Moeda do Camboja: qual levar, cotação e dicas de câmbio

Moeda do Camboja: qual levar, cotação e dicas de câmbio

Nesse artigo, te explico tudo sobre a moeda do Camboja e quais outras moedas e métodos de pagamento você deve usar ao chegar no país. Com certeza, a dúvida sobre qual moeda levar é sempre uma questão que traz curiosidade aos viajantes, principalmente se esta não for tão conhecida.

A moeda oficial do Camboja se chama riel cambojano, que é bem desvalorizada frente ao real e para o dólar. A título de curiosidade, agora em 2020, 1 riel vale 0,00024 dólares americanos 0,0011 reais.

Estive no Camboja por algumas semanas e posso te garantir que saber qual moeda ter em mãos fará toda a diferença.

Neste artigo, te falo tudo sobre a moeda: qual levar, melhor maneira de fazer o câmbio, como enviar dinheiro e custo de vida no Camboja. Basta anotar essas dicas, organizar su planejamento financeiro e aproveitar este país fantástico.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta no Camboja

Seguro viagem Ásia »

 

Qual moeda levar para o Camboja?

riel cambojano para real
Riel cambojiano é a moeda oficial do país | Foto: Goga504, via Wikimedia Commons.

Como falei acima, levar real neste país da Ásia não é uma boa opção, pois você não conseguirá trocá-lo. Mas talvez o que vocês não saibam é que, a moeda do Camboja praticamente não é utilizada no país.

No Camboja inteiro, e principalmente em Siem Reap que é a cidade turística mais forte do país todos os preços são cotados em dólares americanos.

Por isso, o mais recomendado é você ir somente com dólares americanos, pois se for com euro, por exemplo, alguns lugares podem não aceitar ou aceitarem com uma cotação muito desfavorável.

Mas há um porém nessa história: inevitavelmente, você irá receber o troco na moeda do Camboja, o riel. Isso porque no país somente as cédulas de dólar circulam, não as moedas. Confira outras curiosidades do Camboja.

moeda camboja para dolar
Levar dólar é fundamental ao viajar para o Camboja.

Você pode usar as moedas de riel para dar gorjeta ou guardar algumas como lembrança. Todos os passeios, restaurantes, hotéis e até os tuk tuks aceitam dólar americano; portanto, atente-se à cotação do dia ao negociar ou pagar alguma coisa.

Em Siem Reap, por exemplo, você pode trocar de repente uns 10 ou 15 dólares para riel cambojano em algum caixa eletrônico na Pub Street (rua mais movimentada da cidade), para comprar lembrancinhas ou pagar o seu tuk tuk.

Tente trocar pouco riel e gastá-lo ao máximo, para não voltar com muitas notas, que serão inúteis monetariamente, servindo somente como recordação; afinal não é possível fazer câmbio da moeda do Camboja, o riel, ao sair do país.

Para os colecionadores: a nota de 2.000 riels é a mais linda, com o Angkor Wat estampado.

CLIQUE AQUI para comprar moeda estrangeira online »

 

Onde fazer câmbio para viajar para o Camboja?

casas de câmbio em Siem Reap
Você encpontrará casas de câmbio nas ruas de Siem Reap | Foto: Cardboardbird, via Wikimedia Commons.

Não é possível fazer o câmbio do Riel no Brasil, mas como você não vai utilizar muito a moeda do Camboja ao visitar o país, isso não é importante.

No Camboja, para trocar dinheiro você pode procurar casas de câmbio ou cambistas na rua. As casas de câmbio sempre ficam nas ruas mais importantes da cidade ou no seu entorno e os cambistas normalmente ficam perto de mercados ou das lojas que vendem itens de maior valor.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Camboja. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Em ambos os casos, geralmente, eles só aceitam bath, moeda tailandesa, libra ou euro; enquanto que o dólar americano você consegue sacar nos caixas eletrônicos.

Uma dica importante é: não aceitar notas de dólar em mau estado de conservação, pois pode ter dificuldade em ser aceita em outros lugares e nas casas de câmbio também exija notas emitidas o mais recente possível.

Já passei por situações onde não aceitaram a nota de dólar pois foi emitida há décadas atrás.

Em relação ao dólar americano, você pode procurar a melhor cotação nas casas de câmbio da sua cidade. Mas uma estratégia que vejo cada vez mais turistas utilizando é comprar dólar online, pois une as duas coisas que mais nos importamos quando vamos viajar: segurança e bom preço.

como comprar dolar online
Site da Confidence Câmbio te permite comprar moeda estrangeira online e receber em casa.

Nós sabemos que as bolsas variam de uma hora para a outra e nem sempre temos tempo de sair correndo e chegar a tempo em uma casa de câmbio para pegar o preço mais favorável. E além de ser um estresse tremendo, como sabemos, andar com muito dinheiro na rua, infelizmente, é perigoso.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VERAO, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

No site da Confidence Câmbio, você faz a cotação da moeda que você procura, faz o pagamento do valor desejado e a empresa se responsabiliza em entregar o dinheiro no seu endereço. É muito mais seguro e vantajoso para você!

E se você preferir a entrega de um cartão pré pago, também funciona da mesma forma. Entre no site, escolha o valor, faça o pagamento e aguarde a entrega em sua casa.

E aí vai uma dica de ouro: ao se cadastrar, você pode ativar notificações para saber quando a moeda que você deseja mudar o valor da cotação.

A internet sempre melhora a nossa vida e agora você faz um combo de vantagens: economia com o fim das taxas altas, têm mais segurança (pois não anda com dinheiro na rua) e não tem mais correria na hora de trocar dinheiro. Foi o que eu fiz para ir ao Camboja e deu super certo!

Saiba como => Comprar dólar mais barato

 

Como enviar dinheiro para o Camboja?

enviar dinheiro para o exterior
Remessa Online é a melhor forma de enviar dinheiro para o Camboja.

Você sabia que, para viagens mais longas, como um intercâmbio ou por exemplo um período de trabalho voluntário no exterior, você consegue enviar dinheiro da sua conta para uma conta em um outro país e vice-versa? Esse método se chama Remessa Online!

Tudo é bem simples e seguro: basta você preencher seus dados, inserir as informações da conta de destino, verificar a cotação bem como as taxas e impostos aplicados e enviar.

Toda a operação é reconhecida e autorizada pelo Banco Central do Brasil e o beneficiário recebe o dinheiro em um dia útil. Faça sua simulação agora no Remessa Online e insira o cupom de desconto QUEROVIAJARMAIS para ter ainda mais vantagens!

Desfrute => Cruzeiro com churrasco em Phnom Penh

 

Quanto vou gastar por dia no Camboja?

custo de vida no camboja
Você receberá o troco sempre em riel | Foto: Gerd Eichmann, via Wikimedia Commons.

Dizer o quanto você vai gastar por dia no Camboja é algo bem pessoal, pois tudo depende do seu estilo de viagem.

Acho importante fazer essa conta, utilizando os dias, obviamente, que você irá ficar e antes de ir já pensar mais ou menos nos passeios que você deseja fazer.

Existem passeios privados de um dia no complexo de Angkor por volta de 40 dólares por pessoa e também de dois dias que podem ser na faixa de 70 dólares por pessoa. Descubra quanto custa viajar pela Ásia.

Você encontrará hotéis de luxo e confortáveis que oferecem uma refeição diária, além do café da manhã. Eu fiquei em um hotel com esse esquema e foi ótimo, pois era uma refeição a menos na rua para gastarmos; normalmente optava pelo almoço e jantava fora.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Antes de ir ao Camboja, verifique no site oficial de turismo do país o preço atual dos ingressos dos parques, museus e templos que irá visitar. Como exemplo, posso citar alguns preços:

  • Refeição barata: varia entre 3 a 5 dólares por pessoa.
  • Cerveja nos restaurantes: entre 50 cents a 5 dólares.
  • Garrafa grande de água: de 50 cents a 1 dólar.
  • Ingresso para um dia visitando o complexo de Angkor: custa 37 dólares por pessoa, mas como quase ninguém visita o complexo em um dia é mais vantajoso comprar o ingresso de 3 dias que custa 62 dólares por pessoa.

Apesar das taxas do cartão não serem muito atraentes por conta do IOF eu optei por pagar o hotel no cartão para não gastar tantos dólares em dinheiro vivo. leia também sobre seguro viagem para cartão de crédito.

Mas já deixe reservado 30 dólares para a emissão do visto para o Camboja, pois ele é dado na hora que você entra no país.

De Siem Reap => Tour pelos templos de Camboja

 

Tudo sobre a moeda no Camboja

Como você pode perceber, em uma viagem ao Camboja sempre funcionará as duas moedas, a principal é o dólar americano, que utilizará em absolutamente em todas as ocasiões, passeios, compras, restaurantes, ingressos e hotéis.

E o troco sempre será em Riel, a moeda do Camboja; por isso, não troque muito dólar para Riel pois não será vantajoso. Lembre-se, para ir ao Camboja leve sempre dólar americano e um cartão pré-pago ou de crédito, sendo que a Confidence Câmbio é uma ótima opção para adquirir seus dólares com tranquilidade.

Por ter esse hábito econômico de só se aceitar o dólar na maioria das coisas, o Camboja acaba se tornando um dos países mais caros do Sudeste Asiático, tendo um custo de vida bem diferente dos seus países vizinhos como a Tailândia, Laos e Vietnã, onde a conversão do dólar para a moeda local é muito vantajosa.

Mas não pense que por causa disso você deve repensar sua viagem ao Camboja. Ele é um país lindíssimo com uma cultura riquíssima que não se limita somente ao templos do império de Angkor.

Curta as nossas redes sociais para sempre estar por dentro das novidades e dicas mais importantes ao se viajar pelo mundo! Foi um prazer dividir um pouco da minha experiência com vocês.

Para finalizar, recomendo o artigo fotos do Camboja, para você já ir se acostumando com os cenários espetaculares que encontrará na viagem.

E você, tem mais alguma dúvida sobre a moeda do Camboja? Já esteve no país e têm outras dicas para economizar? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Carol Dezzani

ESCRITO POR

Carol Dezzani

Carolina Dezzani, 28 anos, advogada e empresária. Carioca, apaixonada pelo Rio de Janeiro, por animais e astrologia. Viajar é a melhor forma de aprender sobre o mundo e sobre você mesmo!

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *