Trabalhar no Quebec: emprego, salário, vagas e áreas

Trabalhar no Quebec: emprego, salário, vagas e áreas

O Quebec é uma das províncias mais promissoras do Canadá e o numero de imigrantes que vão trabalhar no Quebec cresce a cada ano. Montreal e Quebec City são as maiores cidades e, portanto, as com mais oferta de emprego. Mas você também pode encontrar trabalho em outras regiões da província, como Trois-Rivières, Sherbrook, dentre outras cidades com custo de vida mais baixo e bastante dinamismo.

Se você quer trabalhar no Quebec, suas habilidades em Francês e Inglês, sua formação e nível de qualificação, sua rede de contatos podem fazer a diferença na hora de conseguir um emprego. Entretanto, também é importante ter paciência e entender que nem sempre você conseguirá de cara uma vaga de emprego de alto escalão ou específica na sua área, porém isso não significa que você não chegará lá.

Neste artigo, eu reúno algumas informações importantes para você saber antes de trabalhar no Quebec, tanto em relação ao mercado de trabalho propriamente dito quanto algumas questões especificas relativas a imigrantes que estão indo para o Quebec na intenção de trabalhar.

Planeje sua viagem => Internet no Canadá

Seguro viagem para América do Norte »

 

Como trabalhar no Quebec?

Trabalhar no Quebec
Descubra como trabalhar no Quebec.

Para trabalhar no Quebec é necessário que você se inscreva para adquirir um número de segurança social (Social Insurance Number ou SIN), um número de identificação pessoal necessário para procurar um emprego, e esse processo não pode ser feito fora do Canadá. Você deve visitar um Canadian Service Centre na sua cidade de residência com seu passaporte e uma prova do status do seu visto.

CLIQUE AQUI para fazer remessa online de dinheiro para exterior »

 

Como conseguir o Work Permit no Quebec?

Para trabalhar no Quebec é necessário que você obtenha uma permissão para trabalhar, e isso pode acontecer de diversas formas, e possuem algumas diferenças entre si. Primeiramente, todo empregador na província do Quebec pode convidar trabalhadores estrangeiros para sua empresa, por um período de tempo delimitado, caso consiga provar que não encontrou canadenses ou residentes permanentes para as vagas que estão sendo ofertadas, e caso atenda a alguns requisitos determinados pela província.

Esse processo é conhecido como Labour Market Opinion e a permissão para trabalhar fica vinculada a empresa.

Outra opção é obter sua permissão para trabalhar a partir de um Programa de Estudo, mas para isso existem algumas regras. Nesse programa, sua permissão é vinculada a instituição de ensino e ao curso que você irá realizar no seu tempo no Quebec. Portanto, suas horas de trabalho serão proporcionais à carga horária de estudos. As regras variam de acordo com o status do seu curso e a instituição de ensino, então é importante estar atento às documentações e requisitos especificas para o seu caso.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Canadá. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

 

Mais sobre trabalhar legalmente no Quebec

Quebec internacional vagas
Para trabalhar no Quebec é necessário que você obtenha uma permissão para trabalhar.

Caso você tenha um visto de estudante válido, você pode adquirir a permissão para trabalhar fora da universidade depois de 6 meses, e a permissão ainda é vinculada à instituição e curso que você estiver frequentando. Quando você tiver acesso à permissão, em seu período letivo você só pode assumir vagas de meio período. Uma vez concluído o seu curso, você tem direito a solicitar o Post Graduate Work Permit.

Vale a pena visitar o site das CEGEPS. Elas são instituições públicas de ensino superior do Quebec, que oferecem cursos de diversos níveis. Na versão em português do site tem varias dicas para estrangeiros que querem estudar e trabalhar no Quebec, bem como várias sugestões de programas.

Para quem está indo acompanhado do cônjuge ou em união estável, caso uma das pessoas esteja realizando um curso superior no Quebec, seu parceiro terá direito ao Open Work Permit, podendo trabalhar em período de tempo integral.

Você pode aprofundar mais sobre como conseguir sua permissão para trabalhar na página de ajuda do site oficial de imigração canadense. Caso você termine o seu ensino superior no Quebec, você pode solicitar o status de residente permanente.

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Compare preços e compre online na Confidence Câmbio »

   

 

O CSQ (Quebec Selection Certificate)

Trabalho no Quebec
Para solicitar o CSQ, você precisa baixar o formulário no site da imigração.

O Quebec é a única província que realiza uma espécie de processo seletivo dentro do seu próprio programa de imigração, o CSQ (Certificado de Seleção do Quebec, em tradução livre). Para solicitar o CSQ, você precisa baixar o formulário no site da imigração, anexar seu currículo, uma cópia de seus diplomas e certificados escolares (exceto os do ensino fundamental), qualquer prova de trabalho ou estágio, copias de visto, dentre outras documentações.

Nesse processo, a província seleciona os trabalhadores que desejam residir no Quebec a partir de critérios, como demanda de algum setor especifico, nível de qualificação, dentre outros. Normalmente em seu programa de imigração a província estipula uma “cota” de trabalhadores a ser preenchida em diferentes setores e os números variam ano a ano.

 

Onde trabalhar no Quebec

A província do Quebec possui 17 regiões administrativas com um mercado de trabalho distinto. No site Emploi-Québec’s, você pode consultar as regiões e as áreas com mais ofertas de trabalho em cada uma delas. Dessa forma, você pode selecionar a região que mais atende as suas qualificações.

A organização Place aux jeunes en région promove a migração para jovens estudantes entre 19 e 35 anos. Ela busca ajudar os jovens a se estabelecerem no Quebec, encontrarem um emprego e se integrarem na sociedade quebecois.

 

Em que áreas trabalhar no Quebec?

Vagas de trabalho no Quebec
Província tem uma grande necessidade de profissionais da saúde.

O Quebec é uma província com uma grande absorção de profissionais, com a qualificação e experiência, você consegue se alocar, no entanto, nos mais recentes programas de imigração promovidos pela província, algumas áreas tem sido ressaltadas. A província tem uma grande necessidade de profissionais da saúde, devido ao alto investimento de dinheiro e tempo para se formar nessa área na província, então médicos estão sempre sendo requisitados.

A área de Tecnologia da Informação (TI), como formados em sistemas de informação, ciência da computação, tecnólogos em informática, etc., também está em alta. Outro ponto forte da província é a área da usinagem, especialistas em mecânica industrial, eletromecânica, com experiência em operação e programação de maquinas se fazem muito necessários. No site QubecEnTete (Quebec na Cabeça), você pode consultar as vagas de emprego disponíveis.

 

Vale a pena trabalhar no Quebec?

Apesar de poder levar algum tempo para você se alocar na sua área ou você tenha que trabalhar apenas meio período por causa dos estudos, o poder de compra no Quebec é muito bom. Para você ter ideia, é possível você se manter bem com um salário mínimo ou pouco mais. Inclusive, vale a pena ler o post sobre as cidades mais baratas do Quebec para morar.

 

Qual é o salário no Quebec?

Trabalhar ganhando bem em Quebec
O salário mínimo no Quebec é de cerca de CAD$12 por hora.

O salário mínimo no Quebec é de cerca de CAD$12 por hora, ou CAD$48,000 por ano. Logo, a média salarial varia de acordo com a área em que você estiver alocado. No PayScale é possível consultar a média salarial para áreas mais especificas. Segundo essa mesma fonte seguem algumas estimativas:

   
Desenvolvedor de Software C$62,518
Gerente de projetos C$65,875
Engenheiro de Software C$67,058
Assistente Administrativo C$39,644
Programador/Desenvolvedor C$82,706
Engenheiro Mecanico C$60,545

 

Mercado de trabalho no Quebec

Oportunidades no Quebec
Empresas de pequeno e médio porte tendem a empregar imigrantes mais facilmente.
  • Habilidades de fala e escrita em inglês e francês são um grande diferencial quando se está procurando por um emprego;
  • Saber escrever bem e com formalidade é uma característica bastante apreciada;
  • Para a maioria dos empregos é necessário que você tenha pelo menos um certificado de ensino médio;
  • Assim como no Brasil, algumas profissões são regulamentadas e exigem algumas condições para serem exercidas. Pode acontecer de você ter que contatar algum órgão regulador para obter as informações e documentações necessárias;
  • O Quebec também oferece ótimas oportunidades para trabalhadores autônomos;
  • Empresas de pequeno e médio porte tendem a empregar imigrantes mais facilmente;
  • O mercado de trabalho quebecois possui jornadas full time (período completo/todo o dia) ou part-time (meio período/algumas horas por dia), os trabalhos são temporários ou por contrato;
  • Suas chances de conseguir um emprego são maiores fora do período de férias de verão;
  • Os contratos de trabalho são levados muito a sério e são a palavra final em qualquer relação empregatícia. Esteja sempre atento aos termos do seu contrato, pois eles são a sua garantia frente ao seu empregador;
  • Os empregadores valorizam muito a pontualidade e comprometimento de seus funcionários. É muito comum que sejam realizadas reuniões da equipe com uma agenda bem definida e estruturada para garantir que as metas propostas sejam compreendidas e atingidas;
  • O Quebec é uma província bastante igualitária e as mulheres são bem representadas no mercado de trabalho;
  • Os jovens podem ser considerados capacitados mesmo com pouca experiência, dependendo dos cursos/projetos em seu currículo, por isso, é bastante comum ver jovens supervisionando/gerenciando funcionários mais velhos.

Economia => Onde ficar em Quebec City

 

Como trabalhar no Quebec com qualidade

De fato, é necessária alguma adaptação e um pouco de paciência para se realocar em outro país. No entanto, a província do Quebec é promissora e absorve bastante mão de obra estrangeira, em diversas áreas. Estudando bem o mercado de trabalho da região que você pretende se alocar e conhecendo bem seus objetivos, é possível encontrar um lugar para você no mercado de La Belle Province.

Levando em consideração a qualidade de vida, segurança com bons salários e um custo de vida e poder de compra muito razoáveis, se está nos seus planos imigrar, o Quebec com certeza é uma boa opção. Lembrando que é muito importante estar sempre atento ao status do seu visto e as condições de seu work permit.

E como a vida não é só trabalho, dá uma olhada em tudo o que você pode fazer durante as férias no Quebec. Vídeo do site oficial de turismo do Quebec:

Quer trabalhar no Quebec? O que você gostaria de fazer? Deixe o seu comentário!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Letícia Laborê

ESCRITO POR

Letícia Laborê

Letícia, 20 anos. Estudante de Relações Internacionais. Mineira com o coração quebecois. Apaixonada pela culinária e estilo de vida de La Belle Province.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Marclene Agostinho

    Olá! Eu sou Angolana e estou no último ano da faculdade de contabilidade e auditoria, quero me mudar para Quebec e estou a pensar em inscrever-me no site de emprego em novembro. Quais são as minhas chances de ter êxito?

  2. Raimundo Barros de Oliveira

    na area de letras lingua portuguesa, tem alguma oferta de emprego.

  3. [email protected]

    boa noite gostaria de trabalhar com soldagem e tenho experience, como faz pra conseguir um trabalho em kebek

  4. Polly Batista

    Olá, Márcio. Recomendo a leitura do post sobre visto para o Canadá. Boa sorte!

  5. Alexandro gama

    Sou biólogo gostaria de trabalhar na área, amo essa cidade, morar e trabalhar nela seria um sonho

  6. Geane lima cavalcante

    BOA tarde gostaria de sabe como faço pra trabalhar aí vivo no brasil más no momento estou desempragda trabalhei 14 anos com idoso tem como vcs mim add +5582998349984

  7. CARLOS ALBERTO MOREIRA PINTO

    Artigo prático e objetivo , que de fato auxilia o viajante.Parabéns!!