Mapa do Egito: regiões turísticas do país

por Ana Luiza Noronha

Mapa do Egito: regiões turísticas do país

Você conhece o mapa do Egito? Antes de ir passar um tempo no país, eu imaginava tudo como as imagens dos pontos turísticos do Egito que achamos na internet: um grande deserto.

Depois, descobri que algumas das regiões turísticas mais bonitas do Egito estão fora da capital.

Viajando por boa parte do país, vi paisagens deslumbrantes na costa do mar Mediterrâneo e do mar Vermelho.

Além de perder o fôlego com as margens esverdeadas do rio Nilo. Descobri que não basta ir ao Cairo para que você conheça o Egito.

Para quem quer explorar e fazer um viagem completa pelo país, vai se apaixonar pelos templos, tumbas, museus, paisagens e muitos outros pontos importantes para o turismo no Egito.

Planeje sua viagem => Melhores hotéis do Egito

Seguro viagem África »

 

Onde fica o Egito

O Egito é fica entre o nordeste da África e o sudoeste da Ásia. Essas duas regiões ficam divididas pela Península do Sinai. Seus limites são: o mar mediterrâneo (Grécia, a Turquia e o Chipre), Faixa de Gaza, Israel, Golfo de Ácaba (Jordânia), Mar Vermelho (Arábia Saudita), Sudão e Líbia.

 

Mapa do Egito: regiões turísticas

  • Vale do Nilo (Aswan, Luxor, Cairo)
  • Mar Vermelho (Dahab, Sharm el Sheikh e Hurghada)
  • Mediterrâneo (Alexandria, Port Said e Marsa Matrouh)
  • Deserto Ocidental (Fayoum)

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios no Egito »

 

Regiões mais bonitas do Egito

Vale do Nilo

turismo no egito
Vista aérea do Vale do Nilo.

Apesar da extensão do país, os egípcios se concentram, principalmente ao longo das margens do rio Nilo. Essa região, conhecida como Vale do Nilo, corresponde a mais ou menos 5% do território e concentra cerca de 99% da população.

O rio Nilo, considerado o maior do mundo, corta o mapa do Egito de ponta a ponta. Desde a fronteira com o Sudão do Sul até desaguar no mar Mediterrâneo, as margens do rio são tomadas por templos históricos.

A região do Vale do Nilo é considerada uma das maiores concentrações de templos do mundo. Em suas margens estão quase todos os templos egípcios. Os mais conhecidos e principais pontos turísticos do Egito são:

  • Karnak: considerado uma das mais grandiosas construções do Egito. O templo tem uma grande importância histórica. Afinal, era o centro religioso do reino até o fim da civilização egípcia.
  • Luxor: esse templo fica no meio da cidade de mesmo nome e é possível encontrar documentos desde a época faraônica até a islâmica.
  • Edfu: as inscrições neste templo trazem importantes informações do período helenístico, como fatos sobre linguagem, religiões e mitos.
  • Kom Ombo: este é o único templo egípcio dedicado a dois deuses.
  • Abu Simbel: no complexo, estão dois templos gigantes esculpidos em pedras. A curiosidade é que esses templos não estão em seu local original, foram transportados, com auxílio da Unesco, para não serem submergidos após a construção da barragem de Aswan.

 

Roteiro no Vale do Nilo

conheça o egito
Templo Luxor.

Na região do Vale do Nilo estão algumas das principais cidades do Egito: Aswan, Luxor e Cairo. Para aproveitar toda essa região, você pode começar a partir do Cairo e ir acompanhando o rio para o sul. Para mim, essa é a área mais importante para quem quer conhecer a cultura e história do Egito.

Pegando o trem que parte do terminal Abdel Mouneem Riyad, no Cairo, você chega a Luxor. É melhor pegar o trem noturno, pois são nove horas de viagem. Assim, você chega pela manhã e poder ir descansar um pouco ou já começar a explorar a cidade.

Existe a opção de ir de primeira classe no trem. Quando eu fui, a segunda classe foi uma experiência melhor do que eu imaginava. A cadeira era confortável e não tenho reclamações da comida. Leia mais sobre viagem de trem pelo Egito.

Quando chegar em Luxor, você pode escolher ficar em um hotel ou fazer como eu fiz. A dica de ouro para explorar essa região é pegar um cruzeiro no Nilo de quatro dias. Aproveite e conheça tudo sobre os templos de Luxor, e/ou os templos de Aswan.

Além de no percurso, que começa em Luxor e termina em Aswan, você passa por vários pontos turísticos importantes do Egito. Para conseguir explorar Luxor, chegue um dia antes do cruzeiro zarpar. Assim, você pode explorar o templo de Luxor, Karnak e o Vale do Reis e das Rainhas.

Quais as melhores regiões turísticas do Egito
Rio Nilo, em Aswan.

As paradas incluem o templo de Edfu, templo de Kom Ombo e a parada final em Aswan. Da onde você pode pegar uma faluca – barco egípcio típico – e visitar o Nubian Village. Além de pegar um transfer e ir visitar o complexo de Abu Simbel.

Para fazer esse roteiro, é necessário, pelo menos, uma semana. Assim, você pode explorar o Cairo por dois dias, o suficiente para conhecer as principais atrações turísticas próximas. Como os grandes atrativos do turismo no Egito: as pirâmides e esfinge. Depois seguir viagem para Luxor e fazer o cruzeiro.

Há muitas excursões guiadas para Luxor, é até difícil escolher. Caso queira conhecer as cidades com mais calma, recomendo ir fazendo os trajetos de trem ou ônibus. No terminal Abdel Mouneem Riyad você pode comprar suas passagens para qualquer um dos dois.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Egitol. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

A viagem até Luxor é mais curta, então seria interessante começar a viagem por ela. Assim, você também já explora os pontos turísticos e aproveita a cidade. Para continuar a viagem até Aswan e passar pelos outros templos, é recomendado fechar um pacote com uma agência de viagens.

Os trens e ônibus para as cidades de Edfu e Kom Ombo são precários ou inexistentes. Então, as agências são as melhores opções para fazer esse trajeto por terra. Veja também as melhores dicas de roteiro de viagem no Egito.

De Luxor para Aswan pode pegar o trem da estação, a viagem dura em torno de 3 horas e meia. Para fazer explorar essa região por terra e com calma, o ideal seria ter o mínimo de 10 dias no país. Leia também sobre tudo o que fazer no Egito e agende antecipadamente seu tour guiado no Cairo.

 Descubra => Tour pelas pirâmides do Egito

 

Mar Vermelho

Mapa do Egito
Costa do Mar Vermelho em Hurghada.

Um país com temperaturas estáveis o ano todo, muito sol e uma costa banhada por águas cristalinas e de um azul intenso: esse é o Egito. O mar vermelho domina a costa leste do mapa do Egito, além da península do Sinai.

Se você é apaixonado pelo ar livre e por aventura, essa vai ser uma das suas regiões turísticas favoritas do Egito. Nela, as opções de entretenimento são quase infinitas. Leia também sobre os melhores passeios no Egito.

Você consegue mergulhar, fazer snorkeling, windsurf, kitesurf, alugar um iate e passear pelo mar vermelho com a vista do monte Sinai, entre muitas outras opções.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

As principais cidades para se hospedar e aproveitar o mar Vermelho são: Dahab, Sharm el Sheikh e Hurghada.

 

Roteiro no Mar Vermelho

Principais cidades do Mapa do Egito
Vista de Dahab.

Dahab é a cidade mais difícil para chegar, mas o charme de vilarejo e o Blue Hole atraem turistas de todos os cantos. Ônibus é a opção mais barata para chegar, algumas das companhias mais indicadas são a Go Bus e Blue Bus.

Na minha viagem a Dahab, peguei o ônibus de madrugada e cheguei em Dahab de manhã. Algumas paradas são necessárias ao longo do caminho, para que os militares possam verificar o ônibus, passaportes e as malas.

Essa parte é chata e um pouco intimidadora, mas nada que atrapalhe muito a viagem. Se você quiser chegar mais rápido, para não perder as 12 horas de viagem no ônibus, tem a opção de pegar um avião.

O avião pousa em Sharm el Sheikh e o voo dura cerca de uma hora e meia. Depois, é só pegar um ônibus, taxi ou transfer para Dahab. O último trecho da viagem dura entre uma e duas horas.

Dahab é uma cidade menor, com alguns resorts e outros hotéis mais simples. Além de diversos restaurantes à beira-mar e um acesso fácil ao famoso Blue Hole do Egito. Um buraco profundo na beira da praia e cheio de vida marinha e corais.

Confira também a lista dos 10 melhores hotéis do EgitoEsse foi um dos lugares mais bonitos que já conheci. É agradável almoçar em algum dos restaurantes em frente ao Blue Hole e aproveitar a sua refeição com essa vista maravilhosa.

Caso você queira relaxar em resorts, mas ainda aproveitar o mar Vermelho. Sharm el Sheikh e Hurghada são perfeitas. A diferença é que Sharm está na península de Sinai – assim como Dahab – e Hurghada está próxima ao deserto oriental. As duas cidades têm aeroportos e recebem voos domésticos.

Para explorar só essa região, depende de quanto tempo você quer curtir resorts e atividades no mar vermelho. Os três dias que fiquei em Dahab não foram suficientes para mim, mas diria que entre dois dias em cada cidade é o suficiente para conhecer e relaxar.

Além das praias, nas três cidade você pode explorar o monte Sinai. É possível fazer trekking, andar de jipe ou quadriciclo para subir o monte e participar de um jantar tradicional beduíno. Nessa região, sugiro um mergulho no Mar Vermelho.

Agende => Ingresso para o Museu do Egito

 

Mediterrâneo

dicas de alexandria
Costa do Mar Mediterrâneo em Alexandria.

No extremo norte do mapa do Egito, está a região litorânea que tem grande importância comercial, por ser onde está o Canal de Suez. Também carrega importância histórica e é uma região essencial para o turismo no Egito.

É aqui que estão as cidades de Alexandria, Port Said e Marsa Matrouh. A primeira, é conhecida, principalmente, pela sua famosa biblioteca. Mas, acredite, vai bem além disso.

 

Roteiro no Mediterrâneo

Alexandria
Cidadela de Qaitbay | Foto: Cecioka, via Wikimedia Commons.

Peguei o ônibus para Alexandria no terminal Abdel Mouneem Riyad, também tem trem que sai do mesmo terminal no Cairo. A viagem dura entre 2 e 4 horas, de ônibus ou trem. A nova biblioteca é um dos maiores atrativos da cidade. Logo, foi o que eu quis conhecer primeiro.

Depois de passear pela enorme e moderna sala de estudo e com estantes que pareciam não ter fim. Ainda é possível conhecer algumas exposições dentro da biblioteca. Uma das mais interessantes – e fixa – é a de manuscritos, onde está o mais antigo manuscrito da humanidade.

Além disso, onde ficava o famoso farol de Alexandria, está agora a fortaleza de Qaitbay. Uma construção belíssima e imponente à beira do mar Mediterrâneo. De Cairo você pode escolher uma excursão para Alexandria Histórica ou uma excursão para Alexandria arqueológica.

Já Port Said fica a duas horas de carro do Cairo e quatro horas de trem (por conta das paradas ao longo do percurso). A atração principal é o canal Suez e as construções que remetem aos países mediterrâneos. Grande parte dos moradores são imigrantes desses países, transformando a cidade em uma mistura entre o árabe e o mediterrâneo.

A bela Marsa Matrouh fica para o lado oeste do mapa do Egito, mais próxima do Líbano. Esta cidade tem praias com águas que vão do azul ao verde claro. Acredita-se que a própria Cleópatra já se banhou no mar de Marsa Matrouh. As praias mais belas e conhecidas são a Gharam e a praia de Cleópatra.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Para chegar na cidade, você pode pegar o ônibus ou trem, no mesmo terminal no Cairo. A viagem de ônibus dura entre 3 e 4 horas, já o trem é um pouco mais demorado, podendo chegar até 8 horas de viagem. Uma opção mais rápida é o voo doméstico que dura menos de uma hora e meia.

Sugestão => Cruzeiro com jantar no Nilo

 

Deserto Ocidental

passeios no deserto
Oásis Fayoum.

A região ocidental do mapa do Egito está cheia de oásis. Para chegar neles não é fácil. Muitas vezes os lugares estão bloqueados pelas autoridades egípcias, por serem no meio do deserto servindo de esconderijo para grupos radicais.

Entretanto, caso seja seguro, vale a pena conhecer algum dos oásis. O mais próximo do Cairo é o Fayoum. O acesso é mais fácil e costuma estar liberado, por estar bem próximo da capital. Em apenas uma hora e meia de carro, você pode conhecer um oásis de verdade.

 

Roteiro no Deserto Ocidental

Deserto de Fayoum
Vale da Baleia | Foto: Mohammed Moussa, via Wikimedia Commons.

Além de aproveitar as cachoeiras e lagos da região, você consegue visitar um local chamado Vale da Baleia. Recebeu esse nome por acumular diversos fósseis de baleias.

Além disso, em Fayoum tem pirâmides menos conhecidas e não tão perfeitas como as de Gizé e o vilarejo Tunis. Onde você pode se hospedar e visitar o centro de artes. Para aprender fotografia ou fazer cerâmica.

Além dos oásis, o deserto branco e o deserto preto também são pontos turísticos interessantes do Egito. No deserto branco, você vai ver formações rochosas engraçadas. Parecem ter saído de um filme de ficção científica.

Dormir no deserto é uma experiência única. Caso você queira, agências de viagem organizam esse passeio. Lembrando que é importante verificar se o deserto está seguro e liberado para visitação.

O meu guia de viagem no Egito foi o Zaki, ele e o seu auxiliar fizeram um jantar com frango assado na brasa da fogueira e acompanhamentos típicos. Contaram histórias, conversaram sobre cultura, política, entre outros assuntos.

Depois de ouvir algumas histórias surpreendentes, nos deitamos sob o céu estrelado do deserto e ali dormimos. No dia seguinte exploramos os desertos. Passeando por paisagens incríveis e inacreditáveis.

Para explorar essa área, cinco dias é suficiente. Assim você consegue passar dois dias no Cairo. Visitar o Fayoum por um dia e ainda passar dois dias e uma noite nos desertos.

Mais opções => Observação de estrelas no Deserto de Hurghada

 

Roteiro para descobrir o mapa do Egito

Embora tenha trazido aqui essas regiões do mapa do Egito, vários outros lugares podem ser explorados pelo país. Inclusive, uma dica que faço é para que você aproveite o melhor da gastronomia local por onde você passar.

O período de uma semana é o mínimo para fazer valer a pena a sua viagem ao Egito. A depender da sua disponibilidade de tempo no país, dá para explorar um pouco de cada uma das principais regiões do mapa do país. Ah, importante: antes da sua viagem, leia sobre o clima e previsão do tempo no Egito.

Você está com planos de viajar para conhecer o mapa do Egito? Então, tire suas dúvidas nos comentários abaixo.

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Ana Luiza Noronha

ESCRITO POR

Ana Luiza Noronha

Ana Luiza Noronha, 26 anos, é jornalista com especialização em marketing. Nascida e criada dentro de um avião chamado Brasília. Apaixonada pelos animais, natureza, por história e, claro, por viagem. Já realizou o sonho de fazer um intercâmbio voluntário no Egito. Ainda vai conhecer cada canto do mundo, experienciando as diferentes culturas e conhecendo pessoas incríveis.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *