Dicas para se mudar para o Quebec: abrir conta, dirigir, aluguel

Dicas para se mudar para o Quebec: abrir conta, dirigir, aluguel

Mudar para o Quebec é uma escolha feita a partir de diversos atrativos, seja a economia em crescimento, as excelentes universidades ou a qualidade de vida. Se mudar para outro país é tão estressante e assustador quanto empolgante e excitante. É normal que você se sinta um pouco intimidado e inseguro pelos desafios que uma mudança para outro país pode trazer.

Por isso, é importante que você esteja bem informado e familiarizado com as características do seu destino, para facilitar ao máximo uma situação que não é nada fácil.

É por isso que eu compilei neste post algumas respostas para perguntas que você deve estar se fazendo enquanto se prepara para mudar para o Quebec, sobre temas como: imigração/pontuação, lista de profissões e como trabalhar no Quebec, entre outras coisas.

Enquanto a retirada do visto, solicitação de permissão para trabalhar, dentre outras burocracias, podem ser realizadas ainda no Brasil. Ao chegar ao Quebec, no Canadá, você precisará lidar com algumas outras coisas, principalmente questões administrativas, para que você possa se estabelecer com tranquilidade. Confira tudo agora.

Planeje sua viagem => Internet no Canadá

Seguro viagem para América do Norte »

 

Dicas para se mudar para o Quebec

Retire o SIN (Social Insurance Number)

O SIN é um numero identificador (semelhante a um CPF) que é necessário que você tenha para trabalhar no Quebec ou ter acesso aos programas governamentais, assim que se mudar para o Quebec.

Todos os cidadãos, residentes (permanentes ou temporários) precisam fazer a retirada desse documento. O SIN é pessoal e intransferível, e sem esse documento você não consegue trabalhar, nem abrir conta no banco, nem um monte de coisa.

Para adquirir o SIN você deve fornecer um documento primário (visto de trabalho, visto de estudos, cartão de residência permanente, etc.), que prove sua identidade e seu status legal em território canadense.

Se o seu nome indicado no seu documento for diferente do seu nome social, você também deve apresentar outros documentos para que seu nome social seja colocado na sua identificação.

Caso você seja um residente temporário, estudante ou trabalhador, você receberá um SIN temporário, que deverá ser revisto caso você adquira o status de residente permanente.

Para residentes temporários é necessário comprovação de que você tem permissão para exercer atividade remunerada no país.

CLIQUE AQUI para fazer remessa online de dinheiro para exterior »

 

Abra uma conta bancária

imigração quebec 2019
Bancos Desjardins e RBC possuem excelentes serviços para novos residentes

No geral, abrir uma conta bancária no Quebec não é muito complicado, as taxas são baixas e alguns bancos fornecem opções de contas com tarifas zero.

Os bancos mais conhecidos são: Desjardins, RoyalBank of Canada (RBC), TD, Bank of Montreal (BMO) The Lauretian Bank. Você terá diversas opções, mas é importante levar algumas coisas em consideração. Veja:

  • Horário de funcionamento
  • Taxas cobradas para abertura e manutenção da conta, além de serviços adicionais como emissão de cheques, etc.
  • Serviços para novos usuários
  • Disponibilidade de internet banking
  • Limite de transações permitidas
  • Localização da sua agencia e quantidade de terminais pela sua cidade
  • Se for possível ter acesso aos serviços em outras províncias ou em outros países
  • Critérios para liberação de cartão de crédito
  • Se existe a possibilidade de adquirir uma conta conjunta (algum banco não tem essa opção)

Ao abrir a conta no Quebec, você receberá o seu cartão de debito, que pode ser usado para acessar sua conta nas ATM (caixas eletrônicos dentro e fora da sua agencia).

O seu cartão de debito não possui um limite de crédito. Logo, você não pode gastar mais do que a quantidade que está depositada na sua conta.

Os cartões de crédito são um pouco mais difíceis de conseguir, principalmente se você acabou de chegar ao país. É preciso que você tenha um histórico de credito que os bancos possam consultar para avaliar a sua credibilidade.

Existe uma forma de tentar reverter que é o deposito de segurança, que funciona como um pagamento caução, o valor vai depender da sua renda e do limite de crédito a ser ofertado.

Os bancos Desjardins e RBC possuem excelentes serviços para novos residentes, incluindo a opção de realizar todo o processo de abertura de conta online, o que pode ser bastante conveniente. Além disso, esses dois bancos liberam cartões de crédito para novos residentes sem o deposito de segurança.

Para abrir uma conta bancária ao se mudar para o Quebec, você vai precisar de:

  • Seu passaporte
  • Seu número SIN
  • Um comprovante do seu status no Canadá (residente permanente, work permit, etc)
  • Comprovante de endereço

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Compare preços e compre online na Confidence Câmbio »

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Canadá. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Obtenha permissão para dirigir

palestras quebec consultoria imigração quebec
Sistema de habilitação é parecido com o do Brasil.

O prazo para utilizar sua habilitação brasileira depende muito do status do seu visto. Por exemplo, se é estudante, você pode utilizar sua carteira de motorista brasileira durante todo o período de duração do seu curso.

Já se você vai ficar no Quebec por mais de 6 meses, mas não tem o status de residente, você não precisa de uma carteira de motorista da província, mas o governo incentiva que você adquira uma licença para dirigir internacional, caso sua carteira de motorista não esteja em inglês ou Francês.

Esse documento não substitui sua carteira de motorista original, ele apenas serve para que as informações acerca do tipo da sua habilitação, validade, etc, seja clara para qualquer agente de transito.

Se é um novo residente, você pode utilizar sua carteira de motorista brasileira por até 6 meses, após esse período você vai precisar transferir a sua licença brasileira para o sistema de transito do Quebec.

Uma vez que você já é habilitado, não tem necessidade de você refazer aulas teóricas ou de direção, serão necessários apenas que você realize duas provas teóricas e uma prova prática. Após a aprovação, você já vai poder portar a sua licença para dirigir.

Se você não tem uma habilitação válida no Brasil e pretende se habilitar já em terras canadenses, o sistema é bem próximo ao brasileiro, você precisa realizar certo numero de aulas em instituições credenciadas pelo governo, e realizar os exames teóricos e práticos.

Por exemplo, para adquirir uma permissão para dirigir tipo 5 (semelhante ao nosso tipo B do Brasil) você vai ter que:

  • Assistir 24h/aula de conteúdo teórico
  • 15h/aula de aulas praticas de direção com acompanhamento de um instrutor licenciado
  • Realizar um curso autodidata com 12 módulos
  • Estudar alguns manuais documentos fornecidos pelo departamento de trânsito (Driving a Passenger Vehicle, the Driver’s Handbook)

No entanto, os custos são bem mais altos que no Brasil, para a habilitação tipo 5 você vai desembolsar pelo menos 286 dólares, isso somente com as taxas pagas ao governo.

A idade legal para dirigir no Quebec é a partir de 16 anos, mas caso você seja menor de idade é necessário o consentimento dos seus pais. Saiba mais curiosidades do Quebec, antes de se mudar.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VERAO, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Caminhada => Excursão pela Cidade Velha de Quebec

 

Saiba como escolher onde morar

imigração quebec lista de profissões 2018
Quebec City e Montreal são as cidades mais caras da região.

Um dos primeiros passos da mudança é escolher onde morar no Quebec. É importante ter consciência plena de qual tipo de casa você está procurando, a média de preço que você pode investir, quais são suas necessidades, etc. Estar bem informado e consciente vai te poupar tempo e dinheiro.

A maioria das pessoas que está de mudança para o Quebec tem Montreal como a primeira opção, mas, por ser uma cidade grande e populosa, o custo de vida pode surpreender.

Existem várias cidades mais baratas do Quebec e promissoras, situadas nos arredores de Quebec City e Montreal, e que permite que você vá e volte para o trabalho nas cidades maiores todo dia.

Além disso, apesar de serem menos conhecidas, cidades como Sherbrook e Laval são extremamente promissoras para imigrantes, com mercado de trabalho em ascensão e excelentes oportunidades para estudantes.

Confira => Visita guiada ao Fairmont Le Château em Quebec City

 

Custo de vida no Quebec

O custo de vida no Quebec varia dependendo de onde você escolher se instalar. Essa é uma pesquisa interessante ao decidir se mudar para o Quebec. Cidades maiores, como Montreal e Quebec City, tendem a ter um custo de vida mais elevado em relação a cidades menores nos subúrbios ou no interior.

As taxas de impostos no Quebec são um pouco mais altas que no restante do Canadá, e a média salarial é um pouco mais baixa também. No entanto, a província compensa tendo os preços de aluguel mais baratos de todo país.

As universidades também têm as taxas mais baratas de todo o país, sendo elencada como a província com universidades mais acessíveis para estudantes que estão longe de casa. Confira como é estudar no Quebec.

Natureza => Excursão para as cataratas de Montmorency

 

Como alugar um imóvel no Quebec

Dicas para se mudar para o Quebec: abrir conta, dirigir, aluguel
Aluguel pode variar conforme a cidade e o bairro.

Quando você tiver se decidido acerca de onde, e em quais condições você quer morar no Quebec, você pode utilizar recursos como o Kijiji e o Craiglist para buscar por imóveis na região escolhida.

A dica é estar atento à linguagem utilizada nos anúncios, para ter certeza que você vai ter aquilo que você precisa, dentro do seu orçamento.

Normalmente o número de cômodos é descrito como X ¹/², sendo X o numero de cômodos e o ¹/² o banheiro, por ex: 2 ¹/², sala ou quarto, cozinha e banheiro.

Os imóveis também podem, ou não, vir com alguns serviços e comodidades inclusos, como alguns eletrodomésticos, água quente, mobília, etc. Se você ainda não compreende bem o francês, não tenha medo de pedir ajuda e buscar informações em inglês.

Assim que você tiver encontrado a casa dos seus sonhos, você precisará assinar um contrato de arrendamento.

Esse contrato, e as regras do condomínio (caso seja essa a opção) devem ser escritos em francês, a menos que o inquilino e o proprietário acordem em fazê-lo em outra língua, e deixem o acordo por escrito também.

Deve-se deixar claro no contrato o valor do aluguel, as datas de pagamento, o que está ou não incluso, etc.

Experiência => Imersão em realidade virtual em Quebec

 
Procurando opção de hospedagem mais segura por causa do Coronavírus?

A melhor alternativa é alugar imóveis, para se hospedar com conforto e segurança!

Devido a nossa parceria com a Airbnb, você receberá até R$ 350,00 de desconto na primeira reserva, e o cadastro é sem compromisso. Algumas vantagens do Airbnb:

  • Possibilidade de dividir o imóvel com um grupo de amigos ou família;
  • Tarifas mais baratas que hotéis;
  • Comentários 100% autorais;
  • A comodidade de sertir-se em casa.
 

 

Como ter eletricidade e aquecimento em casa

Uma vez escolhida a moradia e assinado o contrato, caso seu imóvel não venha com esses serviços incluídos no aluguel, você terá de providenciá-los com a Hydro-Quebec, a empresa publica responsável pela geração, transmissão e distribuição de energia no Quebec.

Você pode fazer todo o procedimento de contratar o serviço online gratuitamente, mas caso você prefira você também pode fazer o processo junto a um funcionário da empresa, isso vai te custar 25 dólares e você vai precisar fornecer, além do seu endereço, seu número SIN.

Excursão => Escuna pelo leste do Canadá 

 

Cuidando da saúde

Custos com saúde para quem vai morar no Quebec
Saúde no Quebec só é gratuita para pessoas com visto de residente.

Caso você seja um residente permanente, o serviço de saúde para você será 100% gratuito, você só precisa solicitar o seu cartão de saúde publica junto ao RAMQ, órgão responsável pelo sistema de saúde no Quebec.

No sistema de saúde pública você vai ter acesso gratuito a quase todos os serviços médicos e a alguns serviços odontológicos. É proibido por lei cobrar pelo tratamento de doenças crônicas, e o sistema publico de saúde não cobre tratamentos com medicina alternativa ou tratamentos estéticos.

O sistema funciona bem, e faz jus ao elevado número de impostos que são direcionadas para a saúde pública. No entanto, a estrutura é bastante diferente da que se conhece. No Quebec, a medicina é bastante preventiva, ou seja, utiliza-se o sistema para evitar que se fique doente, e não apenas para tratar doenças.

Ao ingressar no sistema público de saúde é necessário que você encontre um “médico familiar” credenciado pela rede pública, esse médico vai ser o responsável por cuidar de você e dos membros da sua família.

Pelas regras do Quebec, um especialista só pode atender um paciente depois de consultar o médico da família, ou em situação de emergência.

No entanto, caso você ainda não tenha o status de residente permanente, você não terá acesso a saúde gratuita, e os custos médicos são bastante altos. Por isso, é importante pesquisar outras opções para se garantir.

Caso o seu tempo de estadia no Quebec seja curto, você pode optar por adquirir um seguro viagem internacional, que terá uma cota de gastos com saúde, extravios, furtos etc. Mas caso você vá ficar em território canadense por mais tempo, é necessário considerar um plano de saúde privado.

Uma boa opção de plano de saúde é o Blue Cross, eles tem diversos planos com preços acessíveis, que permitem que você escolha o que atende melhor as suas necessidades. Eles inclusive tem um plano especifico para imigrantes recém chegados ao país.

Prático => Aluguel de bike em Ile d’Orleans

 

Aproveite as dicas para mudar para o Quebec

Quebec é uma província deslumbrante, com diversos atributos a oferecer para aqueles que a escolhem como novo lar, ao se atentar aos detalhes e fazer um bom planejamento, você vai ser capaz de desfrutar o melhor da província sem stress e dores de cabeça. Leia também se vale a pena viver no Quebec.

Se informar é a melhor forma de se preparar para essa experiência que pode ser maravilhosa no Canadá. Tire suas duvidas sobre mudar para o Quebec, a exemplo das formas de trabalhar, profissões, imigração, etc… e economize tempo e dinheiro.

E não esqueça de compartilhar aqui a sua experiência de mudar para o Quebec. Participe nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Letícia Laborê

ESCRITO POR

Letícia Laborê

Letícia, 20 anos. Estudante de Relações Internacionais. Mineira com o coração quebecois. Apaixonada pela culinária e estilo de vida de La Belle Province.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *