Goiás

Fazer turismo em Goiás é sinônimo de belas paisagens e duplas sertanejas, pois o gênero musical leva o nome do estado para todo o mundo. Se você procura o que fazer em Goiás, saiba que o ecoturismo é a especialidade local, seja de lazer, para descanso ou para a prática de esportes em meio a natureza.

Afinal, a geografia goiana propicia a vontade dos turistas em conhecer os seus encantos naturais: cachoeiras, rios, grutas, trilhas, chapada e ainda água termais com atividades para todos os tipos de viajantes, não importa a idade.

Mas, além disso, o turismo em Goiás também atrai muito viajantes que buscam atrativos históricos e também religiosos. É que a região foi “descoberta” pelo bandeirante Anhanguera em 1722 e, depois ocupada por centenas de mineradores em busca de ouro.

Assim, o turismo histórico passa pelas cidades do Caminho do Ouro, como Pirenópolis, Goiânia, Corumbá, Jaraguá, Caldas Novas, Cidade de Goiás, entre outras. Já o religioso, é focado nas romarias, principalmente em Trindade.

Quer saber mais sobre este lindo estado brasileiro? Então, descubra neste artigo os links para os posts sobre Goiás com suas mais famosas regiões turísticas.

Planeje sua viagem => Melhores hotéis no estado de Goiás

Seguro viagem nacional »

 

Mapa de Goiás

o que fazer em goias
Mapa de Goiás. Foto: TUBS, via Wikimedia Commons
  • Localização: Região Centro-Oeste
  • Estados limítrofes: Mato Grosso do Sul (SO), Mato Grosso (O), Tocantins (N), Bahia (NE), Minas Gerais (L, SE e S) e Distrito Federal (L)
  • Área Total: 340 111,783 km²
  • População: 7 018 354 hab.
  • Clima: Tropical monçônico (Am), tropical savânico (Aw) e subtropical de altitude

*Fonte: Wikipédia

CLIQUE AQUI para alugar um carro mais barato em Goiás »

 

Turismo em Goiás

turismo em goias
Estrada Goiânia pra Chapada dos Veadeiros é um dos caminhos para turismo em Goiás.

Goiás é o estado mais populoso do Centro-Oeste do Brasil e ele já foi bem maior em extensão territorial. É que até 1988 onde hoje é o Tocantins, pertencia ao território goiano.

Com a capital do estado, Goiânia, mais ao sul dessa região, o desenvolvimento do estado seguia de forma desigual.

E essa diferença foi ampliada por conta da construção de Brasília, no Distrito Federal, que trouxe muitos trabalhadores e contribuiu para um desenvolvimento ainda maior do sul do estado. No fim, a separação nos presenteou com dois estados cheios de atrativos turísticos.

Atualmente, Goiás faz divisa com Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Bahia, Minas Gerais e ainda o Distrito Federal que, embora esteja dentro do território goiano é uma unidade federativa independente.

As principais cidades turísticas de Goiás são Goiânia, Caldas Novas, Rio Quente, Pirenópolis e Alto do Paraíso, onde fica a Chapada dos Veadeiros; vale a pena conhecer também Mossâmedes, Cocalzinho de Goiás e Goiás Velho, primeira capital do estado.

O clima do estado, que fica bem no meio do Brasil, é tropical com invernos secos e verões chuvosos. A temperatura média é de 26 ºC, mas no verão já foram registrados 40 ºC.

 

Regiões turísticas de Goiás

Assista o vídeo a seguir, produzido pelo portal do Turismo Oficial do Brasil sobre a encantadora Cidade de Goiás ou Goiás Velho que foi tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade no Brasil:

 

Goiânia

goiania goias
Goiânia é uma cidade muito arborizada e estruturada também | Foto: jcdf, via Wikimedia Commons.

A capital é o ponto de partida para diversas atrações em todo o estado, afinal grande parte dos turistas que desejam fazer turismo em Goiás desembarcam no aeroporto de Goiânia e, a partir dele, podem aproveitar os atrativos locais ou partir para os destinos famosos nos arredores.

Mas já te aviso que a capital de Goiás tem o seu charme e os seus próprios atrativos e, por isso, garanto que vale a pena conhecê-la melhor. Para saber onde se hospedar, confira os seguintes posts:

Na cidade, construída na década de 1930 é toda planejada, há muitos prédios no estilo art-déco. As ruas são largas e arborizadas, tanto que há muitos parques e praças espalhadas ao logo dos bairros.

goiania o que fazer
Centro Cultural Oscar Niemeyer em Goiânia | Foto: Judson Castro, via Wikimedia Commons.

Entre os pontos turísticos de Goiânia mais famosos, está o Centro Cultural Oscar Niemeyer, formado por uma praça de 26 mil m², o museu de arte contemporânea e uma biblioteca.

Visite também os parques da Vaca Brava e do Areião, além do Bosque dos Buritis, que tem mais de 141 mil m², muitas árvores, lagos, além do Monumento a Paz Nacional, do Museu de Arte de Goiânia e de um orquidário.

Outras atrações são o letreiro “Eu amo Goiânia”, o Memorial do Cerrado, o Museu Pedro Ludovico, o Museu Zoroatro Artiaga, o monumento das três raças e o Jardim Botânico de Goiânia.

Para quem é fã de futebol o estádio Serra Dourada é um ótimo programa para o fim de semana, pois recebe jogos do Goiás Esporte Clube e do Vila Nova Futebol Clube, times mais tradicionais da cidade.

 

Caldas Novas

fontes termais caldas novas
Caldas Novas é famosa pelos parques e fontes termais | Foto: Andrevruas, via Wikimedia Commons.

Localizada a 170 km de Goiânia, Caldas Novas é, sem dúvida, um dos destinos mais conhecidos de Goiás. E o motivo são as águas termais que passam no subterrâneo da região e deixam todas as piscinas e cascatas super morninhas.

A fama de Caldas Novas é tão grande que todos os anos a cidade recebe aproximadamente 4 milhões de viajantes de todo o mundo, tornando a cidade o maior polo turístico do Centro Oeste.

Ao ler o artigo o que fazer em Caldas Novas, você encontrará um guia completo, sobre a melhor época para a viagem, restaurantes e ainda as cachaçarias e docerias, para você experimentar os doces locais e ainda levar de presente para a família.

Para saber onde se hospedar, indico o artigo Airbnb em Caldas Novas, com informações das melhores opções para ser hospedar na cidade.

Conheça também os atrativos turísticos, que incluem diversas feiras populares como a da Lua, o Jardim Japonês, o Lago Corumbá e o Parque Estadual da Serra de Caldas. Além de tudo isso, detalho também sobre os melhores parques aquáticos da região, tanto em Caldas Novas quanto em Rio Quente, a cidade vizinha.

 

Rio Quente

hot park goias
Hot Park é o grande atrativo em Rio Quente | Foto: [email protected], via Wikimedia Commons.

Localizada a somente 28 km de Caldas Novas e a 170 km de Goiânia, Rio Quente é outro destino incrível para quem gosta de fontes termais e deseja curtir férias em grande estilo.

Com cerca de somente 3 mil habitantes, a cidade é turística e tem como grande atrativo o Hot Park, um dos parques aquáticos mais famosos do Brasil; sem contar também os resorts, que recebem turistas o ano todo, principalmente no verão.

O mais famosos deles é o Rio Quente Resorts, que fica na Fazenda Água Quente e conta com um parque aquático, minigolfe, mergulho co snorkel e muito mais.

 

Pirenópolis

Pirenopolis goias
Cachoeira do Abade em Pirenópolis | Foto: Tiago Caramuru, via Wikimedia Commons.

Pirenópolis é daquelas cidades cercadas de montanhas, com ruas de pedras e aqueles lindos casarões colonias. Lembra muito Paraty, no Rio de Janeiro, e Tiradentes, que fica em Minas Gerais.

Seu nome, inclusive, remete as montanhas que cercam a cidade, uma vez que Pireneus, de onde veio a inspiração é uma cadeia de montanhas entre a Espanha e a França.

A cidade de Pirenópolis fica a 128 km ao norte de Goiânia e 149 km a oeste de Brasília. Seu maior atrativo turístico é o Santuário de Vida Silvestre Vagafogo com diversos esportes de aventura.

Seu centro é tomado pelo Patrimônio Histórico e é um lugar que convida para passeios a pé.

Neste artigo, conto tudo sobre o que fazer em Pirenópolis. São informações detalhadas sobre a história, a melhor época para visitá-la, como chegar a Pirenópolis, o que comer e, claro, os pontos turísticos da cidade.

Além do centro histórico e do santuário, há diversas cachoeiras, como a do Abade, trilhas para trekking e bike, espaço para tirolesa, rapel e muito mais.

 

Chapada dos Veadeiros

Chapada dos Veadeiros como ir
Chapada dos Veadeiros é um dos principais paraísos naturais do Brasil | Foto: Aline Fortuna, via Wikimedia Commons.

A Chapada dos Veadeiros, que fica a 459 km d a capital Goiânia, tem sua maior parte localizada na cidade de Cavalcante, mas ela também corta outros municípios como Alto Paraíso de Goiás e São Jorge. É um lugar fantástico para fazer turismo em Goiás.

Como a Chapada não é fechada como um parque e, por isso, não tem porta de entrada, muitas atrações estão em áreas particulares e, para conhecê-las, é preciso pagar ingresso.

Mas você pode percorrê-la sem entrar em áreas particulares e aproveitar tudo o que o cerrado tem para oferecer, desde a vegetação típica da região, passando por cachoeiras de até 100 metros de altura, rios e enormes paredões de pedra.

A região é um dos paraíso de Goiás para os viajantes que curtem fazer ecoturismo no Brasil.

No local, você tem todo o tipo de trilha, que passam por poços e quedas d’água e terminam em cachoeiras como a da Prata e Santa Bárbara, em Cavalcante.

Já em Alto Paraíso, que tem a mesma altitude de Machu Picchu, há muitas minas de cristais. Por isso, esotéricos e praticantes de meditação costumam ir para a cidade que, diz a lenda, também já foi visitada por extraterrestres.

 

Cocalzinho de Goiás

o que ver em goias
Cachoeira dos Pireneus | Foto: Eliane de Castro, via Wikimedia Commons.

Localizada a 130 km de Goiânia e a 104 km de Brasília, bem às margens do rio Corumbá, a cidade tem muitas belezas naturais, como cachoeiras, montanhas, serras e grutas. Para surpresa de muitos, o destino abriga ainda uma vinícola! É um destino perfeito para um fim de semana.

A Cachoeira dos Pireneus é uma queda d’água com um poço perfeito para banho. Ela está localizada dentro das dependências do Hotel Fazenda Tabapuã dos Pireneus. Para ter acesso o visitante deve pagar a taxa do day-use da propriedade.

E também pode aproveitar para realizar outras atividades. No local, há um restaurante. Sua especialidade é comida típica de fazenda. Na prática, você vai experimentar: galinha caipira, saladas e massas. Também há café da manhã e jantar.

Além dessa cachoeira o lugar têm várias outras atrações como a Cachoeira do Girassol, Caverna dos Ecos, Tirolesa Voo dos Pireneus, Fazenda Pireneus Vinhos e Vinhedos e a Serra dos Pirineus.

 

Lugares para relaxar em Goiás

Além desses destinos citados, há vários outros em Goiás que valem a pena conhecer como Mossâmedes (151 km de Goiânia), onde fica o Parque Estadual da Serra Dourada.

Perto da divisa como o estado do Tocantins, o Rio Araguaia é muito legal de conhecer, onde você também pode pescar.

Também chamada de Goiás Velho, porque foi a primeira capital do estado, quando seu nome ainda era Vila Boa, a Cidade de Goiás, que fica a 141 km a sudeste de Goiânia, tem como grande destaque o Centro Histórico, que em 2001 foi tombado como Patrimônio Cultural da Humanidade no Brasil.

Acredito que, com esse resumo sobre os principais atrativos de Goiás, deu para conhecer um pouco sobre o estado e, espero, ter despertado a sua vontade de conhecê-lo ou ainda de explorar outras regiões goianas, pois o “Paraíso Verde do Brasil” tem muito a oferecer aos turistas.

E você, em quais destes lugares gostaria de fazer turismo em Goiás? Já esteve no estado e tem mais alguma dica? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

 

Background Tickets
Goiás

Promoções de Passagens

Selecione um filtro para visualizar os pacotes de viagens.
Goiás

Lazer e Diversão

Background Acomodação
Goiás

Ofertas de Hotéis

Preços mais baixos encontrados por usuários reais.
Os valores podem variar conforme disponibilidade, datas e taxas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. José Palhares

    cidade de itumbiara goias e considerada zona turistica