6 cidades perto de Bogotá: o que fazer nos arredores

por Juliana Pina

6 cidades perto de Bogotá: o que fazer nos arredores

Para quem viaja com tempo, conhecer as cidades perto de Bogotá pode ser uma excelente pedida para explorar ainda mais as belezas colombianas. Os arredores de algumas cidades turísticas podem ser bem interessantes.

E esse é justamente o caso de Bogotá. Não faltam atrativos naturais e históricos pela redondeza e vale a pena tirar um dia da sua viagem para descobrir esse lado. Inclusive porque muitos deles vivem apenas do turismo.

Então, se você está montando um roteiro explorando cada cidade imperdível da Colômbia, não deixe de anotar a lista de lugares perto de Bogotá para visitar. Se possível, opte por dormir uma noite em algumas delas.

Tenho certeza de que valerá muito a pena. Mas, caso não tenha muitos dias, só um bate-volta já é super válido. O melhor de tudo é que algumas destas cidades são movidas pelo turismo, é muito fácil e simples chegar até elas.

Seja com um tour guiado ou se aventurando pelas estradas, lembre-se que tem muito o que fazer nas cidades mais bonitas da Colômbia, que ficam nos arredores de Bogotá.

Planeje sua viagem => Passeios mais legais na Colômbia

Seguro viagem para Colômbia: o que saber antes de contratar »

 

Cidades perto de Bogotá para visitar

  1. Villa de Leyva
  2. Ráquira
  3. Zipaquirá
  4. Guatavita
  5. Nemocón
  6. Sopó

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Bogotá »

 

O que fazer nos arredores de Bogotá

Villa de Leyva

Melhores cidades da Colômbia
Villa de Leyva parece ter parado no tempo.

Contrastando com a agitação da capital Bogotá, a pequena Villa de Leyva parece ter parado no tempo.

Isso acontece porque as construções da vila são preservadas desde o período colonial, sendo uma excelente oportunidade para conhecer como era a Colômbia no passado.

Atualmente, Leyva vive praticamente do turismo. Quem escolhe o lugar para visitar deve incluir no roteiro a Casa de Terracota, os Pozos Azules e os diversos museus.

O charme da Villa de Leyva também está na Plaza Mayor, principalmente na noite iluminada do local.

A Villa está a apenas 3 horas da capital. Por isso, você pode fazer uma excursão de dia inteiro na Villa de Leya saindo de Bogotá.

A paisagem do vilarejo, cercado pela Cordilheira dos Andes, é um convite a uma estadia. Além do mais, o local vem se tornando mais conhecido graças aos seus vinhedos. Para as noites frias do lugar, um bom vinho pode ser uma ótima pedida.

E por falar em temperatura, é importante frisar que o clima na Colômbia está muito relacionado com a altitude das cidades perto de Bogotá. Justamente por estar aos pés da montanha, as temperaturas tendem a ser mais baixas em Leyva.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Bogotá. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Vá preparado, principalmente em dezembro e janeiro.

 

Ráquira

Cidades mais bonitas da Colômbia
Conhecida pela produção de peças em cerâmicas feita por artesãos locais.

Próximo a Villa de Leyva está outra cidade tão encantadora quanto: Ráquira.

Conhecida pela produção de peças em cerâmicas feita por artesãos locais, há quem considere a cidade a mais colorida de toda a Colômbia. O povoado também é conhecido como um dos lugares com melhores preços para comprar souvenir típicos do país.

No local, um dos pontos altos para o viajante é conhecer o Monastério de la Candelaria. O local, instalado no Deserto de la Candelaria, foi o primeiro monastério construído pelos Agustinos na América do Sul.

Para chegar até o Monastério, é necessário fazer uma trilha de cerca de 2 horas ou pedir um táxi, que cobrará cerca de 10.000 COP.

Para chegar a Ráquira é preciso pegar um ônibus de Leyva até a entrada da cidade. A viagem dura em torno de 40 minutos.

   

Já para ir até o Centro, você pode ir de táxi ou caminhar por aproximadamente 10 minutos. Para os aventureiros, outra forma de chegar à Ráquira é fazer o trajeto de bicicleta.

Prepare-se para subidas mais íngremes, mas aproveite para fazer uma pausa no Pátio de las Brujas.

Conhecido também como Observatório Astronômico de Ráquira ou popularmente como “monumento dos falos”, acredita-se que no local aconteciam previsões e cerimônias Iguaques.

Se você não quer chegar de bicicleta, um plano B pode ser de táxi saindo direto de Raquira.

 

Zipaquirá

Imperdível na Colômbia
Catedral de Sal foi construída a 180 metros de profundidade.

Pertinho de Bogotá, a cidade de Zipaquirá, um dos atrativos da Colômbia, é parada obrigatória para quem está na capital. Não exatamente a cidade, mas um dos patrimônios mais importantes de todo o país: a Catedral de Sal.

Construída a 180 metros de profundidade e dentro de uma mina de sal, o lugar atrai viajantes do mundo inteiro.

Pode ser que você fique na dúvida, mas a Catedral de Sal é um passeio para todas as idades e públicos. Sua infraestrutura feita nos anos de 1990 é de dar inveja.

A partir de então, não existem restrições para nenhum tipo de visitante. Inclusive há acesso para cadeirantes e pessoas com menos mobilidade.

Já na parte de dentro da catedral, você se depara com lojas cheias de souvenir, restaurantes e até um cinema 3D com a história do local, desde a construção até os anos de hoje.

Chegar ao ponto turístico é bem fácil! Para os mais independentes, saem ônibus de Bogotá a cada 15 minutos e você pode ainda comprar o ticket online ou na entrada.

 

Guatavita

Cidades da Colômbia
Cidade é uma das mais cobiçadas da Colômbia.

Guatavita é uma cidade muito procurada para quem está em Bogotá, já que lá está uma das belezas naturais mais cobiçadas de todo o país: a Laguna Guatavita. Segundo a lenda do povo muisca, o lago está cheio de ouro. E esse mistério ajudou a atrair a atenção dos espanhóis que chegaram à região colombiana.

Outra questão envolvendo o lago é a sua cor verde musgo. Por mais que algumas pessoas acreditem que sua formação teve origem meteórica, a real explicação é desconhecida até os dias atuais. Crenças à parte, o local é uma parada imperdível a apenas 60 km da capital.

Para chegar, você pode alugar um carro em Bogotá, e seguir pela Via a La Calera até o povoado de Guatavita. Nos dois sentidos, você encontrará pedágio. Outra opção é ir de ônibus de Bogotá até o povoado e pegar um táxi para o local. Não existe transporte público que faça essa rota.

Para entrar na lagoa é preciso ainda comprar a entrada para o parque. No valor está incluso o serviço de guia para explorar o local, é proibido que você faça o passeio sozinho.

Vá com roupas confortáveis e tênis para fazer as caminhadas sem passar por nenhum perrengue. Não se esqueça de levar água, repelente, protetor solar, casaco, e claro, sua câmera ou celular para tirar fotos incríveis no local.

 

Nemocón

Pontos turísticos perto de Bogotá
Há uma mina de sal com o nome da cidade | Foto: Petruss, via Wikimedia Commons.

Localizada a 65 km de Bogotá, Nemocón reserva outra beleza natural dentro do departamento de Cundinamarca: uma mina de sal com o mesmo nome da cidade. Descendo a menos de 100 metros de profundidade o viajante tem a oportunidade de encontrar pedras cobertas por sal, que formam espelhos naturais.

   

Devido a este contraste, a caverna ganha uma iluminação em tons de rosa, violeta e azul. Embora a população do povoado seja de apenas 12 mil habitantes, os moradores locais adoram receber os turistas e apresentar os artesanatos feitos por eles.

Para chegar até a cidade, tome um ônibus do Terminal Salitre de Bogotá direto para lá. Os ônibus costumam sair praticamente de hora em hora e custam em média 6.800 COP. Nemocón está logo depois de Zipaquirá e, por isso, é possível conhecer tanto a mina da cidade quanto a Catedral de Sal.

Para montar esse roteiro em um dia a dica é sair bem cedo de Bogotá. Você pode agendar uma excursão pela Catedral de Sal de Zipaquirá e Mina Nemocón e garantir um passeio mais tranquilo.

 

Sopó

Cidades para esportes na Colômbia
Você pode saltar de parapente| Foto: Martinduquea, via Wikimedia Commons.

Para os amantes de esportes radicais, a Colômbia também pode ser o lugar ideal, mais precisamente a cidade de Sopó. Quem escolhe o lugar como destino para um bate-volta não irá se arrepender.

Graças a natureza de tirar o fôlego, o povoado, localizado a apenas 40 minutos de Bogotá, permite o viajante a saltar de parapente, jogar paintball ou até mesmo praticar o ciclismo de montanha. Sopó também é um lugar ideal para quem busca tranquilidade e quer aproveitar o dia para respirar ar puro.

Por isso, visitar o Parque Ecológico Pionono é uma experiência super saudável. Seja para realizar uma caminhada em grupo ou apenas para ver o tempo passar com mais tranquilidade, o lugar é uma ótima escolha. Finalize seu roteiro por Sopó degustando os deliciosos doces típicos da Cabaña de Alpina.

Prepare-se para se perder em tantas opções de sabores. Se sua primeira parada for Bogotá, Sopó já é uma boa oportunidade para ficar por dentro das comidas típicas.

 

Aproveite as cidades perto de Bogotá

Muitos viajantes se contentam em visitar as principais cidades da Colômbia, mas se você é um daqueles que dedica mais tempo em cada destino recomendo que conheça os povoados nos arredores de Bogotá. Você encontrará atrações tão impressionantes quanto as que fazem parte da rota mais turística do país.

E a melhor parte é poder montar um roteiro pelas cidades turísticas da Colômbia, unindo belas paisagens com um povo receptivo e disposto a apresentar os lugares mais bonitos do país.

Seja para ir e voltar no mesmo dia ou até passear em um final de semana, as cidades perto de Bogotá são excelentes escolhas para enriquecer seu roteiro. Para completar, tem um artigo com dicas essenciais sobre a Colômbia.

Qual das cidades perto de Bogotá você mais gostou e pretende colocar no roteiro na Colômbia? Responda nos comentários!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Juliana Pina

ESCRITO POR

Juliana Pina

Juliana Pina, 21 anos, é mineira e recém graduada em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa. Apaixonada por viajar e aprender sobre diferentes culturas, gosta de escrever sobre suas experiências com sua mochila nas costas e boas companhias.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *