9 cidades do Egito: as mais turísticas para visitar

por Ana Luiza Noronha

9 cidades do Egito: as mais turísticas para visitar

Construções milenares, muita cultura, praias paradisíacas e um preço acessível, isso é o que você encontra nas cidades do Egito.

Cerca de 8 milhões de turistas visitam as pirâmides, museus e os sítios arqueológicos todos os anos. Porém, o Egito não se resume apenas à história.

Claro, que todos queremos entender como eram as cidades do Egito antigo, mas a parte moderna do país também tem muito a oferecer.

Eu morei no Cairo para fazer um trabalho voluntário e aproveitei meu tempo livre conhecendo o Egito e suas cidades turísticas. Explorei partes do Egito que eu me senti andando pelas cidades egípcias da antiguidade.

Descobri as cidades do Egito para visitar vão muito além da capital e das pirâmides. As paisagens, o rio Nilo e praias paradisíacas são atrações imperdíveis durante a estadia no país.

Apesar de contar com uma história política conturbada, o Egito atual é seguro e deve ser aproveitado ao máximo.

Desde a capital passando pelo Mar Mediterrâneo, chegando às cidades à margem do Nilo e às praias do mar vermelho, o Egito têm muitas cidades turísticas para todos os gostos.

Planeje sua viagem => Onde ficar no Egito

Seguro viagem África »

 

Cidades do Egito mais famosas

  1. Cairo
  2. Giza
  3. Alexandria
  4. Port Said
  5. Luxor
  6. Aswan
  7. Dahab
  8. Sharm el Sheikh
  9. Hurghada

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios no Egito »

 

Cidades do Egito para visitar

Cairo

o que fazer no cairo
Cidade de Cairo vista do alto.

Cairo certamente é a mais movimentada do mapa do Egito e nada melhor do que começar falando da maior entre as cidades do Egito, mas também do continente africano e ainda a capital do país. O trânsito é caótico, a cidade é empoeirada e tudo pode parecer confuso no início.

Eu me assustei nos primeiros dias na cidade, mas depois já estava atravessando a rua no meio dos carros. Acredite, Cairo vale a pena. A melhor forma de se adaptar ao ritmo acelerado e confuso do Cairo é explorando, fazendo o seu próprio city tour no Cairo!

O metrô funciona bem, leva aos lugares importantes (ou pelo menos próximo deles) e é barato. Além disso, carros de aplicativos funcionam perfeitamente. Vale a pena também explorar a cidade a pé, mas sempre atento e com muito cuidado ao atravessar ruas.

Cairo tem várias opções e oferece um pouco para cada gosto. Cultura e história é o que não faltam e o Museu Egípcio é o melhor exemplo disto. O acervo do museu conta com os tesouros de Tutankamon e até múmias reais.

Mesquita de Mohamed Ali.

Andando pelo Cairo, é possível observar uma mesquita que domina o horizonte, é a mesquita de Mohamed Ali. Ela está localizada na cidadela Saladino (ou cidadela do Cairo) onde foi a sede do governo por quase 700 anos. Como fica em um ponto alto da cidade, tem uma vista panorâmica incrível da cidade.

Visite o Coptic Cairo, onde estão localizadas sinagogas e igrejas católicas, como a Igreja Suspensa. Outra opção é o Khan el-Khalili, perfeito para quem quer aprender a negociar preço. Esse mercado gigante e um dos principais pontos turísticos do Egito.

Nele, você encontra lenços, roupas, shishas (como eles chamam o narguilé), pratas, lembrancinhas, luminárias e praticamente tudo o que você imaginar! Ainda dentro do mercado, vá comer em algum dos vários cafés – é só seguir a fumaça de narguilé que você vai encontrar algum.

O mais antigo e tradicional é o El Fishawy, vale a visita pela história do lugar que foi criado há dois séculos atrás. Está enganado quem acha que não existe vida noturna no Cairo – basta encontrar o lugar certo. Por ser um país islâmico, não é permitido beber na rua nem em restaurantes que possam ser vistos da rua.

Assim, se quiser tomar uma cerveja ou um drink, vá atrás dos rooftops! Alguns, ficam dentro dos melhores hotéis do Egito. Apesar de ser um pouco mais caro para o padrão da cidade, ainda é um preço acessível. Veja ainda outras opções sobre o que fazer em Cairo.

 Descubra => Tour pelas pirâmides do Egito

 

Giza

passeios em giza
Pirâmides egípcias.

Giza está dentro da região chamada “Grande Cairo”, onde está a principal atração entre as cidades do Egito: as pirâmides de Giza. Do Centro do Cairo, próximo do Museu Egípcio, a distância é de quase 20km. A melhor opção para chegar é de táxi, carro de aplicativo ou por meio de agências de viagem.

São cerca de 30 minutos e você já está na entrada das pirâmides. Leia também tudo sobre viagem de trem pelo Egito. Eu fui para as pirâmides com carro de aplicativo, não ficou caro e saltei exatamente na bilheteria. Existe a opção de transporte público. É mais barata, mas acrescenta uma hora na viagem até lá.

Na bilheteria, você pode comprar o acesso ao complexo da Necrópole de Gizé e os ingressos para entrar nas pirâmides e Museu da Barca. Para entrar apenas no complexo, o ingresso custa, mais ou menos, 80 LE, o que equivale a cerca de 15 reais.

Dentro do complexo, há três grandes pirâmides: a Quéops, a maior e mais fotografada; a Quéfren e a Miquerinos, a menor. Existe a opção de entrar na maior e na menor. Para entrar na pirâmide Quéops, o preço é, aproximadamente, 200 LE (40 reais) e na Miquerinos, 60 LE (11 reais).

Embora se tratem de construções milenares, o interior não é muito conservado e a experiência pode ser claustrofóbica para algumas pessoas. Veja essas dicas para economizar na visita as pirâmides de Giza em viagem ao Egito.

Ainda é possível conhecer a esfinge de perto e visitar o Museu da Barca, onde está exposto o Barco Solar, utilizado por Quéops, faraó responsável pela construção da Grande Pirâmide, e que se encontra em perfeito estado de conservação após a remontagem. O valor para entrar no museu é 60 LE, cerca de 11 reais.

Agende => Excursão para o Museu do Egito, pirâmides e bazar

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Egitol. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Alexandria

cidades egipcias da antiguidade
Costa do Mar Mediterrâneo em Alexandria.

Famosa pela sua biblioteca, entre as cidades do Egito é a mais ocidental e cosmopolita. Além de ser muito bonita, por ter a vista privilegiada do Mar Mediterrâneo. De Cairo para Alexandria, é só pegar um trem ou ônibus do terminal Abdel Mouneem Riyad (conhecido como Ramsés Milton), por estar próximo do hotel com o mesmo nome.

Também é possível fechar com alguma agência de viagem um bate e volta na cidade para conhecer os principais pontos turísticos. Leia também sobre os melhores passeios no Egito.

A nova biblioteca de Alexandria é uma construção moderna e desenhada para ser o lugar perfeito de estudo. Sua sala principal de estudos tem 20 mil m² e tem capacidade para abrigar 8 milhões de livros em suas prateleiras.

Em contraste com o moderno da construção, dentro da biblioteca é possível visitar o Museu dos Manuscritos, onde estão expostos diversos manuscritos importantes para a história, entre eles o mais antigo do mundo. Outro lugar para conhecer na cidade é a Fortaleza de Qaitbay.

Além de ter sido construída onde antes estava o famoso farol de Alexandria, possui uma vista maravilhosa do Mar Mediterrâneo e a construção te leva em uma viagem no tempo. De Cairo você pode escolher uma excursão para Alexandria Histórica ou uma excursão para Alexandria arqueológica.

Aventura => Passeio de quadriciclo no Egito

 

Port Said

Cidades do Egito
Cidade possui estilo único | Foto: Mohamed kamal 1984, via Wikimedia Commons.

Mais ao norte do Egito, há outra interessante entre as cidades do Egito: Port Said. A principal atração é, com certeza, o canal de Suez. A cidade tem um estilo único e os seus moradores são tanto egípcios como estrangeiros que vieram dos países mediterrâneos.

Além da cidade em si, por aqui é possível explorar o Museu Militar, Museu El Nasr de arte moderna e alguns lugares curiosos, como a réplica do Central Perk, café da série Friends. Leia também sobre tudo o que fazer no Egito.

Se quiser fazer uma viagem no tempo, passeie pela rua Or El-Gomhoreya. Para matar a fome, o restaurante Pizza Pino é altamente recomendado pelo seu serviço rápido e comida deliciosa.

É possível chegar em Port Said de ônibus, carro ou de trem. O trem, nesse caso, conta com paradas pelo percurso, totalizando cerca de quatro horas de viagem. Já de ônibus ou carro, são duas horas de viagem a partir do Cairo.

Imperdível => Mergulho no Mar Vermelho

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BWEEK, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

 

Luxor

Principais templos das cidades do Egito
Templo Luxor.

Descendo pelo rio Nilo, está a cidade de Luxor. Mais uma das cidades do Egito recheada de antiguidades e cercada por uma paisagem maravilhosa. Basta pegar um trem da Egyptian State Railway, companhia nacional de trens. A viagem começa no mesmo lugar para Alexandria, o terminal Abdel Mouneem Riyad.

Mas, agora, o trem segue para o sul. Como a viagem é longa, mais ou menos nove horas, prefira pegar os trens noturnos. Existe a opção de primeira e segunda classe. Na primeira os assentos são mais confortáveis e os serviços melhores, entretanto eu fiz essa viagem na segunda classe.

A comida servida era agradável e os assentos reclinam bem e tinham um bom espaço para as pernas. Sinceramente, eu esperava algo bem pior. Chegando na cidade, a estação de trem é bem localizada. Dependendo da localização da hospedagem dá para ir a pé.

Cidades do Egito antigas
Belíssimo pôr do sol em Luxor.

Se não for o caso, os táxis ficam próximos à estação – só lembrar de pedir para ligar o taxímetro -, outra opção, mais rápida e barata, é o micro-ônibus. Foi essa que eu peguei, é só falar para o motorista para onde está indo e ele avisa se está na rota.

Em Luxor, fiquei hospedada no navio do cruzeiro, uma possibilidade bem legal para quem quer continuar a viagem pelo rio Nilo até Aswan. Outra opção é ficar em um dos hotéis luxuosos ou mais simples, além de hostels e aluguel por temporada que funcionam bem.

A partir de Luxor dá para conhecer o Vale dos Reis, onde está a tumba de Tutankamon, famoso faraó egípcio. Aproveite e conheça tudo sobre os templos de Luxor, e/ou os templos de Aswan. Outra atividade é a visita ao templo Karnak, uma das construções mais grandiosas do Egito.

Um templo gigantesco e com partes que ainda dão para ver as cores originais das pinturas antigas. Além disso, vale conhecer o templo de Luxor que fica no Centro e fica aberto até mais tarde. Se for à noite, aproveite a fantástica iluminação que torna o lugar ainda mais bonito. Há muitas excursões guiadas para Luxor, é até difícil escolher.

Conheça => Tour guiado no Cairo

 

Aswan

pontos turísticos de Aswan
Rio Nilo, em Aswan.

O Egito é um país bem barato para se visitar, mas o cruzeiro pelo rio Nilo foi uma atividade que me surpreendeu financeiramente. O valor de um cruzeiro saindo de Luxor e indo para Aswan, por 4 dias (3 noites), foi à época menos de 500 reais!

No cruzeiro havia disponibilidade de sucos, café, almoço e janta, apenas as bebidas alcoólicas não eram liberadas. Mas isso era fácil de comprar na parte mais turística das cidades. Para mim, é a melhor opção para ir de Luxor até Aswan, é confortável e o cenário no caminho é incrível.

Também é possível descer de trem, a viagem é de três horas. Caso esteja vindo direto do Cairo, o trem noturno é a melhor opção, afinal a viagem dura 12 horas, aproximadamente. Esse trem também parte do terminal Abdel Mouneem Riyad.

Na minha experiência no cruzeiro, teve parada no caminho pelo Templo de Edfu e Templo Kom Ombo. O primeiro tem informações relevantes sobre linguagem, mitos e religião. Já o segundo templo é único, pois é dedicado a dois deuses ao mesmo tempo.

Edfu está exatamente na metade do caminho de Luxor e Aswan, então o tempo de viagem partindo das duas cidades é de duas horas de carro. Já Kom Ombo, está mais para o sul. A partir de Aswan, a viagem é de uma hora de carro. Partindo de Luxor, demora 3h30 para chegar a Kom Ombo. É possível contratar agências para fazer esses trajetos.

Cidades do Egito maravilhosas
Aswan possui muitas estruturas antigas belíssimas.

Aswan é uma cidade agradável, com estruturas antigas e algumas atividades para aproveitar. Um passeio legal é alugar uma faluca, barco típico egípcio, e dar uma volta no rio Nilo ao entardecer. Veja também dicas de roteiro de viagem no Egito.

Ainda é possível ir ao Nubian Village. Um vilarejo bonito, colorido e com algumas lojas para comprar lembrancinhas. No caminho, o barco pode fazer uma parada estratégica para um pulo no rio Nilo. Acredite, dependendo da temperatura no dia, a água do Nilo vai ser essencial para refrescar.

Demorei para tomar coragem, mas pular do barco no rio Nilo foi uma das melhores experiências de toda a viagem. Essa cidade egípcia não é apenas uma cidade agradável, mas é um dos pontos mais próximos da minha atração favorita do Egito: o complexo de Abu-Simbel.

Os dois templos construídos são dedicados a Ramsés II e sua esposa favorita Nefertari. O curioso é que aquela estrutura gigantesca e esculpida na pedra não ficava originalmente ali. Com a construção da barragem de Aswan, na década de 60, eles foram transferidos para que não fossem submergidos.

Um passeio bem bacana é uma excursão particular para Abu-Simbel. Não é fácil chegar lá, a melhor hora para visitar o templo é pela manhã e de Aswan a viagem de carro dura três horas. Ou seja, é necessário acordar cedinho, pegar o carro e seguir para a entrada do complexo.

No complexo, têm opção de restaurantes, mas são caros. Apesar de ter ido de carro, também existe a opção de pegar um voo de Aswan para Abu Simbel, os voos saem por volta de 7 horas e com um número limitado por semana.

Sugestão => Cruzeiro com jantar no Nilo

 

Dahab

Principais cidades do Mapa do Egito
Vista de Dahab.

Com certeza é a minha favorita, entre as cidades do Egito. Dahab parece uma cidade do interior, só que banhada pelo mar vermelho. Com suas ruas de pedra, lojinhas e restaurantes espalhados pela beira do mar a cidade agrada por si só e vale a pena passar um ou dois dias explorando seus encantos.

Confira, inclusive, um completo guia de viagem no EgitoÔnibus é a opção mais barata para chegar em Dahab e as companhias mais recomendadas são a Go Bus e Blue Bus. Eles saem de madrugada, entre meia noite e uma hora da manhã, e a viagem dura cerca de sete horas.

Nessa viagem, é importante ressaltar que algumas paradas, uma para descanso e entre três e cinco para checagem de bagagens e passaportes.

Essa parte pode ser intimidadora, pois são militares que entram no ônibus e passam olhando os passaportes e podem até abrir as malas.

No fim, é só uma parte chata da viagem de ter que sair do ônibus algumas vezes para que ele seja verificado. Esse passeio também pode ser feito por meio de agências de viagem.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 
Cidades do Egito historicas
Um passeio recomendado é ir até o Monte Sinai.

Chegando em Dahab, a estação é bem localizada e não é difícil chegar nos hotéis. As opções de hotéis vão desde os mais baratos até os luxuosos resorts.

Uma coisa que não vai acontecer em Dahab é ficar com tédio. Tem opção de praticar kite e windsurfing, mergulho, andar de cavalo ou camelo pela praia.

Uma das atividades mais legais é mergulhar no Blue Hole, além disso, tem uns restaurantes agradáveis para tomar um suco e comer bem admirando o mar vermelho.

Você também pode fazer um trekking no monte Sinai, onde Moisés recebeu as Tábuas da Lei, segundo a Bíblia. É lindo ver o pôr do sol de cima, eu fui de quadriciclo, uma aventura bem legal.

Dá para alugar os quadriciclos em lojas pela cidade. Além disso, é possível jantar com os beduínos e assistir uma apresentação tradicional.

Mais opções => Cruzeiro com mergulho em Hurghada

 

Sharm el Sheikh

Cidades do Egito com melhores resorts
Resort de luxo em Sharm el Sheikh.

Outro paraíso escondido no Egito, conhecida como joia do mar vermelho, essa cidade egípcia tem resorts luxuosos e é uma ótima opção para quem quer relaxar na praia, sem gastar muito.

O acesso a Sharm el Sheikh é mais fácil que Dahab, o trajeto partindo de Cairo pode ser feito de ônibus, uma viagem de sete horas e de avião. O voo dura duas horas.

As principais atrações desta cidade estão debaixo d’água, sendo considerada um paraíso para mergulhadores do mundo todo. Além de também poder aproveitar as relaxantes instalações na Naama Bay e a mais luxuosa Shark’s Bay.

É possível também conhecer outra parte do Monte Sinai e fazer uma visita ao mosteiro Santa Catarina. Sharm el Sheikh é próximo de Dahab, pode ser uma boa opção fazer um passeio de um dia pela região.

Incrível => Show de luzes no Templo de Philae

 

Hurghada

dicas de Hurghada
Costa do Mar Vermelho em Hurghada.

Nesta cidade é possível aproveitar praias paradisíacas, mas a cidade é um pouco maior oferecendo mais entretenimento. Hurghada tem dois parques aquáticos, uma ótima opção para quem viajar com criança ou quer reviver sua criança interior.

Além de ser também um famoso ponto de mergulho, podem ser feitos passeios de jipe ou quadriciclo pelo deserto e ainda desfrutar de um jantar beduíno no deserto. A vida noturna aqui é tão agitada que é possível fazer um pub crawl pela cidade, algo não muito comum no Egito.

Para relaxar e comer, um passeio pela Marina de Hurghada é uma ótima pedida. Onde estão distribuídos diversos restaurantes com uma vista privilegiada do mar. Falando em mar, para aproveitar as águas azuis do mar vermelho, você pode fazer alguns passeios de barco para ilhas próximas, como as ilhas Giftun.

Além das praias e deserto, essa cidade do Egito conta com uma mesquita gigante, conhecida como Grande Mesquita de Hurghada, ela faz jus ao nome com sua construção imponente. Outra opção é a Igreja Copta de Hurghada. Depois desses passeios, é interessante conhecer a zona comercial da cidade para comprar lembrancinhas.

Mais passeios => Parque aquático no Egito

 

Roteiro pelas cidades do Egito

Apesar de ter destacado essas cidades do Egito, muitos outros lugares podem ser explorados pelo país, como os desertos e oásis. Em todas as cidades, aproveite da culinária local. Experimentando o koshary, iguaria com dois tipos de macarrão, arroz, lentilha, grão de bico e molho de tomate para finalizar.

Outra opção é o famoso falafel, um sanduíche de falafel em algumas lojas é 1 LE, o que equivale a menos de trinta centavos. O mínimo de uma semana é o que faz valer a pena a visita ao Egito. Dependendo do tempo que você tem disponível pelo país, dá para explorar todas as cidades aqui citadas e muito mais.

Caso seja uma viagem rápida e seu foco seja a cultura e história do país, as cidades que mais valem a pena são Cairo, Giza, Alexandria, Luxor e Aswan. É possível fazer todas em uma semana, se você não se importar com a correria.

Já para aqueles que querem relaxar e ter contato com a natureza do país, o cruzeiro pelo Rio Nilo traz o melhor dos dois mundos e as cidades de praia como Dahab, Sharm el Sheikh ou Hurghada indicadas para explorar o Mar Vermelho e para os mergulhadores. Ah, antes da sua viagem, leia sobre o clima e previsão do tempo no Egito.

Você está com planos de viajar para conhecer as cidades do Egito? Então, tire suas dúvidas nos comentários abaixo.

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Ana Luiza Noronha

ESCRITO POR

Ana Luiza Noronha

Ana Luiza Noronha, 26 anos, é jornalista com especialização em marketing. Nascida e criada dentro de um avião chamado Brasília. Apaixonada pelos animais, natureza, por história e, claro, por viagem. Já realizou o sonho de fazer um intercâmbio voluntário no Egito. Ainda vai conhecer cada canto do mundo, experienciando as diferentes culturas e conhecendo pessoas incríveis.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Elizabeth Cristina Reis de Oliveira

    Adorei a reportagem super completa deu vontade de conhecer o Egitom

  2. Mima

    Muita informação útil, obrigada!