Clima no Egito: quando ir, melhor época e hora no Egito

por Ana Luiza Noronha

Clima no Egito: quando ir, melhor época e hora no Egito

Você precisa levar em consideração o clima no Egito ao escolher a melhor época para visitar o país.

No geral, o clima é praticamente desértico, há pouca vegetação e a temperatura se mantém alta durante o ano todo.

Tanto que os pontos turísticos do Egito, em sua maioria, estão em regiões desérticas. Assim, você deve levar em conta as altas temperaturas quando for organizar sua viagem ao país na África.

Se for em um período muito quente, as visitas turísticas podem ficar desagradáveis. Digo isso, porque morei no Egito de setembro a novembro, entre outono e inverno.

A temperatura ainda era alta durante o dia, mas à noite ela baixava consideravelmente. Em relação as roupas para usar no Egito, casacos leves e lenços foram suficientes para me proteger da brisa fria.

As temperaturas amenas se mantém no Egito até janeiro e fevereiro. O que você não vai ter que se preocupar são as chuvas na visita ao Egito. Durante o ano, só chove uma média de 46 dias no país.

Nos meus dois meses no país, só lembro de pegar uma ou duas chuvas bem rápidas, nada que atrapalhasse os passeios em Cairo ou outra cidade do país.

Planeje sua viagem => Melhores hotéis do Egito

Seguro viagem África »

 

Clima no Egito: melhor época para viajar

melhor epoca para visitar as piramides
Clima no Egito é desértico.

Apesar de o clima no Egito ser um ponto relevante na hora de escolher a melhor data para sua viagem. É preciso levar em consideração outro ponto bem importante que pode mudar a sua viagem: o Ramadan.

Por ser um país islâmico, durante um mês inteiro os egípcios islâmicos realizam um jejum. Isso acontece durante o dia, sendo que eles só podem comer à noite.

Obviamente, os turistas não-islâmicos não precisam realizar o mesmo jejum. Porém, os bancos, mercados e lojas ficam fechados durante a maior parte do dia, assim como os restaurantes e cafés de comidas típicas do Egito.

Isso pode acabar atrapalhando um pouco os planos da viagem rumo aos pontos turísticos do Egito. Por outro lado, o fim do Ramadan é comemorado com diversas festividades, o que pode ser interessante e divertido de presenciar.

Se estiver planejando uma viagem para o Egito, fique atento ao calendário islâmico do ano. O Ramadan não tem uma data fixa, mas acontece anualmente. Confira também o post com guia de viagem ao Egito.

roupas para usar no egito
Inverno é o período ideal para ir ao país.

Quanto ao clima, a melhor época para viajar para o Egito é o inverno. Como disse na introdução, os pontos turísticos do país são em pontos desérticos. Nas altas temperaturas do verão, você pode ficar preso a horários de visitação muito específicos.

Entre junho e agosto, o clima no Egito não é muito atraente. Além de temperaturas médias de 35ºC durante o dia, ainda é muito seco. Já entre os meses de outubro e fevereiro (outono/inverno) as temperaturas caem e fica mais agradável visitar as pirâmides e templos. Descubra os tours para o Templo de Luxor.

Se quiser fugir de pontos turísticos lotados e ainda conseguir melhores preços: evite os meses de dezembro e janeiro. Estes meses são considerados o pico do turismo egípcio.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios no Egito »

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Egitol. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

 

Qual é o clima do Egito?

temperatura egito janeiro
Clima no país é bastante seco | Foto: Mohammed Moussa, via Wikimedia Commons.

O clima no Egito é desértico. Isso mantém as temperaturas estáveis ao longo do ano e é muito difícil presenciar chuvas no Egito.

Durante o outono até o começo da primavera (entre outubro e o início de abril), o clima no Egito fica mais agradável. Principalmente para a visitação dos pontos turísticos, como as pirâmides de Gizé e os templos. Reserve uma excursão para as Pirâmides de Gizé.

O clima no Cairo é ainda mais ameno do que nas regiões mais ao sul do Egito. As cidades de Luxor e Aswan são mais quentes. Nesta região, estão as principais atrações turísticas do país. Então, se você quiser visitar o templo de Abu Simbel, Luxor e o Vale dos Reis, evite ir no verão.

Se você já tiver planejado uma viagem para o verão egípcio a. Aproveite o clima de junho a agosto – e início de setembro – para curtir o litoral no Egito. As temperaturas são mais agradáveis do que no interior do país.

Ainda é considerada a melhor época para mergulhar, aproveitar os resorts e relaxar nas praias do Mar Vermelho. Nessa região, sugiro um mergulho no Mar Vermelho.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BWEEK, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 
 clima cairo
Costa do Mar Vermelho em Hurghada.

Apesar de predominantemente quente, as temperaturas do Egito podem cair durante à noite, principalmente no inverno. Não fique surpreso se pegar temperatura de 10ºC no Egito em janeiro. Então, leve um casaco para passear à noite pelo Cairo. Veja um interessante show de luzes nas pirâmides no Cairo.

O Cairo é uma cidade com nível de poluição extremamente elevado, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). No inverno ou outono o clima no Cairo pode ficar perigoso com as inversões térmicas porque as temperaturas caem e os poluentes não conseguem se dispersar na atmosfera.

Experienciei uma inversão térmica e, como não estou acostumada com poluição intensa, acabei ficando com uma tosse chata por uns dois dias. Nada grave, mas vale usar máscara ou outras proteções contra a poluição no ar. Além de ficar de olho nas previsões climáticas da cidade.

Apesar das temperaturas elevadas no verão, escolha a melhor data de acordo com a sua disponibilidade e orçamento. Lembrando que os meses mais caros são dezembro e janeiro, por serem alta temporada do Egito. Basta adaptar seu roteiro de acordo com a época.

Dê preferência a passeios no Egito em lugares fechados, como museus e restaurantes, nas horas mais quentes dos meses de verão. Lembre-se de passar filtro solar e beber muita água se for caminhar em horas quentes.

Aproveite os meses com clima mais ameno (entre outubro e fevereiro) para realizar o cruzeiro pelo rio Nilo. Neste cruzeiro você pode passar pelas principais atrações do Egito em 4 dias, falo um pouco mais dele nesse post sobre as cidades turísticas do país.

 Descubra => Tour pelas pirâmides do Egito

 

Qual é o fuso do Egito?

Clima no Egito
Fuso do país está 5h na frente do brasileiro.

Por não ser um país grande, o Egito tem apenas um fuso horário. Seguindo o mesmo fuso da Europa Oriental, Cairo e o resto do país está 5 horas na frente do horário de Brasília e duas horas a frente do meridiano de Greenwich.

No verão, o sol nasce em torno das 5 horas. O pôr do sol, que é uma atração incrível no Egito, acontece entre às 18 e 19 horas. Já no inverno, o dia começa às 7 horas e vai terminar antes das 18 horas.

Então, leve isso em conta quando for marcar sua viagem para o Egito. Apesar de não ser uma diferença gritante, os dias são mais curtos durante o inverno. Confira um incrível tour guiado no Cairo.

Agende => Ingresso para o Museu do Egito

 

Dicas sobre o clima do Egito

inverno no Cairo
Templo Luxor.

Com um clima praticamente estável, o Egito pode ser uma atração o ano inteiro, só depende do seu roteiro, quanto tempo tem para aproveitar e como quer curtir o país. Leia também dicas de roteiro de viagem para o Egito.

Se for no verão, aproveite o clima mais quente do meio do dia para visitar museus e lugares climatizados, como mesquitas. E também os pontos turísticos mais vazios e os preços mais baratos, pois essa é a baixa temporada de visita no Egito. Confira uma excursão com visita ao Cairo Antigo e mesquitas.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Se for passear ao ar livre, pelas pirâmides e templos, vá no começo ou no fim do dia, para enfrentar menos calor. Inclusive, nas pirâmides de Gizé tem um passeio que sai antes do amanhecer. Você vai caminhando pelo próprio deserto até chegar no complexo.

Assim, você conhece as pirâmides e aproveita um café da manhã egípcio no deserto com a vista para a grande pirâmide. Procure uma agência local para realizar esse passeio. Já no inverno, não esqueça do casaco e aproveite o clima ameno para visitar as atrações turísticas o dia todo.

Claro que ainda é essencial o protetor solar e muita água ao longo do dia. O clima no Egito é desértico, sendo assim, é bem seco! Então, mantenha-se hidratado. Essa também é a época perfeita para visitar o sul do Egito. A região mais quente do país e com os principais pontos turísticos.

Mesmo com as temperaturas altas o ano todo: evite levar roupas curtas e decotadas. Apesar de o Egito ser mais liberal que outros países islâmicos, não é legal (nem para você, nem para eles) andar de short curto ou roupas decotadas pelas cidades do Cairo.

Para os homens, bermudas também não são bem aceitas em alguns lugares, como mesquitas, fique atento aos passeios que for fazer. É uma questão de respeito à cultura local e também de você não se tornar o centro das atenções.

Saiba mais => Moeda do Egito

 

Tudo sobre o clima no Egito

Além das dicas acima sobre o clima do Egito que, repito, é desértico em quase todo país, quente e seco, sugiro que você vá ao mercado local mais próximo para comprar aquelas calças largas de tecidos leves. São tecidos ideais para o clima do país e utilizado também pelos locais.

Esse foi o meu uniforme durante minha estadia no país, uma calça leve e alguma blusa com manga curta. Também andei de regatas, mas só quando estava muito calor e levava um lenço para me cobrir no metrô e outros lugares mais cheios.

Além de super confortáveis, elas são muito baratas nos mercados. Se for para o Cairo, qualquer loja do Khan el-Khalili vai ter uma calça dessa. Não esqueça de pedir desconto para comprar um preço bem em conta. Comprei as minhas por dez reais cada.

Para conseguir um bom desconto, não hesite em negar o preço oferecido e sair da loja: o vendedor vai atrás de você! As regras das roupas não valem para as cidades do litoral do mar vermelho, você pode andar de short e usar biquíni tranquilamente.

Aproveite o Egito como um todo em qualquer época do ano. Avalie seu roteiro e o que você quer visitar, levando em consideração temperatura e feriados religiosos. Ah, e leia também sobre o mapa do Egito e as melhores cidades do Egito para visitar.

Entendeu tudo sobre o clima no Egito? Em qual época do ano pretende visitar o país? Opine nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Ana Luiza Noronha

ESCRITO POR

Ana Luiza Noronha

Ana Luiza Noronha, 26 anos, é jornalista com especialização em marketing. Nascida e criada dentro de um avião chamado Brasília. Apaixonada pelos animais, natureza, por história e, claro, por viagem. Já realizou o sonho de fazer um intercâmbio voluntário no Egito. Ainda vai conhecer cada canto do mundo, experienciando as diferentes culturas e conhecendo pessoas incríveis.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *