Durante a noite, quando a Line 1 não está funcionando, alguns ônibus fazem a rota do trem. Eles são identificados com uma letra N. A linha 97, que vai do aeroporto até o centro da cidade faz parte dessa “rapid-rout” e a viagem não dura muito mais que 20 minutos.
  • Os ônibus que são classificados como “frequent routes” (rotas frequentes) vão ser identificados por um círculo laranja. Eles passam de 15 em 15 minutos e percorrem as avenidas maiores da cidade, das 6 às 18 horas.

Essas são as linhas mais importantes para turistas, que se concentram na região central. Mas além delas existem as “local routes”, que vão para lugares mais afastados e áreas que as outras não cobrem.

 

Sobre o passe único do ônibus

O que fazer em Ottawa em dezembro
Ônibus não disponibilizam troco | Foto: shankar, via Wikimedia Commons.

Um passe único vai te custar CAD$ 3,50. Você pode comprar em uma das máquinas (com cartão de crédito ou débito), ou diretamente nos ônibus, somente em dinheiro.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BFRIDAY, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

É importante lembrar que o dinheiro tem que estar trocado, pois não existe a opção de dar troco como aqui no Brasil. Assim, se você pagar a passagem com uma nota maior, vai ficar no prejuízo.

A passagem para idosos (65+) custa um pouco mais barato (CAD$ 2,65 ) e crianças de até 5 anos não pagam. Se você for para Ottawa para ficar por um período mais longo e quiser usar o transporte público há opções que podem sair mais em conta.

Por exemplo, você pode comprar um passe para o dia, que vai custar CAD$ 10,50, com esse passe você pode pegar quantos ônibus você quiser naquele dia.

O passe para três dias custa CAD$ 25,75, para cinco dias CAD$ 41,25, para a semana CAD$ 49 e para o mês CAD$116,50.

Experiência => Excursão em Ottawa com um guia local

 

Táxi em Ottawa

Centro de Ottawa
Alguns táxis se adaptaram aos aplicativos | Foto: Bull-Doser, via Wikimedia Commons.

Ottawa, como todo centro comercial e turístico, tem uma oferta abundante de companhias de táxis em toda cidade.

Os preços não são muito altos pensando em dólares canadenses, mas ao fazer a conversão para o real pode ficar um pouco salgado.

Então pode ser que a maioria das vezes seja melhor pegar um ônibus ou ir a pé, já que é tudo bem perto. A não ser que seja inverno no Canadá ou você queira um pouco mais de comodidade. Aí vale a pena fazer as contas e ver se cabe no seu orçamento.

Por exemplo, uma corrida de táxi do aeroporto até o Centro vai custar mais ou menos CAD$ 35. É um preço bastante justo e um dinheiro bem gasto, já que você vai estar carregando um monte de bagagens.

Mas, uma corrida de táxi entre o Parliament Hill e o Mercado Byward ou a National Gallery, pontos turísticos que provavelmente você vai visitar no mesmo dia, vai custar mais ou menos CAD$ 10. Se for contar com a gorjeta, você gastará mais ou menos 30 reais, por uma viagem de 2 km.

Algumas empresas de táxi tentam oferecer um serviço mais próximo às plataformas de aplicativos, com opção de baixar um aplicativo ou solicitar corridas pelo site. Estão entre as opções: Blue Line Taxis, Capital TaxiDJ’s Taxi e West Way Taxi.

Dicas => Aluguel de carro no Canadá

 

Uber em Ottawa

Cidades do Canadá
Uber no Canadá.

O Uber é um meio de transporte quase que universal, por funcionar de maneira semelhante em vários países do mundo. Apesar de os preços não serem muito diferentes dos ofertados pelos táxis, a plataforma oferece algumas comodidades.

Entre elas: pagar diretamente pelo aplicativo, agendar a corrida, segurança no quesito do motorista ser cadastrado em uma plataforma específica, etc.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

A maioria dos estabelecimentos em Ottawa tem wi-fi gratuito, e as atrações turísticas também. Então mesmo que você não tenha um chip canadense com rede você não deve ter problemas para pedir um carro.

Imperdível => Turismo em um ônibus anfíbio em Ottawa

 

Bicicleta em Ottawa

Dicas Canadá
Dia a dia em Ottawa inclui a bicicleta | Foto: Tullia, via Wikimedia Commons.

Não são muitas as pessoas no Brasil que considerem a bicicleta como um meio de transporte. Por aqui acaba sendo utilizando mais como uma forma de lazer. No entanto em Ottawa as duas coisas se misturam.

São 180 km de ciclovias que conectam toda a cidade e seus principais pontos turísticos.

O site Rent a Bike aluga diversos tipos de bicicletas para você curtir seus passeios de forma leve e sustentável nessa cidade, que é uma das recomendadas para passar o verão no Canadá.

Conecte-se => Internet no Canadá

 

Dicas de transporte em Ottawa

Ottawa é facilmente percorrida a pé. Então, muito provavelmente, em uma viagem turística, você não vai utilizar muito os serviços de ônibus e trem. No entanto, de maneira geral, os serviços canadenses são de boa qualidade e têm preço justo.

O transporte público em Ottawa cobre a cidade muito bem, principalmente região central e pontos turísticos – o mais importante para os turistas.

É também bastante seguro, mesmo à noite. No caso da sua viagem ser mais longa, pode ter certeza que você não vai ficar na mão.

O site da OC Transpo é bem completo e intuitivo. Dá para consultar as linhas e os horários de cada ônibus. O táxi e o Uber são opções que também são viáveis em percursos pontuais (como do aeroporto para o hotel).

Mas para o dia a dia convém mais o transporte público mesmo.

Você já tinha imaginado que seria tão simples a locomoção em Ottawa? Caso ainda tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário!

 

ESCRITO POR

Letícia Laborê

ESCRITO POR

Letícia Laborê

Letícia, 20 anos. Estudante de Relações Internacionais. Mineira com o coração quebecois. Apaixonada pela culinária e estilo de vida de La Belle Province.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *