É seguro viajar para o Egito? Dicas para você se dar bem

É seguro viajar para o Egito? Dicas para você se dar bem

Um dos primeiros questionamentos de quem quer conhecer a terra das pirâmides é saber é seguro viajar para o Egito. Afinal de contas, essa é uma terra distante, com cultura e hábitos bem diferentes do que temos no Brasil.

Além disso, o Egito aparece cada vez mais no noticiário internacional por conta de instabilidade política e ocorrência de atentados terroristas. Tudo isso pode criar uma imagem pouco convidativa para o turista que pretende visitar suas atrações. O país viu diminuir muito o número de visitantes a partir da eclosão da Primavera Árabe, em 2011. Mas, afinal, existe mesmo todo esse perigo?

Bom, antes de tentarmos responder a esta pergunta, é importante tem em mente que, infelizmente, não existe nenhum lugar no mundo imune a riscos. Quem vive em grandes cidades brasileiras, por exemplo, sabe que a violência urbana pode acontecer a qualquer instante, mesmo nos lugares considerados mais seguros.

Dito isso, é possível afirmar que, apesar de ter sido palco recente de alguns episódios traumáticos, o Egito, território no norte da África, é um país que trata de sua segurança com muita seriedade, principalmente nos locais frequentados pelos turistas. Caso queira de verdade ficar por dentro da segurança do país, atente-se para o decorrer deste texto.

Planeje sua viagem => Melhores hotéis do Egito

Seguro viagem África »

 

Segurança nos aeroportos e pontos turísticos

Segurança no Egito
Aeroporto do Cairo | Foto: Dennis Jarvis, via Wikimedia Commons.

Quem visita o Egito percebe facilmente a preocupação do governo local com a segurança, especialmente nos locais mais frequentados pelos turistas. O policiamento é ostensivo. Militares exibem armamento pesado em diversos lugares.

É possível perceber essa preocupação já na chegada ao Egito, ao desembarcar no Aeroporto do Cairo. Nele o controle de entrada é minucioso e até se pede para abrir a bagagem de mão para revista.

Na minha experiência deu para ver que estavam dispensando atenção especial para os brasileiros que desembarcavam naquele dia, embora não houvesse um motivo claro para isso.

Viajar para o Egito sozinho
Aeroporto do Cairo | Foto: Alensha, via Wikimedia Commons.

Também quando embarquei para pegar voos em Cairo e em Luxor a segurança era reforçada. Todas as pessoas passam por três detectores de metais em pontos distintos dos prédios até conseguir chegar ao avião. Em Luxor sequer dava para entrar no aeroporto sem mostrar o bilhete de embarque.

E no tocante ao lazer também posso dizer que é seguro viajar para o Egito. Em todas as atrações turísticas havia detectores de metais nas entradas. O mesmo acontecia em todos os hotéis e em locais de grande aglomeração, como estações de trem, metro e museus. Muitas ruas eram interditadas próximas a templos religiosos.

Violência no Egito
Aeroporto do Cairo | Foto: Roland Unger, via Wikimedia Commons.

Circulando em vans usadas pelas empresas de turismo pude ver também tanques em alguns lugares e soldados do exército de prontidão. Muitos veículos são parados e a documentação é verificada com rigor.

Essas medidas são tomadas visando prevenir ações terroristas e também para deixar evidente à população em geral (e aos turistas, em especial) que há forte repressão a qualquer tentativa de ataques.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios no Egito »

 

Violência e pequenos delitos no Egito

quanto custa um guia no egito
Chance de assalto nas ruas do Egito é bem remota.

Nestas condições, dá para falar que a chance de você ser assaltado nas ruas do Egito é muito pequena. Em 10 dias de viagem pelos mais variados cantos do país não vi nenhum caso de violência urbana.

Eu, sinceramente, me sinto mais vulnerável numa grande cidade brasileira. O rigor de países muçulmanos na punição de crimes talvez explique essa segurança nas ruas, pois se alguém é pego roubando o castigo é severo.

Isso não significa que o turista possa se descuidar de seus pertences, ainda mais em ruas lotadas e locais de grande aglomeração. Se o risco de uma abordagem violenta é baixo, a chance de um furto não pode ser descartada.

Dicas do Egito
Foto: Adrianne Wadewitz, via Wikimedia Commons.

Por isso, nada de ficar exibindo dinheiro nas ruas, nem de guardar pertences no bolso de trás. Para isso, a boa e velha “doleira” é bem útil.

Além disso, os turistas são alvos preferenciais de alguns golpes, como a venda de produtos falsificados, como papiros e alabastros.

Outro golpe comum é o da pessoa que combina um preço com o turista e, depois, se faz de desentendido e cobra um valor diferente.

Mercado no Egito
Foto: V Manninen, via Wikimedia Commons.

Há relatos de gente que combinou um preço pra subir no camelo e teve que pagar dez vezes mais pra descer (afinal, o preço combinado seria supostamente apenas pra subir e não pra descer!).

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Egitol. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Estes são alguns exemplos de situações a que o turista está sujeito durante sua viagem pelo Egito. Por mais desagradáveis que sejam, elas refletem risco de prejuízos financeiros e aborrecimentos, mas não exatamente uma ameaça à segurança e integridade do visitante.

 Descubra => Tour pelas pirâmides do Egito

 

Dicas para uma viagem mais segura

praias egito - cairo - maktub travel
Viaje com segurança para o Egito.

 

Contrate uma agência de viagens

Tudo fica muito mais fácil quando você tem um guia no Egito, desde a aquisição de tickets até o transporte aos locais desejados.

Além disso, o guia pode te ajudar a evitar determinados perigos e até intervir quando for necessário conversar com algum habitante local, principalmente para argumentar em árabe!

Claro que esse não é um item obrigatório pra quem vai ao Egito, mas desde já garanto que ajuda demais a evitar algumas situações de aperto na viagem.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VERAO, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Agende => Ingresso para o Museu do Egito

 

Discrição nas roupas ajuda bastante

Como se vestir no Egito
Foto: juliegomoll, via Wikimedia Commons.

Nossa cultura é muito diferente da cultura árabe, então é natural haver um certo choque ao se andar pelas ruas do Egito e se perguntar se é seguro viajar para o Egito.

Esse choque pode ser amenizado se o visitante se vestir de uma maneira mais discreta e com a menor exposição possível do corpo. Recomendação válida especialmente para as mulheres.

Ninguém precisa usar burca o se cobrir totalmente dos pés à cabeça pra andar no Egito. Mas, para dar exemplo, compartilho a minha experiência de quando cheguei ao Cairo.

Era meu primeiro dia na cidade e estava saindo do hotel até o supermercado pra fazer umas compras básicas. Só reparei que eu era a única pessoa usando bermudas na rua durante todo o trajeto, tanto na ida quanto na volta.

Pode vestir bermuda no Egito
Foto: Al Jazeera English, via Wikimedia Commons.

Por mais que eu achasse que não estava nada chamativo, a minha sensação não foi das melhores e, nos demais dias, dei preferência a calças nos passeios externos. Conheça os melhores passeios no Egito.

Para mulheres, a questão do assédio pode incomodar bastante, mesmo as que estão acompanhadas.

Assim, é recomendável ter atenção redobrada nas vestimentas, evitar ombros à mostra e qualquer tipo de roupa mais curta. Lenço na cabeça não faz muita diferença de fato, então seu uso é totalmente opcional, exceto para entrada nos mosteiros.

Aventura => Safári de quadriciclo no Egito

 

Use a tecnologia a seu favor

Celular no Egito
Foto: Ahmed Photographer, via Wikimedia Commons.

Ter internet disponível no celular é algo útil em inúmeras ocasiões, além de transmitir uma inegável sensação de segurança e acabar com a dúvida se é seguro viajar para o Egito.

Por isso, vale a pena contratar seu acesso através de um chip internacional (que você recebe em casa antes de viajar) ou comprar um chip local já no aeroporto. O importante é saber e ter como usar o celular no exterior.

Utilize aplicativos de transporte como Uber ou o Careen (concorrente local) e configure o pagamento com o cartão de crédito. Assim você evita ter que explicar para onde deseja ir ao pegar um táxi e até ter de negociar o valor da corrida.

Táxi no Egito
Táxis pretos no Cairo | Foto: Oleg Storozhenko, via Wikimedia Commons.

Aplicativos de navegação (como Waze e Google Maps) ajudam você a se orientar nas cidades. Além disso, são úteis para ver se um motorista está dando voltas em alguma corrida.

É recomendável também baixar mapas das cidades visitadas para serem consultados ainda que sem conexão à internet (offline).

Alugar carro no Egito é pedir pra sofrer desnecessariamente. É o pior trânsito que já vi no mundo, as ruas (quase) não têm semáforos e os motoristas usam mais a buzina que o acelerador. Se essa ideia passar pela sua cabeça, elimine-a imediatamente.

Imperdível => Passeio no Mar Vermelho

 

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Atenção redobrada nas abordagens de estranhos

Foto: Omar Attallah, via Wikimedia Commons.

Quem viaja ao exterior quase sempre gosta de interagir com a população local, o que é o nosso caso também. Mas, infelizmente, é triste constatar que a maior parte das pessoas que conversa com os turistas no Egito o fazem apenas para tentar vender algo (um produto, um passeio, uma foto, etc).

Não é apenas uma mera oferta, que se recusa com um simples “não”. O pessoal é insistente e, muitas vezes, desagradável.

Então, não se sinta envergonhado em simplesmente não responder às diversas abordagens que você certamente receberá pelas ruas egípcias.

Não vale a pena sequer fazer o uso do “no, thanks”. Essa mínima demonstração de educação é um gancho suficiente para garantir um vendedor insistente falando demais na sua cabeça.

Ah, e jamais responda ao surrado “where are you from” no meio da rua, por mais que os egípcios demonstrem gostar bastante dos brasileiros.

Responder “Brasil” a essa pergunta é pedir pra ouvir uma enorme lista e nomes de jogadores de futebol seguida da oferta de um papiro, de um colar ou de um lencinho.

Conheça => Tour guiado no Cairo

 

Afinal, é seguro viajar para o Egito?

O Egito é um país encantador, com uma história milenar e uma cultura riquíssima. Ele passou sim por instabilidades políticas, inclusive com recentes eventos isolados de terrorismo.

Tudo isso é lamentável e pode gerar algum receio em quem pensa em visitar o país. Mas não deixe que o medo o impeça de conhecer o país.

Deve ser destacado que as medidas adotadas pelo governo para o combate a estas ameaças são visíveis. É nítida também a atenção especial dispensada aos pontos turísticos, visando afastar uma fuga de visitantes ocorrida nos últimos anos.

Então, se as ameaças de grandes atentados é fortemente combatida e o risco de violência urbana é muito pequeno, é possível concluir que não há motivos para se evitar uma viagem para conhecer os principais pontos turísticos do Egito.

Nenhum lugar no mundo é 100% seguro atualmente. Analisando friamente, nos últimos anos, houve muito mais atentados na Europa que no Egito. Se uma pessoa usar esse parâmetro para decidir uma viagem poderá, então, riscar Inglaterra e França de sua lista de destinos, por exemplo.

Claro que não dá pra afirmar com absoluta certeza que o visitante não passará por qualquer situação de risco em terras egípcias. No entanto, o que posso garantir é que a experiência de se conhecer locais como as pirâmides, os templos, o Rio Nilo, dentre outros, é enriquecedora e deslumbrante.

E, para finalizar, veja esse vídeo incrível feito pelo site oficial de turismo do Egito, sobre toda  espiritualidade presente no país!

E você acha que é seguro viajar para o Egito? Já viajou ao Egito, como foi a sua experiência? Participe nos comentários!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Breno Romanini

ESCRITO POR

Breno Romanini

Breno Romanini é um mineiro de BH que não perde uma boa oportunidade para viajar. Acredita que é melhor ficar pouco tempo em um destino que não ficar tempo nenhum. Gosta de cerveja, mas não entende de malte e lúpulo, e acha que a bebida é um ótimo pretexto pra juntar os amigos e se divertir.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *