Todos temos um fascínio para descobrir as curiosidades do Egito antigo. Apesar de a história antiga do país despertar mais interesse. O país tem uma história recente também muito rica.
Você deve ter pesquisado sobre as curiosidades das pirâmides do Egito. Será que foram construídas por alienígenas? Quando vi pela primeira vez aquela construção milenar e gigantesca até considerei essa possibilidade.
O Egito me surpreendeu com seus costumes e outras curiosidades da vida cotidiana. Um país com cultura rica e uma história fascinante. Desde o tempo dos faraós até a primavera árabe.
Neste artigo vou contar algumas curiosidades do Egito atual. Além de caminhar desde a história antiga até a recente e como tudo construiu os costumes modernos egípcios.
Planeje sua viagem => Melhores hotéis do Egito
Neste artigo você vai ver:
Curiosidades do Egito
- Nova capital
- Pirâmides
- Turismo
- Egípcios e o Nilo
- Ramadan
- Futebol
- Hollywood do Oriente Médio
- Festivais
- Transporte público
- Contato físico
- Primeira venda do dia
- Leis de trânsito
- Segurança
- Domingo é dia útil
- Proibido álcool
CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios no Egito »
Nova capital
Apesar de a cidade do Cairo ser a capital do Egito há mais de mil anos. Desde 2015, o país está construindo uma nova capital.
Uma cidade com projetos faraônicos, como: florestas verticais, um parque com o dobro do tamanho do Central Park (de Nova Iorque), parque temático, mesquitas.
Essa foi a solução curiosa que o Egito atual encontrou para solucionar a superlotação do Cairo. Uma megacidade que já chega aos 20 milhões de habitantes. A previsão é que em 2050 alcance 40 milhões!
A construção da nova cidade está evoluindo, mas ainda existem questionamentos sobre a viabilidade econômica do projeto.
Conheça a Seguros Promo para contratar o melhor seguro viagem!
Faça uma cotação online sem compromisso, comparando preços nas melhores seguradoras.
Garanta até 20% OFF no seguro viagem no Egito, usando o cupom VIAJARMAIS15.
Nos resta apenas aguardar e quem sabe um dia visitar essa cidade moderna e inovadora. Leia também sobre tudo o que fazer no Cairo.
Pirâmides
Quando se pensa no Egito a primeira coisa que vem à cabeça são as pirâmides, certo? As maiores curiosidades do Egito realmente são sobre as pirâmides. Aqui separei as principais curiosidades sobre esses monumentos do Egito antigo.
As pirâmides de Gizé são consideradas as únicas maravilhas do mundo antigo e atual. Apesar disso ter tornado elas as mais conhecidas. A primeira pirâmide a ser construída foi a Pirâmide de Degraus de Djoser. A estrutura ficou pronta 2600 a.C.
Os pesquisadores entendiam que as pirâmides tinham sido construídas por escravos. Porém, estudos recentes revelam algo completamente diferente. Leia sobre os pontos turísticos no Egito.
Provavelmente, quem construiu os monumentos já tinha um “trabalho fixo” com o faraó. Assim, os construtores das pirâmides eram próximos do faraó e teriam orgulho do trabalho que faziam.
Já o formato triangular seria inspirado nos raios solares. A crença dos egípcios antigos é que a alma do rei iria ascender como os raios de sol para o deus do sol.
Turismo
No Egito, existem muitos lugares para você conhecer. Alguns reconhecidos pela Unesco como patrimônio da humanidade, como: Abu Simbel, Templo Philae, área de St. Catherine, Vale das Baleias, entre outros.
Assim, o turismo se tornou uma das principais atividades econômicas do país. Uma parcela de 12% dos trabalhadores egípcios estão no setor turístico. Um desafio no Egito é incentivar o turismo dos egípcios pelo próprio país.
Esse foi inclusive o trabalho voluntário que me levou a morar no Egito. Fiquei responsável por produzir conteúdos que apresentassem o Egito para os próprios residentes do país. Leia sobre os melhores passeios e tours no Egito.
O Egito têm opções para todos os gostos, desde os clássicos locais históricos até praias paradisíacas. Se quer saber mais, escrevi um artigo sobre as cidades turísticas do Egito.
Egípcios e o Nilo
Outra curiosidade do Egito é ser o país árabe com maior população. Superando inclusive a Arábia Saudita. Mesmo sendo um país com grande extensão territorial, a população egípcia está concentrada ao redor do rio Nilo.
Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Egito. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:
- Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
- Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
- Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
- Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
- Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
- Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
Já que a agricultura é responsável por 30% dos empregos no Egito, mais de 95% dos egípcios residem na margem do rio Nilo.
Já que ali a terra é fértil, diferente dos 90% do território egípcio tomados pelo deserto. Leia também sobre o clima no Egito.
Por isso, os egípcios têm uma relação especial com o rio Nilo. O Egito atual ainda guarda costumes desde os tempos de faraós. Sobre essas curiosidades do Egito antigo, vou explicar melhor no tópico sobre festivais.
Ramadan
Quase toda a população egípcia é islâmica. Para ser mais específica, 90% dos egípcios seguem o islamismo.
O Ramadan é um período que os religiosos renovam sua fé, fazem orações mais frequentes, são mais assíduos na leitura do Alcorão, fazem caridade, entre outras coisas.
Este período acontece durante o nono mês do calendário islâmico. Os egípcios que seguem o islamismo jejuam durante o dia e ao cair da noite quebram o jejum. A quebra do jejum se torna um evento pela cidade. Enchendo os restaurantes e cafés.
Além da quebra do jejum, durante a noite, os islâmicos se reúnem para fazerem suas orações e festejarem o período do Ramadan.
Futebol
Os egípcios são quase tão apaixonados pelo futebol quanto os brasileiros. Posso dizer isso por experiência própria. Quando fui para o Egito, não fazia ideia que o futebol era o esporte mais amado pela população do país.
No dia 8 de outubro de 2017, a seleção egípcia se classificou para a Copa do Mundo da Rússia. Eu estava morando no país nessa época. Após quase 30 anos sem participarem de uma copa, a festa nas ruas foi muito bonita de ver.
As ruas foram tomadas por bandeiras do Egito. Crianças e adultos rodando a praça Tahrir – Famosa pela primavera árabe em 2012 – felizes e cantando.
Apesar de não ser a primeira coisa que pensa sobre o Egito. Com certeza, é um país que respira e ama o futebol.
Hollywood do Oriente Médio
Você sabia que o Egito é considerado a Hollywood do Oriente Médio? É o único país árabe que possui uma indústria nacional, com produções feitas por e para os egípcios. É comum ver cinemas espalhados pelas ruas do Cairo.
Pelo que me lembro, a maior parte dos filmes em cartaz nos cinemas eram nacionais. Claro que tinham alguns filmes internacionais, mas em sua maioria eram produções egípcias.
Chip de celular da America Chip com internet ilimitada no Egito!
Conheça o melhor chip internacional com internet ilimitada de alta velocidade, e garanta 10% OFF com o cupom QUEROVIAJARMAIS.
Além disso, a indústria de cinema internacional classifica o Cairo International Film Festival como um festival de cinema importante no circuito internacional.
Festivais
Uma curiosidade do Egito é que os habitantes, mesmo islâmicos, ainda realizam eventos que existem desde os tempos dos faraós. Esses “rituais” estão diretamente ligados ao rio Nilo. Afinal, é uma fonte de renda para grande parte dos egípcios.
O primeiro festival acontece no meio de junho. Para comemorar a elevação das águas do Nilo, os egípcios fazem piqueniques e acampam nas margens do Nilo.
Nos tempos dos faraós, mulheres bonitas eram sacrificadas em agradecimento aos deuses pela fertilidade das terras.
Atualmente, as mulheres preparam bolinhas de massa ao entardecer. Uma bolinha para cada membro da família. Pela manhã, observam as rachaduras na massa para prever longevidade e fortuna de cada um.
Outro festival acontece em março, no início da primavera. Os egípcios vão para as margens ou passeiam de barco pelo Nilo. Nas cestas de piquenique levam comidas tradicionais.
Um peixe salgado e desidrato e o tradicional ful, feijão bem temperado e amassado. Se quiser conhecer outras comidas típicas do Egito, falei um pouco mais neste artigo.
Transporte público
Se você quiser andar de ônibus ou van no Egito, é melhor se preparar. Esses transportes públicos não têm o costume de parar. Isso mesmo, você entra e sai do ônibus enquanto ele está em movimento, onde você quiser.
Geralmente, os ônibus e vans andam de portas abertas ou nem tem mais porta. No meio do trânsito caótico das grandes cidades, você vê pessoas andando por entre os carros. Entrando e saindo dos ônibus.
Então, muita atenção – e preparo físico – quando for pegar um ônibus no Egito. Se não quiser se arriscar muito, o metrô para e funciona bem no Cairo. Leia um guia de viagem para o Egito.
Contato físico
Essa é uma das curiosidades do Egito mais importantes para você que vai visitar o país. No Egito, o contato físico público só é aceito entre pessoas do mesmo sexo e que se conhecem.
Quando eu digo contato físico, quero dizer: aperto de mão, homens andam de mãos dada, três beijinhos no rosto entre pessoas do mesmo sexo que tem intimidade.
Então, se for de casal, beijos, abraços, andar de braços dados ou outra forma de contato são proibidos. Esses gestos em público podem atrair atenção até da polícia que podem parar o casal e pedir o contrato de casamento.
Ou seja, se não quer passar por esse constrangimento, é melhor deixar os carinhos para lugares mais reservados. Além do constrangimento, também é uma questão de respeito a cultura e religião do país.
Primeira venda do dia
Quer comprar as lembrancinhas por um preço bem barato? Vá ao mercado local bem cedo.
Uma curiosidade do Egito para você economizar: os egípcios têm uma crença de que a primeira venda do dia tem que ser fechada. Caso contrário, o dia de vendas não será lucrativo.
Sendo assim, chegue bem cedo nos mercados e negocie sem dó. Os brasileiros não têm o costume de negociar o preço, no máximo pede um desconto. No Egito, se você não negociar, vai comprar por um preço muito alto.
Entre na loja, demonstre interesse e faça uma proposta. Eles provavelmente vão dizer que é muito barato e parecer ofendidos. Esse é o jogo da negociação. Eles vão sugerir um novo valor e assim vai.
Eu já cheguei a sair da loja, o vendedor foi atrás de mim e chegamos a um valor bom para os dois. Então, negocie e não ceda, principalmente na primeira venda do dia.
Leis de trânsito
As leis de trânsito do Egito são inexistentes. Pelo menos é isso que parece. Você chega no Cairo e vê carros, pessoas, motos, vans, ônibus, cachorros, gatos, absolutamente tudo formando o caos nas ruas.
Depois de um tempo, você entende que não é um caos, mas eles se entendem. Não tem sinal de trânsito, não tem faixa de pedestre, quer dizer, não tem nem faixa para os carros andarem.
Demora um tempo para você criar coragem e atravessar a rua no meio dos carros. Acredite, uma hora dá certo e você se acostuma a esticar sua mão mandando os carros pararem e indo na frente deles. Dá certo, só ter atenção e coragem.
Segurança
O Egito é um país seguro em questão de assaltos e furtos. Afinal, a condenação por esses delitos é a pena de morte. Então, as mulheres egípcias ricas andam ostentando suas jóias. Pulseiras e colares de ouro enfeitam as egípcias.
Mesmo usando roupas mais discretas, conservadores e muitas vezes a famosa burca, as mulheres fazem questão de expor as suas joias. As joias para elas é como se fosse a “poupança”.
Além disso, uma curiosidade do Egito atual é que você vai ser revistado ou pelo menos passar sua bolsa por uma máquina de raio-x em lugares públicos.
Todas as entradas de metrô, shoppings, grandes hotéis, pontos turísticos têm uma esteira de raio-x e detector de metais. Aproveite e leia nosso post sobre segurança para viajar no Egito.
Domingo é dia útil
O fim de semana dos egípcios é diferente do nosso. A quinta-feira deles é a nossa sexta-feira. Sendo assim, o fim de semana é a sexta e o sábado.
O domingo é a nossa segunda. Pode parecer um pouco confuso, mas tem um motivo.
Isso acontece por que a sexta-feira é o dia sagrado na religião islâmica. Os religiosos acreditam que esse é um dia escolhido por Deus para a adoração.
Proibido álcool
Como já disse, o Egito é um país com quase toda a população islâmica. Então, o consumo de álcool é proibido. É comum você ir em cafés, restaurantes e não ver opções de bebidas alcóolicas.
Em vez de beber, os egípcios se encontram para tomar chá e fumar o shisha (ou narguilé). Para os turistas não islâmicos que querem beber algo alcoólico, a proibição de álcool é só em locais que podem ser vistos na rua.
Ou seja, procure um rooftop ou balada fechada que o consumo de álcool é liberado. A cerveja Stella (que os egípcios bebem a versão sem álcool) é leve, mas é gostosa.
Para quem gosta de cervejas mais encorpadas, talvez não seja a melhor pedida.
Tudo sobre as curiosidades do Egito
O Egito é um país muito rico culturalmente. As pessoas são receptivas e calorosas. Muitas vezes você pode achar que estão brigando com você.
Porém, os egípcios têm um jeito efusivo e direto de falar que pode até assustar, mas no fim, são simpáticos.
Outra curiosidade, é que muitos amigos egípcios brincavam de serem descendentes de faraós. Eles têm muito orgulho da história e costumes do Egito antigo.
Além de tudo que seus ancestrais trouxeram para a sociedade moderna. Alguns exemplos são o calendário com 365 dias e doze meses, estudos de astrologia, técnicas de medicina, entre muitos outros.
É muito interessante ver o antigo se misturando com o novo pelas cidades egípcias. Por exemplo, você pode comer em um Pizza Hut com a vista das pirâmides de Gizé.
Se tiver a oportunidade de conhecer o Egito, se entregue a cultura e converse com as pessoas. Eles se esforçam para te entender e tem o maior orgulho de falar sobre o país, é simplesmente encantador.
Captou bem todas as curiosidades do Egito? O que mais lhe chamou atenção? Opine nos comentários!
Até + !!!
Dicas para ECONOMIZAR MUITO no Egito
Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para o Egito? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!
- Hospedagem => buscador de hotéis no Egito.
- Aluguel de Carro => comparador de aluguel de carro.
- Transfer do Aeroporto para o Hotel => pesquisador de transfers.
- Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => buscador de tickets de transporte.
Dicas de atrações no Egito
O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios no Egito, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.
Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.
Chip de celular no Egito
Durante sua viagem pelo Oriente Médio, é indispensável ter um chip de internet no Egito com dados ilimitados. Assim você consegue utilizar sem restrição aplicativos essenciais como Waze, Google Tradutor e ainda enviar mensagens, fotos e vídeos.
Depois de tantas viagens pelo mundo, recomendo a America Chip devido a alta velocidade de conexão, estabilidade do sinal e ampla cobertura. Para garantir o melhor preço, use o código promocional QUEROVIAJARMAIS para ganhar 10% OFF em todas as compras pelo site.
Seguro viagem com cobertura no Egito
Contratar um seguro viagem para o Egito é essencial para sua segurança no exterior, pois garante atendimento médico, hospitalar e odontológico para tratamento em caso de acidente ou doença contraída durante a viagem, com um atendimento 24h por dia.
Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *