Início / Américas / América do Sul / Chile / Melhores cidades para morar no Chile: lugares para viver bem

Melhores cidades para morar no Chile: lugares para viver bem

Está pensando em morar fora? Neste artigo, vou indicar as melhores cidades para morar no Chile. A decisão de sair do país e tentar a vida no exterior nunca é fácil, principalmente porque envolve uma pesquisa bastante aprofundada dos lugares candidatos a ser sua nova casa, então, vou te ajudar sugerindo alguns dos lugares para viver.

Antes de mais nada é importante saber que o Chile é o país mais sísmico do mundo, ou seja, está em uma zona de terremotos e os tremores de terras, mesmo que suaves, são constantes.

Porém, não há o que temer, as cidades são muito bem preparadas e as pessoas já estão acostumadas. Tirando esse fato, há muitas vantagens de morar no Chile, como seus cenários deslumbrantes, desde desertos com o céu mais estrelado do planeta, praias de areia branca, montanhas, cordilheiras com neve e muitos vulcões ativos.

Além disso, o país possui um alto índice de alfabetização, uma excelente qualidade de vida e uma economia bastante estável, com baixa taxa de desemprego. Ainda que seja um dos países latinos mais caros para se viver, vale a pena o investimento.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Santiago: dicas de bairros e hotéis

Melhor seguro viagem para a América do Sul »

 

Conheça as cidades para morar no Chile

  • Viña del Mar
  • Santiago
  • La Serena
  • Valdivia
  • Pucón
  • Antofagasta
  • Iquique

Conheça => Melhores passeios pelo Chile

 

Melhores cidades para viver no Chile

Melhores cidades para morar no Chile
Encontre muitas boas cidades para morar no Chile.

Já tendo dito boas vantagens para você querer se mudar para o Chile e citado algumas das melhores cidades, agora é a hora de conhecer mais sobre elas.

Lembrando que a seleção foi feita a partir de critérios, como índice de desenvolvimento humano e econômico, oportunidades de estudo e trabalho, beleza e organização das cidades. Não levei em conta neste artigo o custo de vida. Se quiser saber sobre isso, leia o post Qual é o custo de vida no Chile.

Confira => Dicas imperdíveis sobre o Chile

 

Viña del Mar

Cidades para morar no chile
Viña del Mar é uma das melhores cidades para morar no Chile

O City Image Barometer, um estudo realizado para os chilenos, posicionou Viña del Mar como a melhor cidade para se viver e estudar pelo 5º ano consecutivo. Esse resultado é satisfatório quando analisamos a comodidade nos locais de trabalho, a eficiência dos serviços públicos, a qualidade de vida e as belíssimas paisagens naturais que cercam a cidade.

Viña del Mar é, sem dúvida, a capital do turismo nacional. Com seus quase 330 mil habitantes, é também conhecida como Cidade Jardim e fica localizada no litoral central do Chile, a cerca de 2 horas de distância de Santiago e 10 minutos de Valparaíso. Leia mais no post com tudo o que fazer em Viña del Mar e Valparaíso.

Possui belas áreas verdes e quatro quilômetros de praias adequadas para os turistas se banharem. Algumas de suas atrações são a Quinta Vergara, a Lagoa Sausalito, o Sporting Club e o Jardim Botânico. Tem também passeios guiados pela costa do Pacífico em Viña del Mar.

Além disso, é o local do Festival de Canción, que reúne anualmente artistas de renome nacional e internacional. Com uma arquitetura pitoresca de bairros residenciais e edifícios modernos, Viña del Mar é com certeza uma das melhores cidades para morar no Chile.

 

Santiago

Morar no Chile custo de vida
Santiago é a cidade líder na América Latina em fatores sociais, econômicos e ambientais.

A capital do Chile, Santiago, é de longe o principal centro urbano e econômico do país. Com pouco mais de 7 milhões de habitantes e uma temperatura média anual de 14°C, a cidade está localizada na região central do país e abriga as principais organizações políticas e comerciais do Chile.

É uma cidade líder na América Latina em fatores sociais, econômicos e ambientais, sendo uma das mais competitivas da região, considerando-se internacionalmente como uma das melhores cidades para se viver na região. Conheça bem os melhores bairros e hotéis de Santiago.

Com inúmeras opções de lazer, como seus muitos parques e museus, e diversas universidades e escolas, é a típica cidade cosmopolita perfeita para que quem estudar e trabalhar.

Alguns de seus principais pontos turísticos de Santiago são Palacio de La Moneda, La Chascona, Museo De Bellas Artes, Parque Forestal e Sky Costanera Center.

Sem contar a acessibilidade de ir aos parques de neve no alto das Cordilheiras dos Andes. Para os que gostam de viver em uma cidade que nunca dorme e está sempre em constante movimento, Santiago é sua escolha.

Descubra => Arredores de Santiago

 

La Serena

Cidades boas para brasileiros no Chile
La Serena | Foto: Krzysztof Ulaczyk, via Wikimedia Commons.

Capital costeira da quarta região, chamada Coquimbo, La Serena é a segunda cidade mais antiga do país depois de Santiago, localizando-se ao norte do país. Possui um clima semiárido, por receber influência das correntes do sul e do norte.

Com uma população de aproximadamente 140 mil habitantes, a cidade que ainda mantém sua arquitetura colonial desde sua fundação, em 1544, tem muitas atrações, principalmente por sua ótima infraestrutura, inclusive com bons hotéis em La Serena.

A cidade é conhecida por suas praias com longas faixas de areia, como El Faro, com seu marco no Farol Monumental, além da Igreja de São Francisco, datada do final do Renascimento, e o Museu Arqueológico, que exibe cerâmica pré-hispânica e uma cabeça de pedra gigante (moái) da Ilha de Páscoa.

Conheça => Pratos típicos chilenos

 

Valdivia

Visto para morar no Chile
Clima da região é oceânico, com a presença de vegetação exuberante.

Valdivia é uma cidade e comuna no sul do Chile, capital da província de Valdivia e da região de Los Rios. Foi fundada em 1552 pelo conquistador espanhol Pedro de Valdivia e, atualmente, conta com 166 mil habitantes. Aproveite para conhecer a cidade hospedando-se em um dos hotéis em oferta em Valdivia.

O clima da região é oceânico, com a presença de vegetação exuberante que é conhecida como a floresta valdiviana. A temperatura média anual é de 12°C.

É uma cidade muito bonita, semelhante a uma “Veneza” por causa do grande número de canais que a atravessam.

Possui uma grande quantidade de atrações, como Feria Fluvial, Costanera Promenade, Museu Municipal, Parque Oncol e o belíssimo balneário Niebla, famoso por seus fortes e castelos espanhóis.

Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5, é só clicar no botão.
 

Prático => Chip de celular com internet no Chile

 

Pucón

Quero trabalhar no Chile
Pucón é conhecida por oferecer muitos esportes radiciais.

Pucón é uma cidade no distrito dos lagos na zona central do Chile, ao lado do lago Villarrica, um dos principais cartões postais da região, devido ao vulcão coberto de neve Villarrica que se eleva acima dele.

Com pouco mais de 220 mil habitantes e uma temperatura média anual de 12°C, Pucón se tornou um centro de turismo de aventura e aos amantes de natureza. Existem ótimos hotéis em Pucón para você aproveitar bem.

É conhecido por seu acesso a trilhas para caminhadas, esportes aquáticos, a descida de corredeiras e caiaque, bem como esqui e snowboard. Alguns de seus principais pontos turísticos são Ojos del Caburgua, Lago Tinquilco e Museo Mapuche de Pucón.

A história de Pucón é marcada pela presença tradicional dos Mapuches, e o mais recente dos colonos alemães que se estabeleceram na área e construíram os primeiros hotéis no final da década de 1920.

É uma cidade linda e devemos ressaltar que a conexão com a natureza é intensa.

Economia => Vinhos chilenos com melhor custo-benefício

 

Antofagasta

Cidades de praia para morar no Chile
Antofagasta | Foto: Pipe master89, via Wikimedia Commons

Antofagasta é uma cidade portuária e capital regional em uma área de mineração do Deserto do Atacama, no norte do Chile. É conhecido por sua produção de cobre. Por ser litoral, possui um clima agradável, entretanto, em algumas partes mais ao norte a radiação solar é intensa. Sua temperatura média anual é de 18°C.

Também ao norte da cidade, na costa do Pacífico, está o Monumento Natural La Portada que impressiona por sua beleza. Outros pontos de interesse são Ruínas de Huanchaca, Plaza Cólon, Mano del Desierto e Museo de Antofagasta.

É a cidade mais populosa fora da região de Santiago, e conta com quase 400 mil habitantes. É perfeita para todos os gostos, e possui um alto índice de empregabilidade, além de uma boa avaliação em suas universidades.

E apesar de sua principal atividade ser a indústria mineira, nas últimas décadas a região vem se destacando muito em questão de turismo, o que ocasionou em um crescimento da rede hoteleira e outros segmentos com mesmo público alvo, com o desenvolvimento de hotéis bem avaliados em Antofagasta.

Descubra => Como é o clima no Chile

 

Iquique

Cidades com as melhores condições para morar no Chile
Iquique | Foto: Diego Delso, via Wikimedia Commons.

Iquique é uma cidade do litoral ao norte do Chile, a oeste do Deserto do Atacama. É a capital da região de Tuparacá e atualmente é considerada uma das mais importantes cidades do norte do país. Foi uma próspera cidade mineira de salitre no século XIX e hoje é um popular destino de férias, com uma área portuária isenta de impostos, praias do Pacífico e um casino à beira-mar.

Com quase 200 mil habitantes, Iquique possui uma grande atividade comercial que contribuiu para o desenvolvimento urbano da cidade, particularmente seu centro histórico.

Seus principais pontos turísticos são Oficina Salitrera Santiago Humberstone, Museo Corbeta Esmeralda, Paseo Peatonal Cavancha e o Museo Regional de Iquique. Sua temperatura média anual é de 18°C.

Dúvida => Qual moeda levar para o Chile?

 

Onde morar no Chile?

Com essa lista, tenho certeza que ficou fácil de entender que o Chile é um ótimo destino para viver, pois por toda sua extensão territorial você consegue encontrar cidades maravilhosas para morar e que atendem a todos os gostos.

Desde cidades com praias, cidades urbanas e modernas até cidades que conservaram sua arquitetura colonial, o Chile possui opções excelentes de lugares para começar uma nova etapa da sua vida, basta encontrar uma cidade que melhor se encaixa com seu perfil e suas necessidades. O difícil, com certeza, será escolher uma só.

Gostou da lista? Qual das cidades para morar no Chile você mais gostou? Comente com sua opinião!

 

Leia outros posts sobre o Chile:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Redação QVM

A redação do Quero Viajar Mais está sempre em busca das melhores dicas para você conseguir planejar sua viagem, seja um simples final de semana na praia ou mesmo uma volta ao mundo. Siga nossos perfis nas redes sociais: @QueroViajarMais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *