11 comidas típicas do Egito: tudo sobre a culinária

por Ana Luiza Noronha

11 comidas típicas do Egito: tudo sobre a culinária

Se você gosta de refeições com muitos temperos (e apimentadas), você vai se apaixonar pelas comidas típicas do Egito, na África.

As cidades egípcias têm opções para todos os gostos. A gastronomia local possui opções vegetarianas, veganas e outras bem carnívoras.

Quando morei no Egito, minha paixão era (e continua sendo) o Koshary, prato típico e barato que você encontra em qualquer esquina do Cairo.

Além disso, consegui experimentar outras comidas típicas egípcias que já conhecia, como o falafel, shawarma, kafta, etc.

Mesmo a culinária árabe sendo uma das minhas favoritas, a experiência de provar a comida local foi completamente diferente.

O tempero e a forma que eles fazem é única e não dá para deixar de experimentar todas as comidas típicas do Egito.

Neste artigo vou falar um pouco das principais comidas, bebidas (sucos) e sobremesas, algumas comidas do Egito antigo que, muitas vezes, tem ganhado uma leitura mais contemporânea.

Planeje sua viagem => Melhores hotéis do Egito

Seguro viagem África »

 

Quais são os pratos típicos do Egito?

dicas do Egito
Gastronomia local têm opções vegetarianas, veganas e outras bem carnívoras.
  1. Ful Medames
  2. Falafel (Tamiya)
  3. Koshary
  4. Mahshi
  5. Shawarma
  6. Fattah
  7. Hamam Mahshi
  8. Molokhia
  9. Roz Bel Laban
  10. Umm Ali
  11. Bebidas egípcias: café turco, chás (preto, preto com hortelã, de hortelã, hibisco), qasab, suco de Tamarindo

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios no Egito »

 

O que comer no Egito?

1. Ful Medames

Pratos típicos do Egito
Feijões são servidos no café da manhã | Foto: Miansari66, via Wikimedia Commons.

O Ful Medames ou Foul, nada mais é do que feijão. Uma das comidas consumidas típicas do Egito desde a antiguidade, sendo que o Foul mais básico é feito com óleo e cominho.

Podendo também ser acrescentados ingredientes como alho picado, cebola, suco de limão, pimenta, além de outros legumes e especiarias.

Diferente dos brasileiros, os egípcios comem o feijão no café da manhã. Na verdade, a primeira refeição no Egito é bem reforçada, com ovos cozidos, falafel, pão árabe (ou Aish), salada de pepino, hummus, entre outros.

Você pode comer o feijão egípcio acompanhado de um café da manhã completo ou apenas com o pão árabe e legumes. Acredite, é uma delícia.

O feijão é bem temperado e acompanhado do pão árabe – ou de todas as outras coisas – é o perfeito jeito de começar o dia.

 Descubra => Tour pelas pirâmides do Egito

 

2. Falafel

Comidas egípcias
Falafel egípcio é feito com feijão de fava | Foto: Leslie Seaton, via Wikimedia Commons.

Apesar de já ser um prato reconhecido fora do Egito, o falafel egípcio é tido como o mais gostoso do mundo.

Eu ainda não provei todos do mundo, mas com certeza o do Egito foi o que mais me agradou. O diferencial dessa comida típica do Egito está no ingrediente principal.

Ao redor do mundo é feito com grão-de-bico. Na receita egípcia, a base do falafel é o feijão de fava. Isso deixa o “bolinho” menos seco e mais claro. Essa é uma das comidas egípcias mais fáceis de encontrar pela cidade.

Em quase todo restaurante você vai achar porções de falafel e o delicioso sanduíche de falafel, que nada mais é do que um falafel grande, embrulhado pelo aish (pão árabe) e acompanhado de salada e hummus (pasta de grão de bico). O melhor é que tudo isso custa, mais ou menos, 1 libra egípcia (menos de 30 centavos)!

Agende => Ingresso para o Museu do Egito

 

3. Koshary

Comidas típicas do Egito
Explosão deliciosa de carboidratos | Foto: Dina Said, via Wikimedia Commons.

Essa é de longe a minha  entre as comidas típicas do Egito! Quando fiz intercâmbio, estava evitando comer carne. O koshary se tornou a opção mais gostosa, prática e barata para mim. Para economizar mais, saiba mais sobre a moeda do Egito.

Os ingredientes são: dois tipos de macarrão (spaghetti e argolinha), arroz, lentilha, grão de bico, molho de tomate e cebola frita.

Sim, uma bomba de carboidratos. O molho de tomate é bem temperado e você pode também acrescentar um molho de vinagre e alho para deixar o prato ainda melhor.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Egitol. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Essa refeição se popularizou no Egito por ter ingredientes de fácil acesso para a maior parte da população. Apesar de ter várias etapas, o preparo é fácil. Além disso, o preço de um koshary pequeno não passa de 5 libras egípcias.

Aventura =>  Tour guiado no Cairo

 

4. Mahshi

O que comer no Egito
Enroladinhos podem ter vários recheios | Foto: Fadyatef, via Wikimedia Commons.

O mahshi (mashi ou marshi) é mais uma comida egípcia perfeita para vegetarianos. Além de ser uma das comidas típicas do Egito mais queridas pelos locais, muito presente nas casas egípcias. Basicamente é um legume recheado.

O recheio é bem simples: uma mistura de arroz com molho de tomate e os deliciosos temperos da gastronomia egípcia. Além de um pouco de canela para tornar este prato único.

É um prato simples, basta encontrar o seu legume favorito. Os mais comuns são o pepino, repolho, pimentão, berinjela e folhas de videira.

Vale experimentar as diversas opções para decidir! Se você não é vegetariano, têm receitas que acrescentam carne picada dentro do legume.

Imperdível => Mergulho no Mar Vermelho

 

5. Shawarma

Pratos típicos do Egito
Prato é popular mundo afora | Foto: cyclonebill, via Wikimedia Commons.

Esse “sanduíche” já é popular no mundo todo. Com certeza é a comida egípcia mais fácil de encontrar no Cairo. Para todos os lados que você olha, lá estão as “torres” de carne bovina e de frango.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Uma comida de rua barata e gostosa. Das torres, as carnes são “desfiadas” e enroladas perfeitamente na massa.

Geralmente, a carne é acompanhada do delicioso molho tahine, um molho de gergelim. O frango leva um molho de alho típico, o tomaya.

Apesar de ser uma opção simples, com certeza é uma boa alternativa para uma refeição rápida. Você consegue aproveitar outra comida típica do Egito, com a rapidez de uma rede de fast food internacional.

Mais opções => Observação de estrelas no Deserto de Hurghada

 

6. Fattah

comidas típicas do Egito fattah
Um dos mais queridos dos egípcios | Foto: David Berkowitz, via Creative Commons.

Esse prato é um dos pratos típicos do Egito servido no primeiro dia do Eid al-Adha, a festa do sacrifício. Os muçulmanos celebram a disposição de Abraão de sacrificar o próprio filho, conforme a vontade de Deus.

Apesar de nesse dia a refeição ser especial, os egípcios amam esse prato e comem o ano todo. O prato é basicamente pão crocante, arroz, carne e um delicioso molho de tomate com vinagre. A carne de cordeiro é usada apenas em ocasiões especiais.

Apesar de ser uma comida bem simples, é uma das mais queridas pelos locais e você não vai se decepcionar!

Sugestão => Cruzeiro com jantar no Nilo

 

7. Hamam Mahshi

Essa é, entre as comidas típicas do Egito, a mais diferente: pombo recheado. Confesso que não tive coragem de experimentar, mas todos que experimentaram gostaram.

O pombo é recheado com uma mistura de arroz com especiarias egípcias, como: canela, cominho, nozes, pimentas, cebolas, entre outros.

O pombo é recheado e colocado para assar no forno. Depois de assado, os egípcios ainda fritam o pombo para finalizar. Acredito que vale a experiência, se você tiver mais coragem do que eu tive.

Mais opções => Cruzeiro no Egito

 

8. Molokhia

comidas típicas do Egito molokhia
Prato remete ao Egito antigo | Foto: Showshow777, via Wikimedia Commons.

Essa comida típica não agrada a todos, mas é uma das receitas mais tradicionais. Remete até às comidas do Egito antigo. Há uma crença de que esse era o prato favorito dos faraós. Como acompanhamento, eles gostavam de carne de coelho.

Até hoje essa sopa é consumida acompanhada de alguma carne. Atualmente, o frango está entre os acompanhamentos preferidos.

A sopa é feita da folha de Molokhia – uma folha típica do Egito que lembra o espinafre – coentro e alho. Além do frango, também é acompanhado do tradicional coelho, cordeiro e também peixe.

Apesar de ter um gosto amargo e textura mais pegajosa, a Molokhia é uma das comidas típicas do Egito mais tradicionais e consumidas pelo país.

Incrível => Show de luzes no Templo de Philae

 

9. Roz Bel Laban

Arroz cozido no leite com açúcar, coberto por canela e lascas de pistache: uma sobremesa simples e gostosa. Essa comida típica egípcia é servida em quase todos os restaurantes, sendo bem fácil de encontrar.

Uma sobremesa apreciada por todos os egípcios. Muito parecido com o nosso arroz doce, então se você gosta de arroz doce, com certeza vai amar o Roz Bel Laban.

Mais passeios => Excursão para Alexandria Histórica

 

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

10. Umm Ali

Comidas típicas do Egito umm ali
Pudim com muito pistache na receita | Foto: Miansari66, via Wikimedia Commons.

Tradicional sobremesa egípcia originária do século 13. O seu nome significa mãe de Ali e, segundo histórias, teria sido criada pela esposa do comandante na era de Ayyubid para comemorar vitórias.

Basicamente, é um pudim de pão com pistache. O seu preparo é feito com pão, açúcar e leite e com uma cobertura de lascas de coco e pistache. Tradicionalmente é servida ainda quente, sendo um sucesso entre egípcios e estrangeiros.

Por falar em tradicional, veja as curiosidades do Egito.

Dica => Guia de viagem no Egito

 

11. Bebidas egípcias

Comidas típicas Egito chás
Chá é uma das bebidas preferidas dos egípcios | Foto: Foreade, via Wikimedia Commons.

O Egito é o país do chá! Assim, a bebida não podia ficar de fora da lista de comidas típicas do Egito.

É muito comum ver pessoas na rua e cafés da cidade fumando shisha – como eles chamam o narguilé – e tomando chá. Os chás mais comuns são o chá preto, chá de hortelã e chá de hibisco.

O chá preto pode ser servido com folhas de hortelã e fica uma delícia. Notei que o chá preto do Egito é mais forte e as folhas de hortelã dão uma suavizada no sabor.

Apesar de ser um país quente, todos os chás são servidos quentes. Só o chá de hibisco que tomei frio, como se fosse um suco. Descubra também qual a o clima do Egito.

Falando em suco, os sucos do Egito são uma delícia. Andando pelo Cairo você encontra diversas lojas de suco. Nelas, você pode consumir os mais variados sabores de sucos feitos na hora. O suco de tamarindo é bem típico e você não pode deixar de experimentar.

Além disso, os egípcios são apaixonados pelo Qasab, que nada mais é do que um caldo de cana! Sim, eles também bebem isso.

Apesar de não ter visto muito os egípcios consumindo café, nos restaurantes o café turco é o mais servido. Um café com uma textura mais concentrada que você pode adicionar, ou não, açúcar.

De Aswan => Viagem de 1 dia para Kom Ombo e Edfu

 

Explore as comidas típicas do Egito

As comidas típicas do Egito vão muito além das citadas nesse artigo. Quando visitar o país tente variar o cardápio e ir explorando cada sabor diferente. Aproveite a experiência de estar em um país com uma culinária completamente diversa da nossa.

Além disso, aproveite para conhecer os mercados egípcios, pois por lá você pode conhecer produtos diferentes que não temos no Brasil e experimentar os mais variados chás.

Conhecer um país vai muito além de conhecer os pratos turísticos. A culinária egípcia é uma parte importante da cultura do país, então não se renda às redes de restaurante já conhecidas (eu sei que é difícil).

Os restaurantes egípcios não tem as melhores aparências do lado de fora e às vezes parecem bagunçados e sujos.

Na maioria dos casos, é só a aparência e a comida acaba sendo deliciosa. Alguns restaurantes que posso indicar são: o El Tahrir, para comer koshary e o GAD, onde você pode comer vários dos pratos típicos citados aqui.

Agora que você já sabe quais pratos da gastronomia local apostar, confira também uma lista com os principais pontos turísticos do Egito. Quer mais? Então confira essas dicas de roteiros para viajar pelo Egito.

O que achou das comidas típicas do Egito? Conte nos comentários qual delas você ficou com mais vontade de provar!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Ana Luiza Noronha

ESCRITO POR

Ana Luiza Noronha

Ana Luiza Noronha, 26 anos, é jornalista com especialização em marketing. Nascida e criada dentro de um avião chamado Brasília. Apaixonada pelos animais, natureza, por história e, claro, por viagem. Já realizou o sonho de fazer um intercâmbio voluntário no Egito. Ainda vai conhecer cada canto do mundo, experienciando as diferentes culturas e conhecendo pessoas incríveis.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *