11 comidas típicas do Camboja e curiosidades sobre os pratos

11 comidas típicas do Camboja e curiosidades sobre os pratos

Poucas pessoas conhecem as comidas típicas do Camboja e nesse artigo vou contar para você as delícias que vai querer provar no país que mais gostei de visitar na Ásia.

Acredito muito que a gastronomia também é uma experiência cultural, por isso, sempre aconselho a experimentar coisas novas, ainda mais em um país exótico como o Camboja! Vão ter pratos asiáticos que você só vai comer neste país, então, porque perder essa oportunidade, não é mesmo?

Quando se fala em pratos típicos da Ásia, acho que o primeiro pensamento das pessoas é: vai ter muita pimenta! E o Camboja foi deliciosamente o contrário disso tudo; para os que não são muito fãs de pimenta como eu, aproveite para comer muito!

O que eu pude perceber na culinária cambojana, é que eles capricham no tempero. Todas as comidas têm muitas ervas, cheiros diferentes e gostos bem marcantes; bem diferente do tempero tradicional brasileiro que é basicamente cebola, alho e sal.

E a maioria das comidas típicas do Camboja usam o arroz como acompanhamento principal, mas também não é igual ao nosso, mas sim um parecido com o de comida japonesa, bem grudadinho, mas mesmo assim, sempre será uma comida confortável de se comer.

O país sofreu muitas influências da França em sua culinária, por ter sido colônia por muitos aos. Para saber o que comer no Camboja, saiba que se trata de uma mistura perfeita entre a culinária asiática e francesa!

Prepare-se para provar alimentos que você nunca viu antes e outros que já está cansado de ver, mas que no Camboja são muito mais gostosos. Quando você voltar me conta: o abacaxi, a manga e o mamão no país não são bem melhores?

Planeje sua viagem => Dúvidas sobre chip internacional

Melhor seguro viagem para o Sudeste Asiático »

 

Quais são os pratos típicos do Camboja?

  1. Fish Amok
  2. Fried Rice com carne, frango ou frutos do mar
  3. Kuy Teav
  4. Num Pang
  5. BBQ Khmer
  6. Bai Sach Chrouk
  7. Khmer Curry
  8. Lok Lak Beef
  9. Pão frito com camarão
  10. Num Kachay
  11. Mango Sticky Rice

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios no Camboja »

 

O que comer no Camboja?

1. Fish Amok

Fish Amok camboja
Prato é o mais popular do Camboja.

Esse é a principal entre as comidas típicas do Camboja, sendo que você o encontra em qualquer restaurante de uma rua movimentada. Onde comi, o peixe veio acompanhado de arroz, mas já vi lugares que o servem com batata. 

Ele é feito na folha de bananeira e vem com um molho feito com leite de coco, cúrcuma, capim limão, alho e outras especiarias. É uma delícia! Ele é um prato facilmente encontrado durante uma excursão gastronômica em Angkor, por exemplo.

 

2. Fried Rice com carne, frango ou frutos do mar

camboja alimentação
Combinação tem o gosto de comida caseira.

Confesso que o Fried Rice foi o meu prato preferido no Camboja. Apesar dele ser comum em toda culinária da Ásia, no país não tinha a pimenta e o tempero lembra muito uma comida caseira gostosa.

Ele é feito com arroz, cenoura, ovo mexido, salsinha e algumas vezes, brócolis ou ervilha; não é frito de verdade, somente refogado na panela, com tudo bem sequinho. E ele pode vir acompanhado de carne, frango ou até frutos do mar e é super fácil de encontrar. 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Camboja. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Foi o meu prato preferido!

 

3. Kuy Teav

comida asiatica nomes
Sopa é ótima opção para os dias frios | Foto: Louistrinh, via Wikimedia Commons.

O Kuy Teav, ou sopa de macarrão, é um prato típico no Camboja. A cozinha oriental, no geral, costuma comer muitas sopas e noodles e essa é a versão do Camboja. Por isso, vale a pena conhecer outros sabores servidos nos melhores restaurantes da Ásia.

Esta sopa é feita com macarrão de arroz, acompanhada por bolinhas de carne, que podem ser bovina ou suína, caldo de porco, temperado com pimenta e limão, além de outras especiarias. É uma opção de uma refeição mais leve!

 

4. Num Pang

lanches com carne de porco
Sanduíche é um sucesso entre os turistas em Camboja.

Essa é uma deliciosa mistura entre a culinária francesa e as comidas típicas do Camboja: um típico sanduíche cambojano e uma ótima opção de lanche! 

O Num Pang é servido em uma baguete e normalmente é recheado com carne de porco, presunto, patê, pepino e cenoura. É possível acha-lo facilmente em barraquinhas de ruas ou em mercados. Dá para saborear essa receita em uma excursão gastronômica em Phnom Penh.

 

5. BBQ Khmer

restaurantes em siem reap
Refeição traz uma vasta variedade de carnes | Foto: Maxim B, via Wikimedia Commons.

Para quem gosta de churrasco e comidas exóticas, esse é o seu prato típico do Camboja. O BBQ Khmer é facilmente encontrado em restaurantes ou mercados.

   

O churrasco é feito em uma chapa quente servida em sua mesa e você mesmo pode grelhar suas carnes como quiser, vem também uma sopa com noodles e molhos como rosé, tártaro e de pimenta.

E agora vem a parte exótica: normalmente eles trazem até 14 tipos diferentes de cortes de carne crua. Vem carne de boi, porco, frango, cobra, crocodilo, avestruz, pato, tubarão, lula, camarão, canguru, sapo e peixe. Você teria coragem de provar o BBQ Khmer? Se você prefere algo mais comum, agende um cruzeiro com churrasco em Phnom Penh.

 

6. Bai Sach Chrouk

Arroz com carne de porco
Prato é consumido em toda a Ásia.

Os cambojanos consomem muita carne de porco e esse é mais um prato onde ela é utilizada como ingrediente principal, mas é feito com temperos que vão agradar o paladar brasileiro.

O porco é grelhado e marinado no shoyu, além de ter o arroz como acompanhamento. Esse prato eu não provei, mas acredito que deve ser um dos melhores! E uma curiosidade é que esse prato é um dos favoritos dos cambojanos para se comer no café da manhã!

 

7. Khmer Curry

pratos com camarão
Feita à base de camarão, pasta é deliciosa | Foto: Mx. Granger, via Wikimedia Commons.

O Khmer Curry, traz uma diferença entre os outros pratos de curry vistos em outros países asiáticos, eles usam pasta de camarão juntamente com o frango. Mas as receitas variam bastante nesse prato.

Mas basicamente, ele é feito com pasta de camarão, frango, leite de coco, muitas ervas e especiarias, molho de peixe, batata doce em cubos e isso tudo forma um caldo bem grosso e saboroso, ele pode ser acompanhado com arroz ou baguete.

 

8. Lok Lak Beef

o que comer em siem reap
Prato é um ótima dica para o almoço no país | Foto: Marcin Konsek, via Wikimedia Commons.

Esse é um prato comum e simples na culinária cambojana. Facilmente encontrado em restaurantes. Se tivesse um potinho de feijão acompanhando eu iria achar que era brasileiro. 

O Lok Lak Beef é servido com finas tiras de carne bovina, arroz, salada com alface, tomate, pepino e rodelas de cebola crua. Muitas vezes, é comido com um ovo frito em cima, mas depende do restaurante,

Além disso, vem um molho à parte de suco de limão e pimenta Kampot para dar mais sabor e também vem acompanhado de batatas fritas (não faziam parte da receita tradicional mas agora já é comum servirem dessa forma). Esse prato além de parecer ser muito bom, é ideal para quem tem dificuldade em se adaptar às comidas locais. 

 

9. Pão frito com camarão

pão com camarão
Pão com camarão é uma tradição entre os locais.

O pão frito com camarão é mais uma deliciosa mistura entre a França e o Camboja. Esse prato é mais comum de ser servido em mercados do que em restaurantes. Para fazer compras nesses lugares, saiba quanto vale a moeda do Camboja.

Ele é feito com pão francês fresco e camarões temperados, que são fritos juntos. O resultado é uma deliciosa e crocante mistura de sabores. 

 

10. Num Kachay

Esse prato tem influência da culinária chinesa e é encontrado facilmente em barraquinhas na rua, pois é uma das comidas típicas mais populares do Camboja.

O Num Kachay é um bolinho de cebolinha, feito com farinha de arroz e frito. Ele é servido com um molho de peixe apimentado, mas com ou sem molho, ele continua delicioso, pois é crocante por fora e macio por dentro. 

   

 

11. Mango Sticky Rice

doces tipicos da asia
Sobremesa é a mais popular do país.

Confesso que demorei um tempo para provar essa sobremesa por falta de coragem. Não achava que a combinação de manga com arroz pudesse dar certo, mas como eu me arrependi de não ter provado desde o primeiro dia!  

O Mango Sticky Rice é uma sobremesa muito comum na culinária asiática e você o encontra em todo o Sudeste Asiático. Ele vem com umas fatias de manga (que é bem mais gostosa que a nossa manga), é acompanhado de arroz doce e um molho quente de coco por cima.

Lembra um pouco o gosto do cuscuz, mas essa combinação é perfeita! Eu tenho vontade de comer essa sobremesa até hoje, então não deixe de provar!

 

Experimente as comidas típicas do Camboja

Você deve ter reparado que usei muitas vezes as palavras barraquinhas na rua ou mercados populares, porque comer no Camboja é assim: se come na rua, um pouquinho de cada coisa, todos os dias. Eles não possuem o costume de cozinhar em casa. Confira outras curiosidades sobre o Camboja.

As comidas típicas do Camboja que eu mencionei são as principais que vi quando fui ao país, mas não pense que a culinária do Camboja para por aí; você também consegue encontrar barraquinhas com insetos de todos os tipos, as de frozen com frutas são maravilhosas e uma salvação para o calor.

Todas as frutas, no geral, são deliciosas e também muito utilizadas em outros pratos. Pelas barraquinhas de rua, você também pode comer uns crepes deliciosos, doces e salgados; no Camboja foi a primeira vez que comi o Ice Cream Roll, que também é super popular no país.

Se alimentar no Camboja é fazer parte da cultura deles também, e acho essa interação muito bonita!

Confira o vídeo oficial do turismo gastronômico do Camboja:

E você, quais destas comidas típicas do Camboja gostaria de experimentar? Já esteve no país e tem mais alguma para indicar? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Carol Dezzani

ESCRITO POR

Carol Dezzani

Carolina Dezzani, 28 anos, advogada e empresária. Carioca, apaixonada pelo Rio de Janeiro, por animais e astrologia. Viajar é a melhor forma de aprender sobre o mundo e sobre você mesmo!

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Quando Ir

Saiba quando é melhor viajar para aproveitar ao máximo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Curiosidades

Fatos e histórias interessantes para conhecer o destino

#05
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#06
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#07
Icone
Fotos

Veja paisagens e fotos das principais atrações turísticas

#08
Icone
Angkor Wat

Tudo para planejar a visita nos Templos de Angkor Wat

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Quando Ir

Saiba quando é melhor viajar para aproveitar ao máximo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Curiosidades

Fatos e histórias interessantes para conhecer o destino

#05
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#06
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#07
Icone
Fotos

Veja paisagens e fotos das principais atrações turísticas

#08
Icone
Angkor Wat

Tudo para planejar a visita nos Templos de Angkor Wat

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *