15 curiosidades do Camboja: tudo sobre a cultura e costumes

15 curiosidades do Camboja: tudo sobre a cultura e costumes

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
4.2/5 - (6 votos)
Atualizado em:
COMPARTILHE

Antes de embarcar, você precisa conhecer todas as curiosidades do Camboja. Por ser um país exótico e com cultura oriental budista, já viajar sabendo o que irá encontrar e como deve se comportar é essencial para que sua viagem seja perfeita!

Primeiramente, para você que se pergunta onde fica Camboja, saiba que se trata de um país do Sudeste Asiático, que faz fronteira com Tailândia, laos e Vietnã.

Muito receptivo ao turista, Camboja une história com uma natureza exuberante. Trata-se de um destino que você não deve tirar da sua lista de viagens pelo mundo, mas, como todo país, tem suas peculiaridades e costumes diferentes dos nossos.

Por isso, ler esse artigo antes de viajar para o Camboja é tão importante, pois compartilho as minhas vivências durante todas as semanas que estive no país, quando pude conhecer bem a cultura local.

Você já saberá como se comportar, como são os hábitos da população e as diferenças culturais gritantes entre a nossa cultura e a cambojana. Conheça tudo sobre as curiosidades do Camboja!

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta no Camboja

Seguro viagem para o Sudeste Asiático »

Curiosidades do Camboja: fatos interessantes

  1. Comer na rua
  2. Comida no café da manhã
  3. Não usam faca, comem com garfo e colher
  4. O Camboja tem sua própria moeda oficial mas só usam o dólar
  5. Fascínio por ter a pele branca
  6. Respeito aos idosos e aos templos sagrados
  7. Língua oficial: Khmer
  8. Mistura de religiões no país
  9. Regime político
  10. Litoral paradisíaco pouco conhecido
  11. O trânsito é uma confusão, tenha cuidado
  12. É proibido usar drone sem autorização do governo
  13. Não é adequado demonstrar afeto em público
  14. História e cultura riquíssimas
  15. Não se pode tocar na cabeça de ninguém e mulheres não podem tocar em monges

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios no Camboja »

1. Comer na rua

o que comer no camboja
Barraquinhas de comida são totalmente comuns em Camboja | Foto: yashima, via Wikimedia Commons.

Como eu havia falado no artigo sobre as comidas tradicionais do Camboja, comer na rua é algo cultural em muitos países do Sudeste Asiático. As pessoas não possuem o hábito de cozinhar todos os dias para comer uma comidinha caseira, como temos no Brasil.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

No Camboja, em todas as ruas tem barraquinhas de comidas variadas ou mercadões com muita variedade de comida também. E o cambojano passa o dia assim, comendo uma coisinha ali e outra aqui e pronto, faz todas as suas refeições na rua.

Para nós é um pouco impensável comer todos os dias na rua pois ficaria muito caro, mas comer no Camboja é barato, então é um estilo de vida que dá pra ser mantido, além de ser uma coisa cultural. Todos comem juntos na rua nesse país da Ásia!

2. Comida no café da manhã

paises que comem comida no cafe da manha
Café da manhã cambojano parece um almoço ocidental.

É muito comum acontecer um choque cultural no café da manhã quando se viaja para países da Ásia. Eles comem comida do tipo almoço e janta no café da manhã!

Obviamente, nos hotéis eles tentam se adaptar ao paladar do turista ocidental, mas é muito estranho ver as pessoas comendo arroz, carne, macarrão de manhã cedo.

Vou te falar que vi muitos turistas entrarem na onda da cultura local e comer também (confesso que não consegui); se você não for dessa turma, também consegue encontrar frutas, pães e omeletes facilmente na hospedagem que você ficar ou em restaurantes que abrem para o café da manhã.

3. Não usam faca, comem com garfo e colher

Outra das curiosidades do Camboja e de outros países asiáticos é que eles não costumam usar faca em nenhuma das refeições. Você se senta no restaurante e só recebe um garfo e uma colher.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Camboja. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

No início é um pouco estranho, mas você vai aprender rapidinho a cortar as coisas com a colher, isso quando precisar, pois a comida no geral já vem bem partida, por isso, eles dispensam tanto o uso de facas.

4. Tem sua própria moeda oficial mas só usa o dólar

A moeda oficial do Camboja é o Riel Cambojano, mas por ser muito desvalorizado o dólar americano é mais usado no país.

Por esse motivo, não é recomendado trocar o dólar por riel, e se for trocar, troque bem pouco. Isso acaba tornando o custo de uma viagem para o Camboja mais alto do que para seus países vizinhos, como a Tailândia e o Vietnã, mas mesmo sendo em dólar continua valendo a pena a viagem, turística e economicamente falando.

5. Fascínio por ter a pele branca

como se vestir em camboja
Mulheres usam maquiagem e chapéus para manter a pele branca.

Apesar de bater facilmente a temperatura de 35ºC ou mais, você verá os habitantes locais cobertos de roupa! Chapéus, muitas blusas, calça e também meia. Entenda como é o clima no Camboja.

Você pode pensar que é para se proteger do sol, mas não: para a maioria dos Cambojanos, ter a pele clara é padrão de beleza e eles não correm o risco de ficarem bronzeados, principalmente as mulheres.

É costume usar muitas roupas até na hora de ir para a praia e as mulheres também costumam passar muita maquiagem mais clara no rosto. Portanto, não se assuste ao ver as pessoas todas cobertas, elas só não querem pegar sol!

6. Respeito aos idosos e aos templos sagrados

angkor wat camboja
Templos no Camboja são absolutamente sagrados.

Os cambojanos possuem uma cultura muito forte de respeito aos idosos, por exemplo, quando passam perto de uma pessoa mais velha, sempre abaixam a cabeça em sinal de respeito. Os idosos também devem iniciar as refeições antes das outras pessoas comerem.

Este mesmo respeito vale para os templos sagrados, pois Camboja possuí alguns dos templos mais bonitos do mundo.

Se vestir adequadamente, cobrindo os ombros e joelhos, além de não usar chapéu ou boné dentro dos templos; isso vale tanto mulheres quanto para homens.

Respeitar a imagem de Buda ou qualquer outro símbolo religioso é essencial para a cultura Cambojana; portanto, em sua viagem ao país não deixe de verificar antes os costumes da população para não causar situações constrangedoras.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? 😉
 

7. Língua oficial

O idioma oficial do Camboja é o Khmer, considerado uma das línguas mais antigas do sul da Ásia. Ele é derivado do sânscrito, porém, como o país foi colônia francesa por muitos anos, muitas pessoas também falam francês.

E a língua francesa continua sendo ensinada em muitas escolas e universidades. Mas em sua viagem, não se preocupe em achar que não vai entender nada, porque praticamente todas as sinalizações também estão explicadas em inglês!

8. Mistura de religiões no país

pontos turisticos do camboja
Templos budistas atraem muitos os turistas no país.

O Budismo Theravada é a religião oficial do país, sendo praticado por 90% da população. Mas há também é praticado o hinduísmo, o islã e o catolicismo.

Umas das principais curiosidades do Camboja é que, em muitos templos do complexo de Angkor Wat, você consegue ver referências de várias religiões no mesmo lugar, como o budismo e o hinduísmo.

9. Regime político

Depois de todo o sofrimento do período ditatorial do Khmer Vermelho, o Camboja se tornou uma Monarquia Constitucional em 1993, sendo liderada pelo primeiro ministro e tendo o rei como Chefe de Estado. Saiba tudo sobre Phnom Penh, capital do país.

Uma curiosidade infeliz é que mesmo com a reforma política após este regime, o Camboja é considerado um dos países mais corruptos do Sudeste Asiático.

10. Litoral paradisíaco pouco conhecido

praias mais bonitas do camboja
Camboja possuí lindas praias em seu litoral.

O país tem um litoral paradisíaco mas pouco conhecido pelos turistas, o que acaba sendo uma curiosidade do Camboja! Sim, existem praias e ilhas lindas para serem conhecidas.

Estenda um pouco mais sua viagem e aproveite, pois Camboja não se limita somente à Siem Reap. Recomendo especificamente que conheça as agitadas praias de Sihanouk Ville. Você vai amar!

11. O trânsito é uma confusão, tenha cuidado

camboja tranporte
Trânsito nas principais cidades do Camboja é conturbado.

O trânsito no Camboja é um caos, mas nada que seja diferente dos países vizinhos também. São muitas motos, tuk tuks, carros e pessoas andando na mesma via.

Tenha muito cuidado ao atravessar as ruas, porque sinal para pedestre tem pouquíssimos e não são muito respeitados. Tem que ir na fé e na coragem para atravessar as ruas.

Mas uma curiosidade que só tem no Camboja é que não existe posto de gasolina; ela é vendida em barraquinhas, todas em garrafas pet. É uma coisa muito diferente de se ver!

Para alugar um carro em Camboja, bata acessar o site da RentCars, onde você compara preços e veículos oferecidos pelas locadoras do país.

12. É proibido usar drone sem autorização do governo

Uma curiosidade do Camboja que eu descobri é que, segundo o portal consular brasileiro, o uso de drone é proibido no país sem a autorização do governo cambojano. Não explicam o motivo para essa determinação.

Portanto, se você deseja muito utilizar drone em sua viagem, tire essa dúvida de como obter essa autorização no site de Imigração do Camboja (www.cambodiaimmigration.org), onde você também consegue tirar o visto online.

13. Não é adequado demonstrar afeto em público

Uma das curiosidades do Camboja mais interessantes é que, diferente da cultura ocidental, onde podemos andar de mãos dadas, dar beijos em público, abraçar e demonstrar afeto sem julgamentos, na cultura budista oriental isso não é adequado, principalmente em lugares sagrados.

Essa curiosidade vale para o Camboja e para os países vizinhos mais tradicionais.

14. História e cultura riquíssimas

camboja fotos
Camboja proporciona verdadeiros cenários de cinema.

O Império Khmer deixou um grande patrimônio histórico e cultural para o Camboja. A arquitetura e história dos templos e do povo que vivia no país já bastaria para torná-lo para o turista.

Juntando isso tudo ao fato de que esse Império foi abandonado na selva por séculos torna tudo ainda mais raro e sensacional. A integração da natureza com os templos de Angkor é algo que não tem como descrever a beleza e a energia. Confira uma sensacional galeria de fotos do Camboja.

Mas além de templos, museus riquíssimos sobre sua história passada e contemporânea, a mistura da cultura cambojana com a francesa, o Camboja também têm danças culturais, como a Royal Ballet of Cambodia que é patrimônio imaterial pela UNESCO e também têm uma arte marcial única do país, chamada Bokator, que teve origem nos tempos do Império Khmer.

15. Não se pode tocar na cabeça de ninguém

budismo curiosidades
Mulheres não podem tocar em monges.

A última da lista das curiosidades do Camboja é que a cultura budista, religião mais praticada no país, não se deve tocar na cabeça de ninguém, principalmente de crianças, pois a cabeça é considerada a parte mais pura do corpo e a porta de conexão com o divino.

Além disso, também não é adequado deixar os pés a mostra quando sentados e nem se deve apontar para ninguém utilizando os pés, pois eles são considerados impuros.

As mulheres não podem tocar em monges e todos também devem abaixar a cabeça em tom respeitoso quando se passa por um monge.

Melhores curiosidades do Camboja

O Camboja é aquele tipo de lugar que é um pacote completo, pois tem a parte que agrada à todos os turistas, que é a história, cultura, natureza, praias, gastronomia deliciosa e na maioria dos casos, preços atrativos.

Por outro lado, tem o lado que o turista que vai para o Sudeste Asiático ou um país exótico também busca, que é o estilo de vida diferente do nosso, os costumes e o caos que causa um pouco de choque cultural no inicio, que depois você se acostuma e acha graça.

O mais importante é que visitar esse país e ter contato com a cultura cambojana te traz um olhar diferente sobre a vida. Você vê pessoas vivendo com tão pouco, de uma forma tão diferente e tão felizes.

Não dizem que viajar é a única coisa que você paga e te deixa mais rico? Ir ao Camboja é o seu bilhete premiado!

Para finalizar, recomendo o artigo sobre as principais cidades do Camboja, com destinos que você deve visitar neste país incrível do Sudeste Asiático.

Confira o vídeo oficial do turismo de Camboja:

E você, quais dessas curiosidades do Camboja chamou mais sua atenção? Já esteve no país e tem mais alguma dica? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

Dicas para ECONOMIZAR MUITO no Camboja

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para o Camboja? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

  • Hospedagem => recomendo utilizar o buscador de hotéis no Camboja para encontrar preços – geralmente mais baixos – dos melhores hotéis. É mais econômico devido a negociação em massa feita com as propriedades, além da segurança para reservar online!
  • Aluguel de Carro => ao fazer a pesquisa no comparador de aluguel de carro, você recebe instantâneamente cotações da melhores locadoras de veículos no Camboja. O pagamento pode ser feito em até 12x sem juros, em reais e com isenção do IOF de 6,38%.
  • Passagens Aéreas => para economizar tempo e dinheiro na compra dos voos para o Camboja, a dica é usar a ferramenta de pesquisa de passagens para você não precisar entrar no site de cada companhia, além de ter a certeza que está comprando em um dos sites mais seguros do Brasil.
  • Transfer do Aeroporto para o Hotel => nada melhor do que chegar no aeroporto e haver alguém nos esperando para levar até o hotel no Camboja. Para ter esse conforto – sem gastar muito – indico o pesquisador de transfers para você escolher a melhor opção de trajeto e tipo de carro.
  • Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => é muito prático e fácil para planejar os trajetos no Camboja, e por toda a América do Sul, pois mostra as rotas mais populares entre dois destinos e compara os preços. Minha dica para achar as melhores passagens – e mais baratas – é utilizar o buscador de tickets de transporte.

Melhores passeios no Camboja

O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios no Camboja, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.

Chip de internet no Camboja

Ter um chip de celular no Camboja com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem no Camboja.

Seguro viagem no Camboja

Contratar um seguro viagem para o Camboja é essencial para sua segurança no exterior, pois garante atendimento médico, hospitalar e odontológico para tratamento em caso de acidente ou doença contraída durante a viagem, com um atendimento 24h por dia.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Viajar Mais