Como estudar no Quebec: francês e graduação no Canadá

por Letícia Laborê
5/5 - (1 vote)

Como estudar no Quebec: francês e graduação no Canadá

Quer estudar no Quebec? A província do Canadá tem se tornado um destino cada vez mais procurado pelos brasileiros que buscam implementar seus currículos com experiência de vida no exterior ou imigrar para um país com um alto padrão de qualidade de vida.

Por isso, é muito importante saber algumas coisas sobre como estudar em Montreal ou outras cidades e ainda os tipos de cursos disponíveis, como graduação e mestrado na Universidade do Quebec.

O Quebec até hoje preserva os traços da colonização francesa, cerca de 81,5% da população tem o francês como língua materna. Falar francês te abre um leque de oportunidades se sua intenção é se instalar no Quebec ou voltar para casa mais qualificado. Por isso, intercâmbios para aprender a língua também são muito procurados.

Planeje sua viagem => Internet no Canadá

Seguro viagem para o Canadá »

8 vantagens de estudar no Quebec

*Vídeo oficial do site de turismo do Canadá

  1. É uma comunidade bilingue
  2. Custo-benefício
  3. Experiência imersiva
  4. É uma província culturalmente rica
  5. Qualidade de vida
  6. Qualidade do ensino
  7. Existem os CÉGEPs
  8. Facilita o processo de obtenção de visto e imigração

CLIQUE AQUI para fazer remessa online de dinheiro para o Canadá »

 

1. É uma comunidade bilíngue

Estudar no Quebec
No Quebec, você consegue praticar francês e inglês.

Apesar de ter o francês como língua oficial, grande parte da população desta região do Canadá também fala inglês, o que permite que você pratique os dois idiomas em uma experiência imersiva impressionante. As universidades também oferecem matérias nos dois idiomas

 

2. Custo-benefício

Estudar em Montreal
Montreal é mais barata que Paris, por exemplo.

Uma das vantagens de escolher estudar Francês no Quebec é o preço. A cotação do euro tem estado em alta e isso encarece o custo de intercâmbios para a França, além do fato de que o custo de vida é mais baixo do que na Europa, e as passagens aéreas, saindo do Brasil, costumam ser mais caras também.

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Compare preços e compre online na Confidence Câmbio »

 

3. Experiência imersiva

Aprender inglês no Canadá
Jardim em Montreal.

Pelo fato de a língua materna da província ser o francês, você vai ter contato com a língua o tempo todo e não só dentro da escola, o que é ótimo para seu aprendizado, uma vez que você é diariamente exposto a situações nas quais tem que falar a língua de verdade.

Algumas escolas também adotam uma política de língua na qual os alunos recebem advertências e/ou punições caso falem alguma outra além do francês nas instalações da instituição.

 

4. É uma província culturalmente rica

Francês imigração Quebec
Saint Lawrence River | Foto: Datch78, via Wikimedia Commons.

Às margens do rio St. Lawrence, a província é reconhecida pelos seus patrimônios históricos conservados e a manutenção da herança da colonização francesa, ao mesmo tempo em que abraça a modernidade da América do Norte.

A vida cultural nas cidades atraem quem gosta de museus e sítios históricos, mas também possuem grandes parques industriais e galerias de arte moderna. Estudar no Quebec definitivamente vai te acrescentar diversas outras experiências para além do estudo da língua.

 

5. Qualidade de vida

Tudo sobre estudar no Quebec
Canadá oferece qualidade de vida para intercambistas.

A vivência em um país diferente já é uma experiência e tanto para alunos intercambistas. No entanto, estudar no Québec também é atraente pelas condições de vida.

É uma província bastante receptiva a estrangeiros, a população é muito hospitaleira e o próprio governo possui políticas para incentivar quem quer estudar e trabalhar no Quebec.

O Quebec também é uma província muito segura e isso deixa o intercâmbio ainda mais fácil, sair do país e entrar em contato com outras culturas não é uma tarefa fácil, então, saber que você está seguro e tem seus direitos garantidos, definitivamente é um diferencial.

 

6. Qualidade do ensino

Educação no Quebec
Montreal conta com excelentes universidades.

As universidades do Quebec são consideradas as mais acessíveis do Canadá, com custos abaixo dos CAD$20 mil, enquanto em outras províncias os custos giram em torno de CAD$25 mil, segundo a revista McLean.

O ensino também é de alta qualidade, atraindo cerca de 30 mil estudantes estrangeiros por ano. A metodologia aplicada é de herança anglo-saxônica e traz diferenciais em relação às universidades brasileiras.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Canadá. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

 

7. Existem os CÉGEPs

Mestrado no Quebec
CEGEP | Foto: abdallahh, via Wikimedia Commons.

Os CEGEPS são instituições públicas de ensino superior que oferecem o primeiro grau do ensino superior, que no Brasil seriam o equivalente a cursos técnicos/tecnólogos.

Os cursos superiores de tecnologia te preparam para o mercado de trabalho e os cursos pré-universitários te preparam para o ambiente acadêmico.

Todos os cursos têm diplomas emitidos pelo governo e os CEGEPs têm excelentes programas de bolsas de estudos. Você pode consultar todas as informações na versão em português do site dos CEGEPs.

 

8. Facilita o processo de obtenção de visto e imigração

Imigração do Quebec
Estudar no Quebec irá te ajudar no processo de se mudar definitivamente para o Canadá.

A província do Quebec tem excelentes políticas para jovens que desejam estudar e trabalhar, a província é bastante promissora e tem grandes oportunidades de emprego.

Se você for para estudar em uma instituição de ensino superior, você tem direito a uma permissão para trabalhar durante o seu curso e, ao fim do seu período de estudos, você pode aplicar para obter o status de residente permanente no Quebec. Confira todos os tipos de visto pra entrar no Canadá.

 

Intercâmbio de francês

Quebec x Montreal

Quebec en tete
Quebec é a capital da província e tem cerca de 510 mil habitantes.

Caso você tenha optado por estudar francês no Canadá, Quebec e Montreal são excelentes opções. Quebec é a cidade onde o idioma francês é mais falado e é o berço da colonização. É a capital da província e tem cerca de 510 mil habitantes. Uma cidade tradicional e charmosa, sítio histórico considerado Patrimônio Mundial pela Unesco.

Montreal possui a segunda maior população francófona do mundo e tem uma concentração enorme de boas universidades de renome internacional, sendo a quarta colocada no ranking de melhor cidade para estudantes de 2018.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

Mas se a sua ideia é sair dos grandes centros, descubra quais são as cidades mais baratas do Quebec para morar.

 

O “quebecois”

Como é estudar no Quebec

Os cidadãos que vivem no Quebec são conhecidos por terem um sotaque forte e diferenciado. Muitas vezes os intercambistas se preocupam que isso interfira no aprendizado e que seu francês não vai ser completamente compreensível em outras comunidades francófonas.

No entanto, apesar das diferenças regionais, o francês do Quebec é tão bom quanto o de qualquer outro lugar, e apesar do quebecois ser falado, as escolas focam na gramática e pronuncia do francês da forma mais limpa o possível. Descubra mais no post sobre se vale a pena.

 

Encontre um bom curso de francês

Curso de inglês em Quebec Canadá
No geral, as escolas tem a estrutura de cursos semelhantes | Foto: École Québec Monde.

Estar em um bom curso de francês faz grande diferença no seu aprendizado. Uma escola com boa metodologia e que forneça uma experiência imersiva é essencial para que você aproveite ao máximo o seu período de intercâmbio. No geral, as escolas tem a estrutura de cursos semelhantes, com variações no material didático.

Normalmente, são fornecidas 3 opções de curso, com períodos de aula de 3 a 6 horas diárias. As aulas na parte da manhã normalmente ocorrem das 9h às 12h e tem aulas de gramática e conversação.

Os cursos na parte da tarde são opcionais e você pode selecionar uma ou duas áreas de interesse mais específicas (conversação, debates, literatura, etc). Aqui estão algumas opções que valem a pena:

 

École Québec Monde

Localizada em Quebec, a École Québec Monde permite que você faca suas aulas individualmente, em grupo ou os dois, e tem foco principal na experiência imersiva, estimulando os alunos a terem contato com a língua 24h por dia.

 

Edu-Inter

Também localizada em Quebec, a Edu-Inter oferece cursos de inverno, verão ou ano acadêmico completo. Ela oferece cursos com outras temáticas, como artes, esportes e culinária, como forma de tornar o aprendizado do francês mais pratico e interessante.

 

ILSC Montréal

Onde estudar em Quebec
A ILSC oferece cursos de inglês e francês.

Em Montreal, a ILSC oferece cursos de inglês e francês, com opções de preparatórios para exames de proficiência. A opção de fazer cursos com carga horária integral é um atrativo para aqueles que querem aprender mais em um menor período.

Essa foi a minha opção de curso em Montreal e fiquei bem satisfeita com os resultados. A maioria dos meus professores é da França, o material didático é excelente e a escola oferece várias opções de atividades guiadas para que você conheça a cidade e a cultura local.

 

Se hospede com quebecois

A estrutura hoteleira do Quebec é convidativa pela qualidade do serviço e pela conveniência de ter funcionários bilíngues. Porém, nem sempre essa é a melhor opção se sua intenção é aprender o francês. Ter a facilidade de falar inglês ou o contato com viajantes que também não falam francês podem interferir no seu aprendizado.

Se jogue de cabeça na experiência imersiva e vá morar no Quebec com uma host-family. A maioria das escolas faz esse contato pelo aluno, caso ele opte por contratar o serviço, e alocam o estudante em famílias que tem o francês como língua materna.

Eles são preparados para receber estudantes, introduzindo a língua no cotidiano de forma muito natural. O acolhimento e a imersão enriquecem ainda mais a experiência.

 

Frequente lugares francofonos

Como aprender francês no Quebec

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom FERIAS, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Durante o intercâmbio, é muito comum que os estudantes se agrupem com estudantes do mesmo país de origem. Isso pode parecer reconfortante no inicio, mas pode impactar no seu processo de aprendizagem.

   

Procure falar com seus colegas sempre em francês e fazer programações que permitam que você pratique a língua. Assista a filmes em francês, visite museus, centros culturais, conheça cidades menores dentro da província, qualquer coisa que te coloque mais próximo da língua.

 

Afrancese suas redes sociais e seu smartphone

Dicas para estudar no Quebec
Usar o celular em francês é uma excelente forma de otimizar o estudo.

Não é nenhum mistério que cada vez mais os smartphones e redes sociais ocupam uma enorme parte da nossa vida, então ter essas ferramentas em francês também é uma excelente forma de otimizar o seu intercâmbio.

Ao afrancesar funções e atividades que você está acostumado a realizar diariamente, você vai ter contato com a língua de forma mais espontânea e natural, fortalecendo sua leitura e escrita.

 

Cursos de francês ofertados pela província

Cursos de francês no Quebec

Devido à relevância da língua francesa para o Quebec, o próprio governo oferece cursos gratuitos em diferentes formatos para atender a demanda de novos imigrantes e estudantes estrangeiros, e prepará-los para a vida na província. Conheça as opções:

 

Full time (para quem chegou no Canadá nos últimos 5 anos)

  • Dura cerca de 11 semanas, 25h ou 30h por semana.
  • Níveis básico e intermediário.
  • Podem oferecer subsídios para participação, transporte e cuidados infantis (é necessário checar a aplicabilidade).

 

Part time (para todos os imigrantes)

  • Dura cerca de 11 semanas; 12h, 9h, 6h ou 4h por semana.
  • Níveis básico e intermediário.
  • Pode oferecer subsidio para cuidados infantis (é necessário checar a aplicabilidade).
  • Disponível para refugiados.

 

Especialização por ocupação

Como ir ao Quebec e estudar
Próprio governo oferece cursos gratuitos.
  • Campos oferecidos: saúde e cuidados de enfermagem, engenharia e ciências aplicadas, administração, direito e negócios.
  • Dura cerca de 11 semanas – 4h e 6h por semana.
  • Níveis intermediário e avançado.

 

Treino de francês online (para praticar em casa)

  • Disponível para imigrantes, estudantes estrangeiros e trabalhadores temporários.
  • Pode ser realizado com tutorias ou de forma autodidata.
  • Módulos especiais dependendo do campo de atuação no mercado de trabalho.
  • Níveis intermediário e avançado.

Você pode consultar mais informações sobre essas opções no site do Departamento de Imigração do Quebec.

 

Como estudar no Quebec com qualidade

O Quebec é um lugar incrível, repleto de possibilidades, como estudar francês por um custo relativamente baixo em um lugar riquíssimo em cultura e recursos naturais.

Se a sua intenção é se mudar para o Quebec, estudar na província pode adiantar muito seu processo e o francês é essencial para que você possa se inserir no mercado de trabalho.

Mas, mesmo que você não objetive um futuro no Canadá, o mercado de trabalho, tanto no Brasil quanto em outros países, tem estado cada vez mais competitivo. Experiência de vida no exterior e fluência em outras línguas são excelentes maneiras de complementar seu currículo.

Para facilitar o seu planejamento da viagem, veja ainda o artigo sobre como sair do aeroporto de Montreal até o centro de forma rápida e barata.

Pretende estudar no Quebec? Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Letícia Laborê

ESCRITO POR

Letícia Laborê

Letícia, 20 anos. Estudante de Relações Internacionais. Mineira com o coração quebecois. Apaixonada pela culinária e estilo de vida de La Belle Province.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. CARLOS ALBERTO MOREIRA PINTO

    Como sempre , artigo objetivo , claro e completo. Pra bens!!!