Moeda da Grécia: qual levar, cotação e dicas de câmbio

por Elidami Martinez

Moeda da Grécia: qual levar, cotação e dicas de câmbio

Saber qual é a moeda da Grécia é primeiro passo para aproveitar este que é um dos países mais incríveis da Europa. Afinal quem nunca sonhou em fazer um roteiro pela histórica Atenas ou desfrutar das paradisíacas ilhas gregas?

Quanto levar em euro para a Grécia? Tem alguma outra moeda no país? Quanto gasto por dia na Grécia? Como funciona o câmbio e como lidar com dinheiro no país?

Todas essas respostas você encontrará neste artigo, onde mostro tudo o que você precisa saber sobre a moeda da Grécia, com algumas dicas baseadas na minha experiência no país que certamente irão te ajudar muito.

Planeje sua viagem => Hotéis de luxo na Grécia

Roteiro de 15 dias na Grécia »

 

Qual é a moeda da Grécia?

moeda da grecia antes do euro
Antes do euro, moeda da Grécia era o drachma.

Desde 2002, a moeda oficial da Grécia é o euro, sendo assim ele é o único dinheiro utilizado em todas as cidades e ilhas turísticas.

Isso se deve ao fato do país ser integrante da União Européia. A moeda da Grécia antes do euro era o drachma, que possua um valor muito inferior ao dinheiro grego da atualidade.

Por exemplo, em 2001, um real equivalia a 72 drachmas. Com a adesão ao euro, ficou muito mais fácil receber turistas do mundo todo.

Principalmente, a enorme quantidade de europeus que visitam as ilhas gregas na alta temporada (verão). Se você pretende fazer um mochilão pela Europa e visitar os países que fazem fronteira com a Grécia, fique atento.

Destinos como Albânia, Bulgária e Macedônia não trabalham com o euro. Sendo assim terá que fazer o câmbio para as moedas locais para conhecê-los.

CLIQUE AQUI para comprar moeda estrangeira online »

 

Onde fazer câmbio: na Grécia ou no Brasil?

quanto levar em euro para a grecia
Melhor lugar para fazer seu câmbio é no Brasil.

Onde comprar a moeda da Grécia? Depende, pois se for partir de São Paulo ou do Rio de Janeiro, a compra do euro em geral fica mais em conta que em outros lugares do Brasil.

O valor do euro de turismo para São Paulo e no Rio é, em média, 0,03 reais mais barato que em outras capitais, como Belo Horizonte e Porto Alegre. Para um compra em larga escala pode fazer a diferença

É possível fazer a troca em bancos e casas de câmbio, tanto espalhadas pelas cidades brasileiras como as situadas nos aeroportos.

Se optar por fazer o câmbio na Grécia, recomendo que realize a operação no aeroporto de Atenas, afinal o real possuí circulação na Europa, então são raras as casas gregas que o aceitam.

Definitivamente não acho uma boa fazer o câmbio na Grécia, pois além de você ter que pagar taxas adicionais, os gregos não te darão a chance de negociar de alguma forma o valor de tabela.

Essa negociação, por outro lado, pode acontecer no Brasil; principalmente se a comprar for muito quantitativa. Eu recomendo realizar o câmbio no Brasil e levar boa parte dos euros em mãos. Assim você economizará nas taxas.

 

Dica para fazer câmbio seguro e barato

Moeda da Gréia cambio online
Basta entrar no site, checar o valor do câmbio e efetuar o pagamento.

Para economizar na aquisição do euro para viajar para a Grécia, recomendo a compra online. Ao comprar euro online, o valor mínimo é mais barato, inclusive do que nas casas de câmbio das grandes capitais brasileiras.

Quando planejei minha viagem para a Grécia pesquisei em diversos sites de câmbio para saber onde comprar euro mais barato.

Optei pelo Confidence Câmbio por conta do valor; atualmente o euro nele está em 4,94 reais (preço de 2020), o que é mais em conta do que em qualquer casa de câmbio brasileira.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Grécia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

O bom deste site é que, ativando as notificações sobre o euro, você será notificado sempre que a cotação de turismo dele mudar; isso é ótimo para saber aproveitar oportunidades e economizar ainda mais no câmbio.

Além de ser a forma mais barata de adquirir a moeda da Grécia, a compra online é segura também. Para efetuá-la, basta selecionar a quantidade dos euros em espécie ou do cartão pré-pago e efetuar o pagamento.

como comprar dolar e euro online
Considere outras formas de pagamento, como o cartão pré-pago.

Na sequência você pode optar por receber em casa ou retirar na casa de câmbio disponível e mais próxima. Se preferir não levar muitos euros em espécie, uma dica é adquirir online um cartão pré-pago internacional.

Com ele você pode utilizá-lo  para fazer compras e sacar dinheiro quando necessário. Porém, saiba que cartões possuem preços bem maiores por conta das taxas.

No início de 2020 o euro em espécie na compra online sai por 4,94 reais, e no cartão pré-pago internacional ele custa 5,24 reais. A diferença é de 30 centavos, assim a cada 100 euros comprados, você pagará 30 reais a mais no cartão.

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Compare preços e compre online na Confidence Câmbio »

 

Quanto vou gastar por dia na Grécia?

idioma da grécia
Gastos na Grécia por dia.

Esta é uma dúvida fundamental de ser sanada antes de embarcar para a Grécia. Afinal, se o euro será levado em espécie, é preciso saber o quanto levar da moeda da Grécia para viajar com tranquilidade.

Como basicamente uma viagem para a Grécia se divide entre conhecer as lendárias atrações turísticas de Atenas ou voar até as ilhas gregas como Mykonos, Santorini e Zakynthos, mostro aqui um gasto médio diário estipulado para cada opção.

Não vou considerar o preço das passagens aéreas, seguro viagem e passeios guiados já reservados.

Mas, mas sim nos gastos que você terá dentro do país: hospedagem, alimentação e transporte público; caso alugue um carro esse valor aumentará.

   

 

Atenas

idioma da grécia
Atenas.

Na capital grega, a oferta de hotéis é bem ampla e conta com as principais redes de hotéis do mundo; certamente com 45 euros você encontrará uma hospedagem a seu gosto, mas a partir de 20 euros já existem opções de hostels.

Veja mais no artigo sobre onde ficar em Atenas. Para comer, um café da manhã pode ser saboreado por 6 euros, um almoço por 14 euros e o jantar em um bom restaurante custa em média 2 euros.

Em relação ao transporte, super indico o ticket 24 horas, pois assim você pode transitar livremente pela cidade pelo valor fixo de 4,50 euros; o bilhete avulso sai por 1,41 euros. Dessa forma, o gasto diário em Atenas fica assim:

  • Hospedagem: 45 euros
  • Alimentação: 40 euros
  • Transporte: 4,50 euros

Não se esqueça que além dos itens mais básicos, é sempre importante levar em conta no orçamento, alguns tours e passeios em Atenas.

 

Santorini, Mykonos e Zakynthos

O que fazer em Santorini
Saiba o que fazer em Santorini para calcular os gastos.

Nas ilhas gregas, você pode tanto usufruir de luxo ou pagar um preço médio da moeda da Grécia para se hospedar, mas entre 40 e 50 euros a diária tenho certeza que conseguirá se hospedar em lugar legal.

Para comer, em Santorini – por exemplo – você encontra lanchonetes a partir de 9 euros; é importante saber que na cidade a água custa 1,10 euro e a cerveja 2,30 euros.

Quanto ao transporte, os bilhetes de ônibus custam 1,80 a 2,50 euros, vai depender do destino final da viagem. Vale lembrar que os gastos finais dependerão das atrações que fizerem parte de seu roteiro em Santorini.

E ainda dos pontos turísticos que irá visitar. Para resumir, escrevi um artigo sobre quanto custa viajar para Santorini, vale a pena ler. Sabendo disso, o gasto diário em cada uma das ilhas gregas fica assim:

  • Hospedagem: 47 euros
  • Alimentação: 58 euros
  • Transporte: 10 euros

Resumindo, o gasto médio para 1 dia em Atenas é de 90 euros e nas ilhas gregas sai por 115 euros; caso queira fazer uma viagem bastante econômica, você consegue passar o dia na capital grega por cerca de 60 euros.

É importante ressaltar que este é um gato médio entre os turistas brasileiros que visitam as principais cidades da Grécia, podendo variar conforme o perfil de viajante, época do ano e economia do país. Fique sempre atento.

Outra dica fundamental é, ao calcular este valor, sempre leve um pouco a mais, pois assim caso surja um gasto inesperado com compras, transporte ou alimentação, por exemplo; é muito melhor estar prevenida do que ser pega de surpresa com dinheiro contato.

 

Como enviar dinheiro para Grécia

Moeda da grecia remessa
Você pode “reabastecer” o seu caixa  de moeda da Grécia.

E se eu ficar sem dinheiro na Grécia, como faço? Não se preocupe, caso haja uma emergência, esteja indo para um intercâmbio ou então por algum motivo você decida esticar a viagem, existe uma forma rápida e segura.

Assim, você pode “reabastecer” o seu caixa  de moeda da Grécia. Basta fazer uma Remessa Online, processo que envia dinheiro de uma conta brasileira para uma no exterior e vice-versa.

A pessoa que irá te enviar a quantia entrar no site, preencher o formulário com todos os dados bancários e enviar. Reconhecida pelo Banco Central do Brasil, a operação é 100% segura.

Ela é completada no próximo dia útil; porém verifique as taxas adicionais antes sempre. Quer ter um desconto na Remessa online? Insira o cupom QUEROVIAJARMAIS e tenha ótimas vantagens!

 

Dicas para lidar com dinheiro na Grécia

dinheiro em viagem para Grécia
Cofre do hotel | Foto: Zygimantus, via Wikimedia Commons.

Ok, agora você já sabe qual a moeda da Grécia, como fazer o câmbio e tem uma ideia de quanto gastará, mas com lidar com tantos euros em espécie estando em um país desconhecido?

   

Vou te passar a seguir algumas dicas valiosas para você “proteger” seu dinheiro, afinal perder esses euros te trará muitas dores de cabeça, não é mesmo?

A primeira e mais importante delas é você encontrar um lugar seguro para guardar o dinheiro. Em todas as minhas viagens para a Europa eu costumo guardá-lo no cofre do quarto do hotel.

Caso sua hospedagem não conte com um, invista em uma boa mala e coloque um cadeado nela, assim você pode fazer os seus passeios na Grécia bem mais tranquila.

dicas de atenas
Dica fundamental na minha opinião é não sacar dinheiro na Grécia.

Outra dica fundamental na minha opinião é não sacar dinheiro na Grécia, pois além das taxas para isso, o país vive constantemente problemas econômicos, que muitas vezes limitam ou até impossibilitam a operação.

Saque dinheiro apenas se for uma emergência, caso contrário leve a quantidade de euros em espécie necessárias para os gastos do dia a dia, mesmo que esteja com o cartão pré-pago internacional.

Por fim, é importante você saber como conseguir o tax free na Grécia, que nada mais é do que a devolução dos impostos locais pagos em compras no país que os turistas estrangeiros têm direito.

Mas para isso, primeiramente pergunte ao vendedor da loja se está trabalha com tax free, caso o contrário você não conseguirá reaver esta quantia; sendo que ela só reembolsada em caso de produtos, como roupas, eletrônicos e acessórios.

tax free na europa
Na Grécia você pode fazer tax free.

O processo de solicitação é muito simples: na hora de realizar cada pagamento, diga ao vendedor que você deseja o tax free; ele irá fazer um formulário com seus dados e passaporte (tenha-os em mão sempre que for fazer compras).

Guarde este papel junto à nota fiscal. Na hora de deixar o país, vá a até o setor designado do aeroporto e apresente os cupons ficais.

Os produtos adquiridos podem ser solicitados pelos funcionários, portanto faça este procedimento antes de fazer o despacho das malas.

Por fim, você pode optar por receber esta devolução dos impostos com dinheiro em espécie ou no cartão de crédito; uma pequena taxa será descontada.

 

Saiba como usar a moeda da Grécia

Dito tudo isso, ficou claro o quanto saber tudo sobre a moeda da Grécia é fundamental para fazer o seu planejamento de viagem para o país.

É preciso estimar principalmente em relação a quanto você pretende gastar, pois só assim pode-se saber quanto levar em euro em espécie. Pois é fundamental ter algumas notas na bolsa, mesmo que tenha um cartão pré-pago.

Independente da época que for viajar para a Grécia, fique de olho na cotação do euro para turismo, pois por falta de pesquisa e planejamento você pode comprá-lo mais caro sem necessidade.

Sempre dê uma olhada no site da Confidence Câmbio antes de comprar em uma casa de câmbio, pois muito provável que a compra online saia com um preço melhor. Por falar em online, veja como comprar chip de internet na Grécia.

Gostou das dicas sobre a moeda da Grécia? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Elidami Martinez

ESCRITO POR

Elidami Martinez

Sou Elli, 41 anos, economista, analista, pós graduada em Gestão de Negócios e Reikiana. Estudante da Medicina Tradicional Chinesa. Amante de desbravar novos lugares, fazer novas amizades, viajar para as montanhas ou para belo mar, escrever e somar conhecimentos durante toda vida.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *