9 dicas da Jamaica: melhor época, segurança, paisagens e mais

9 dicas da Jamaica: melhor época, segurança, paisagens e mais

Para você que está com viagem marcada para a terra do reggae ou planeja conhecê-la logo, trouxemos 9 dicas da Jamaica que facilitarão MUITO sua viagem pelo país.

Dona de paisagens lindíssimas, essa ilha caribenha ainda é um destino pouco explorado pelos brasileiros e, portanto, podem surgir muitas dúvidas em uma primeira viagem pela Jamaica.

Muitas pessoas consideram a Jamaica um país perigoso e sugerem evitar um mochilão pela região. No entanto, com a dose certa de cuidado, há muito o que fazer na Jamaica, inclusive é bem comum o destino ser parada de cruzeiros maravilhosos.

Isso, desde sua capital Kingston até os tradicionais destinos de praia Montego Bay, Negril e Ocho Rios. Me acompanhe a partir de agora e descubra dicas ótimas para seu roteiro pelas paisagens imperdíveis da Jamaica.

Planeje sua viagem => Resorts na Jamaica

Seguro viagem Caribe »

 

Dicas da Jamaica para você se dar bem

Jamaica é perigoso?
Jamaica é um país pequeno, sendo possível conhecer várias cidades no roteiro.

Uma viagem internacional sempre requer uma dose extra de planejamento e atenção. Em um roteiro pela Jamaica, não é diferente.

Por ser um país pequeno, é possível percorrer as principais cidades em uma viagem relativamente curta ou fazer roteiros que englobem outros países caribenhos além da Jamaica, como por exemplo, Cuba.

Para ajudar no seu planejamento, separamos algumas dicas da Jamaica que otimizarão sua viagem ao máximo:

  1. Melhor época para ir
  2. Moeda
  3. Visto, passaporte e vacina
  4. Saúde e seguro saúde
  5. Comidas típicas
  6. Segurança
  7. Tomada
  8. Aluguel de carro
  9. Cruzeiro

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Jamaica »

 

Dicas de viagem para Jamaica

1. Melhor época para ir

O que comprar na Jamaica
Melhor época é a estação seca, entre dezembro e abril.

A melhor época para ir e conhecer a Jamaica é na estação seca, a qual ocorre no país de dezembro a abril. Nesse período, a incidência de chuvas é menor, o que permite que você aproveite melhor as atividades ao ar livre na ilha.

Embora seja inverno, as temperaturas são amenas e a água é agradável. Porém, prepare-se: por ser alta temporada, a ilha costuma ter um maior fluxo de turistas e os preços aumentam.

No restante do ano é perfeitamente possível visitar o país. Porém, há uma alta probabilidade de chuva na região, o que pode prejudicar grande parte de seus passeios na Jamaica (em breve).

Nos meses de junho a novembro, porém, não é aconselhável visitar a Jamaica, devido a uma maior possibilidade de ocorrência de ciclones e furacões na ilha (apesar de pouco frequentes). Para saber mais leia sobre o clima da Jamaica (em breve) mês a mês.

Recomendo => Great River a bordo de um caiaque

 

2. Moeda

Dicas da Jamaica
Moeda da Jamaica é o dólar jamaicano, mas leve dólar americano | Foto: QVM.

A moeda da Jamaica (em breve) oficial é o dólar jamaicano, o qual é dificilmente encontrado para venda aqui no Brasil. Porém, na ilha, o dólar americano é muito bem-aceito e pode ser a única moeda necessária para você levar ao país.

Para rentabilizar ao máximo sua viagem, uma das dicas da Jamaica é comprar os dólares dos Estados Unidos ainda aqui no Brasil, aproveitando as melhores cotações nos meses que antecedem sua viagem.

Chegando à Jamaica com dólares americanos, é possível pagar todas as suas despesas e realizar um melhor câmbio para os dólares jamaicanos, caso seja necessário. Evite levar reais para a ilha, pois a troca não será nada vantajosa.

Sempre é mais seguro levar mais que um meio de pagamento em viagens internacionais. Por isso, uma boa pedida é levar para a Jamaica um cartão de crédito internacional ou um cartão de viagem pré-pago para emergências.

Conheça => Visita a fábrica da famosa marca da bebida Appleton Estate

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Jamaica. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

3. Visto, Passaporte e Vacina

Dicas sobre o que fazer na Jamaica
Visto não é necessário, apenas passaporte e CIVP | Foto: QVM.

Para entrar na Jamaica é preciso ter em mãos um passaporte válido por no mínimo 6 meses, com ao menos uma página em branco. Não é necessário visto de turismo para permanecer no país por até 90 dias.

Outra exigência para entrar na Jamaica é ter sido imunizado pela vacina da febre amarela pelo menos 10 dias antes da sua viagem. Todas as informações para conseguir esse documento, estão no link.

O documento aceito para provar a vacinação às autoridades internacionais é o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP).

Você precisará do seu CPF e do comprovante de vacinação corretamente preenchido, o qual será entregue no posto de saúde após sua vacinação.

Atenção: a emissão do CIVP pode demorar até 10 dias úteis, logo é muito importante se planejar com antecedência.

Uma outra dica da Jamaica para facilitar sua entrada no país é levar consigo impresso, ou em seu smartphone, as passagens de ida e volta e o comprovante de reserva de hospedagem. Desse modo, a passagem pelas autoridades jamaicanas com certeza será bem mais tranquila.

Aventura => Snorkel ou mergulho na ilha Booby Cay

 

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VERAO, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

4. Saúde e Seguro viagem

Turismo na Jamaica
Seguro nos resguarda, já que atendimento médico no exterior pode ser caro.

Em uma viagem, estamos sujeitos a diversas situações que podem afetar nossa saúde. Quando o destino é internacional, precisamos tomar cuidados adicionais, já que atendimentos médicos no exterior costumam ser bastante caros e o acesso, muitas vezes, é limitado.

No caso da Jamaica, é muito recomendado fazer um seguro viagem antes de embarcar. O sistema de saúde pública é precário, e com o seguro você terá um respaldo, caso seja necessário procurar um atendimento médico na ilha.

Os seguros também são importantes se houver necessidade de voltar para o Brasil por questões de saúde. Outra recomendação bastante importante é levar seus medicamentos de uso contínuo na viagem.

Isso porque, estes podem não ser encontrados na Jamaica. Para evitar qualquer problema, sempre leve consigo também a receita médica em inglês. Essa é uma das importantes dicas da Jamaica.

Imperdível => Pôr do sol no Rick’s Cafe

 

5. Comida

Comidas da Jamaica
Prato da culinária da Jamaica com ackee | Foto: QVM.

Ao visitar a Jamaica, prepare-se para uma experiência gastronômica muito rica em sabores exóticos. A culinária jamaicana é bastante marcada pelo uso de frutas típicas do país, como o ackee e a fruta-pão.

Diversos métodos ancestrais são usadas no preparo dos pratos, como o famoso jerk, uma técnica de defumação de carnes. Além disso, a comida jamaicana é bastante democrática, adequando-se aos diversos perfis de viajantes.

Os vegetarianos encontrarão ótimas opções na culinária rastafári, a qual privilegia o consumo de frutas e vegetais e busca técnicas simples de preparo, sem excesso de aditivos.

Além disso, é possível encontrar ótimas opções de pratos desde as feirinhas nas ruas até nos restaurantes mais sofisticados. Conheça mais das comidas típicas da Jamaica (em breve) que você não pode deixar de provar.

Divertido => Passeio de jangada de bambu artesanal pelo Great River

 

6. Segurança

O que fazer em Negril
Montego Bay e cidades maiores exigem cautela | Foto: Grahampurse, via Wikimedia Commons.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, uma viagem para a Jamaica deve ser realizada com alto grau de cautela.

Isso é necessário, pois a Jamaica, assim como o Brasil, possui problemas de criminalidade e segurança, sobretudo nas maiores cidades da Jamaica (em breve), como Kingston e Montego Bay.

Por esse motivo, é importante sempre estar atento a seus pertences e a movimentações estranhas em lugares públicos. Essa é uma das dicas da Jamaica que também serve para toda viagem que fazemos.

Procure evitar andar fora das áreas turísticas, sobretudo durante a noite e desacompanhado. Com esses pequenos cuidados, é possível realizar uma viagem tranquila à Jamaica.

Embora bastante difundido na ilha, o consumo de maconha e outros entorpecentes também é crime na Jamaica. Logo, é bastante importante estar atento, uma vez que a oferta de maconha é grande nas cidades e praias. Por falar nisso, veja mais curiosidades da Jamaica (em breve).

Além disso, ao viajar ao país entre junho e novembro, é essencial acompanhar as previsões meteorológicas, uma vez que nesse período há chances de ciclones e furacões na Jamaica.

Diferente => Tour pelas plantações na região de Sun Valley

 

7. Tomada na Jamaica

Quando ir para a Jamaica?
Jamaica utiliza tomadas tipo A ou B | Foto: QVM.

Uma das dicas da Jamaica essenciais em sua viagem é sobre o tipo de tomada utilizado na ilha. Para que você possa carregar seu celular, câmera e equipamentos eletrônicos na Jamaica, é necessário um adaptador.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Isso porque no país utiliza-se tomadas tipo A ou B. A tomada tipo A possui dois furos chatos paralelos, enquanto a tipo B possui dois furos chatos paralelos com um terceiro orifício redondo abaixo. Na ilha, as tomadas são de 110V.

Contudo, devido à grande presença de turistas americanos, muitos hotéis disponibilizam o tipo de tomada presente nos Estados Unidos.

Recomendo => Visita à casa de Bob Marley e cachoeira Dunn’s River Falls

 

8. Aluguel de Carro

Aluguel de carro no exterior
Na Jamaica, se utiliza a mão inglesa de direção.

Caso você pretenda fazer o aluguel de um carro na Jamaica (em breve) para percorrer a ilha durante sua viagem pela Jamaica, é importante atentar-se para o fato de que no país utiliza-se a mão inglesa – dirige-se pelo lado esquerdo da via.

Nos primeiros 90 dias no país, as autoridades da Jamaica aceitam a Carteira Nacional de Habilitação Brasileira (CNH) para conduzir veículos.

As rodovias cobrem toda a ilha, porém é preciso tomar cuidado uma vez que algumas podem encontrar-se mal pavimentadas, principalmente em regiões menos turísticas. O uso de cinto de segurança é obrigatório na Jamaica.

Montego Bay => Tour à praia Doctor’s Cave Beach

 

9. Cruzeiro

Cruzeiro no Caribe
Muitos cruzeiros desembarcam na ilha.

Uma das maneiras mais confortáveis para conhecer as cidades e praias da Jamaica é nos cruzeiros que desembarcam na ilha e que também podem percorrer outros países do mar do Caribe.

Os principais portos de desembarque dos navios na Jamaica são as cidades Montego Bay, Ocho Rios e Falmouth, na costa norte da ilha. Nessas cidades, com certeza, não falta o que fazer, incluindo praias e cachoeiras.

Geralmente com duração de 7 dias, esses cruzeiros costumam partir do Panamá, Colômbia ou Estados Unidos. Das opções mais simples às mais luxuosas, os cruzeiros são uma boa opção para quem quiser combinar diversos destinos para explorar algumas das praias mais bonitas do Caribe, além da experiência de estar em um grande navio.

Incrível => Tour às Blue Mountains

 

Planejar é essencial para viajar para Jamaica

Realizar uma viagem dos sonhos pela Jamaica não depende apenas da escolha dos melhores pontos turísticos e hotéis da Jamaica (em breve).

O planejamento antecipado em relação a documentos necessários, finanças e detalhes diários é essencial para evitar contratempos e viajar com mais segurança e comodidade pela ilha.

Com essas dicas da Jamaica, tenho certeza que sua passagem pelo país será muito mais proveitosa.

Não deixe de conferir os outros artigos sobre esse paradisíaco destino caribenho e qualquer dúvida, é só perguntar nos comentários.

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 37 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Polly Batista

    O site está lindo!