Melhores destinos para observar o céu no mundo

Melhores destinos para observar o céu no mundo

Se você ficou impressionado com a foto do buraco negro revelada ao mundo recentemente, descubra lugares turísticos com céus mais limpos do mundo para fazer a observação de astros e estrelas. Se você é um viajante que não costuma contemplar as estrelas, vai descobrir que pode se surpreender com os destinos para turismo astronômico. Mas se você já é daqueles que adora olhar para cima, irá conhecer mais sobre o tipo de viagem agora!

Todos os lugares selecionados são considerados privilegiados para observação de estrelas, planetas e lua por conta da sua localização: ficam em áreas mais afastadas da cidade e, por isso, tem o céu menos “poluído” de luzes, que costumam atrapalhar a visualização.

Nesta lista há locais com observatórios e outros com programas e passeios para quem quer ver o céu no escuro. São países como o Chile, o mais famoso entre os locais de turismo astronômico, Estados Unidos, Canadá, Portugal, Espanha, Austrália e muitos outros.

Te convido a dar uma volta ao mundo para conhecer melhor esses destinos e entender porque tantas pessoas gostam de olhar para o céu.

Planeje sua viagem => Melhores preços de hotéis pelo mundo

Dúvidas sobre seguro de viagem »

 

Melhores destinos para observar o céu

  • Deserto do Atacama (Chile)
  • Alentejo (Portugal)
  • Deserto dos Estados Unidos (EUA)
  • Hawaii (EUA)
  • Ilhas Canárias (Espanha)
  • Lake Tekapo (Nova Zelândia)
  • Kiruna (Suécia)
  • Brazópolis (Brasil)

Conectado => Internet na Viagem

 

O que é turismo astronômico

Turismo astronomico
Passeios para olhar o céu fazem parte do turismo astronômico.

O turismo astronômico ou astroturismo são as viagens com o objetivo de observar o céu noturno, seja como forma de aprender mais sobre as estrelas, planetas ou fenômenos astronômicos, ou apenas para relaxar olhando a imensidão da galáxia.

A curiosidade se deve porque muitas pessoas têm pouca ou até nenhuma oportunidade de olhar o céu, seja pela falta de tempo ou porque o céu das grandes cidades são poluídos de luzes (60% dos locais do mundo estão poluídos de luzes, segundo o projeto The World at Night), o que atrapalha muito para encontrar as estrelas. Em áreas escuras dá para ver até 15 mil estrelas.

Assim, cada vez mais pessoas passaram a se interessar em dar uma pausa nas atividades e olhar para cima. A busca de hospedagens em locais que dá pra ver o céu quando há eventos astronômicos (eclipses, lua de sangue, entre outros) é cada vez maior. Se você nunca tentou, experimente espiar o céu uma noite dessas.

Para divulgar esses locais, surgiram associações e projetos como a Associação Internacional do Céu Escuro (Dark-Sky), a Fundação Star-Light e a European Astrotourism Route (EU Sky Route).

Essas entidades mapeiam e classificam os locais de acordo com as atividades que são realizadas em cada um deles e também com o nível de “limpeza” do céu. A lista é bem interessante e vale dar uma olhada para conhecer.

Descubra => Melhores tours guiados do mundo

 

O que fazer nos lugares para observar o céu

Deserto do Atacama (Chile)

Tour astronomico no Chile
Céu do Atacama | Foto: ESO/Iztok Bončina, via Wikimedia Commons.

Quando o assunto é olhar as estrelas, mesmo os viajantes que não conhecem o turismo astronômico, já foram ou ouviram falar sobre o tour no Deserto do Atacama, no Chile. Entre os destinos dessa lista, o país é o mais conhecido, um dos mais especiais e muito procurado por viajantes de todo o mundo.

Inclusive, tem um artigo que sobre o melhor tour astronômico no Deserto do Atacama com muito detalhes sobre cada tipo de passeio. Para aproveitar o céu noturno chileno você deve ir para a região de Antofagasta, no Deserto do Atacama, que fica a 2.400 metros de altitude.

Além da altitude, que ajuda na observação do céu, o Atacama é o deserto mais seco do mundo e a baixa umidade garante uma ótima visibilidade, já que o céu fica limpo e sem nuvens por cerca de 300 dias por ano. E, para completar, o local está longe da cidade e tem pouca luminosidade artificial. Ou seja, perfeito!

Passeios no Deserto do Atacama
Observatório La Silla | Foto: Iztok Boncina/ESO , via Wikimedia Commons.

Quem faz esse tour, visita o Observatório de La Silla onde tem uma aula de astronomia com explicações sobre as estrelas e constelações, planetas e observar o céu nos telescópios. Há tours mais técnicos e outros mais místicos, é só você escolher o que é mais a sua cara.

Há também tour astronômico ancestral, na Aldeia de Tulor, umas das 3 aldeias mais antigas do mundo e mais bem conservadas, com 2.500 anos. O passeio é guiado por um morador local, que além da contemplação do céu, explica muito sobre a história do povo atacamenho, relacionando-a com o céu e as estrelas.

Melhores motivos para conhecer o Atacama
Destinos para observar o céu e as estrelas no Atacama | Foto: QVM.

No Atacama também funciona o ALMA Observatory, associação internacional composta por vários países (inclusive o Brasil), voltada para o desenvolvimento de pesquisas, estudos e projetos na área de astronomia.

Para os tours, é preciso contratar uma agência especializada. Os preços variam de acordo com o pacote. Já para o Alma Observatory é preciso se inscrever com, pelo menos, um mês de antecedência. Consulte um tour astronômico no Atacama.

Confira => Onde ficar em San Pedro de Atacama

 

Alentejo (Portugal)

Turismo astronomico em Portugal
Vista de dentro do telescópio | Foto: Observatório do Lago Alqueva/Divulgação.

A região do Alentejo, onde ficam as cidades de Monsaráz, Évora, Beja, Setúbal, Santarém, entre outras, é mais um lugar privilegiado do mundo para a observação do céu noturno em Portugal. Ele se destaca pela pouca luminosidade artificial, o que facilita na hora de encontrar as estrelas e planetas no céu.

Por isso, a região foi classificada pela Associação Internacional do Céu Noturno como uma Reserva Dark Sky Alqueva no Alentejo e o primeiro sítio do mundo a ter o título de “Starlight Tourism Destination”, da Fundação Starlight. É nessa reserva que está o Observatório do Lago Alqueva (OLA).

O OLA é voltado para os viajantes aprenderem mais sobre astronomia e também astrofotografia. Para isso, realiza observações astronômicas de terça a sábado, sendo o sábado destinado a programas para ensinar astronomia para crianças.

O local recebe ainda grupos de escolas, idosos, viajantes, dá cursos, além de ser o ponto de encontro de astrônomos amadores, sobretudo quando há fenômenos astronômicos. Para observar o céu noturno, o ingresso custa 14 euros para adultos, 9 euros de jovens (10 a 17 anos) e 35 euros para família (até 4 pessoas, sendo 2 adultos).

Aproveite bem => Hotéis em Alentejo

 

Deserto dos Estados Unidos (EUA)

Turismo astronomico nos Estados unidos
Destinos para observar o céu no Natural Bridges National Monument, em Utah.

Nos Estados Unidos há vários locais, sobretudo parques e regiões desérticas, nas listas de destinos para observar o céu noturno. Alguns deles estão nos estados do Arizona e Utah, considerados uns dos melhores locais do país para olhar as estrelas por conta da pouca luminosidade artificial.

Em Utah tem o Parque Natural Bridges National Monument, primeiro destino classificado como o “International Dark Sky Park” do mundo, em 2007. No parque é possível observar a Via Láctea, que passa por cima do Monumento Nacional Natural Bridges. É maravilhoso.

Ainda em Utah, no deserto Grand Staircase Escalante, fica o Neon Canyon, outro local maravilhoso para observar as estrelas. Nessa região, há diversos campings e outros tipos de hospedagem para os viajantes que querem olhar para o céu durante a noite.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VERAO, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

No estado vizinho a Utah, o Arizona, há um dos pontos turísticos mais famosos de todo o mundo: o Grand Canyon. E, para quem não sabe, o local é maravilhoso também durante a noite, quando fica coberto por um céu super estrelado.

Há tours para acampar no Grand Canyon e diversos mirantes para olhar as estrelas do céu. Nessa região fica o Observatório de Lowell, em uma colina com uma vista para Flagstaff. Foi neste observatório que Plutão foi descoberto em 1930. O ingresso para adultos custa de 12 a 17 dólares e crianças de até 5 anos não pagam.

Consulte => Melhores hotéis nos Estados Unidos

 

Hawaii (EUA)

Turismo astronomico no Hawaii
Destinos para observar o céu no topo do vulcão Mauna Kea.

Se você achou que as praias e os vulcões eram os atrativos naturais principais das ilhas do Hawaii, nos Estados Unidos, saiba que quando a noite cai acontece um dos tours mais bacanas: a observação do céu noturno. E não é de qualquer lugar que você olha para o céu, é do topo de um vulcão.

Aposto que ficou curioso. Por isso, saiba que é um dos passeios mais procurados e elogiados pelos amantes do céu, mesmo aqueles que olham para cima apenas para contemplar as estrelas, planetas e galáxias. A observação do céu noturno no Hawaii acontece no topo do vulcão extinto Mauna Kea, o mais alto do arquipélago.

Há uma trilha segura que leva ao topo do vulcão, onde há observatórios internacionais operados por 11 países. O Hawaii é o melhor lugar do mundo para o uso de telescópio infravermelho para astronomia óptica.

E você pode escolher por ir no fim da tarde e emendar o pôr do sol à observação das estrelas ou ir já à noite e, após olhar as estrelas esperar o nascer do sol. Difícil escolher a melhor opção.

Descubra => Onde ficar no Hawaii

 

Ilhas Canárias (Espanha)

Turismo astronomico na Espanha
Observatório Roque de los Muchachos, nas Ilhas Canárias.

O arquipélago das Ilhas Canárias, na Espanha, embora tenha muitas áreas urbanizadas e, com isso, com muita iluminação artificial, ainda reserva regiões mais “limpas” e, assim como o Deserto do Atacama, as condições meteorológicas impedem o surgimento de nuvens, tornando ótima a observação do céu.

Tenerife, uma das maiores ilhas do arquipélago, é um dos locais perfeitos para olhar as estrelas e planetas do céu. Na ilha há três locais de observação do céu com selo da Unesco, mas para chegar lá é preciso fazer uma viagem de 2 duas montanha acima (sinônimo de curvas e enjoos) do Monte Teide.

Apesar disso, o local já recebe cerca de 200 mil visitantes a cada ano, tendo inclusive criado um Festival de Música e astronomia, em 2011. As ilhas fazem parte da European Astrotourism Route (EU Sky Route), rota que mapeia e monitora os locais de céu escuro da Europa.

Em La Palma, está o maior telescópio óptico do mundo no observatório Roque de los Muchachos. E ao noroeste de Tenerife fica o Miradouro de Masca, outro local perfeito para a observação. Mas, apesar de ser indicado para a prática, não é um local com estrutura de observatórios ou mirantes e também não há passeios pré-programados.

Consulte => Hotéis nas Ilhas Canárias

 

Lake Tekapo (Nova Zelândia)

Turismo astronomico na Nova Zelandia
Destinos para observar o céu: Lake Tekapo, na Nova Zelândia.

Lake Tekapo, em Mackenzie Basin, na Nova Zelândia, é famoso por suas águas azuis, resultado do derretimento de geleiras, mas também pelo seu céu limpo e estrelado.

Em 2012, a região entrou na lista da Associação do Céu Escuro como uma das 3 melhores regiões do planeta para a observação de estrelas e outros corpos celestes, como luas e planetas.

Entre as reservas listas pela associação, a Aoraki/Mt Cook & Mackenzie Basin é maior de todas já que tem uma área de aproximadamente 4300 km² com pouca poluição de luzes e de poluição. Na região há dois observatórios astronômicos, o Mt. John Observatory  e o Cowan’s Observatory.

Por ser uma reserva tão grande, vale a pena fazer um passeio guiado para aproveitar melhor o local. Mas, por ser uma reserva aberta ao público, você pode passear e aproveitar o céu por conta própria, mas deve ter bastante atenção aos caminhos para não se perder. Se preferir, consulte um tour astronômico em Lake Tekapo.

Conheça => Hotéis bem avaliados em Lake Tekapo

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

 

Kiruna (Suécia)

Turismo astronomico na Suécia
Destinos para observar o céu: Aurora boreal em Kiruna, Suécia.

Kiruna, no norte da Suécia, próxima ao Círculo Polar Ártico, possui um céu noturno maravilhoso, com pouca luminosidade, muitas estrelas, mas não é só isso que torna a cidade tão especial.

É que além das estrelas, planetas e diversos outro corpos celestes, entre setembro e março, Kiruna é palco da aurora boreal. Inclusive, consulte um tour para ver aurora boreal em Kiruna.

A aurora boreal é um dos fenômenos naturais mais fantásticos a se assistir – os países mais ao norte do planeta recebem milhares de visitantes para observar o fenômeno e há até “caçadores de aurora boreal” que viajam em busca delas -, uma vez que deixa o céu com cores fantásticas.

Fora o céu estrelado e limpo e o fenômeno da aurora boreal, em algumas épocas do ano, Kiruna ainda nos brinda com o sol da meia-noite. Acho que são motivos suficientes para querer arrumar a mala e partir logo para a Suécia, você não acha?

Dica => Hospedagem em Kiruna

 

Brazópolis (Brasil)

Turismo astronomico no Brasil
Destinos para observar o céu: Minas Gerais | Foto: Observatório do Pico dos Dias/Divulgação.

Se você achou que a lista ia terminar sem um destino brasileiro, se enganou completamente. Embora haja diversas cidades Brasil a fora que são ótimas para dar uma espiada no céu, irei destacar o município de Brazópolis, na Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais.

Isso porque, é onde fica o Observatório do Pico dos Dias, local coordenado pelo Laboratório Nacional de Astrofísica. Além de ser um dos símbolos da pequena cidade e um dos principais pontos turísticos, o observatório colabora para o desenvolvimento científico e tecnológico do país, sendo o principal observatório brasileiro.

Funcionando desde 1980, o Observatório do Pico dos Dias tem entrada gratuita para visitação, mas é preciso agendar para fazer o tour guiado. Em datas de eventos astronômicos pode fazer uma programação especial, por isso, vale a pena ficar de olho no site.

Veja => Hotéis em Brazópolis

 

Dicas de destinos para observar o céu

A lista de destinos no mundo perfeitos para observar o céu não para de crescer. É que com o interesse dos viajantes em tirar um tempinho para olhar as estrelas, procurar os planetas ou ainda acompanhar eventos astronômicos como os eclipses, e a criação de associações e rotas de preservação do céu escuro, cada vez mais são identificados novos locais.

E, mesmo que você não tenha pensado nunca em fazer uma viagem ou durante suas férias em fazer esse tipo de tour, dê uma olhada no que esses locais tem para oferecer para os visitantes. E, seja pela beleza natural do universo, pelo conhecimento técnico do assunto ou pela curiosidade mística em torno da lua, tenha certeza que ficará curioso.

Aí é só pegar seu binóculo, caso seu tour não seja em um observatório, e olhar para o céu. Você pode até achar algum aplicativo que ajude a identificar as constelações e planetas, mas não deixe de olhar para cima. É surpreendente e maravilhoso.

Para finalizar, assista esse vídeo lindo feito pelo site oficial de turismo do Chile sobre o tour astronômico no Deserto do Atacama:

Gostou deste conteúdo? Tem alguma sugestão de destino para ver o céu? Conte nos comentários.

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Carolina Brusarosco

ESCRITO POR

Carolina Brusarosco

Jornalista, pós-graduada em Jornalismo Literário, sagitariana e cheia de paixões distintas. De origami a astronomia, de pets a romances de Jane Austen. Uma das maiores paixões é escrever sobre turismo. Sonha em fazer o Caminho de Santiago de Compostela, conhecer todos os continentes e (quando tiver) levar seus filhos para mochilões mundo afora.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *