quinta-feira , 22 / junho / 2017
Início / Europa / Portugal / 11 dicas de ouro para você que está embarcando para Portugal

11 dicas de ouro para você que está embarcando para Portugal

Vai viajar para Portugal? Então confira as melhores dicas de Portugal para planejar sua viagem da melhor forma.

Portugal é um dos países que jamais pensei em conhecer. Isso aconteceu na minha vida! E dormi pela última vez em minha casa olhando duas malas. Eram o que restava das minhas coisas. Pensei: Que estou fazendo da minha vida?

Mas fiz a escolha certa. Vivi intensamente os anos que morei lá. Faria quase tudo para morar em Portugal novamente. 

Pensa que resolvi tudo tranquilamente? Planejadamente? Não é sim! As duas formas numa oscilação eletrizante. Vou te ajudar a pensar em algumas coisas que nem sempre lembramos e/ou mesmo não sabemos.

Planeje sua viagem => Dicas de bons hotéis e minha experiência no Porto

Celular no exterior: como usar e comparativo dos melhores planos »

 

Dicas de Portugal: antes de embarcar?

Dicas de Portugal

Organização é, só um pouco, minha neura! Mas planejamento me falta. Ou pelo menos cumprir meu planejamento. Para uma viagem é necessário saber como se virar quando estiver lá. Em Portugal, os acordos entre os países nos permite mais facilidades.

Para Portugal não é necessário visto. Mas algumas questões são importantes para ter sua viagem tranquila. Se bem que tranquila em relação a problemas. Na verdade, desejo que seja bem emocionante com experiências inesquecíveis.

Listei as dicas numa ordem de organização. Quando pensar em viajar comece a comprar os euros. E assim por diante. São dicas que servem de check list.

Adoro check list. Os faço mentalmente. Penso em sair de casa e começa o check list. Fechar janelas, desligar gás, apagar luzes, peguei chaves, óculos de sol, blusa de frio, protetor, batom, documentos, celular, carregador. Dou uma última conferida no espelho se estou ok. Saiu. No portão sempre me lembro de alguma coisa. Aí faço um segundo check list bem mais rápido. Tenho tempo para pegar? Estou com vontade de pegar? Preciso mesmo? Tenho dúvidas se isso é uma organização ou neura.

Retornando ao tema. Vamos lá?

 

1) Compra de euros

Dicas de turismo em Portugal

Vá comprando muitos meses antes da viagem. Nunca compre no aeroporto! Irá pagar bem mais caro pelo euro. Procure uma casa de câmbio ou uma agência de viagens para te orientar. Existem dias que o euro para turismo está mais barato para compra.

A compra dos euros eu fazia diretamente na casa de câmbio. Ficava todo dia acompanhando. Depois decidi fazer um cartão de viagem. É um tipo de cartão que creditamos os euros. Usa em Portugal para pagar suas despesas. Acabou o dinheiro do cartão, pode jogar fora. Ou guarde de lembrança.

Mas existem taxas. Eu, particularmente, não aconselho. Preferível levar tudo em espécie mesmo. Uma outra opção é o cartão de crédito internacional (Veja como é melhor levar dinheiro em viagens). Esteja ciente que a conversão do euro para o real será na data do pagamento do cartão. Vai pagar o valor do dia sem escolhas. Aconselho levar e utilizar em caso de emergências.

Compare preços e compre online no Melhor Câmbio »

 

2) Observe a validade do passaporte

Os novos passaportes do Brasil têm validade de 10 anos. Já tenho meu novo passaporte. Só me falta uma viagem. Preocupe-se com a data de validade conforme o tempo que viajará. O passaporte não pode estar vencido. Óbvio! E nem com vencimento em datas próximas a sua viagem.

O passaporte vencido é carimbado pela Polícia Federal em todas as páginas. Se desejar pode guardá-lo como lembranças de seus vistos. Ideia → colocar  juntos as fotos. Nesse caso, pegue de volta. Se não quiser, solicite que a própria Polícia Federal faça o descarte.  

Pensado no valor do euro e na validade do passaporte, o que fazer? Pense na passagem área. Cadastre-se em sites de promoções de passagens. Quais os dias que têm disponíveis para viajar?

Mas e o hotel? Não seria melhor comprar o pacote? Ahhhh! Nem sempre. Na minha opinião, a grande maioria das vezes não. Por experiência, muitas vezes compensou pagar separadamente. Tenho a opção de escolher um hotel. E não ficar com a proposta dos pacotes de hotéis similares. Cuidado com isso!

Já que estamos pensando tanto, então vamos aos detalhes. Pense em montar seu próprio pacote. Se quer facilidades, compre logo o pacote pronto. E lembre-se de garantir um bom hotel. Os menos desprovidos de grana, façam as contas separadamente.

Cansada de pensar, vamos para a próxima dica!

 

3) Passagem de ida e volta

Viagem a Portugal

Aconteceu uma única vez quando voltava para Portugal depois de uns dias no Brasil. Tive problemas. Ou melhor, um certo desconforto aliado a raiva. Tinha o título de residência provisório em Portugal. Emitido pelo SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) lá próximo ao Marquês de Pombal. Apresentei tanto documento para obter esse título. Mas neste único dia percebi, tristemente, que sempre seria uma estrangeira. Pagar impostos em Portugal não me davam garantias.

Nas 2 malas tinham coisas de artesanato e roupas. Tinha um tapete enorme de crochê feito pela minha irmã. Era um presente para nos sentirmos mais próximas. Hoje não imagino nossa proximidade por meio de um tapete. Mas isso foi importante na época.

Fui conduzida a uma sala. Abri a mala que o policial apontou primeiro. Penso que era um policial. Na verdade não sei. Imaginava ser do serviço secreto de Portugal. Sentia indignação. Ele nem pegou na mão meu cartão de residência provisório. Pode isso?

Vai viajar e ainda não contratou seu Seguro Viagem?

Quando viajar para Porto?

Abri a mala. “Serviço secreto” olhava para mim e olhava para mala. Ele disse: Tire as coisas. Comecei a explicar para o “serviço secreto de Portugal” o que era artesanato. Depois expliquei o que era uma agulha de lã. E explicava, detalhadamente, para que servia. Provavelmente, cansado de minhas detalhadas explicações. Fomos para a segunda mala.

Poucas roupas e mais artesanato. Pela vigésima vez mostrava o título de residência e falava meu número de NIF. Era bem menos que 20 vezes, mas estava com medo também. O NIF (número de identificação fiscal) é um tipo de CPF aprimorado de Portugal.

Portanto, uma grande dica. Tenha em mãos o passaporte, o seguro viagem para Europa, a passagem ida e volta e comprovante de reserva do hotel. Se passar por uma situação parecida, abra a mala e mostre sua intimidade. Guarde de qualquer jeito após liberação. E sorria aliviada.

 

4) Escolhendo o hotel dos sonhos

Não sei como cada leitor escolhe um hotel. Eu escolho com uma boa cama e chuveiro. De preferência uma banheira. Limpeza também é essencial.

Em Portugal a maioria dos hotéis têm banheira. Eu sempre estou no lucro com isso. Então, escolha hotéis que tenham fácil acesso aos transportes públicos. Não precisa alugar um carro, se bem que já fiz isso. Estou oscilando muito nessa dica. Vamos detalhar, porque ando com uma mania de detalhar além do que já sou detalhista.

  • Pense num hotel com transportes públicos por perto se não deseja alugar um carro. O transporte público em Portugal é excelente. Conseguirá chegar na grande maioria dos pontos turísticos utilizando-os. Tem táxi disponível em todas as cidades, menos nas aldeias. Pelo menos que eu saiba, não. Se eu estiver errada me corrijam, por favor.
  • Ter no hotel somente café da manhã é uma boa. Passará o restante do dia em passeios. Ter hora para tudo, faz a gente pirar. Estamos viajando para justamente não pirar.
  • Conforme a quantidade de dias, pesquise se o hotel possui serviços de lavanderia. Levar roupa para a lavanderia mais próxima é perda de tempo. Afinal, por mais chique que seja, ninguém vai para a Europa lavar roupas, mas temos que pensar nos pormenores. Pensar nos detalhes está me sufocando esta semana. Detalhar meus pensamentos também.
  • Distância do hotel ao aeroporto que vai desembarcar. Como fará o translado? O táxi é uma boa opção. Alguns hotéis também oferecem este serviço. No site ana.pt encontrará informações dos 10 aeroportos de Portugal.
  • Verifique se o hotel possui cofre para guardar dinheiro ou outros pertences que não precisa levar nos passeios.

Planeje sua viagem => Dicas de bons hotéis e minha experiência no Porto

 

5) Seguro viagem obrigatório

Contratar um seguro viagem é obrigatório para entrar em muitos países da Europa. Precisa pagar para ir a Portugal, não temos escolha. Pagamos devido ao Tratado de Schengen, acordo entre alguns países da Europa para receber turistas. É um seguro médico por um tempo determinado. O valor de cobertura mínimo deve ser 30 mil euros por pessoa. Não se preocupe, não é nada absurdo, em torno de R$ 250,00 por pessoa. Pague antes de viajar.

Saiba mais => Entenda de vez como funciona o seguro viagem para Europa

 

6) Pesquise e consulte na internet

Cadastre-se em sites de passeios e turismo em Portugal. Faça um planejamento para visitar todos os lugares que deseja num mesmo dia. Procure pelos passeios, quanto tempo precisa para fazê-lo e como chegará até lá.

Para ir em alguns lugares, como por exemplo, o Santuário de Fátima indico ir de carro. Leve uma cesta de piquenique. Para o Castelo de Pena, fui de carro. Em alguns momentos é mais confortável alugar um carro do que ir com outros turistas numa van. O carro oferece conforto e flexibilidade quanto ao tempo. Vai e volta na hora que desejar. Eu gosto da liberdade de horários.

Planejando alugar um carro em Portugal?
Compare preços e faça sua reserva no portal RentalCars.

 

7) Saboreie as comidas típicas portuguesas

Dicas de viagem a Portugal

Não vai comer pizza portuguesa em Portugal. Entrei numa pizzaria e disse não preciso ver o cardápio. Quero pizza portuguesa. Responderam-me não temos esta pizza. E eu perplexa: O quê?

Pensei em investir numa pizzaria em Portugal que tivesse pizza portuguesa. O slogan seria: A melhor pizza portuguesa do Brasil agora  também em Portugal!

Saindo da pizza, vamos às outras opções:

Entre em todos os cafés que passar na porta. Sempre tem um certo aconchego e algo diferente. Abatanado é nosso café preto de coador, os demais são expressos. Também sugiro uma tosta com margarina.

Tem um restaurante chamado Go Natural para quem deseja comidas mais lights e deliciosas. Já existe esta franquia aqui no Brasil.

Vá até o IKEA e experimente as almôndegas. São de sabor único.

Dica: Pesquise alguns pratos típicos antes da viagem. Faça uma lista conforme suas preferências alimentares para não esquecer do que experimentar.

Confira => 10 pratos da culinária portuguesa e dicas de restaurantes no Porto

 

8) Segurança em Portugal

Temos segurança em Portugal. Literalmente dormi num banco numa praça em Portugal. Era um domingo e fui lá com um bom livro. Durante a leitura, olhei para os lados, sem avistar ninguém, deitei no banco. Deitei e continuei a ler. Acordei no final da tarde com o livro sobre meu peito. Procurei moedinhas a minha volta, mas não achei. Talvez devesse ter deixado um chapéu 🙂

Durante os passeios leve o essencial. Sou uma pessoa que perde tudo. Assim, fui ao notário (cartório de Portugal) e solicitei cópia autenticada de passaporte, seguro viagem, e identificação do hotel. Os originais deixei no cofre do hotel.

 

9) Quanto dinheiro levar?

Quanto custa viajar para Portugal?

Quanto custa viajar para Portugal? Quanto de dinheiro devo levar para os passeios e para comer?

Existe um valor estipulado por pessoa para levar,  mas isso não é uma regra, varia entre €45,00 e € 60,00. Calcule a quantidade de dias que irá permanecer no país. Pense num valor médio de alimentação para almoço e jantar. Calcule uma média com o metrô e aluguel de carro. Pesquise o valor dos passeios. Valor dos comboios (trem).

Tudo isso poderá pesquisar antecipadamente. Organize numa planilha. Nesta altura do seu check list, já deverá ter uma reserva de euros comprados. Particularmente, sempre levo em espécie e deixo guardado no cofre do hotel. Assim, não tem como gastar em excesso num dia e faltar para o outro.

 

10) Conheça a Ilha da Madeira

Dicas de viagem em blogs sobre Portugal

Isso é minha frustração, um dia vou conhecer a Ilha da Madeira. Tive a oportunidade, faltou-me esperteza. Posso até estar depositando no leitor, um sonho meu, mas todas as pessoas que conheço e incluem a Ilha da Madeira em seu roteiro de Portugal, voltam encantadas.

 

11) Observe os detalhes de cada lugar por onde passa

Viajar para Portugal

Isso não se refere somente a minha neura de detalhes que enfrento essa semana, mas também como uma dica valiosa. Procure andar devagar, sentar num banco e olhar ao redor. Observe os prédios, observe as pessoas.

Vivencie a experiência de cada momento sem correria, olhe para o céu durante o dia, vejam-o também a noite. Saia com predisposição de uma criança quando começa a ler. Já observou isso?  A criança deseja ler cada cartaz, cada placa.

Respire fundo e converse com as pessoas, o melhor de uma viagem é conhecer pessoas e a maneira como elas pensam. Fotografe, mas não esqueça de ver com seus próprios olhos, olhar através duma lente é diferente de observar. Mas também grave áudios. Grave vídeos, mas não perca muito tempo da sua viagem somente com isso.

A minha melhor dica é que você aguce seus sentidos. Visão, audição, paladar, olfato e tato. Isso será a melhor lembrança que trará de sua viagem para Portugal.

 

Confira os últimos artigos sobre Portugal

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Patricia Gujev

Sou uma pessoa que, atualmente, busca sempre uma reconexão com o mundo. Por ora desconecto e me isolo. Professora com mais de 15 anos em sala de aula, hoje apenas direciono os estudos em cursos EAD (Educação à Distância). Ora alguma aprendizagem mútua presencial. Deixei de ser funcionária pública estável para mudar um pouco o foco. Investi tempo e dinheiro. Escrever aconteceu sem muito direcionamento. Apenas uma possibilidade. Me permite estar e estudar a qualquer tempo. Escrever me permite ler. E, por ora, gosto disso! Alguns anos a frente talvez mude o foco. Viajar faz parte da busca incansável de sentir e conhecer o que desconheço.

Confira Também

Dicas dos melhores pubs de Dublin

Dicas dos 10 melhores pubs de Dublin para agitar sua noite

Falou em Irlanda, pensou em pubs. Estima-se que existam cerca de 800 pubs (sem contar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *