Egito no verão: roteiro, roupas para usar e 4 destinos para viagem

por Ana Luiza Noronha

Egito no verão: roteiro, roupas para usar e 4 destinos para viagem

Você já pensou em conhecer o Egito no verão? Eu fui para o Egito no fim do verão e início do inverno. É uma ótima opção para quem quer ver as atrações mais vazias e aproveitar hospedagens baratas.

O verão no Egito é baixa temporada por conta das altas temperaturas. A minha viagem ao Egito foi de setembro até novembro.

No meu roteiro, eu peguei a transição dos últimos meses de verão até o inverno. Apesar de esfriar um pouco no fim da tarde, os dias eram quentes.

As estações do ano no Egito não são muito definidas, parecido com algumas partes do Brasil. Por isso, é importante saber quais roupas usar no Egito, seja para uma trip sozinha (o) ou em grupos de viagem.

Planeje sua viagem => Melhores hotéis do Egito

Seguro viagem África »

 

Egito no verão: quando começa a estação

estações do ano no egito
Verão no Egito, no Hemisfério Norte, é de junho a setembro.

O verão no Egito, que fica no Hemisfério Norte, se estende de junho a setembro, mas de maio até outubro as temperaturas são altas, sendo julho e agosto os meses mais quentes. As temperaturas podem chegar a quase 40ºC.

O Egito é um país que não chove muito, mas esses meses são ainda mais secos. Sendo assim, se você quiser aproveitar os preços da baixa temporada do Egito no verão.

Procure fazer os passeios ao ar livre nas horas com temperaturas mais amenas. Use as primeiras ou últimas horas do dia para conhecer as pirâmides e templos.

Uma boa ideia é se programar para assistir o nascer ou o pôr do sol em qualquer uma das cidades do Egito que você irá visitar.

Assim você se protege das altas temperaturas e ainda assiste o espetáculo que é o sol no Egito adaptado ao clima do Egito.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios no Egito »

 

Temperatura do verão no país

temperatura em cairo
Maior parte do Egito é de deserto e as temperaturas não sofrem tanta variação.

A maior parte do Egito é tomada pelo deserto. Exceto a faixa ao longo do rio Nilo e as cidades próximas do mar vermelho e mediterrâneo. As temperaturas em todo o território não sofrem tanta variação.

Diferente das temperaturas mais baixas do Egito em janeiro, a mínima do Egito no verão não passa de 18ºC. e a máxima de 30ºC. No sul, em Aswan, as temperaturas já são mais elevadas, podendo chegar a 41ºC.

No litoral, as temperaturas se mantém nessa média. Uma grande vantagem para quem quer praticar mergulho no mar vermelho, é a temperatura da água.

Acredito que tenha sido a água mais quentinha que já entrei. A água se mantém entre 23ºC e 30ºC. Tornando o mergulho de cilindro mais confortável.

onde fica alexandria
Alexandria é a região mais úmida do país.

Por ser um país tomado pelo deserto, o Egito tem um clima seco. O lugar mais úmido é Alexandria, que recebe cerca de 200 milímetros de chuvas por ano! Aswan já é bem seca, recebendo apenas 2 milímetros de chuva anuais.

Então, lembre-se de sempre carregar uma garrafa d’água com você. Principalmente, se você pretende conhecer os templos em Luxor e Aswan. Eu não largava minha garrafinha por nada.

Ah! Uma dica: compre a garrafa de água longe dos pontos turísticos, o preço varia muito. Claro, se não conseguir, compre nas atrações mesmo. O importante é se manter hidratado.

Descubra => Tour pelas pirâmides do Egito

 

Roupas para usar no Egito no verão

roupas para usar no egito
Por ser um país islâmico, não são todos lugares que você poderá usar shorts.

Essa é uma questão muito importante e eu tive que reinventar o armário de verão. Imagino que para você, assim como para mim, as roupas para o verão são curtas. Bom, você tem que ser criativo com as roupas para usar no Egito.

O Egito no verão é quente, mas o país continua sendo islâmico. Os homens egípcios usam uma espécie de vestido tradicional. Já as mulheres se mantém cobertas até as mãos.

A vantagem do turista, é que ele não precisa ser tão rígido. Mantendo o respeito pela cultura e religião local, dá para se vestir e cobrir o corpo, sem passar calor. Acredite, eu consegui.

A primeira coisa que fiz na minha viagem ao Egito, foi ir ao mercado Khan El Khalili, um dos pontos turísticos do Egito e comprar aquelas calças com tecidos bem leves e largas.

roupas ideal para o verão egito
Recomendo comprar aquelas calças com tecidos bem leves e largas.

As mulheres também podem abusar de vestidos longos e cobrir os ombros com lenços leves – também comprei alguns no mercado.

Já os homens têm mais liberdade, podendo usar bermudas e camisetas. Só não pode entrar de bermuda nas mesquitas. A dica principal é: tecidos leves. Além disso, opte por roupas mais largas e com cores mais claras.

O importante é estar confortável e conseguir respeitar a religião local, cobrindo os ombros, colo e pernas. As mulheres só precisam cobrir os cabelos ao entrar em mesquitas.

Agende => Ingresso para o Museu do Egito

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Egitol. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

 

4 lugares para conhecer no Egito no verão

  1. Cairo
  2. Alexandria
  3. Aswan e Luxor
  4. Mar Vermelho

 

Aventura => Tour guiado no Cairo

 

O que fazer no Egito no verão

 O principal é aproveitar as atrações perto da água e em lugares fechados. Ou seja, se estiver no Egito no verão: vá para as praias. Visite os museus e conheça os templos em horários com o sol mais ameno.

As melhores cidades para isso, são o Cairo, Alexandria, Hurghada, Sharm El Sheikh e Aswan. Vou dar algumas dicas específicas de cada uma a seguir.

 

1. Cairo

verão no egito cairo
Cairo tem pouca chuva e calor intenso | Foto: Robster1983, via Wikimedia Commons.

O Cairo é uma cidade que sofre bastante no verão egípcio. Por ser uma cidade grande e cheia, o calor acaba sendo mais intenso. Além disso, chove pouco no Cairo, assim você pode sofrer um pouco com o calor e a secura.

Apesar disso, não dá para visitar o Egito sem conhecer a capital e uma das cidades mais confusas do mundo. Parece cena de filme quando você está andando de carro, olha para o lado e ali estão as belas pirâmides.

O pôr do sol no Egito é um dos mais bonitos que já vi. Por isso, indico ir às pirâmides no fim da tarde e aproveitar para ver o sol se pôr dali. Leia também sobre tudo o que fazer em Cairo.

Além disso, é no Cairo que fica o Museu Egípcio. Onde você pode ver uma seleção de tesouros de faraós. Inclusive, o conteúdo da tumba de um dos mais famosos faraós, o Tutankamon.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BWEEK, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Recomendo que você faça uma excursão particular no Museu Egípcio e também um tour para as Pirâmides de Gizé.

temperatura egito janeiro
Há ainda belas mesquitas espalhadas pelo Cairo.

Você pode também conhecer as belas mesquitas espalhadas pelo Cairo. A mesquita de Al-Azhar é uma das mais antigas. Na Citadela, uma construção de 1183 no alto do Cairo, além de oferecer uma vista incrível da cidade.

Aproveite o passeio à Citadela e conheça a mesquita de Mohammed Ali. Uma das que mais gostei de conhecer na minha viagem ao Egito. A mesquita do Sultão Hassan, é uma ótima parada antes ou depois de visitar a Citadela.

O parque de Al-Azhar é lindo e é um ótimo lugar para se refrescar. Por ser um lugar mais arborizado, a temperatura ameniza um pouco.

Além disso, não perca o grande mercado Khan el Khalili. Um dos lugares mais loucos e intensos do Egito, mas que vale cada segundo da experiência de comprar e negociar.

Veja também um city tour no Cairo para fazer no seu roteiro no Cairo e conhecer uma das maravilhas do mundo antigo.

Mais opções => Cruzeiro no Egito

 

2. Alexandria

egito no verão alexandria
Alexandria é banhada pelo mar Mediterrâneo.

Essa cidade litorânea banhada pelo mar Mediterrâneo se tornou refúgio dos egípcios no verão, já que Cairo fica bem quente durante o alto verão, então eles procuram a brisa do mar para refrescar um pouco.

No Cairo, saindo do terminal Abdel Mouneem Riyad, você pode pegar um trem ou ônibus para Alexandria. A viagem dura entre 3 a 4 horas. Eu peguei o ônibus, a estação de ônibus em Alexandria fica um pouco afastada do Centro.

Na saída, ficam vários táxis que você pode negociar o valor para o centro da cidade. Outra opção, é pedir um carro de aplicativo. Saiba que na cidade estão algumas maravilhas do mundo medieval.

Em Alexandria você pode visitar a Biblioteca de Alexandria. Uma construção moderna e diferente de tudo o que já vi na vida. Além de ser um ótimo lugar para aproveitar o ar condicionado!

Você pode, inclusive, fazer um tour guiado pela Biblioteca de Alexandria. Conhecendo as grandes salas de estudo que têm uma arquitetura pensada para manter o silêncio.

roteiro egito
Biblioteca de Alexandria | Foto: Sherif Ali Yousef, via Wikimedia Commons.

Você também pode visitar as exposições fixas e temporárias. Eu gostei muito de explorar o Museu do Manuscrito, onde você pode ver o manuscrito mais antigo.

Conheça também a fortaleza de Qaitbay. É uma construção linda na beira do mar Mediterrâneo e vale a visita. Mesmo sendo ao ar livre, a brisa do mar ajuda a amenizar a temperatura.

Muitos desses lugares são paradas da excursão privada de 2 dias para Cairo e Alexandria. Explore também o Corniche, um passeio na beira do mar Mediterrâneo em downtown. Um ótimo lugar para aproveitar o pôr do sol.

Para aproveitar a natureza, visite os jardins do palácio Montazah. Curta o passeio entre as flores, palmeiras e grama perfeitamente cortada para fugir da confusão da cidade. E faça uma excursão para Alexandria Histórica.

Incrível => Show de luzes no Templo de Philae

 

3. Aswan e Luxor

aswan
Rio Nilo em Aswan.

No verão, as cidades mais para o sul do Egito têm as temperaturas mais elevadas. Este é o caso de Aswan e Luxor. Apesar disso, vale a pena visitar as cidades em  passeios no Egito e aproveitar para se refrescar no rio Nilo.

Aswan e Luxor foram as minhas cidades preferidas. Afinal, nelas estão os principais e mais bonitos templos do antigo Egito. Como o templo de Luxor, vale dos Reis e Rainhas, Abu Simbel, entre tantos outros.

Para chegar, você pega um trem no terminal principal de Cairo. Depois de 9 horas de viagem você vai chegar na estação central de Luxor.

Para Aswan, a viagem se estende por mais 3 horas. A minha dica é pagar algumas libras egípcias a mais e ir na primeira classe com ar condicionado.

luxor
Templo em Luxor.

Ah! Você também pode pegar o trem noturno, para poder dormir durante a longa viagem e passar menos calor. Foi o que eu fiz, consegui dormir tranquilamente. As cadeiras são confortáveis, mesmo na segunda classe.

Você pode fazer o passeio mais incrível do Egito que é o cruzeiro no Rio Nilo – há diversas opções. De Luxor para Aswan com paradas pelo caminho. Ou aproveitar Luxor e depois seguir de trem para Aswan.

Só não deixe de velejar pelo rio Nilo. Fiz um passeio de barco pequeno e pulei no rio Nilo. Esta foi uma das melhores experiências e assustadoras da minha vida, por que eu tinha certeza que ia ter um crocodilo ali perto!

Mas não tinha e foi um bom refresco no calor do verão. Veja mais sobre os templos de Aswan e os templos de Luxor.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Dica => Guia de viagem para o Egito

 

4. Mar Vermelho

minha viagem ao egito
Mar Vermelho em Blue Hole, Dahab.

Se você for para o Egito no verão, sugiro separar cerca de três dias para se hospedar em alguma cidade no litoral do mar Vermelho.

Não especifiquei aqui nenhuma cidade, por que em todas elas você vai encontrar praticamente a mesma programação.

As melhores cidades para visitar no litoral do mar Vermelho são: Hurghada, Sharm el Sheikh, Dahab e o novo point Sahl Hasheesh. Em todas elas você pode mergulhar, aproveitar o preço baixo dos resorts das praias.

Além de curtir as águas azuis e agradáveis do mar Vermelho. Inclusive, recomendo um passeio para mergulho no Mar Vermelho.

As cidades de mais fácil acesso são Sharm el Sheikh e Hurghada. Têm voos internos de Cairo para essas cidades. Para chegar em Dahab, você pode pegar um ônibus do Cairo. A empresa mais indicada é a Go Bus.

grupos de viagem para o egito
Hurghada.

Outra opção é ir de avião até Sharm el Sheikh, pegar um ônibus ou táxi para Dahab. A viagem dura só uma hora e você aproveita para conhecer as duas cidades.

Eu fiquei hospedada em Dahab, que é uma cidade bem pequena e charmosa. Com restaurantes na beira do mar. Em Sharm el Sheikh, você pode curtir mais os resorts.

As duas cidades ficam no sul da península do Sinai, assim você pode fazer uma excursão ao Monte Sinai. Seja fazendo trekking, subindo de quadriciclo ou indo apenas para aproveitar um jantar beduíno típico.

Em Dahab, você pode mergulhar no Blue Hole. É literalmente um buraco azul no mar, bem na beira da praia. Você pode mergulhar de cilindro ou só fazer snorkeling.

passeios no mar vermelho
Sharm el Sheikh.

Eu fiz só o snorkeling, mas me arrependi de não ter mergulhado de cilindro. Almoce nos restaurantes que ficam em frente ao Blue Hole, a vista é inesquecível.

Já Hurghada e Sahl Hasheesh ficam no litoral fora da península do Sinai. Sendo mais próximas do Cairo. As cidades são mais estruturadas e os resorts mais luxuosos.

Além de estarem próximas de alguns dos principais pontos de mergulho e corais do Egito. Em Hurghada, você pode curtir parques aquáticos e restaurantes na beira do mar.

Também recomendo o tour de observação de estrelas no Deserto de Hurghada. Já em Sahl Hasheesh, acontecem festas com DJs nas praias e os resorts luxuosos ficam com preços baixos durante o verão.

Sugestão => Roteiro de viagem no Egito

 

Roteiro no Egito no Verão

A minha sugestão para você que quer aproveitar o Egito no verão é: reserve mais tempo para as praias. A temperatura nas grandes cidades ficam mais elevadas e as praias no Egito são lindas.

Se você tiver mais tempo, entre 10 e 14 dias, sugiro começar a viagem no Cairo. Explorar por 2 dias a cidade. Dá para conhecer todo os pontos turísticos principais. Depois, vá para Alexandria e fique 2 dias explorando a cidade.

Embarque em um trem para Luxor e aproveite um cruzeiro de 4 dias para Aswan. Relaxe, coma bem e absorva toda a cultura dos templos antigos. Finalize a viagem relaxando em alguma das praias egípcias.

Se tiver menos tempo, pule o cruzeiro. Conheça as principais atrações de Luxor, Aswan e encerre na praia. Não deixe de aproveitar as praias egípcias, principalmente no verão.

Afinal, é impossível não aproveitar os preços baixos de resorts luxuosos no litoral do mar Vermelho. Refresque-se tomando as bebidas típicas como o chá gelado de hibisco e o caldo de cana, que os egípcios chamam de Asab al Sokar.

Gostou das dicas para aproveitar o Egito no verão? Alguma sugestão? Deixe nos comentários abaixo e compartilhe com os amigos.

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Ana Luiza Noronha

ESCRITO POR

Ana Luiza Noronha

Ana Luiza Noronha, 26 anos, é jornalista com especialização em marketing. Nascida e criada dentro de um avião chamado Brasília. Apaixonada pelos animais, natureza, por história e, claro, por viagem. Já realizou o sonho de fazer um intercâmbio voluntário no Egito. Ainda vai conhecer cada canto do mundo, experienciando as diferentes culturas e conhecendo pessoas incríveis.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *