Início / Oceania / Austrália / Tipos de visto para Austrália: turismo, estudante, trabalho, etc

Tipos de visto para Austrália: turismo, estudante, trabalho, etc

O visto para Austrália é um dos mais procurados pelos brasileiros e esse número tem sido crescente nos últimos anos. Isso porquê é fácil conseguir visto para a Austrália e esse é um dos melhores países para se viver no mundo.

O visto australiano pode ser adquirido em algumas condições que vão depender do seu objetivo imigrando para a Terra dos Cangurus.

A modalidade de visto mais procurada pelos brasileiros é o visto australiano de estudante. Pois o processo para o visto australiano de trabalho é bastante burocrático e dependendo da sua profissão, bem difícil de conseguir.

Outra opção é o visto para Austrália de Turismo. Essa é a opção menos burocrática, mas também com várias limitações, que talvez não atenda a seu objetivo.

Nesse artigo vou trazer as modalidades de visto que podem ser solicitadas por brasileiros, bem como o valor para o visto para a Austrália (é bem caro, mas vale a pena).

Planeje sua viagem => Onde ficar em Sydney: melhores bairros e hotéis

Melhor seguro de viagem para a Oceania »

 

Quais são os tipos de visto para Austrália?

Um ponto interessante dos vistos australianos é que todos são aplicados totalmente online. Os formulários são muito bem descritos no Home Affairs, o site oficial, e você não terá muitos problemas em entender os pré-requisitos de cada modalidade. Os tipos de visto para Austrália são:

  •  Visitor Visa
  • Student Visa
  • Temporary Graduate Visa
  • Skilled Independent visa
  • Employer Nomination

Visitor Visa (subclass 600)

Visto australiano turismo

O primeiro visto é o menos burocrático de todos, na verdade é bem fácil de conseguir. O Visitor Visa, ou Visto de Turista é pra quem vai visitar a Austrália por um período pequeno e não vai trabalhar por aqui.

Esse visto também serve se você vai a negócios rápidos no país (3, 6 ou 12 meses). O visto mais básico te permite ficar no país por 3 meses consecutivos, no entanto ele vale por cerca de 2 anos.

Você precisará, portanto, se quiser permanecer por mais de três meses, deixar o país e retornar para mais três meses. Antes de embarcar, leia tudo sobre a Austrália.

Visto de turista na Austrália

O visto de turista é também o mais barato de todos. Ele custa apenas A$140,00, porém lembre-se: você não pode trabalhar no país, ou estará trabalhando ilegalmente. Acredite, em nenhum país vale a pena viver de forma ilegal.

Na Austrália, além de não valer a pena, não faz muito sentido, já que é relativamente fácil de conseguir um visto que te abra mais opções. Descubra qual é a melhor época para visitar a Austrália.

Descubra => Intercâmbio na Austrália: dicas e depoimentos

Ainda com dúvidas sobre as atrações turísticas?
 

 

Student Visa (subclasse 500)

Visto australiano passo a passo
A piscina oceânica de Bronte Beach.

O visto de estudante é o mais procurado entre os brasileiros. O motivo principal disso é o fato de ele ser bem fácil e pouco burocrático de conseguir. Além disso, ele te permite trabalhar 20 horas semanais nos períodos letivos e 40 horas semanais durante as férias.

Para conseguir, você precisará primeiro ter sido aceito por uma instituição de ensino australiana. Não importa muito qual tipo de escola você escolha.

Pode ser um curso de inglês, algum curso específico (nível college, quase similar aos cursos técnicos que temos no Brasil), ou mesmo cursos de graduação ou pós-graduação.

Quais são os tipos de visto para Austrália?

Claro que, quanto maior o nível de especialização, mais caro será o curso. Saindo do Brasil já terá que arcar com um semestre do curso para ser aceito, então precisará juntar uma grana e se planejar bem.

Além da instituição de ensino, você precisa contratar também o seguro saúde obrigatório para intercâmbio. O preço dele vai depender do tempo que vai estar na Austrália, no entanto é relativamente pequeno, quando comparado ao custo da escola.

Visto para intercâmbio

Os preços do visto de estudante variam de acordo com o período do curso que escolheu. Ele parte de A$575,00. O governo australiano também exige que você comprove uma reserva financeira para se manter no país, então precisará de dinheiro em conta para aplicação do visto. Novamente, o valor da reserva também vai depender do período do curso que escolheu.

Por último, um ponto bem legal sobre o visto de estudante é que se você for casado ou tiver união estável, o seu companheiro(a) pode aplicar para um visto de dependente. Esse visto permite trabalhar 40 horas semanais. Dependendo do trabalho, essa renda vai ser suficiente para mantê-los com boa qualidade de vida na Austrália.

Antes de embarcar => 9 dicas de viagem para a Austrália

 

Vai viajar e não contratou seu Seguro Viagem?
 

Temporary Graduate Visa (subclass 485)

Dicas para conseguir visto australiano

Essa é uma variação do visto de estudante. Ela na verdade pode ser aplicada após concluir um curso de graduação ou pós-graduação na Austrália.

A ideia dessa modalidade é permitir a estudantes que acabaram de concluir os estudos na Austrália, possam trabalhar temporariamente no país.

Para aplicar você precisa ter concluído um curso de graduação que faz parte da lista de alta demanda no país. Ou concluído um curso de pós-graduação em instituição regulamentada na Austrália. Além disso, você precisa ter menos de 50 anos.

Nessa modalidade você é permitido trabalhar 40 horas semanais. O valor para aplicação do visto é a partir de A$1.535,00 dependendo da duração do visto e sua área de trabalho. Após a conclusão desse visto, existe uma boa chance de estar apto a aplicar para residência permanente na Austrália.

Curiosidade => Descubra qual é o custo de vida na Austrália

 

Skilled Independent Visa (subclass 189)

Visto temporário para Austrália

Essa categoria de visto é a minha favorita, por permitir a imigração para Austrália de maneira definitiva. Para aplicar você precisa basicamente se provar valioso para o país. Como fazer isso?! Basicamente, existe um sistema de pontuação, o qual avalia diversos critérios sobre você.

Esses critérios incluem formação (existe uma lista de profissões muito procuradas, que recebem maior pontuação), nível de inglês, estado civil e outros aspectos relacionados a suas experiências passadas.

A pontuação pode ser conferida no site Home Affairs e a lista de profissões procuradas pode ser consultada no site oficial.

Visto para profissional para Austrália

Pensando na viagem e não sabe como começar?
"Quero Viajar Mais", o livro, por R$ 14,95 »
Ganhe 10% OFF no Seguro Viagem + bônus!
 

Além da pontuação, você precisa ser convidado pelo governo para aplicar a essa modalidade. Para tal, você necessita fazer um cadastro falando sobre sua profissão e aguardar o convite. Após recebido, você dá continuidade no processo, comprovando os dados que informou anteriormente.

Esse é um visto de residência permanente, então sua aplicação é bem cara. Cerca de A$3.755,00, porém se você cumpre os requisitos de aplicação, com certeza vale muito a pena.

Confira => Melhores cidades para intercâmbio na Austrália

 

Employer Nomination (subclasse 186)

Trabalhar na Austrália

Finalmente, a última categoria que vou mostrar é o “Employer Nomination”, também conhecido como uma espécie de patrocínio do seu empregador.

Essa categoria depende que uma empresa habilitada reconheça em você habilidades únicas (difícil de encontrar entre os australianos) e opte por te patrocinar.

Esse patrocínio é bastante caro para empresa, por isso é um pouco difícil conseguir esse tipo de visto.

No entanto, se você começa a trabalhar na sua área e faz um bom trabalho, a empresa vai começar a te ver como indispensável e aí você pode tentar convencê-los para aplicar. Em todo caso, sempre bom ter um trabalho de excelência, independente de onde você trabalha, certo?!

Demais => Aquário de Sydney por 27 euros

 

Dicas para tirar visto para Austrália

Dicas para tirar visto para Austrália

Como em qualquer país, a aplicação do visto requer bastante pesquisa para entender o que melhor se encaixa no seu perfil de imigrante.

A Austrália é um país muito receptivo para imigrantes e muito duro com imigrantes ilegais, então não faz nenhum sentido tentar permanecer no país ilegalmente. Conheça suas opções de visto e você terá uma experiência fantástica nesse país!

Você tem vontade de morar na Austrália ou passar um tempo no país? Deixe nos comentários suas principais dúvidas!

 

Leia tudo sobre a Austrália em posts anteriores:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Alex Azevedo

Alex Azevedo, Engenheiro de Controle e Automação por formação e fotógrafo por paixão. Adoro viajar, ler e viver aventuras ao redor do mundo. O tempo que morei na Austrália e Nova Zelândia me propiciaram algumas das experiências mais inesquecíveis da minha vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *