11 curiosidades da Jamaica: história, economia, hábitos e costumes

11 curiosidades da Jamaica: história, economia, hábitos e costumes

Para vivenciar ao máximo a experiência de conhecer o país do reggae, é essencial saber um pouco sobre as curiosidades da Jamaica antes de embarcar. Conheça agora os principais fatos interessantes sobre a Jamaica que envolvem história, leis, economia, hábitos, costumes, famosos locais e apaixone-se de vez por esse destino paradisíaco!

Essa ilha tropical de localização privilegiada, em meio ao mar do Caribe, possui uma história riquíssima, que também deve ser explorada pelos viajantes.

Terra natal de muitos famosos como Bob Marley e Usain Bolt, a Jamaica é um país marcado por tradições, com hábitos e costumes únicos.

Planeje sua viagem => Resorts na Jamaica

Seguro viagem Caribe »

 

Curiosidades da Jamaica

Curiosidades da Jamaica
Conheça 11 curiosidades da Jamaica.
  1. Terra de bosques e água
  2. Colonização espanhola e britânica
  3. A Jamaica é uma monarquia
  4. Economia da Jamaica
  5. O rum é a bebida oficial
  6. Reggae e outros estilos musicais jamaicanos
  7. Movimento rastafári
  8. A maconha não é legalizada
  9. Cenário para 007
  10. A famosa Lagoa Azul
  11. Terra de Usain Bolt e outros esportistas

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Jamaica »

 

Tudo sobre a cultura e costumes da Jamaica

1. Terra de bosques e água

Bandeira da Jamaica
Era chamada de Arawak – “terra de bosques e água” | Foto: Facebook Visit Jamaica.

Quando Cristóvão Colombo chegou à Jamaica, o país já era habitado desde o século VII d.C. pelo povo indígena Arawak. Em seu idioma nativo, essa população chamava a terra onde habitava de Xaymaca ou Yamaca.

Com a adaptação dos termos originais para o espanhol, a ilha caribenha passou a ser chamada de Jamaica. O significado do nome relaciona-se muito bem às belezas naturais do país e quer dizer “terra de bosques e água”. Saiba mais sobre o clima da Jamaica (em breve).

Imperdível => Tour às Blue Mountains em Kingston

 

2. Colonização espanhola e britânica

Colonização jamaicana
Ilha teve colonização espanhola e britânica | Foto: Facebook Devon House oficial.

A história da Jamaica é marcada por uma dupla colonização. Os primeiros a desembarcar na ilha foram os espanhóis sob o comando de Cristóvão Colombo em 1494.

Durante a colonização espanhola, os povos nativos da ilha foram dizimados devido à combinação entre trabalhos forçados e doenças europeias transmitidas pelos colonos.

Dessa maneira, foi necessário trazer escravos vindos da África para trabalhar na Jamaica. Como no país não havia ouro, os espanhóis acabaram não dando tanta importância à ilha.

Logo, em 1655, os britânicos, interessados na posição estratégica da ilha, conquistaram a Jamaica. Porém, os ingleses enfrentaram forte oposição dos escravos fugitivos, os Maroons, e dos espanhóis.

Sendo que apenas com a assinatura do Tratado de Madrid em 1670, foi reconhecida a soberania inglesa sobre a Jamaica.

O país só conseguiu sua independência em 1962. Logo, as influências britânicas são bem visíveis na ilha, sobretudo no idioma oficial adotado na Jamaica: o inglês.

Porém, há também fortes traços das culturas africana, espanhola e Arawak, povos que também fizeram parte da história do país. Veja mais no tour Viagem dos Escravos, britânicos e os invasores espanhóis em Port Antonio.

Recomendo => Great River a bordo de um caiaque

 

3. A Jamaica é uma monarquia

População da Jamaica
Jamaica faz parte do Commonwealth | Foto/Imagem: Applysense, via Wikimedia Commons.

Uma das curiosidades da Jamaica mais desconhecidas é que apesar de sua independência em relação à Grã-Bretanha, tendo inclusive um primeiro-ministro próprio, o país ainda é uma monarquia, servindo à rainha Elizabeth II.

Isso ocorre, pois a Jamaica faz parte do Commonwealth, uma organização intergovernamental que conta com 53 países independentes.

Eles buscam valores em comum como democracia, direitos humanos, liberdade, livre comércio e paz mundial. Essa comunidade tem como líder a rainha inglesa.

Divertido => Navegação e snorkel ou mergulho na ilha Booby Cay

 

4. Economia da Jamaica

Economia da Jamaica
Economia é baseada no turismo e agricultura, como café.

A economia da Jamaica é baseada em diversas atividades, destacando-se a agricultura, a mineração e o turismo. Os principais produtos agrícolas do país são o açúcar, a banana, o café e o rum.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Jamaica. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Já na mineração, destacam-se as exportações de bauxita. O turismo tem forte influência na economia da Jamaica, uma vez que o país atrai uma quantidade enorme de turistas, sobretudo norte-americanos e europeus.

Por isso, o país conta com uma enorme infraestrutura turística, com direito a resorts luxuosos, recepcionando cruzeiros que navegam por todo o mar do Caribe. Veja mais da moeda da Jamaica (em breve).

Um dia => Excursão para Rose Hall Great House em Falmouth

 

5. O rum é a bebida oficial

Bebidas da Jamaica
Fábrica Appleton Estate | Foto: Evo Flash, via Creative Commons.

A Jamaica é um dos grandes produtores mundiais de rum. Essa bebida é feita a partir da cana-de-açúcar, um dos principais produtos agrícolas da ilha.

O rum tem um teor alcoólico bem forte, entre 40 e 55° GL, e já foi usado, no passado, como um medicamento. Era conhecido como o remédio capaz de “exorcizar todos os demônios”.

A grande popularização do rum deveu-se, em parte, aos piratas que navegaram o mar do Caribe. O rum teria a capacidade de encorajar os combatentes.

Uma das curiosidades da Jamaica é que o rum típico do país é mais encorpado e forte do que o dos outros países caribenhos.

Os amantes da bebida, inclusive, podem fazer uma visita guiada pela fábrica da Appleton Estate, com direito à degustação, durante uma viagem pela ilha. Mais sobre esse passeio no artigo sobre cidades da Jamaica (em breve).

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VERAO, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Imperdível => Cruzeiro de barco na Lagoa Luminosa

 

6. Reggae e outros estilos musicais jamaicanos

O reggae é tradição jamaicana
Jamaica é a terra natal de Bob Marley | Foto: Visit Jamaica.

Todo mundo sabe que a Jamaica é a terra natal de Bob Marley, o maior artista do reggae de toda a história. Na capital, os fãs do cantor podem satisfazer suas curiosidades sobre a vida na excursão Bob Marley em Kingston.

É possível visitar a casa onde ele viveu e também onde ele foi alvo de um ataque. Em Nine Miles, pequeno vilarejo onde Bob morou, também há um museu dedicado ao ídolo.

Dá, inclusive, para fazer um tour completo com a excursão para o Museu Bob Marley, Mercado Noturno e mais passeios em Kingston

Porém, na Jamaica, o reggae não é o único estilo musical. Na ilha também foi criado o mento na década de 1950, tendo como grande expoente os artistas jamaicanos The Jolly Boys.

Outro gênero originário da Jamaica é o ska, gravado originalmente pelo grupo The Skatalites e seu derivado rocksteady.

Preço => Aluguel de carro em Kingston

 

7. Movimento rastafári

Movimento rastafari na Jamaica
Visual com dreadlocks faz parte da cultura rastafári.

A Jamaica é o berço de um movimento religioso e social de inspiração judaico-cristã chamado rastafári. Esse movimento foi criado na década de 1930 e prega a adoração do deus Jah.

Hoje o movimento rastafári possui mais de um milhão de adeptos por todo o mundo. Seus seguidores buscam uma vida mais simples, com vestimentas próprias, uso de ervas medicinais e um modo de alimentação natural, privilegiando os vegetais.

Saiba mais sobre a culinária rastafári em nosso artigo sobre comidas típicas da Jamaica (em breve). Uma das curiosidades da Jamaica são os dreadlocks usados por parte da população.

Esse visual também faz parte da cultura rastafári, uma vez que os convertidos evitam fazer mudanças no visual, incluindo cortar o cabelo e aparar a barba.

Delícia => Food tour na Jamaica

 

8. A maconha não é legalizada na Jamaica

A maconha é descriminalizada
Maconha não é legalizada no país.

Ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, a maconha, chamada de ganja na Jamaica, não é legalizada no país.

Em 2015, o governo jamaicano publicou uma lei que descriminaliza o porte da substância até o limite máximo de 57 gramas. Isso significa que o usuário da substância no país recebe apenas uma notificação dos policiais.

No entanto, o tráfico continua sendo crime. Historicamente, a maconha sempre foi bastante utilizada no país, mesmo antes da descriminalização.

Para os seguidores do movimento rastafári, essa erva possui finalidades religiosas. A lei que descriminaliza a substância também permite o cultivo de um número limitado de pés de maconha.

Na prática, o uso da erva faz parte da cultura jamaicana, não causando problemas aos consumidores que utilizam a maconha para uso recreacional.

Incrível => Tour à praia Doctor’s Cave Beach

 

9. Cenário para 007

007
Falmouth foi cenário do filme | Foto: Nev ena, via Wikimedia Commons.

Um dos mais famosos agentes secretos do cinema, o personagem James Bond, foi criado pelo escritor inglês Ian Fleming. O autor era fascinado pela Jamaica e viveu na ilha durante algum tempo.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

O país, inclusive, tornou-se cenário de vários dos seus livros sobre o agente 007. As adaptações cinematográficas seguiram o mesmo caminho e dois filmes foram gravados na ilha: Dr. No e Viva e Deixe Morrer.

Diversas cidades jamaicanas foram usadas como locações para os filmes incluindo Kingston, Ocho Rios e Falmouth, sendo possível fazer passeios na Jamaica (em breve) para esses lugares icônicos que aparecem nos filmes, como por exemplo a Dunn’s River Falls.

É possível conhecer mais de um dos cenários com o tour à famosa cachoeira Dunn’s River Falls ou o tour pelos pontos turísticos e destaques de Kingston.

Opção => Passeio para as Cataratas Konoko

 

10. A famosa Lagoa Azul

Port Antonio
Blue Lagoon | Foto: Morten Idriss Nygaar, via Wikimedia Commons.

Quem acompanhou a Sessão da Tarde nos anos 1990, com certeza já assistiu o clássico filme Lagoa Azul, com a atriz Brooke Shields. O cenário paradisíaco do filme é a verdadeira Blue Lagoon na cidade costeira de Port Antonio.

Por muito tempo, os habitantes locais de Port Antonio acreditaram que a lagoa não tinha fundo, devido a sua imensa profundidade de 60 metros.

No local, é possível praticar diversas atividades como mergulho, caiaque e rafting. Veja mais opções de praias da Jamaica.

Lindo => Praias de Negril, Times Square e pôr do sol no Rick´s Café

 

11. Terra de Usain Bolt e outros esportistas

Usain Bolt
Usain Bolt | Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil, via Wikimedia Commons.

O mundialmente famoso velocista Usain Bolt nasceu na Jamaica. Natural do estado de Trelawny, Usain é considerado o homem mais rápido do mundo, sendo multicampeão olímpico e mundial em provas de atletismo.

O governo jamaicano, inclusive, chegou a premiar o atleta com a Ordem da Jamaica e a Ordem de Distinção. Porém, uma das curiosidades da Jamaica, é que além de dominar as pistas de atletismo, o país também se destaca em outros esportes.

A grande paixão nacional é o futebol, porém na ilha pratica-se críquete, natação, golfe, basquete e netball.

Aventura => Rafting ao longo do rio Martha Brae em uma jangada de bambu

 

Fatos interessantes da Jamaica

A Jamaica, além de suas incríveis belezas naturais, é um país com uma cultura muito rica, repleta de tradições. Viajar para essa ilha caribenha também deve significar mergulhar nas curiosidades da Jamaica e conhecer sua história e as realizações do seu povo.

Com grandes influências espanholas e inglesas, o país também mantêm muitos dos costumes do seu povo nativo Arawak e dos nativos trazidos da África.

Essa mistura de culturas, tornou a Jamaica um país que celebra sua diversidade. Além disso, o país destaca-se na música e esportes, mostrando ao mundo que é terra de inúmeros talentos.

Com certeza, viajar para a Jamaica é se conectar profundamente com essa terra mágica. Aproveite e conheça os melhores hotéis da Jamaica para se hospedar (em breve)!

Não deixe de ler os outros artigos sobre esse destino e qualquer dúvida, deixe nos comentários!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 37 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *