Início / Ásia / Guia das monções asiáticas: qual é a melhor época para viajar na Ásia?

Guia das monções asiáticas: qual é a melhor época para viajar na Ásia?

Se tem uma coisa que deixa as pessoas em dúvida é: qual é a melhor época para viajar na Ásia e Sudeste Asiático? As chamadas monções asiáticas deixam todo mundo que quer se aventurar por essa região com medo de pegar uma temporada de chuva e não conseguir aproveitar a viagem.

E de fato, não é nada legal ser surpreendido pelos temporais e ter que ficar preso no hotel. Para ajudar quem pretende viajar para os países dessa região, segue um guia / resumo das monções asiáticas, para você descobrir como as chuvas afetam a Tailândia, Malásia, Indonésia, Filipinas, Camboja, Laos, Vietnã, Sri Lanka, Índia, Nepal e China.

Planeje sua viagem => Onde se hospedar nas principais ilhas da Tailândia

Vantagens de contratar um seguro viagem + 5% de desconto »

 

Monções Asiáticas

Qual é a época das monções asiáticas
Ventos e chuvas são ligados às monções asiáticas.

O primeiro passo é entender o que são monções que ocorrem na Ásia. As monções são um fenômeno climático ligados a ventos sazonais. Resumidamente, podemos descrever o fenômeno como ventos que mudam de direção de acordo com as estações do ano.

Por exemplo, em uma época elas levam ar úmido do oceano para o continente, causando chuvas fortes. E em outras épocas, carregam o ar seco da terra para o mar, deixando o tempo seco. O sudeste asiático é a região do planeta onde esse fenômeno acontece de forma mais intensa, provocando chuvas fortes e constantes.

 

Tailândia

Resumo das monções asiáticas
Monções asiáticas atingem toda a Tailândia em diferentes épocas do ano.

Tailândia é bastante afetada pelas monções asiáticas. Então, quem pretende visitar o país deve ficar atento. O fenômeno atinge o território tailandês de duas formas diferentes, já que o país tem duas costas marítimas. Na parte norte, central e na costa do Mar de Andaman (oeste), as monções acontecem entre abril e outubro. Durante esse período as chuvas são constantes, sobretudo no litoral.

Assim, se tiver planejando uma viagem que inclua as cidades de Bangkok, Chiang Mai e Chiang Rai, Além das ilhas de Phi Phi, Krabi e Phuket, que são alguns dos destinos mais visitados do país, deve evitar esse período. A melhor época para se visitar é de novembro a abril.

Por sua vez, no Golfo da Tailândia, na costa leste do país, as monções acontecem em uma época do ano diferente. Nesta região, a temporada de chuva é de setembro a dezembro. Os destinos mais famosos da costa leste são Koh Samui, Koh Phan Ngan e Koh Tao. Quem deseja visitar estas praias devem marcar a viagem preferencialmente de janeiro a maio, sendo que em junho e julho também é possível não enfrentar chuvas.

Saiba mais => Clima, monções e melhor época para ir a Tailândia

 

Malásia

Quando visitar a Malásia
Escolha bem a época do ano para conhecer a Malásia.

Na Malásia, as monções acontecem em duas épocas diferentes, de acordo com a região. Na costa leste, onde ficam Perhentian, Island, Semporna, Sipadan, o período de monção é de novembro a março. Nesta época, devido às chuvas intensas, os hotéis, resorts e restaurantes dessa região fecham temporariamente.

Por sua vez, a costa oeste, que abriga Langkawi, Penang, Kuala Lumpur, as monções acontecem entre maio a outubro. Porém, nesta região elas são bem menos intensas que na costa leste. As chuvas costumam ser rápidas e no final da tarde.

Ainda com dúvidas sobre as atrações turísticas?
 

 

Indonésia

Monções na Indonésia
Monções que atingem a Indonésia são leves.

A Indonésia é atingida pelo fenômeno, mas de forma mais leve. No país, as monções vão de outubro a março, mas as chuvas são curtas e geralmente acontecem no final da tarde. Assim, elas não atrapalham a viagem e quem quer curtir praia.

Entre os países do sudeste asiático é um dos poucos que é possível visitar o ano todo, sem grandes dores de cabeça.

 

Filipinas

Melhor época para viajar nas Filipinas
Tufões nas Filipinas podem estragar sua passagem pelo país.

Quem vai viajar para as Filipinas, além das monções asiáticas deve ficar atento à temporada de tufões. As chuvas se concentram entre os meses de maio a outubro e os tufões podem acontecer entre junho e novembro. Ambos os fenômenos são bem intensos no país, então é realmente aconselhável evitar viagens durates estes meses. A melhor época para visitar o país é de janeiro a abril.

 

Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5, é só clicar no botão.
 

Camboja

Melhor época para ir ao Camboja
Melhor época para visitar o Camboja é entre novembro e abril.

No Camboja as monções acontecem nos meses de maio a outubro, mas ela é um pouco mais leve que nos demais destinos do Sudeste Asiático. No país, durante as monções, as chuvas são diárias, mas são fracas e curtas. Assim, você consegue aproveitar mesmo se sua viagem for durante a temporada de chuva.

De toda forma, para quem não quiser arriscar, a melhor época para visitar o Camboja e fugir das chuvas é de novembro a abril.

 

Laos

Melhor época para conhecer o Laos
As monções acontecem entre maio e outubro no Laos.

O período das monções no Laos é de maio a outubro. Agosto é o mês mais intenso e as chuvas costumam gerar vários transtornos, até mesmo o fechamento de estradas. Então, quem pretende conhecê-lo deve optar pelos meses de novembro a abril para não ter imprevistos na viagem.

 

Vietnã

Melhor época para ir para o Vietnã
Monções no Vietnã acontecem em duas épocas no ano.

As monções no Vietnã são mais complexas. Assim como na Tailândia, elas se dividem em duas épocas. Nas regiões norte e sul do país, que abriga cidades como Hanói e Ho Chi Minh, as chuvas acontecem de abril a outubro. Por sua vez, na região central, onde fica a cidade Hoi An, as monções acontecem de setembro a dezembro, sendo que, em alguns anos, ela pode se estender até janeiro.

Em qualquer uma das duas regiões é bom evitar visitar o país na época das monções, pois é um fenômeno bem intenso. Nestes períodos, a chuva é forte e constante, podendo durar dias sem intervalo. É comum acontecerem alagamentos de ruas, fechamento de estradas, entre outros transtornos.

É bom lembrar que além das monções, o país está em uma área de risco de furacões, que podem acontecer entre agosto e novembro.

 

Sri Lanka

Melhor época para visitar o Sri Lanka
Programe sua viagem para pegar menos chuva.

No Sri Lanka, as monções acontecem em duas épocas diferentes. Na região sudeste, que abriga a cidade de Galle, a monção vai de maio a agosto. Já na região nordeste, onde fica Tricomalee, o período chuvoso é entre os meses de outubro a janeiro.

No país, as chuvas costumam ser fortes, mas não constantes. Então, é possível conciliar uma viagem, caso você não se importe de pegar um ou outro dia de chuva.

 

Índia

Melhor época para viajar para Índia
Monções na Índia acontecem entre junho e setembro.

A Índia talvez seja o país mais difícil de visitar durante as monções, que acontecem entre os meses de junho e setembro, sendo muito intensas. As chuvas são fortes e constantes, além disso, o calor e a umidade são altíssimos. Neste período, o país enfrenta vários transtornos, quando é comum acontecerem alagamentos e as pessoas não conseguirem sequer sair de casa.

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha 10% OFF para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.
 

Nos meses de maio a junho, apesar de não ter monção, não são indicados para visitação devido ao calor intenso, que muitas vezes superam os 45°C. A melhor época para se visitar o país é de novembro a abril. Nesses meses, as temperaturas estão mais amenas e, sem o calor intenso, o visitante consegue aproveitar mais a viagem.

 

Nepal

Qual é o melhor mês do ano para conhecer o Nepal
De outubro a maio é a melhor época para visitar o Nepal.

As monções no Nepal acontecem de junho a setembro e seguem um regime bem semelhante ao da Índia. Como as chuvas são fortes, pode acontecer alagamentos em algumas regiões de risco.

Os meses de outubro a maio são os melhores para se visitar o Nepal. Essa época, como não chove e as temperaturas são mais amenas, acaba se tornando a época ideal para quem deseja fazer caminhadas.

 

China

Como funcionam as monções asiáticas na China
Sul da China é o mais atingido pelas monções asiáticas.

A extensão territorial da China é muito grande, e justamente por isto nem todas as regiões são atingidas pelas monções. O fenômeno ocorre principalmente na parte sul do país, entre os meses de abril e setembro. Durante as monções, as temperaturas são muito altas e as chuvas são torrenciais e constantes.

É aconselhável evitar a região nessa época, pois as chuvas provocam muitos estragos, como alagamentos, fechamento de estradas, entre outros. Além disso, nesse mesmo período há ainda o risco de tufão.

Espero ter lhe ajudado em relação a essa preocupação constante dos viajantes sobre as moções que atingem a Ásia. Quero saber se você já enfrentou uma chuvarada daquelas em sua viagem, deixa nos comentários!

 

Continue lendo tudo sobre a Ásia:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 35 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

2 Comentários

  1. Olá, Guilherme.
    Acredito que essa questão sobre a época das monções seja algo meio incerto diante da alteração climática em nível global.
    Eu, por ex, recentemente voltei da Tailândia (última semana de set e primeira semana de out/2017).
    Planejei minha lua de mel ciente de que setembro não seria a época mais apropriada, especialmente quando na viagem se incluía uma celebração de casamento na praia (Krabi, Phranang Beach).
    A propósito, na véspera da viagem olhar a previsão do tempo era algo assustador: previsão de tempestade para TODAS as cidades onde eu iria (Bangkok, Chiang Mai, Railay Beach e Phi Phi).
    Nos primeiros dias em Bangkok, contrariando a previsão que previa chuva para a tarde, nenhuma gota de água caiu. Aliás, pelas 5h da manhã de um dos dias ouvi um barulho de chuva. Às 7h, a rua estava um pouco molhada e nenhum sinal de chuva. Ufa!
    E um toró desabou em Bangkok justamente na noite em que eu já estava na sala de embarque, aguardando o voo para Chiang Mai. Ufa²!
    Na primeira manhã em Chiang Mai, uma chuva fininha caía, daquelas que nem molha, e que durou por pouco mais de 1 hora.
    Chegando no Krabi, especificamente em Railay Beach, finalmente presenciamos a famosa tempestade já no primeiro dia, durante o almoço. A sorte é que estávamos almoçando. Mas depois do cafezinho, a chuva já tinha perdido a força e até foi possível aproveitar o mar com uma remadinha de caiaque ali no entorno.
    Detalhe que o casamento na praia ocorreria dois dias depois, com a possibilidade de ser cancelado caso estivesse chovendo.
    Mas o dia seguinte foi firme, sem chuva, o que eu esperava que também se repetisse no dia posterior.
    E no dia do casamento, o dia amanheceu mais azul ainda. Só que ao meio-dia, começou a fechar o tempo, nuvens carregadas começaram a se formar, carreguei meu guarda-chuva e embarcamos no barco que nos levaria à Phranang Beach. E, de forma mágica, aquela nuvem passou e o sol voltou a brilhar com toda a força, permitindo que nada estragasse a nossa cerimônia. Ufa³!
    E em Koh Phi Phi os dias de sol também se repetiram, mas me recordo de ter escutado uma chuva de madrugada e, na véspera de retornarmos, uma leve chuva no final da tarde, que cessou à noite.
    Enfim, o saldo da viagem foi bastante positivo diante da expectativa catastrófica que eu tinha criado, a qual foi enfrentada com bastante coragem e com uma boa dose de sorte.
    Desculpa pela extensão do post, mas fiz questão de detalhá-lo para que possa ser útil a outras pessoas que futuramente possam se encontrar na mesma situação em que eu estive, de apreensão, servindo de motivação para que venham a encarar a Tailândia na mesma época, sem esquecer de manter o pensamento positivo, com boas vibrações, porque positividade atrai coisas boas!

    • Oi Stella,

      Hahahaha, pode escrever textão sem problemas. Fico feliz em saber que deu tudo certo 🙂

      E realmente, nem sempre viajar numa época que não é ideal, significa que a viagem será horrível. Claro que sempre procuro me programar para evitar chuva, por exemplo, mas não deixo de ir caso precise ir num mês “ruim”.

      Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *