15 curiosidades do Camboja: tudo sobre a cultura e costumes

15 curiosidades do Camboja: tudo sobre a cultura e costumes

Antes de embarcar, você precisa conhecer todas as curiosidades do Camboja. Por ser um país exótico e com cultura oriental budista, já viajar sabendo o que irá encontrar e como deve se comportar é essencial para que sua viagem seja perfeita!

Primeiramente, para você que se pergunta onde fica Camboja, saiba que se trata de um país do Sudeste Asiático, que faz fronteira com Tailândia, laos e Vietnã.

Muito receptivo ao turista, Camboja une história com uma natureza exuberante. Trata-se de um destino que você não deve tirar da sua lista de viagens pelo mundo, mas, como todo país, tem suas peculiaridades e costumes diferentes dos nossos.

Por isso, ler esse artigo antes de viajar para o Camboja é tão importante, pois compartilho as minhas vivências durante todas as semanas que estive no país, quando pude conhecer bem a cultura local.

Você já saberá como se comportar, como são os hábitos da população e as diferenças culturais gritantes entre a nossa cultura e a cambojana. Conheça tudo sobre as curiosidades do Camboja!

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta no Camboja

Seguro viagem para Ásia »

 

Curiosidades do Camboja: fatos interessantes

  1. Comer na rua
  2. Comida no café da manhã
  3. Não usam faca, comem com garfo e colher
  4. O Camboja tem sua própria moeda oficial mas só usam o dólar
  5. Fascínio por ter a pele branca
  6. Respeito aos idosos e aos templos sagrados
  7. Língua oficial: Khmer
  8. Mistura de religiões no país
  9. Regime político
  10. Litoral paradisíaco pouco conhecido
  11. O trânsito é uma confusão, tenha cuidado
  12. É proibido usar drone sem autorização do governo
  13. Não é adequado demonstrar afeto em público
  14. História e cultura riquíssimas
  15. Não se pode tocar na cabeça de ninguém e mulheres não podem tocar em monges

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios no Camboja »

 

1. Comer na rua

o que comer no camboja
Barraquinhas de comida são totalmente comuns em Camboja | Foto: yashima, via Wikimedia Commons.

Como eu havia falado no artigo sobre as comidas típicas do Camboja, comer na rua é algo cultural em muitos países do Sudeste Asiático. As pessoas não possuem o hábito de cozinhar todos os dias para comer uma comidinha caseira, como temos no Brasil.

No Camboja, em todas as ruas tem barraquinhas de comidas variadas ou mercadões com muita variedade de comida também. E o cambojano passa o dia assim, comendo uma coisinha ali e outra aqui e pronto, faz todas as suas refeições na rua.

Para nós é um pouco impensável comer todos os dias na rua pois ficaria muito caro, mas comer no Camboja é barato, então é um estilo de vida que dá pra ser mantido, além de ser uma coisa cultural. Todos comem juntos na rua nesse país da Ásia!

 Delícia => Excursão gastronônica em Angkor

 

2. Comida no café da manhã

paises que comem comida no cafe da manha
Café da manhã cambojano parece um almoço ocidental.

É muito comum acontecer um choque cultural no café da manhã quando se viaja para países da Ásia. Eles comem comida do tipo almoço e janta no café da manhã!

Obviamente, nos hotéis eles tentam se adaptar ao paladar do turista ocidental, mas é muito estranho ver as pessoas comendo arroz, carne, macarrão de manhã cedo.

Vou te falar que vi muitos turistas entrarem na onda da cultura local e comer também (confesso que não consegui); se você não for dessa turma, também consegue encontrar frutas, pães e omeletes facilmente na hospedagem que você ficar ou em restaurantes que abrem para o café da manhã.

Aprenda => Aula de culinária cambojana em Siem Reap

 

3. Não usam faca, comem com garfo e colher

dicas do camoja
Se você vaia para o Camboja, comece a treinar comendo com garfo e colher.

Outra das curiosidades do Camboja e de outros países asiáticos é que eles não costumam usar faca em nenhuma das refeições. Você se senta no restaurante e só recebe um garfo e uma colher.

No início é um pouco estranho, mas você vai aprender rapidinho a cortar as coisas com a colher, isso quando precisar, pois a comida no geral já vem bem partida, por isso, eles dispensam tanto o uso de facas.

Incrível => Jantar ao pôr-do-sol em vila flutuante 

 

4. Tem sua própria moeda oficial mas só usa o dólar

paises que tem o dolar como moeda
Dólar é a moeda mais usada no Camboja.

A moeda do Camboja oficial é o Riel Cambojano, mas por ser muito desvalorizado o dólar americano é mais usado no país.

Por esse motivo, não é recomendado trocar o dólar por riel, e se for trocar, troque bem pouco. Isso acaba tornando o custo de uma viagem para o Camboja mais alto do que para seus países vizinhos, como a Tailândia e o Vietnã, mas mesmo sendo em dólar continua valendo a pena a viagem, turística e economicamente falando.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Camboja. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Saiba como => Comprar dólar mais barato

 

5. Fascínio por ter a pele branca

como se vestir em camboja
Mulheres usam maquiagem e chapéus para manter a pele branca.

Apesar de bater facilmente a temperatura de 35ºC ou mais, você verá os habitantes locais cobertos de roupa! Chapéus, muitas blusas, calça e também meia. Entenda como é o clima no Camboja.

Você pode pensar que é para se proteger do sol, mas não: para a maioria dos Cambojanos, ter a pele clara é padrão de beleza e eles não correm o risco de ficarem bronzeados, principalmente as mulheres.

É costume usar muitas roupas até na hora de ir para a praia e as mulheres também costumam passar muita maquiagem mais clara no rosto. Portanto, não se assuste ao ver as pessoas todas cobertas, elas só não querem pegar sol!

Natureza => Tour pela cachoeira Kulen e Mil Lingas

 

6. Respeito aos idosos e aos templos sagrados

angkor wat camboja
Templos no Camboja são absolutamente sagrados.

Os cambojanos possuem uma cultura muito forte de respeito aos idosos, por exemplo, quando passam perto de uma pessoa mais velha, sempre abaixam a cabeça em sinal de respeito. Os idosos também devem iniciar as refeições antes das outras pessoas comerem.

Este mesmo respeito vale para os templos sagrados, pois Camboja possuí alguns dos templos mais bonitos do mundo.

Se vestir adequadamente, cobrindo os ombros e joelhos, além de não usar chapéu ou boné dentro dos templos; isso vale tanto mulheres quanto para homens.

Respeitar a imagem de Buda ou qualquer outro símbolo religioso é essencial para a cultura Cambojana; portanto, em sua viagem ao país não deixe de verificar antes os costumes da população para não causar situações constrangedoras.

De Siem Reap => Tour pelos templos de Camboja

 

   

7. Língua oficial

camboja idioma
Falando inglês ou francês você consegue fazer turismo em Camboja.

O idioma oficial do Camboja é o Khmer, considerado uma das línguas mais antigas do sul da Ásia. Ele é derivado do sânscrito, porém, como o país foi colônia francesa por muitos anos, muitas pessoas também falam francês.

E a língua francesa continua sendo ensinada em muitas escolas e universidades. Mas em sua viagem, não se preocupe em achar que não vai entender nada, porque praticamente todas as sinalizações também estão explicadas em inglês!

Confira => Espetáculo de circo Phare em Camboja

 

8. Mistura de religiões no país

pontos turisticos do camboja
Templos budistas atraem muitos os turistas no país.

O Budismo Theravada é a religião oficial do país, sendo praticado por 90% da população. Mas há também é praticado o hinduísmo, o islã e o catolicismo.

Umas das principais curiosidades do Camboja é que, em muitos templos do complexo de Angkor, você consegue ver referências de várias religiões no mesmo lugar, como o budismo e o hinduísmo.

Impressionantes => Lugares místicos no mundo

 

9. Regime político

camboja capital
Phnom Penh é a capital do Camboja.

Depois de todo o sofrimento do período ditatorial do Khmer Vermelho, o Camboja se tornou uma Monarquia Constitucional em 1993, sendo liderada pelo primeiro ministro e tendo o rei como Chefe de Estado. Saiba tudo sobre Phnom Penh, capital do país.

Uma curiosidade infeliz é que mesmo com a reforma política após este regime, o Camboja é considerado um dos países mais corruptos do Sudeste Asiático.

Desfrute => Cruzeiro com churrasco em Phnom Penh

 

10. Litoral paradisíaco pouco conhecido

praias mais bonitas do camboja
Camboja possuí lindas praias em seu litoral.

O país tem um litoral paradisíaco mas pouco conhecido pelos turistas, o que acaba sendo uma curiosidade do Camboja! Sim, existem praias e ilhas lindas para serem conhecidas.

Estenda um pouco mais sua viagem e aproveite, pois Camboja não se limita somente à Siem Reap. Recomendo especificamente que conheça as agitadas praias de Sihanouk Ville. Você vai amar!

Paradisíacas => Melhores praias da Ásia

 

11. O trânsito é uma confusão, tenha cuidado

camboja tranporte
Trânsito nas principais cidades do Camboja é conturbado.

O trânsito no Camboja é um caos, mas nada que seja diferente dos países vizinhos também. São muitas motos, tuk tuks, carros e pessoas andando na mesma via.

Tenha muito cuidado ao atravessar as ruas, porque sinal para pedestre tem pouquíssimos e não são muito respeitados. Tem que ir na fé e na coragem para atravessar as ruas.

Mas uma curiosidade que só tem no Camboja é que não existe posto de gasolina; ela é vendida em barraquinhas, todas em garrafas pet. É uma coisa muito diferente de se ver!

Para alugar um carro em Camboja, bata acessar o site da RentCars, onde você compara preços e veículos oferecidos pelas locadoras do país.

Conforto => Traslado do aeroporto de Siem Reap

 

12. É proibido usar drone sem autorização do governo

países em que o drone é proíbido
Drone é de uso proibido no Camboja.

Uma curiosidade do Camboja que eu descobri é que, segundo o portal consular brasileiro, o uso de drone é proibido no país sem a autorização do governo cambojano. Não explicam o motivo para essa determinação.

Portanto, se você deseja muito utilizar drone em sua viagem, tire essa dúvida de como obter essa autorização no site de Imigração do Camboja, onde você também consegue tirar o visto online.

Como ter? => Internet na viagem

 

   

13. Não é adequado demonstrar afeto em público

budismo o que é
Momentos de afeto em público são raros no Camboja.

Uma das curiosidades do Camboja mais interessantes é que, diferente da cultura ocidental, onde podemos andar de mãos dadas, dar beijos em público, abraçar e demonstrar afeto sem julgamentos, na cultura budista oriental isso não é adequado, principalmente em lugares sagrados.

Essa curiosidade vale para o Camboja e para os países vizinhos mais tradicionais.

Sem fila => Ingresso para o Museu Nacional de Angkor

 

14. História e cultura riquíssimas

camboja fotos
Camboja proporciona verdadeiros cenários de cinema.

O Império Khmer deixou um grande patrimônio histórico e cultural para o Camboja. A arquitetura e história dos templos e do povo que vivia no país já bastaria para torná-lo para o turista.

Juntando isso tudo ao fato de que esse Império foi abandonado na selva por séculos torna tudo ainda mais raro e sensacional. A integração da natureza com os templos de Angkor é algo que não tem como descrever a beleza e a energia. Confira uma sensacional galeria de fotos do Camboja.

Mas além de templos, museus riquíssimos sobre sua história passada e contemporânea, a mistura da cultura cambojana com a francesa, o Camboja também têm danças culturais, como a Royal Ballet of Cambodia que é patrimônio imaterial pela UNESCO e também têm uma arte marcial única do país, chamada Bokator, que teve origem nos tempos do Império Khmer.

Adquira => Excursão Nascer do Sol em Angkor Wat

 

15. Não se pode tocar na cabeça de ninguém

budismo curiosidades
Mulheres não podem tocar em monges.

A última da lista das curiosidades do Camboja é que a cultura budista, religião mais praticada no país, não se deve tocar na cabeça de ninguém, principalmente de crianças, pois a cabeça é considerada a parte mais pura do corpo e a porta de conexão com o divino.

Além disso, também não é adequado deixar os pés a mostra quando sentados e nem se deve apontar para ninguém utilizando os pés, pois eles são considerados impuros.

As mulheres não podem tocar em monges e todos também devem abaixar a cabeça em tom respeitoso quando se passa por um monge.

 

Melhores curiosidades do Camboja

O Camboja é aquele tipo de lugar que é um pacote completo, pois tem a parte que agrada à todos os turistas, que é a história, cultura, natureza, praias, gastronomia deliciosa e na maioria dos casos, preços atrativos.

Por outro lado, tem o lado que o turista que vai para o Sudeste Asiático ou um país exótico também busca, que é o estilo de vida diferente do nosso, os costumes e o caos que causa um pouco de choque cultural no inicio, que depois você se acostuma e acha graça.

O mais importante é que visitar esse país e ter contato com a cultura cambojana te traz um olhar diferente sobre a vida. Você vê pessoas vivendo com tão pouco, de uma forma tão diferente e tão felizes.

Não dizem que viajar é a única coisa que você paga e te deixa mais rico? Ir ao Camboja é o seu bilhete premiado!

Para finalizar, recomendo o artigo cidades do Camboja, com os principais destinos que você deve visitar neste país incrível do Sudeste Asiático.

Confira o vídeo oficial do turismo de Camboja:

E você, quais dessas curiosidades do Camboja chamou mais sua atenção? Já esteve no país e tem mais alguma dica? Deixe sua resposta nos comentários!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Carol Dezzani

ESCRITO POR

Carol Dezzani

Carolina Dezzani, 28 anos, advogada e empresária. Carioca, apaixonada pelo Rio de Janeiro, por animais e astrologia. Viajar é a melhor forma de aprender sobre o mundo e sobre você mesmo!

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *