Início / Américas / América do Sul / Chile / Praias do Chile: 10 praias mais visitadas do país para seu roteiro

Praias do Chile: 10 praias mais visitadas do país para seu roteiro

Muitos turistas não viajam com o objetivo de curtir as praias do Chile. Em geral, o país atrai os turistas brasileiros que querem curtir um frio, esquiar, conhecer suas vinícolas e tomar um bom vinho, ou visitar o Deserto do Atacama.

Mas, se engana quem acha que não vale a pena “pegar praia” no Chile. Apesar das águas geladas do Oceano Pacífico, comparada com a água do Oceano Atlântico, que banha litoral brasileiro, as praias chilenas são uma ótima opção de passeio. Além de muito bonitas.

Com um extenso litoral, que vai da Patagônia até o deserto do Atacama, as praias do Chile agradam a todos os gostos de viajantes. Tem opções de mar calmo, com ondas, praias mais urbanas, desertas ou badaladas. Apesar de ainda ser pouco visitado por brasileiros, o litoral chileno atrai muitos bolivianos, peruanos e argentinos, que vão curtir o verão no país.

Planeje sua viagem=>  Melhores hotéis do Chile

Melhor seguro viagem para América do Sul

 

Mapa das 10 melhores praias do Chile

  • Praia de Anakena
  • Praia El Canelillo
  • Praia La Virgen
  • Praia de Los Enamorados
  • Praia Reñaca
  • Praia Cavancha
  • Las Docas
  • Praias do Parque Pan de Azucar
  • Praia Amarilla
  • Praias de La Serena

Conheça => Melhores passeios pelo Chile

 

Praias do Chile que valem a pena visitar

Para ajudar quem deseja visitar o país e curtir seu litoral, preparei uma listinha com as praias do Chile mais frequentadas e que valem a pena conhecer.

 

1) Praia de Anakena

Praias do Chile mais bonitas
Moais na Praia de Anakena | Foto: LBM1948, via Wikimedia Commons.

A Praia de Anakena fica na famosa Ilha de Páscoa. A ilha está bem distante da capital do Chile, são cerca 3.700 quilômetros de Santiago, e a viagem de avião dura aproximadamente 5 horas. Mas a distância é compensada pela beleza do local.

Diferente das outras praias da ilha, que possuem muitas rochas vulcânicas ao invés de areia, Anakena tem areias claras, águas azul turquesa e abriga ainda as famosas e enigmáticas esculturas de pedra (há 8 Moais em pé nessa praia). Dizem que foi nessa praia que desembarcou o primeiro rei da ilha.

É a única praia oficialmente indicada para o banho da Ilha da Páscoa e também a única com infraestrutura de comércio. Anakena possui também diversos coqueiros, trazidos do Taiti na década de 1960. Por conta das águas claras, além do banho de mar, Anakena é indicada para praticar mergulho com snorkel.

Para chegar até a praia de Anakena é preciso percorrer cerca de 18 quilômetros desde Hanga Roa, a capital da província de “Isla de Páscoa”. É possível fazer o trajeto de carro, moto e até mesmo bike. Há também excursão de dia inteiro para Anakena, confira.

Além de Anakena, há diversas praias na Ilha, como Praia Pea, Praia Poko, Praia Ovahe, Kaleta, entre outras.

Conheça => Pratos típicos chilenos

 

2) Praia El Canelillo

Litoral chileno
Canelillo é uma das praias preferida dos chilenos | Foto: Warko, via Wikimedia Commons.

A praia “El Canelillo”, na cidade de Algarrobo, é um dos destinos preferidos dos chilenos no verão. A praia é bastante familiar e perfeita para crianças, com mar calmo e de águas quentes, rodeada de muito verde. Além disso, o local tem uma boa infraestrutura de comércio e serviços.

Embora seja bem pequena, ela é destaque por abrigar diversos santuários de proteção da vida marinha. Algarrobo fica a aproximadamente 104 quilômetros da capital chilena.

Chip => Internet ilimitada no Chile

 

3) Praia La Virgen

Litoral norte do Chile
La Virgen está entre as melhores praias do país | Foto: Danutts, via Wikimedia Commons.

A Praia La Virgen está localizada no Deserto do Atacama, no litoral norte do Chile e é muito visitada pelos chilenos.  É fácil entender porque La Virgen está entre uma das melhores praias do Chile. Veja um roteiro pelo Deserto do Atacama.

Tem areias claras e finas, é cercada por pedras e tem um mar azul turquesa encantador. Ela foi batizada com este nome, devido a uma formação rochosa, que lembra uma santa.

Dúvida => Qual moeda levar para o Chile?

 

4) Praia de los Enamorados

Praias chilenas para conhecer
Praia de Los Enamorados | Foto: Lin linao, Wikimedia Commons.

A Praia de Los Enamorados fica nos arredores de Valparaíso, cerca de 115 quilômetros de Santiago. Confira uma excursão turística para Valparaíso.

Com uma pequena faixa de areia, a praia fica bem escondidinha entre matas e pedras. Tem um mar calmo, cristalino e é considerada uma das praias mais bonitas da região.

Dica => Passeio de funicular em Valparaíso

 

5) Praia Reñaca

Verão chileno para onde ir
Reñaca é badalada no verão | Foto: G. Küppers, via Wikimedia Commons.

A Praia Reñaca fica em Viña del Mar, cerca de 120 quilômetros de Santiago, e é um dos bairros mais turísticos da cidade. Durante o verão a praia é muito visitada e badalada. É comum a prática de surf e bodyboard. As ruas do entorno da praia abrigam muitos pubs, bares, restaurantes e casas noturnas. Veja uma excursão à costa de Viña del Mar, no Chile.

Vai viajar e não contratou seu Seguro Viagem?
 

A badalação acontece somente no verão, durante o inverno a temperatura da água cai muito, sendo praticamente impossível curtir uma praia, além de ser comum ter uma névoa cobrindo a cidade.

Vinã del Mar => Tour pela Costa do Pacífico chileno

 

6) Praia Cavancha

Onde praticar surf no Chile
Indicada para esporte aquáticos | Foto: Eliasluco, via Wikimedia Commons.

Localizada no centro da cidade de Iquique, a Praia Cavancha é muito frequentada por quem curte esportes aquáticos, como bodyboard, surf, windsurfe, caiaque e esqui aquático, recreativos e também por quem quer apenas curtir uma praia. Com areia branca, águas calmas e com temperatura amena, a praia pode ser frequentada o ano todo.

Por ser uma praia urbana, ela tem uma ótima infraestrutura, com muitos hotéis, albergues, restaurantes, bares, entre outros estabelecimentos. Está próxima a um parque e possui uma grande orla onde é possível passear a pé ou de bicicleta.

Imperdível => Cidades turísticas no Chile

 

7) Las Docas

Melhores praias do Chile
Praia é cercada por mata e falésia | Foto: Pavaretto, via Wikimedia Commons.

A região de Laguna Verde abriga uma das praias mais visitadas do país, a “Las Docas”. A praia fica a apenas 23 quilômetros da cidade de Valparaíso. Situada dentro de uma reserva ecológica, a praia é cercada por matas e falésias. Apesar do mar claro e da areia branquinha, a praia é bem vazia, uma vez que as ondas são fortes, não sendo indicada para nadar.

É perfeita para quem não gosta de lugares cheios e quer mais privacidade. Indicada também para observar os pássaros, praticar a pesca esportiva ou apenas tomar banho de sol.

Sugestão => Excursão turística em Viña del Mar e Valparaíso

 

Pensando na viagem e não sabe como começar?
"Quero Viajar Mais", o livro, por R$ 14,95 »
Ganhe 10% OFF no Seguro Viagem + bônus!
 

8) Praias do Parque Pan de Azucar

Costa chilena o que conhecer
Praia fica no Parque Pan de Azucar |Foto: Aaron Bornstein, via Wikimedia Commons.

O Parque Nacional Pan de Azucar fica na cidade de Chañaral, em meio ao Deserto do Atacama e abriga diversas praias, cada uma mais bonita que a outra, mas todas de água bem gelada, areia fininha e mar azul claro.

Entre as mais visitadas é a Praia dos Piqueros e a Praia Soldado. Inclusive, confira os 15 melhores tours do Deserto do Atacama.

Quem visita o parque, que possui cerca de 40 mil hectares, tem a oportunidade de conhecer algumas das espécies da flora e fauna da região, como leões marinhos, pinguins Humboldt (uma espécie em extinção), pelicanos, entre outros. Há também diversas atrações arqueológicas.

Saiba mais => Clima e melhor época para visitar o Chile

 

9) Praia Amarilla

Localizada a apenas 15 quilômetros Viña del Mar, a praia de Amarilla é uma ótima opção para famílias, principalmente aquelas que tem crianças pequenas. O mar é bem calmo e a temperatura da água agradável.

Descubra => Melhores vinhos para comprar no Chile

 

10) Praias de La Serena

Melhores praias do Chile
Farol Monumental de La Serena | Foto: Jorgemolinaz, via Wikimedia Commons.

A cidade de La Serena, localizada a 470 quilômetros de Santiago, abriga diversas praias. As mais visitadas são a Praia de Peñuela, a Praia Los Fuertes e a Praia El Faro.

A Praia El Faro é uma das principais da cidade, localizadas na Avenida del Mar, seu entorno é cheio de bares, restaurantes e hotéis. Porém, o mar é agitado, não sendo muito indicada para banho.

Outro destaque da cidade vai para o Farol Monumental de La Serena, inaugurado em 1951. De lá é possível observar um dos mais belos pôr do sol do Chile.

Incrível => Dicas de viagem para o Chile

 

Conheça as praias do Chile

Embora não seja a primeira ideia de passeio quando se está montando um roteiro de viagem para o Chile, as praias chilenas são lindas e valem a visita. É claro que, mesmo no verão, os brasileiros estranham a temperatura da água, uma vez que o Oceano Pacífico costuma ter a água mais gelada que o Oceano Atlântico, que banha as praias brasileiras.

Com mais de 6,4 mil quilômetros de litoral, além das praias da Ilha de Páscoa, o Chile abriga paisagens e tipos de praias bem diferentes entre si. Por isso, quando foi visitar o Chile conheça os principais pontos turísticos de Santiago, tente esticar seu roteiro até o litoral chileno. Vale a pena!

E aí, se animou para conhecer o litoral chileno? Se você já conhece alguma praia do país, deixe sua opinião nos comentários.

 

Artigos relacionados:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Redação QVM

A redação do Quero Viajar Mais está sempre em busca das melhores dicas para você conseguir planejar sua viagem, seja um simples final de semana na praia ou mesmo uma volta ao mundo. Siga nossos perfis nas redes sociais: @QueroViajarMais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *