15 curiosidades do Egito: tudo sobre a cultura e costumes

15 curiosidades do Egito: tudo sobre a cultura e costumes

Todos temos um fascínio para descobrir as curiosidades do Egito antigo. Apesar de a história antiga do país despertar mais interesse. O país tem uma história recente também muito rica.

Você deve ter pesquisado sobre as curiosidades das pirâmides do Egito. Será que foram construídas por alienígenas? Quando vi pela primeira vez aquela construção milenar e gigantesca até considerei essa possibilidade.

O Egito me surpreendeu com seus costumes e outras curiosidades da vida cotidiana. Um país com cultura rica e uma história fascinante. Desde o tempo dos faraós até a primavera árabe.

Neste artigo vou contar algumas curiosidades do Egito atual. Além de caminhar desde a história antiga até a recente e como tudo construiu os costumes modernos egípcios.

Planeje sua viagem => Melhores hotéis do Egito

Seguro viagem África »

 

Curiosidades do Egito

  1. Nova capital
  2. Pirâmides
  3. Turismo
  4. Egípcios e o Nilo
  5. Ramadan
  6. Futebol
  7. Hollywood do Oriente Médio
  8. Festivais
  9. Transporte público
  10. Contato físico
  11. Primeira venda do dia
  12. Leis de trânsito
  13. Segurança
  14. Domingo é dia útil
  15. Proibido álcool

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios no Egito »

 

Nova capital

Curiosidades do Egito atual interessantes
Capital será ao leste do Cairo | Foto: European Space Agency, via Wikimedia Commons.

Apesar de a cidade do Cairo ser a capital do Egito há mais de mil anos. Desde 2015, o país está construindo uma nova capital.

Uma cidade com projetos faraônicos, como: florestas verticais, um parque com o dobro do tamanho do Central Park (de Nova Iorque), parque temático, mesquitas.

Essa foi a solução curiosa que o Egito atual encontrou para solucionar a superlotação do Cairo. Uma megacidade que já chega aos 20 milhões de habitantes. A previsão é que em 2050 alcance 40 milhões! Veja também um city tour no Cairo.

A construção da nova cidade está evoluindo, mas ainda existem questionamentos sobre a viabilidade econômica do projeto.

Nos resta apenas aguardar e quem sabe um dia visitar essa cidade moderna e inovadora. Leia também sobre tudo o que fazer em Cairo.

Descubra => Tour pelas pirâmides do Egito

 

Pirâmides

 curiosidades sobre o egito antigo
Pirâmides egípcias.

Quando se pensa no Egito a primeira coisa que vem à cabeça são as pirâmides, certo? As maiores curiosidades do Egito realmente são sobre as pirâmides. Aqui separei as principais curiosidades sobre esses monumentos do Egito antigo.

As pirâmides de Gizé são consideradas as únicas maravilhas do mundo antigo e atual. Apesar disso ter tornado elas as mais conhecidas. A primeira pirâmide a ser construída foi a Pirâmide de Degraus de Djoser. A estrutura ficou pronta 2600 a.C.

Os pesquisadores entendiam que as pirâmides tinham sido construídas por escravos. Porém, estudos recentes revelam algo completamente diferente. Leia sobre os pontos turísticos do Egito.

Provavelmente, quem construiu os monumentos já tinha um “trabalho fixo” com o faraó. Assim, os construtores das pirâmides eram próximos do faraó e teriam orgulho do trabalho que faziam.

Já o formato triangular seria inspirado nos raios solares. A crença dos egípcios antigos é que a alma do rei iria ascender como os raios de sol para o deus do sol.

Agende => Ingresso para o Museu do Egito

 

Turismo

Curiosidades do Egito
Resort de luxo em Sharm el Sheikh.

No Egito, existem muitos lugares para você conhecer. Alguns reconhecidos pela Unesco como patrimônio da humanidade, como: Abu Simbel, Templo Philae, área de St. Catherine, Vale das Baleias, entre outros.

Assim, o turismo se tornou uma das principais atividades econômicas do país. Uma parcela de 12% dos trabalhadores egípcios estão no setor turístico. Um desafio no Egito é incentivar o turismo dos egípcios pelo próprio país.

Esse foi inclusive o trabalho voluntário que me levou a morar no Egito. Fiquei responsável por produzir conteúdos que apresentassem o Egito para os próprios residentes do país. Leia sobre os melhores passeios no Egito.

O Egito têm opções para todos os gostos, desde os clássicos locais históricos até praias paradisíacas. Se quer saber mais, escrevi um artigo sobre as cidades do Egito turísticas.

Aventura => Tour guiado no Cairo

 

Egípcios e o Nilo

Curiosidades do Egito imperdíveis
Rio Nilo.

Outra curiosidade do Egito é ser o país árabe com maior população. Superando inclusive a Arábia Saudita. Mesmo sendo um país com grande extensão territorial, a população egípcia está concentrada ao redor do rio Nilo.

Já que a agricultura é responsável por 30% dos empregos no Egito, mais de 95% dos egípcios residem na margem do rio Nilo.

Já que ali a terra é fértil, diferente dos 90% do território egípcio tomados pelo deserto. Leia também sobre o clima no Egito.

Por isso, os egípcios têm uma relação especial com o rio Nilo. O Egito atual ainda guarda costumes desde os tempos de faraós. Sobre essas curiosidades do Egito antigo, vou explicar melhor no tópico sobre festivais.

Sugestão => Cruzeiro com jantar no Nilo

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Egitol. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Ramadan

Curiosidades do Egito islamismo
Período acontece durante o nono mês do calendário islâmico.

Quase toda a população egípcia é islâmica. Para ser mais específica, 90% dos egípcios seguem o islamismo.

O Ramadan é um período que os religiosos renovam sua fé, fazem orações mais frequentes, são mais assíduos na leitura do Alcorão, fazem caridade, entre outras coisas.

Este período acontece durante o nono mês do calendário islâmico. Os egípcios que seguem o islamismo jejuam durante o dia e ao cair da noite quebram o jejum. A quebra do jejum se torna um evento pela cidade. Enchendo os restaurantes e cafés.

Além da quebra do jejum, durante a noite, os islâmicos se reúnem para fazerem suas orações e festejarem o período do Ramadan.

Mais opções => Observação de estrelas no Deserto de Hurghada

 

Futebol

fatos interessantes sobre o Egito
Foto: Ana Luiza Noronha

Os egípcios são quase tão apaixonados pelo futebol quanto os brasileiros. Posso dizer isso por experiência própria. Quando fui para o Egito, não fazia ideia que o futebol era o esporte mais amado pela população do país.

No dia 8 de outubro de 2017, a seleção egípcia se classificou para a Copa do Mundo da Rússia. Eu estava morando no país nessa época. Após quase 30 anos sem participarem de uma copa, a festa nas ruas foi muito bonita de ver.

As ruas foram tomadas por bandeiras do Egito. Crianças e adultos rodando a praça Tahrir – Famosa pela primavera árabe em 2012 – felizes e cantando.

Apesar de não ser a primeira coisa que pensa sobre o Egito. Com certeza, é um país que respira e ama o futebol.

Imperdível => Mergulho no Mar Vermelho

 

Hollywood do Oriente Médio

Curiosidades do Egito importantes
É comum ver cinemas espalhados pelas ruas do Cairo.

Você sabia que o Egito é considerado a Hollywood do Oriente Médio? É o único país árabe que possui uma indústria nacional, com produções feitas por e para os egípcios. É comum ver cinemas espalhados pelas ruas do Cairo.

Pelo que me lembro, a maior parte dos filmes em cartaz nos cinemas eram nacionais. Claro que tinham alguns filmes internacionais, mas em sua maioria eram produções egípcias.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VERAO, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Além disso, a indústria de cinema internacional classifica o Cairo International Film Festival como um festival de cinema importante no circuito internacional.

Mais opções => Cruzeiro no Egito

 

Festivais

Curiosidades do Egito do passado
Festivais e rituais são tradição no país.

Uma curiosidade do Egito é que os habitantes, mesmo islâmicos, ainda realizam eventos que existem desde os tempos dos faraós. Esses “rituais” estão diretamente ligados ao rio Nilo. Afinal, é uma fonte de renda para grande parte dos egípcios.

O primeiro festival acontece no meio de junho. Para comemorar a elevação das águas do Nilo, os egípcios fazem piqueniques e acampam nas margens do Nilo.

Nos tempos dos faraós, mulheres bonitas eram sacrificadas em agradecimento aos deuses pela fertilidade das terras.

Atualmente, as mulheres preparam bolinhas de massa ao entardecer. Uma bolinha para cada membro da família. Pela manhã, observam as rachaduras na massa para prever longevidade e fortuna de cada um.

Outro festival acontece em março, no início da primavera. Os egípcios vão para as margens ou passeiam de barco pelo Nilo. Nas cestas de piquenique levam comidas tradicionais.

Um peixe salgado e desidrato e o tradicional ful, feijão bem temperado e amassado. Se quiser conhecer outras comidas típicas do Egito, falei um pouco mais neste artigo.

Incrível => Show de luzes no Templo de Philae

 

Transporte público

Curiosidades do Egito inusitadas
Transporte público no país não costuma efetuar paradas.

Se você quiser andar de ônibus ou van no Egito, é melhor se preparar. Esses transportes públicos não têm o costume de parar. Isso mesmo, você entra e sai do ônibus enquanto ele está em movimento, onde você quiser.

Geralmente, os ônibus e vans andam de portas abertas ou nem tem mais porta. No meio do trânsito caótico das grandes cidades, você vê pessoas andando por entre os carros. Entrando e saindo dos ônibus.

Então, muita atenção – e preparo físico – quando for pegar um ônibus no Egito. Se não quiser se arriscar muito, o metrô para e funciona bem no Cairo. Leia um guia de viagem para o Egito.

Mais passeios => Excursão para Alexandria Histórica

 

Contato físico

Egito - curiosidades e costumes físicos
Esqueça dar beijos em público.

Essa é uma das curiosidades do Egito mais importantes para você que vai visitar o país. No Egito, o contato físico público só é aceito entre pessoas do mesmo sexo e que se conhecem.

Quando eu digo contato físico, quero dizer: aperto de mão, homens andam de mãos dada, três beijinhos no rosto entre pessoas do mesmo sexo que tem intimidade.

Então, se for de casal, beijos, abraços, andar de braços dados ou outra forma de contato são proibidos. Esses gestos em público podem atrair atenção até da polícia que podem parar o casal e pedir o contrato de casamento.

Ou seja, se não quer passar por esse constrangimento, é melhor deixar os carinhos para lugares mais reservados. Além do constrangimento, também é uma questão de respeito a cultura e religião do país.

Dica => Guia de viagem no Egito

 

Primeira venda do dia

Curiosidades do Egito sobre o comércio
Compre bem e barato logo cedo do dia.

Quer comprar as lembrancinhas por um preço bem barato? Vá ao mercado local bem cedo.

Uma curiosidade do Egito para você economizar: os egípcios têm uma crença de que a primeira venda do dia tem que ser fechada. Caso contrário, o dia de vendas não será lucrativo.

Sendo assim, chegue bem cedo nos mercados e negocie sem dó. Os brasileiros não têm o costume de negociar o preço, no máximo pede um desconto. No Egito, se você não negociar, vai comprar por um preço muito alto.

Entre na loja, demonstre interesse e faça uma proposta. Eles provavelmente vão dizer que é muito barato e parecer ofendidos. Esse é o jogo da negociação. Eles vão sugerir um novo valor e assim vai.

Eu já cheguei a sair da loja, o vendedor foi atrás de mim e chegamos a um valor bom para os dois. Então, negocie e não ceda, principalmente na primeira venda do dia.

De Aswan => Viagem de 1 dia para Kom Ombo e Edfu

 

Leis de trânsito

Curiosidades do Egito sobre carros
Leis de trânsito praticamente inexistem no país.

As leis de trânsito do Egito são inexistentes. Pelo menos é isso que parece. Você chega no Cairo e vê carros, pessoas, motos, vans, ônibus, cachorros, gatos, absolutamente tudo formando o caos nas ruas.

Depois de um tempo, você entende que não é um caos, mas eles se entendem. Não tem sinal de trânsito, não tem faixa de pedestre, quer dizer, não tem nem faixa para os carros andarem.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Demora um tempo para você criar coragem e atravessar a rua no meio dos carros. Acredite, uma hora dá certo e você se acostuma a esticar sua mão mandando os carros pararem e indo na frente deles. Dá certo, só ter atenção e coragem.

Aventura => Safári de quadriciclo no Egito

 

Segurança

Curiosidades do Egito sobre violência
País é considerado bem seguro.

O Egito é um país seguro em questão de assaltos e furtos. Afinal, a condenação por esses delitos é a pena de morte. Então, as mulheres egípcias ricas andam ostentando suas jóias. Pulseiras e colares de ouro enfeitam as egípcias.

Mesmo usando roupas mais discretas, conservadores e muitas vezes a famosa burca, as mulheres fazem questão de expor as suas joias. As joias para elas é como se fosse a “poupança”.

Além disso, uma curiosidade do Egito atual é que você vai ser revistado ou pelo menos passar sua bolsa por uma máquina de raio-x em lugares públicos.

Todas as entradas de metrô, shoppings, grandes hotéis, pontos turísticos têm uma esteira de raio-x e detector de metais. Aproveite e leia o post sobre como é seguro viajar para o Egito.

Excelente => Show de luzes nas pirâmides no Cairo

 

Domingo é dia útil

Curiosidades do Egito sobre o calendario
Calendário egípcio é diferente do nosso.

O fim de semana dos egípcios é diferente do nosso. A quinta-feira deles é a nossa sexta-feira. Sendo assim, o fim de semana é a sexta e o sábado.

O domingo é a nossa segunda. Pode parecer um pouco confuso, mas tem um motivo.

Isso acontece por que a sexta-feira é o dia sagrado na religião islâmica. Os religiosos acreditam que esse é um dia escolhido por Deus para a adoração.

Recomendo => Tour pelas Pirâmides de Gizé e Museu Egípcio

 

Proibido álcool

Curiosidades do Egito sobre bebidas
Turistas só podem consumir álcool em locais fechados.

Como já disse, o Egito é um país com quase toda a população islâmica. Então, o consumo de álcool é proibido. É comum você ir em cafés, restaurantes e não ver opções de bebidas alcóolicas.

Em vez de beber, os egípcios se encontram para tomar chá e fumar o shisha (ou narguilé). Para os turistas não islâmicos que querem beber algo alcoólico, a proibição de álcool é só em locais que podem ser vistos na rua.

Ou seja, procure um rooftop ou balada fechada que o consumo de álcool é liberado. A cerveja Stella (que os egípcios bebem a versão sem álcool) é leve, mas é gostosa.

Para quem gosta de cervejas mais encorpadas, talvez não seja a melhor pedida. Leia também sobre as comidas típicas do Egito.

Legal => Passeio para o Vale dos Reis em Luxor

 

Tudo sobre as curiosidades do Egito

O Egito é um país muito rico culturalmente. As pessoas são receptivas e calorosas. Muitas vezes você pode achar que estão brigando com você.

Porém, os egípcios têm um jeito efusivo e direto de falar que pode até assustar, mas no fim, são simpáticos.

Outra curiosidade, é que muitos amigos egípcios brincavam de serem descendentes de faraós. Eles têm muito orgulho da história e costumes do Egito antigo.

Além de tudo que seus ancestrais trouxeram para a sociedade moderna. Alguns exemplos são o calendário com 365 dias e doze meses, estudos de astrologia, técnicas de medicina, entre muitos outros.

É muito interessante ver o antigo se misturando com o novo pelas cidades egípcias. Por exemplo, você pode comer em um Pizza Hut com a vista das pirâmides de Gizé.

Se tiver a oportunidade de conhecer o Egito, se entregue a cultura e converse com as pessoas. Eles se esforçam para te entender e tem o maior orgulho de falar sobre o país, é simplesmente encantador. Leia também sobre dicas de roteiro de viagem no Egito.

Captou bem todas as curiosidades do Egito? O que mais lhe chamou atenção? Opine nos comentários!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Luiza Araujo

ESCRITO POR

Luiza Araujo

Luiza Araujo, 31 anos, professora e viajante. Fez doutorado sobre a cultura japonesa. Foi para o país e pela Ásia em algumas oportunidade para concluir sua pesquisa e participou de congressos acadêmicos pelo país. Gosta de animais, ler e viajar.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *