Egito no inverno: roupas, temperatura e 4 destinos para conhecer

por Ana Luiza Noronha

Egito no inverno: roupas, temperatura e 4 destinos para conhecer

Temperaturas amenas e atrações cheias de turistas, esse é o Egito no inverno. Eu morei no Egito na transição do verão para o inverno. No fim do meu intercâmbio, o vento frio no fim do dia era reconfortante.

Se você quer fugir das temperaturas quase escaldantes do verão, o inverno egípcio é uma ótima pedida. Lembre-se apenas que essa é a alta temporada do turismo egípcio. Logo, as hospedagens ficam mais caras e os pontos turísticos mais cheios.

Neste artigo, vou contar para você como aproveitar o melhor do Egito nos meses mais agradáveis do país. Vou te ajudar também a fazer a mala, com algumas dicas de quais roupas usar no Egito.

Planeje sua viagem => Melhores hotéis do Egito

Seguro viagem África »

 

Egito no inverno: quando começa a estação

roupas para usar no egito
Egito não tem as meias estações muito marcantes.

O inverno no Egito é de dezembro a março, mas de outubro até abril as temperaturas tem “cara de inverno”. Como o país não tem as meias estações muito marcantes, a divisão mais considerada, é só inverno e verão mesmo.

Porém, oficialmente as estações seguem as datas do Hemisfério Norte, sendo contrárias as do Brasil, Esses meses também são a alta temporada do turismo egípcio.

Os meses de dezembro e janeiro são os mais procurados. Os turistas vão atrás das temperaturas amenas, para conhecer os templos ao ar livre sem se preocupar com o calor do deserto egípcio.

Se você está planejando ir para o país dos faraós. Se der, não planeje sua viagem para o Egito em janeiro ou dezembro. Procure passagens para os meses de outono e primavera.

Outubro, novembro, fevereiro e março são bons meses, o clima está agradável, as hospedagens com bom preço e os pontos turísticos não ficam tão cheios.

Aproveite e já veja como é o clima do Egito e o que você irá encontrar nas cidades do Egito durante o verão no Egito.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios no Egito »

 

Temperatura do inverno no Egito

o que comprar no cairo
Egito no inverno não é frio.

O Egito no inverno não é frio. As temperaturas ficam apenas mais agradáveis. As temperaturas mais baixas do Egito, são em dezembro e janeiro. Nesses meses, a máxima não passa de 24ºC e a mínima pode chegar a 8ºC.

As temperaturas mais baixas acontecem, normalmente, durante à noite. Como já disse, esses são os meses mais úmidos do Egito. Diferente do verão, que tem quase 0% de chance de chuva, no inverno as chances são maiores.

Nada que você precise se preocupar. No meu intercâmbio, lembro de ver chover apenas uma vez. Aquela chuva fina e que vai embora rápido. Vale a pena levar um guarda-chuva pequeno só como garantia mesmo.

Descubra => Tour pelas pirâmides do Egito

 

Roupas para usar no Egito

chove no egito
Use roupas leves e em camadas para colocar ou tirar as peças ao longo do dia.

Como já falei no artigo sobre o Egito no verão, não é fácil escolher roupas para usar nesse país. No inverno, as coisas ficam mais fáceis. As temperaturas ficam mais amenas, assim é mais fácil vestir roupas que cobrem mais o corpo.

Tudo isso, em respeito à cultura e religião islâmica do país. Os dias no Egito ainda são quentes. Só quem já sentiu o sol egípcio na pele sabe que ele é bem forte.

Então, a minha dica é levar roupas leves e se vestir com camadas para poder ir colocando ou tirando ao longo do dia.

O que você pode comprar no Egito, é a calça leve de algodão no mercado Khan el Khalili, um dos pontos turísticos do Egito. Embora, no inverno, a calça jeans e calças mais estruturadas não vão incomodar.

Para as mulheres, indico levar echarpes, cardigans e uma jaqueta jeans. Já é o suficiente para ficar confortável. Lógico, se você sente mais frio, leve um casaco mais pesado de sua preferência para sair à noite.

Já para os homens, uma jaqueta ou moletom é suficiente para enfrentar o vento frio das noites egípcias. Leve calças jeans para sair à noite e entrar nas mesquitas.

Agende => Ingresso para o Museu do Egito

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Egitol. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

4 lugares para conhecer no Egito no inverno

  1. Cairo
  2. Luxor e Aswan
  3. Marsa Alam
  4. Fayoum

Aventura => Tour guiado no Cairo

 

O que fazer no inverno no Egito

O Egito no inverno é, com certeza, a melhor época para aproveitar os templos e as cidades mais ao sul do país. Exatamente por isso, essa é a alta temporada do turismo egípcio.

 

Cairo

faz frio em cairo
Cairo | Foto: Robster1983, via Wikimedia Commons.

Não tem como falar do Egito sem falar do Cairo. Esse é o ponto inicial da maior parte das viagens ao país. É a capital, é movimentada, é cidade grande, é diferente de tudo que já vi. Veja o que fazer em Cairo.

Aproveitar o Cairo no inverno não é difícil. As temperaturas mais baixas permitem caminhar pelas ruas toda hora. Claro, ainda faz um pouco de calor e é importante sempre levar água com você.

Nessa cidade grande e histórica, você pode aproveitar desde os modernos rooftops até as pirâmides. Uma visita ao Museu Egípcio vai te levar aos tempos dos faraós. Recomendo uma excursão particular no Museu Egípcio.

Este museu fica na conhecida Praça Tahrir, cenário das manifestações na primavera árabe. Nele você pode ver peças incríveis como os tesouros da tumba de Tutankamon.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BWEEK, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 
viagem egito janeiro
Museu Egípcio | Foto: Bs0u10e01, via Wikimedia Commons.

Além disso, uma viagem de 30 minutos – a partir do Centro do Cairo – te leva para a porta das Pirâmides de Gizé. No complexo, você vai conhecer três pirâmides e a famosa esfinge.

O Cairo oferece tudo o que você precisa, servindo como base para sua viagem ao Egito. Não deixe de ir em algum dos vários cafés da cidade e experimentar o Sahlab.

É uma bebida quente de baunilha e coco, típica do inverno egípcio. Ficou interessado? Veja outras comidas típicas do Egito.

Veja também um city tour no Cairo para fazer no seu roteiro no Cairo e conhecer uma das maravilhas do mundo antigo.

Mais opções => Cruzeiro no Egito

 

2. Luxor e Aswan

que roupas levar para o egito em março
Templo em Luxor.

Os meses entre outubro e abril são os melhores para explorar a região sul do país. Essas são as cidades mais quentes do país, no verão pode ser insuportável explorar os templos em algumas horas do dia.

Acredite, são muitos templos entre essas duas cidades e você vai querer conhecer todos. Veja mais sobre os templos de Aswan e os templos de Luxor.

Eu fiz o cruzeiro pelo Nilo, saindo de Luxor em direção a Aswan. No meio do caminho, as paradas são no templo de Kom Ombo e templo de Edfu.

Você também pode pegar o trem saindo do terminal Abdel Mouneem Riyad. A viagem dura 9 horas até Luxor e 12 horas até Aswan. Por isso, é melhor pegar o trem noturno, para ir dormindo.

Em Luxor, você vai conhecer o templo de Karnak, templo de Luxor, vale dos Reis e Rainhas, entre outros tantos lugares. O Karnak é um dos maiores templos egípcios e no vale dos Reis você pode visitar a tumba de Tutankamon.

egito no inverno Aswan
Complexo de Abu Simbel.

Recomendo um tour com transfer para ver o show de som e luz no Templo de Karnak. É lindo.

Já em Aswan, você pode contratar uma falouka – barcos típicos do Egito – para velejar pelo Nilo ao entardecer. Outra opção, é conhecer o Nubian Village, um vilarejo colorido perto da cidade.

Próximo de Aswan está uma das atrações mais incríveis do Egito: o complexo de Abu Simbel. A viagem de carro dura 3 horas. Há também excursões o tour para Abu Simbel com guia egiptólogo.

Existe a opção de voos ou de cruzeiro pelo lago Nasser. Esse último atraca na frente do templo, proporcionando uma experiência única.

Se você puder, planeje sua viagem para fevereiro ou outubro. Todo ano, no dia 22 desses meses, o sol ilumina a sala mais interna do templo e acontece o Festival Abu Simbel ou Festival do Sol.

Melhores => Passeios no Egito

 

3. Marsa Alam

o melhor do egito
Marsa Alam, no litoral, também é um destino de inverno no Egito.

Recentemente, se tornou um destino certo para o inverno egípcio. Com seu aeroporto internacional, é uma praia do mar vermelho com fácil acesso e alguns importantes pontos para mergulho em Marsa Alam.

Além de receber o primeiro festival de música com acampamento do Egito: o 3alganoob Festival. Acontece sempre no mês de abril, mais ou menos na mesma data do spring break.

A cidade está próxima dos parques nacionais Gebel Elba e Wadi al Gimal. Ótimas opções de passeios para quem gosta de observar vida selvagem e pássaros lindos.

É necessária autorização prévia para visitar esses parques. Por estarem próximos da fronteira sudanesa e também por preocupação com a preservação, essas autorizações podem ser demoradas de conseguir.

Como o inverno é alta temporada, principalmente nas praias egípcias. Prepare o bolso para valores de hospedagem mais altos e cidade mais cheia.

Se quiser conhecer o litoral egípcio, também pode visitar Sharm el Sheikh, Dahab ou Hurghada. Conheça mais das cidades e regiões do mapa do Egito.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Lindo => Observação de estrelas no Deserto de Hurghada

 

4. Fayoum

Fayoum
Fayoum é um dos sete oásis do Egito.

Uma viagem de 1h30 de micro ônibus separa a cidade do Cairo de Fayoum, um dos sete oásis do Egito. Por ser no meio do deserto, é melhor ir no inverno, para não se preocupar com o calor escaldante do verão.

Para chegar, você pode pegar um micro ônibus em Midan Al Remaya, na cidade de Giza. Você tem duas opções de destinos finais. Se quiser ir direto para o lago Qarun, pegue o micro ônibus direto para Abshaway.

Você vai saltar ao sul do lago, podendo pegar outro micro ônibus ou tuk tuk para chegar no ponto turístico. Se quiser ir para a cidade Fayoum, peça para saltar na Bahr Yusuf.

Esse oásis no meio do deserto egípcio têm várias atrações. Você pode ver fósseis de baleias até observar as aves que migram no inverno em volta do lago Qarun.

onde ir no egito no inverno
Pirâmide Maidum | Foto: Kurohito, via Wikimedia Commons.

Sobre os fósseis de baleia: o Wadi el Hitan, é um vale que antes era mar e por ele estão distribuídos diversos fósseis de baleia. Protegido pela Unesco, com certeza é um passeio único.

Em Fayoum, também tem a pirâmide Maidum. Ela possui um formato único, diferente das pirâmides de Giza. Outra opção, é conhecer o Tunis Village e aproveitar para fazer uma aula de cerâmica.

Um lugar único com várias opções, muitas empresas de turismo oferecem passeios de um dia para Fayoum. Oferecendo o transporte e um churrasco típico beduíno no meio do deserto.

Você pode pernoitar nesse oásis. Suas opções são acampar no meio do deserto – se tiver com uma agência – ou se hospedar nos hotéis que têm na cidade.

Sugestão => Roteiro de viagem no Egito

 

O melhor do Egito no inverno

Não se esqueça que apesar do Egito no inverno ser um pouco mais úmido, ainda é muito seco. Carregue sempre sua garrafa d’água com você. Se precisar comprar, veja qual é a moeda do Egito.

Aproveite para experimentar algumas comidas que os egípcios amam como a sopa de lentilha, mas se você ver carrinhos de comida de rua com batata doce assada e milho grelhado, coma!

Planeje seus passeios considerando que no inverno tem menos horas de sol por dia. Se quiser ver o pôr do sol nas pirâmides, verifique qual será o horário antes de sair de casa muito tarde.

Esses destinos são os principais para visitar no inverno. Isso não quer dizer que você não pode explorar outras cidades como Alexandria. Para mim, as principais cidades que têm mais pontos turísticos são: Cairo, Luxor e Aswan.

Se o tempo for curto, invista nessas três cidades e você não vai se arrepender. Alexandria você pode encaixar em um dia que estiver vazio, já que é próxima do Cairo e tem apenas a fortaleza Qaitbay e biblioteca de Alexandria para ir.

O Egito no inverno é a melhor época para conhecer o país, o clima é agradável e você consegue andar o quanto quiser.

Ficou a fim de planejar a viagem para o Egito no inverno? Qual a cidade que tem mais curiosidade para conhecer? Conte nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Ana Luiza Noronha

ESCRITO POR

Ana Luiza Noronha

Ana Luiza Noronha, 26 anos, é jornalista com especialização em marketing. Nascida e criada dentro de um avião chamado Brasília. Apaixonada pelos animais, natureza, por história e, claro, por viagem. Já realizou o sonho de fazer um intercâmbio voluntário no Egito. Ainda vai conhecer cada canto do mundo, experienciando as diferentes culturas e conhecendo pessoas incríveis.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10