Início / Europa / Alemanha / Imperdível: Top 10 melhores atrações turísticas gratuitas em Berlim

Imperdível: Top 10 melhores atrações turísticas gratuitas em Berlim

A lista do que fazer em Berlim é enorme que fica até difícil montar um roteiro. A cidade reúne centenas de pontos turísticos imperdíveis, entre museus, construções históricas e praças que nos remetem ao período da Guerra Fria. Além disso, Berlim tem uma das melhores noites da Europa e vida cultural efervescente. O mais legal é que muitos destes atrativos têm entrada franca! Isso mesmo, grátis! Então, preparei um guia com as Top 10 melhores atrações turísticas gratuitas em Berlim, para você viajar sem passar perrengue.

Minha principal dica para economizar, mas sem deixar de lado o que o destino tem de bom, é começar o roteiro fazendo um daqueles passeios gratuitos. Se não sabe do que estou falando, entenda o que é free walking tour. Assim, pagando apenas uma pequena gorjeta você já começara seus dias conhecendo o básico da cidade, com boas dicas de quem a conhece como ninguém. Não existe melhor relação custo x benefício, te garanto!

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Berlim: dicas de bairros e hotéis

Entenda de vez como funciona o seguro viagem para Europa »

 

Atrações turísticas gratuitas em Berlim

1) Memorial do Muro de Berlim

Atrações gratuitas em Berlim
Foto: Manfred Brückels, via Wikimedia Commons.

Todo mundo que viaja até Berlim tem curiosidade de saber como era o muro que dividiu a cidade entre os anos de 1961 e 1989. E o lugar ideal para conhecer toda a sua história é o Memorial do Muro de Berlim, ou “Gedenkstätte Berliner Mauer”. O espaço narra toda história, mostrando como foi a construção, por onde ele passava, como aconteciam as fugas, entre outros detalhes deste período da história do país.

Outro atrativo do memorial é uma torre, de onde é possível observar como era o muro, com suas duas partes e a faixa da morte ao meio. Além da exposição ao ar livre, há também um centro de documentação aberto ao público, que reúne documentos diversos sobre o tema.

 

2) Cúpula do Parlamento Alemão

Mapa das atrações de Berlim

O parlamento alemão, ou “Reichstag”, é um dos símbolos mais importantes da Alemanha. Ele foi parcialmente destruído na Segunda Guerra Mundial. Depois de sua reconstrução, ganhou uma cúpula de vidro, que está entre os passeios mais concorridos da capital alemã.

Por oferecer uma das vistas mais bonitas de Berlim, é necessário agendar com antecedência para visitar a Cúpula. O agendamento pode ser feito através do site do Parlamento (Bundestag). Falo mais sobre o assunto no artigo sobre os lugares históricos de Berlim.

 

3) Centro de Informação do Memorial do Holocausto

Top atrações turísticas de Berlim

Ainda com dúvidas sobre as atrações turísticas?
 

Para quem deseja explorar mais o tema da Segunda Guerra Mundial, o Memorial do Holocausto é outro atrativo gratuito de Berlim que vale a pena ser visitado. O espaço é uma homenagem aos judeus assassinados na Europa durante a guerra. Além de ser também um centro de informações, que reúne vasta documentação sobre o holocausto.

 

4) Topografia do Terror

Pontos de interesse gratuitos em Berlin

Ainda sobre a Segunda Guerra, outra opção de atrativo gratuito é o Museu Topografia do Terror, que retrata a história do nazismo na Alemanha. Ele funciona na antiga sede de Gestapo, que era a polícia secreta do período nazista.

 

5) East Side Gallery

Atrações turísticas gratuitas em Berlim

A East Side Gallery é um dos pontos turísticos mais visitados de Berlim e um símbolo da cidade. O espaço é um trecho original do muro, que se tornou uma espécie de galeria ao ar livre. Com pouco mais de 1 quilômetro de extensão, o trecho abriga mais de 100 pinturas de artistas do mundo todo.

 

Vai viajar e não contratou seu Seguro Viagem?
 

6) Portão de Brandemburgo

Atrações turísticas de Berlim grátis

O cartão-postal mais famoso de Berlim é sem dúvida o Portão de Brandenburgo. Ele está localizado entre a avenida Unter den Linden e o parque Tiergarten. O monumento foi construído entre os anos de 1788 a 1791, por ordem do rei da Prússia, Friedrich Wilhelm 2º, tendo como inspiração a entrada da Acrópole em Atenas. Na época, a cidade era protegida por uma muralha e o portão era uma das entradas.

Durante a Segunda Guerra ele sofreu danos consideráveis e nos anos seguintes ficou isolado, por estar ao lado do Muro de Berlim, tendo sido reaberto com a queda do muro em 1989. Em 2002 ele foi totalmente restaurado e é considerado o principal símbolo da cidade.


7) Museu Knoblauchhaus

Museus com entrada gratuita em Berlim
Foto: Manfred Brückels, via Wikimedia Commons.

Outro atrativo gratuito na cidade é o Museu Knoblauchhaus. O museu foi montado na antiga casa da família Knoblauch e retrata como eram as residências da alta burguesia do período Biedermeier. A casa-museu abriga mobílias e objetos da época, além de narrar a história da família e curiosidades históricas do período.

 

8) Museus de história de Berlim

Atrações com entrada livre em Berlim
Foto: Jörg Zägel, via Wikimedia Commons.

Uma ótima dica para quem procura o que fazer de graça em Berlim, é que toda primeira quarta-feira do mês alguns dos museus de Berlim têm entrada franca. Entre eles estão: a Igreja Nikolaikirche, o Märkisches Museum e o Ephraim-Palais.

Igreja Nikolaikirche ou Igreja de São Nicolau é a igreja mais antiga de Berlim, construída entre os anos de 1230 a 1250. A igreja passou por muitas alterações arquitetônicas ao longo dos séculos e atualmente abriga um museu. Ele retrata um pouco da história de Berlim, destacando a importância da igreja no desenvolvimento da cidade.

Já o Märkisches Museum conta a história cultural de Berlim desde o primeiro povoado até os dias atuais. Ele tem em seu acervo pinturas, esculturas, tecidos, cristais, faianças e porcelanas. Além disso, abriga o único pedaço sobrevivente da quadriga original do Portão de Brandemburgo!

Pensando na viagem e não sabe como começar?
"Quero Viajar Mais", o livro, por R$ 14,95 »
Ganhe 10% OFF no Seguro Viagem + bônus!
 

Por sua vez, o Ephraim-Palais, está sediado em um palacete em estilo rococó do ano de 1763. Localizado no bairro de São Nicolau, ele abriga parte da coleção do Stadtmuseum Berlin e a cerâmica da Manufatura de Porcelana Real de Berlim. Além disso, o museu tem um espaço destinado a receber exposições temporárias.

 

9) llha dos Museus

Museus grátis em Berlim

A Ilha dos Museus fica bem no centro de Berlim e é considerada Patrimônio Mundial da Unesco. O espaço consiste em um complexo com cinco dos principais museus de Berlim. Apesar de todos os museus cobrarem entrada, o espaço e as construções são tão bonitos, que vale apenas dar uma volta no complexo para apreciar a arquitetura dos edifícios.

 

10) Parques públicos de Berlim

Parque públicos de Berlim

Berlim abriga diversos parques que, sobretudo no verão e primavera, ficam lotados de moradores e turistas. Um dos principais é o Tiergarten, localizado na parte central da cidade. Com cerca de 210 hectares, tem muitas trilhas, lagos, jardins e lugares para fazer piquenique e praticar esportes.

Outra opção é o Mauerpark, que em português seria o “Parque do Muro”. Localizado no bairro de Prenzlauer Berg, leva este nome porque o espaço fazia parte da chamada “faixa da morte” do Muro de Berlim. Hoje, é um grande ponto de encontro da população sediando diversos eventos. Todo domingo acontece um mercado das pulgas e um divertido karaokê. A entrada para estes e outros parques é gratuita.

Viu como tem bastante coisa para fazer em Berlim sem gastar dinheiro? Se tiver mais alguma dica de atrações turística com entrada gratuita na cidade, conte para nós nos comentários!

 

Leia nossos últimos artigos sobre a Alemanha:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 35 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *