Roteiro na Grécia: 15 dias em Atenas, ilhas e mais destinos
Dentre os sonhos da maioria dos viajantes, certamente fazer um roteiro na Grécia é um deles. Afinal, quem não se encanta diante de tanta história, de belezas naturais em ilhas fabulosas e tudo o mais o que este país europeu tem a oferecer. Essa ansiedade de estar diante de tudo isso também me pegou até eu fazer o meu roteiro em terras gregas e conhecer cada destino que me fascinava pelas fotos e pelos livros.
Mas quantos dias ficar em Santorini? E Atenas? Dá para visitar países próximos como a Turquia, Itália ou Croácia?
Neste artigo trago as respostas para estas perguntas, que podem te ajudar, inclusive para fazer um roteiro de lua de mel na Grécia.
Planeje-se => Melhores hotéis para ficar na Grécia
Seguro viagem com assistência na Europa »
Neste artigo você vai ver:
Roteiro na Grécia
Para te ajudar a montar seu cronograma de viagem, seja somente para Atenas ou para outras cidades e ilhas da Grécia, darei as seguintes sugestões de roteiro:
- 7 dias na Grécia
- 15 dias na Grécia
CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Grécia »
Roteiro de 7 dias na Grécia
- Atenas (2 dias)
- Delfos (1 dia)
- Mykonos (2 dias)
- Santorini (2 dias)
Atenas
Obviamente, um bom roteiro na Grécia deve começar na capital. Afinal, é no aeroporto de Atenas que você desembarcará em solo grego em voo saindo do Brasil. E os pontos turísticos de Atenas são destaques nacionais.
No primeiro dia, foque em conhecer Atenas e seus encantos. O primeiro destino obviamente é conhecer a lendária Acrópole, complexo utilizado para fins político e também religiosos na Grécia Antiga.
Recomendo o tour para Acrópole com bilhete de entrada em Atenas. Dentre os destaques da Acrópole, certamente fico com o templo de Atena Nike, que tem uma áurea fantástica dos tempos mitológicos.
Conheça as principais vantagens:
- Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
- Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
- É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
- Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
- Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
- Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
- Atendimento ao cliente 24hs em português.
Por curiosidade, foi neste local que Phil Knight (proprietário da Nike), se inspirou para a criação da marca após fazer uma viagem pelo mundo.
Quando fiz este passeio, procurei conhecer também o Museu da Acrópole, pois sou louca por história e me encantei com os itens preservados da antiguidade do local.
O ingresso para o museu com escavação subterrânea custa 20 euros, mas você pode comprar antecipadamente o ingresso para o Museu da Acrópole garantindo o passeio.
Recomendo que almoce no próprio museu da Acrópole ou em algum restaurante próximo, como o Mayor ou o Xenior Zeus, pois dali poderá visitar a Ágora Antiga, que fica a 3,8 km; sendo possível ir de metrô ou de uber.
No local, veja de perto o Templo de Hefesto, o mais bem preservado da Grécia, além das ruínas do Altar de Zeus, considerada uma das maravilhas do mundo antigo.
À noite, vale a pena ir até algum bar legal para curtir a vida noturna da capital grega. Particularmente eu indico o A For Atenas, pertinho da Acrópole.
Caso não queira gastar tanto, outra dica é o The Bank Job, localizado na badalada rua Kolokotroni.
Delfos
Do segundo dia em diante, é hora de partir para as outras cidades turísticas da Grécia. Comece por Delfos, o centro da civilização na Grécia Antiga.
A distância de Atenas a Delfos é de 183 km e é possível chegar até lá alugando um carro pela RentCars, de ônibus ou por meio de um passeio guiado para Delfos.
Dentre os principais destaques da cidade, certamente estão as ruínas do Oráculo de Delfos, local onde os grandes imperadores iam para se consultar e receber conselhos sobre quais rumos tomar.
Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Grécia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:
- Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
- Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
- Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
- Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
- Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
- Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
Visite também o Museu de Delfos, onde encontra-se o lendário templo de Apolo; este também em ruínas. Fique tranquilo quanto a alimentação, pois Delfos possui boas opções de restaurantes, como o Epikouros.
Aproveite e conheça as comidas tradicionais da Grécia. Ao final do dia retorne para passar noite no hotel que está hospedada em Atenas.
Mykonos
Ao acordar no terceiro dia, recomendo seguir seu roteiro na Grécia para uma das ilhas mais incríveis e certamente a mais badalada do país: Mykonos.
Para chegar em Mykonos de Atenas, creio que a melhor opção seja de avião, pois há voos a partir de 150 reais e a viagem dura por volta de 45 minutos. Saiba mais sobre os voos low cost na Europa, para gastar menos com as passagens.
Opções sobre o que fazer em Mykonos não faltam, mas para um roteiro de 2 dias na ilha, recomendo escolher uma das praias para ficar até o pôr-do-sol. Há também opções de safari de jipe em Mykonos.
Entre as principais, destaco a Little Venice (mais famosa) no Centro e a Psarou, a 4,3 km do Centro. Se escolher Little Venice, chegue cedo para ver o entardecer. Ou faça um cruzeiro ao pôr do sol em Little Venice.
Quantos aos restaurantes próximos, optei pelo Sunset taverna e gostei muito. Ao anoitecer, não deixe de curtir a noite de Mykonos em alguma das suas famosas baladas.
Certamente a mais famosa e recheada de estrangeiros é a Cavo Paradiso.
No segundo dia em Mykonos, tome café da manhã no hotel e parta para conhecer um dos principais pontos turísticos nos arredores: a Ilha de Delos. A entrada na ilha custa 5 euros mais o transporte ou adquira um traslado de barco à Ilha de Delos.
Em Delos chegar a impressionar a quantidade de ruínas em meio ao paraíso natural; com um guia é mais legal, pois ele conta da importância histórica do local. Retorne para Mykonos e escolha ao menos um dos museus da cidade para visitar.
Eu gostei mais do Museu do Folclore, que conta a história cultural local e de onde é possível ver o pôr do sol. Escolha um belo restaurante para jantar e se despedir da ilha.
Para se locomover, alugue um veículo em Mykonos; pode ser um carro ou até mesmo um quadriciclo, meio de transporte muito comum na cidade.
Varia de cada viajante escolher entre conhecer Mykonos ou Santorini primeiro no roteiro ou até mesmo aproveitar somente uma das duas. Eu optei por Mykonos primeiro, pois fica no meio do caminho e facilita a locomoção.
- Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
- A configuração do chip é extremamente fácil;
- Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
- Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
- O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
- É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
- Já falei internet ilimitada? 😉
Opção => Degustação de vinho em casa local de Mykonos
Santorini
Particularmente, eu julgo inaceitável fazer um roteiro na Grécia sem conhecer os atrativos turísticos de Santorini. Essa ilha possui uma atmosfera inigualável, causada pela arquitetura, pela natureza, a caldeira, os pratos típicos.
Bom, tudo a torna meu lugar favorito no país. Antes de tudo, defina como chegar em Santorini, pois se partir de Atenas certamente a opção com melhor custo benefício será de avião; até porque as outras demoram demais.
Caso opte pela minha sugestão de ir de Mykonos para Santorini, opte pelo ferry, cuja viagem demora duas horas e a passagem custa entre 50 e 70 euros. Veja ainda quais são os melhores hotéis para ficar em Santorini.
Para um roteiro em Santorini de 2 dias, comece pela capital Fira. Explore cada pedaço mesmo, subindo ladeiras, vendo as casas, igrejas e lojas. Aliás, não deixe de comprar alguma lembrança do artesanato, pois em Fira estes artigos saem mais baratos.
Após o almoço siga para Oia – de ônibus ou com seu carro alugado – e dê um passeio até encontrar um lugar legal para o concorrido pôr-do-sol. A região fica vazia de dia, mas perto do entardecer lota. Não se iluda!
Após o jantar retorne para Fira. No segundo dia, é hora de conhecer as famosas praias de Santorini coloridas. Recomendo adquirir um passeio guiado que contemple a Praia Vermelha, a Praia Preta e a Praia Branca.
Nesta última vale a pena mergulhar com snorkel e desbravar um pouco os calmos mares.
Depois do almoço, recomendo rumar ao norte para Imerovigli, onde se encontram o mosteiro Agios Nikolaos e as ruínas do castelo Skaros. Muitos moradores dizem que o pôr-do-sol de Imerovigli é o mais bonito da ilha.
Faça uma excursão de ônibus a Firostefani, Imerovigli e Oia, um dos passeios mais incríveis para fazer em Santorini. No sétimo dia, retorne pela manhã a Atenas, dê uma volta pelo Centro, na praça Monastiraki. Vivencie a parte urbana e o modo de viver da população antes de voltar ao Brasil.
Roteiro de 15 dias na Grécia
- Atenas (3 dias)
- Mykonos (3 dias)
- Santorini (3 dias)
- Zakynthos (2 dias)
- Náuplia (1 dia)
- Delfos (1 dia)
- Cabo Sunião (1 dia)
- Piraeus (1 dia)
Atenas, Mykonos, Santorini
Com uma semana a mais, seu roteiro na Grécia ganha muito mais atrativos, pois é possível conhecer outras cidades históricas e também ficar mais tempo nas regiões mais famosas. Veja mais dicas de roteiro em Atenas.
Mantendo o base o roteiro na Grécia para 7 dias, com mais um dia disponível conheça o charmoso bairro Kolonaki, ode está simplesmente o ponto mais alto da cidade: o Monte Licabeto.
Recomendo o passeio de bicicleta ao pôr do sol em Atenas para conhecer a vista do monte. Dentre os melhores restaurantes em Atenas para almoçar ou jantar, destaco o Taverna Bairaktaris, lugar com preço bom e que serve o melhor da culinária grega.
Para completar seu terceiro dia em Atenas, visite o exuberante Jardim Nacional, um lugar pouco falado, mas que sem dúvida é especial de conhecer; ideal para passar uma tarde agradável.
Partindo pra Mykonos, este dia a mais te dá a chance de conhecer mais praias pela ilha. Fique de manhã na Platis Gialos e almoce na região; de tarde conheça a Paraga Beach e a Paradise. As três são próximas, então é bem tranquilo.
Outra opção para a tarde e visitar a belíssima praia de Ornos, que fica a 5,6 km de Gialos. Você pode fazer um cruzeiro pela Costa Sul de Mykonos e conhecer várias praias.
Por sua vez, o dia extra em Santorini pode ser reservado para conhecer Kamari, uma vila que possui uma praia fabulosa (e que muitas vezes está quase deserta). Descubra ainda mais dicas de o que conhecer em Santorini.
O interessante é que, no caminho de volta de Kamari para Fira, você passará por Vothona, onde fica o Wine Museum Koutsogiannopoulos, local que conta a história do vinho em Santorini e ainda oferece degustação.
Aproveite para ver o pôr-do-sol neste dia em Fira e jantar por lá, seja em um fast-food como o Falafeland ou em um bom restaurante como o Meroula.
De volta a Atenas, é hora de seguir com o roteiro na Grécia e conhecer as cidades próximas menos faladas, mas que também valem a pena a visita; seja por conta própria ou através de passeios guiados.
Diferente => Passeio para assistir um casamento grego em Santorini
Zakynthos, Náupila, Delfos
Além da já citada ida a Delfos, um lugar que considero prioridade é Zakynthos, uma ilha muito peculiar onde está a famosa Navagio Beach, a praia de pedras que só pode ser acessada de barco.
A única coisa é que esta viagem é mais longa, durando cerca de 4h30 de carro ou ônibus; de avião é rápido, mas custa 200 reais. Por isso recomendo dois dias, assim dá para ir em uma manhã e voltar no entardecer seguinte.
Uma sugestão é um passeio terrestre e marítimo em Zakynthos para conhecer vários locais como as praias Navagio, Gerakas e Laganas em Zakynthos. Aproveite para conhecer Cefalônia, ilha vizinha com cenários exuberantes.
Veja o que fazer em Cefalônia. No dia seguinte, que tal conhecer a primeira capital da Grécia? Sendo assim, recomendo fazer uma visita até Náuplia, que fica a 295 km de Zakynthos.
Se for partir de Atenas, adquira um tour guiado que é prático e confortável. Um exemplo é a excursão de Atenas para Náuplia e Antigo Epidauro.
Além de toda a natureza histórica, os pontos turísticos de Náuplia são a Fortaleza de Palamidi e Acronáuplia e Bourtzi.
De Náuplia ainda é possível fazer um bate-volta para a ilha de Hydra; além de conhecer o sítio arqueológico Epidauro, onde se encontra o The Great Theatre of Epidaurus, um dos teatros mais bem preservados do mundo.
Opção => Tour de ônibus turísticos em Náuplia
Cabo Sunião, Piraeus
Retornando a Atenas, eis aqui o meu bate-volta favorito: fazer um passeio guiado até o Templo de Poseidon no Cabo Sunião; não só pelo lugar em si (ruínas de um suntuoso templo de mármore branco).
O visual do Golfo Sarônico no caminho é de tirar o fôlego! Para finalizar, faça uma visita a minha cidade favorita nos arredores de Atenas. Piraeus fica a somente 11 km da capital grega e possuí ótimos atrativos.
Visite o Porto de Piraeus, o Museu marítimo, o Museu Arqueológico, a lindíssima Catedral de São Nicolas e, se gosta de futebol, dê uma passada no museu do Olympiakos.
É a casa da principal equipe do país e que é sediada na cidade; alias assistir a um jogo na Grécia é bem interessante também, pois trata-se de um uma torcida muito efusiva.
Incrível => Excursão guiada para Navagio Beach e Gruta Azul
Saiba montar seu roteiro na Grécia
Acho que ficou claro que fazer um roteiro na Grécia é algo que variar muito de um viajante para o outro. Alguns vão preferir passar mais dias em Atenas e visitar apenas os destinos turísticos mais famosos, como Mykonos e Santorini.
Já outros certamente irão priorizar o tempo para conhecer o máximo de cidades e pontos turísticos possíveis. Há ainda um terceiro perfil de turista, que vai querer apenas fazer um roteiro pelas ilhas; o que também é maravilhoso!
Seja qual tipo de roteiro você decidir fazer, planeje a viagem minuciosamente, tanto na parte logística quando na financeira; afinal de contas ninguém quer nem pensar em perder tempo ou dinheiro em uma viagem como essa.
Fique muito atenta a questão do transporte de uma cidade para a outra, porque a Grécia é deferente de outros países da Europa, onde se locomove de trem ou carro com facilidade.
Aqui serão necessários voos rápidos e balsas (mesmo que alugue o carro). Reserve sua hospedagem com antecedência, saia do Brasil com o roteiro definido.
Gostou das dicas de roteiro na Grécia? Deixe sua opinião nos comentários!
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *