O custo de vida para viver na Austrália é realmente alto?

por Jess

O custo de vida para viver na Austrália é realmente alto?

Neste artigo você encontra valores reais e poderá então tirar suas próprias conclusões sobre o custo de vida para viver na Austrália, se é ou não um país caro para morar. Confira o olhar de uma brasileira de morou e trabalhou na Austrália por mais de um ano.

Que a Austrália é o país das mais belas praias com as mais perfeitas ondas, as mais lindas e diferentes paisagens e é casa dos mais exóticos animais, tooodo mundo já sabe. Quando falamos em Austrália no Brasil, a principal ideia que se tem do país é que seja um lugar caro para viver.

Primeiro porque o real é desvalorizado comparado ao dólar australiano, e segundo porque os valores de moradia e alimentação podem assustar no começo, quando ainda estamos pensando em conversão das moedas. De fato, quando não se trabalha no país e ainda se está dependendo do real, os valores são bem salgados.

Mas então, por que será que a maioria dos brasileiros que vem para cá, sempre acaba ficando um pouquinho mais ou até mesmo para sempre?

Durante os meus 1 ano e 3 meses morando na Austrália, encontrei pessoas de diversas nacionalidades morando e trabalhando no país. Eu sempre gosto de perguntar: por que Austrália? E por incrível que pareça, (pasmem!) a resposta na maioria das vezes é MONEY (dinheiro).

Mas espera aí, se é considerado um país caro para se viver…

Leia também => Porque é tão importante contratar um Seguro Viagem?

 

Por que tanta gente escolhe viver na Austrália?

O que acontece é que por mais simples que seja o seu trabalho na Austrália, você conseguirá sobreviver de maneira adequada. Isso inclui os conhecidos sub-empregos.

O salário mínimo na Austrália é de $ 17,70 AUD (considerando que o dólar esteja em torno de R$ 2,50, são R$44.25 por hora trabalhada). Mas não vamos pensar em conversão!

Claro que se você precisa usar os seus REAIS para sobreviver no país, sairá bem caro, mas a partir do momento que você consegue um trabalho na Austrália, você consegue viver muito bem sem se matar de trabalhar, como fazemos no Brasil.

Viver na Austrália é caro
Uma das paradas durante a minha Road Trip na Austrália.

Para nós brasileiros isso fica um pouco mais difícil do que para algumas outras nacionalidades. Por questões de vistos, nós brasileiros por enquanto não temos direito ao tão famoso visto de Work & Holiday na Austrália.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Austrália. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Ao invés disso, a maneira mais fácil para entrar no país é com o visto de estudante (Claro que temos diversas outras opções de vistos para entrar na Austrália, mas todas elas com suas devidas e rigorosas exigências. Confira algumas opções nesse link: www.australiabrasil.com.br/visto).

O que acontece é que com o visto de estudante nós temos uma carga limitada de trabalho, podendo trabalhar apenas 40 horas cada 15 dias.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

MESMO ASSIM, se fizermos as contas, trabalhando 20 horas semanais com o salário mínimo de $17,70, você consegue ganhar $354,00 por semana. O que paga seu aluguel, sua comida, seu transporte e se você conseguir economizar um pouquinho ou viver em quarto compartilhado, como a maioria dos estudantes, ainda sobra uma graninha para explorar o país. Outro ponto que também não é caro, viajar pelo país 🙂

Os salários variam de acordo com a cidade. Sydney, por exemplo, possui o índice mais alto de pagamento por hora. Porém, o valor do aluguel também acompanha esse índice, sendo um dos mais altos do país.

Este cálculo com o valor mínimo é para que você consiga ter uma noção de que mesmo recebendo relativamente “mal”, você ainda assim conseguirá se manter no país e ter toda a qualidade de vida que a Austrália proporciona.

Confira a minha experiência trabalhando em fazendas da Austrália. Claro que nem tudo são mil maravilhas! Longe disso, viver por lá requer muito esforço e muita garra.

 

Você precisa estar ciente de que:

– Não será tão fácil assim arrumar um emprego, ainda mais se seu nível de inglês for baixo. Então, venha com uma reserva de grana para sobreviver pelo menos os 3 primeiros meses. Em torno de $1.000,00 dólares asutralianos por mês.

– Você não vai trabalhar sentadinho em frente a um computador com ar condicionado. Esse trabalho fica para os australianos mesmo. Claro que existem exceções, escrevo aqui de um modo geral. A porta de entrada no mercado de trabalho para os estudantes, são os sub-empregos.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom PAI, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

– Você estará “sozinho” em um país que não é o seu, imerso em uma cultura que não é a sua e por mais que o seu inglês seja bom, em um país onde não falam o seu idioma nativo. Dificuldades sempre surgirão!

   

– Sua profissão? Aqui você não terá profissão (pelo menos no início). Você aprenderá a fazer de tudo um pouco, mas na maioria das vezes, trabalhos operacionais. Você precisará de grana, sendo assim as oportunidades que aparecerem você vai querer abraçar! Venha com a mente aberta. Faça cursos de capacitação para o mercado de Hospitality e esteja disposto a trabalhar aos finais de semana.

Para finalizar, com a situação que estamos passando no Brasil agora, eu acredito que o nosso país se tornou um lugar muito mais caro para se viver. Precisamos nos matar de trabalhar para no final do mês pagar as contas e simplesmente SOBREVIVER! Sem muita qualidade de vida e com relação a segurança, nem precisamos comentar!

A Austrália não é nenhum país perfeito, assim como nenhum país do mundo. Violência e pessoas maldosas existem em qualquer lugar. A diferença é que a frequência no país é muito menor, e para eles a tal VIOLÊNCIA não é algo normal como já se tornou para nós no Brasil.

Agora que você já tem uma ideia de como funciona o mercado de trabalho para os estudantes brasileiros na Austrália, veja se você está disposto a passar pelos dias de lutas para obter os dias de glória na Terra dos Cangurus. Os valores deste artigo são do ano de 2018. Atualize-os na época da sua viagem.

Quer saber quanto custa para vir para a Austrália?

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Jess

ESCRITO POR

Jess

Viajante, sonhadora, 27 anos e formada em Sistemas de Informações. Desde a descoberta da minha paixão por viagens, os meus objetivos mudaram, a minha maneira de me relacionar com as pessoas mudou e a minha visão sobre a vida se transformou! Criadora do blog Em busca do desconhecido.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Quando Ir

Saiba quando é melhor viajar para aproveitar ao máximo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Curiosidades

Fatos e histórias interessantes para conhecer o destino

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Quando Ir

Saiba quando é melhor viajar para aproveitar ao máximo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Curiosidades

Fatos e histórias interessantes para conhecer o destino

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *