Tipos de visto para Austrália: turismo, estudante e trabalho

Tipos de visto para Austrália: turismo, estudante e trabalho

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
Atualizado em:

O visto para Austrália é um dos mais procurados pelos brasileiros e esse número tem sido crescente nos últimos anos. Isso porquê é fácil conseguir visto para a Austrália e esse é um dos melhores países para se viver no mundo.

O visto australiano pode ser adquirido em algumas condições que vão depender do seu objetivo imigrando para a Terra dos Cangurus.

A modalidade de visto mais procurada pelos brasileiros é o visto australiano de estudante. Pois o processo para o visto australiano de trabalho é bastante burocrático e dependendo da sua profissão, bem difícil de conseguir.

Outra opção é o visto para Austrália de Turismo seja para Sydney ou para a capital da Austrália, Camberra, ou ainda outros destinos. Essa é a opção menos burocrática, mas também com várias limitações, que talvez não atenda a seu objetivo.

Nesse artigo trago as modalidades de visto que podem ser solicitadas por brasileiros, bem como o valor para o visto para a Austrália (é bem caro, mas vale a pena).

Planeje sua viagem => Melhor seguro de viagem para a Oceania

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Onde ficar em Sydney: melhores bairros e hotéis »

Quais são os tipos de visto para Austrália?

Um ponto interessante dos vistos australianos é que todos são aplicados totalmente online. Os formulários são muito bem descritos no Home Affairs, o site oficial, e você não terá muitos problemas em entender os pré-requisitos de cada modalidade. Os tipos de visto para Austrália são:

  •  Visitor Visa
  • Student Visa
  • Temporary Graduate Visa
  • Skilled Independent visa
  • Employer Nomination

Visitor Visa (subclass 600)

Visto australiano turismo

O primeiro visto é o menos burocrático de todos, na verdade é bem fácil de conseguir. O Visitor Visa, ou Visto de Turista é para quem vai visitar a Austrália por um período pequeno e não vai trabalhar por aqui.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Austrália. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Esse visto também serve se você vai a negócios rápidos no país (3, 6 ou 12 meses). O visto mais básico te permite ficar no país por 3 meses consecutivos, seja em Sydney ou outra cidade, no entanto ele vale por cerca de 2 anos.

Você precisará, portanto, se quiser permanecer por mais de três meses, deixar o país e retornar para mais três meses. Antes de embarcar, leia tudo sobre a Austrália.

Visto de turista na Austrália

O visto de turista é também o mais barato de todos. Ele custa apenas A$140,00, porém lembre-se: você não pode trabalhar no país, ou estará trabalhando ilegalmente. Acredite, em nenhum país vale a pena viver de forma ilegal.

Na Austrália, além de não valer a pena, não faz muito sentido, já que é relativamente fácil de conseguir um visto que te abra mais opções. Dá uma olhadinha nas dicas e depoimentos de outras pessoas que fizeram um Intercâmbio na Austrália.

Student Visa (subclasse 500)

Visto australiano passo a passo
A piscina oceânica de Bronte Beach.

O visto de estudante é o mais procurado entre os brasileiros. O motivo principal disso é o fato de ele ser bem fácil e pouco burocrático de conseguir. Além disso, ele te permite trabalhar 20 horas semanais nos períodos letivos e 40 horas semanais durante as férias.

Para conseguir, você precisará primeiro ter sido aceito por uma instituição de ensino australiana. Não importa muito qual tipo de escola você escolha.

Pode ser um curso de inglês, algum curso específico (nível college, quase similar aos cursos técnicos que temos no Brasil), ou mesmo cursos de graduação ou pós-graduação.

Quais são os tipos de visto para Austrália?

Claro que, quanto maior o nível de especialização, mais caro será o curso. Saindo do Brasil já terá que arcar com um semestre do curso para ser aceito, então precisará juntar uma grana e se planejar bem.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? 😉
 

Além da instituição de ensino, você precisa contratar também o seguro saúde obrigatório para estudante. O preço dele vai depender do tempo que vai estar na Austrália, no entanto é relativamente pequeno, quando comparado ao custo da escola.

Visto para intercâmbio

Os preços do visto de estudante variam de acordo com o período do curso que escolheu. Ele parte de A$575,00. O governo australiano também exige que você comprove uma reserva financeira para se manter no país, então precisará de dinheiro em conta para aplicação do visto. Novamente, o valor da reserva também vai depender do período do curso que escolheu.

Por último, um ponto bem legal sobre o visto de estudante é que se você for casado ou tiver união estável, o seu companheiro(a) pode aplicar para um visto de dependente. Esse visto permite trabalhar 40 horas semanais. Dependendo do trabalho, essa renda vai ser suficiente para mantê-los com boa qualidade de vida na Austrália.

Temporary Graduate Visa (subclass 485)

Dicas para conseguir visto australiano

Essa é uma variação do visto de estudante. Ela na verdade pode ser aplicada após concluir um curso de graduação ou pós-graduação na Austrália.

A ideia dessa modalidade é permitir a estudantes que acabaram de concluir os estudos na Austrália, possam trabalhar temporariamente no país.

Para aplicar você precisa ter concluído um curso de graduação que faz parte da lista de alta demanda no país. Ou concluído um curso de pós-graduação em instituição regulamentada na Austrália. Além disso, você precisa ter menos de 50 anos.

Nessa modalidade você é permitido trabalhar 40 horas semanais. O valor para aplicação do visto é a partir de A$1.535,00 dependendo da duração do visto e sua área de trabalho. Após a conclusão desse visto, existe uma boa chance de estar apto a aplicar para residência permanente na Austrália.

Skilled Independent Visa (subclass 189)

Visto temporário para Austrália

Essa categoria de visto é a minha favorita, por permitir a imigração para Austrália de maneira definitiva. Para aplicar você precisa basicamente se provar valioso para o país. Como fazer isso?! Basicamente, existe um sistema de pontuação, o qual avalia diversos critérios sobre você.

Esses critérios incluem formação (existe uma lista de profissões muito procuradas, que recebem maior pontuação), nível de inglês, estado civil e outros aspectos relacionados a suas experiências passadas.

A pontuação pode ser conferida no site Home Affairs e a lista de profissões procuradas pode ser consultada no site.

Visto para profissional para Austrália

Além da pontuação, você precisa ser convidado pelo governo para aplicar a essa modalidade. Para tal, você necessita fazer um cadastro falando sobre sua profissão e aguardar o convite. Após recebido, você dá continuidade no processo, comprovando os dados que informou anteriormente.

Esse é um visto de residência permanente, então sua aplicação é bem cara. Cerca de A$3.755,00, porém se você cumpre os requisitos de aplicação, com certeza vale muito a pena.

Employer Nomination (subclasse 186)

Trabalhar na Austrália

Finalmente, a última categoria que vou mostrar é o “Employer Nomination”, também conhecido como uma espécie de patrocínio do seu empregador.

Essa categoria depende que uma empresa habilitada reconheça em você habilidades únicas (difícil de encontrar entre os australianos) e opte por te patrocinar.

Esse patrocínio é bastante caro para empresa, por isso é um pouco difícil conseguir esse tipo de visto.

No entanto, se você começa a trabalhar na sua área e faz um bom trabalho, a empresa vai começar a te ver como indispensável e aí você pode tentar convencê-los para aplicar. Em todo caso, sempre bom ter um trabalho de excelência, independente de onde você trabalha, certo?!

Dicas para tirar visto para Austrália

Dicas para tirar visto para Austrália

Como em qualquer país, a aplicação do visto requer bastante pesquisa para entender o que melhor se encaixa no seu perfil de imigrante.

A Austrália é um país muito receptivo para imigrantes e muito duro com imigrantes ilegais, então não faz nenhum sentido tentar permanecer no país ilegalmente. Conheça suas opções de visto e você terá uma experiência fantástica nesse país! Só não esquece de ler as 9 dicas de viagem para a Austrália.

Você tem vontade de morar na Austrália ou passar um tempo no país? Deixe nos comentários suas principais dúvidas!

Dicas para ECONOMIZAR MUITO na Austrália

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para a Austrália? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

  • Hospedagem => recomendo utilizar o buscador de hotéis na Austrália para encontrar preços – geralmente mais baixos – dos melhores hotéis. É mais econômico devido a negociação em massa feita com as propriedades, além da segurança para reservar online!
  • Aluguel de Carro => ao fazer a pesquisa no comparador de aluguel de carro, você recebe instantâneamente cotações da melhores locadoras de veículos na Austrália. O pagamento pode ser feito em até 12x sem juros, em reais e com isenção do IOF de 6,38%.
  • Passagens Aéreas => para economizar tempo e dinheiro na compra dos voos para a Austrália, a dica é usar a ferramenta de pesquisa de passagens para você não precisar entrar no site de cada companhia, além de ter a certeza que está comprando em um dos sites mais seguros do Brasil.
  • Transfer do Aeroporto para o Hotel => nada melhor do que chegar no aeroporto e haver alguém nos esperando para levar até o hotel na Austrália. Para ter esse conforto – sem gastar muito – indico o pesquisador de transfers para você escolher a melhor opção de trajeto e tipo de carro.
  • Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => é muito prático e fácil para planejar os trajetos na Austrália, e por toda a Oceania, pois mostra as rotas mais populares entre dois destinos e compara os preços. Minha dica para achar as melhores passagens – e mais baratas – é utilizar o buscador de tickets de transporte.

Melhores passeios na Austrália

O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios na Austrália, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.

Chip de internet na Austrália

Ter um chip de celular na Austrália com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem na Austrália.

Seguro viagem na Austrália

Contratar um seguro viagem para a Austrália é essencial para sua segurança no exterior, pois garante atendimento médico, hospitalar e odontológico para tratamento em caso de acidente ou doença contraída durante a viagem, com um atendimento 24h por dia.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Viajar Mais