Custo de vida no Quebec: aluguel, comida, transporte e mais dicas

Custo de vida no Quebec: aluguel, comida, transporte e mais dicas

Trago neste artigo informações sobre o custo de vida no Quebec. Existem várias razões pelas quais você pode decidir mudar de país: um novo emprego, estudos, mas independente do motivo é uma experiência nova e excitante. No entanto, dar esse passo pode ser estressante e confuso e nada melhor do que saber quanto custa isso tudo.

O objetivo é responder algumas questões que você pode ter ao se mudar do Brasil para alguma cidade na região do Quebec, no Canadá, e assim ajudá-lo a tornar esse momento mais simples e sem estresse o possível. Afinal, o Quebec tem cidades maravilhosas e se mudar deve ser uma experiência bacana e positiva.

Espero que, até o final deste artigo, tenha sido possível esclarecer algumas perguntas significativas sobre o custo de vida no Quebec. E que sua mudança seja simples e proveitosa.

Planeje sua viagem => Internet no Canadá

Seguro viagem para América do Norte »

 

Custo de vida no Quebec

Cidades do Quebec
Quebec City está entre as cidades mais caras da região.

O custo de vida no Quebec varia dependendo de onde você está querendo se instalar. Se você está em dúvida de qual escolher, conheça as cidades do Quebec mais bonitas, mas já adianto que Montreal e Quebec City são mais caras.

Por outro lado, cidades menores no subúrbio ou no interior tem um custo menor. Falei um pouco sobre o tema no artigo cidades mais baratas do Quebec para morar e detalharei outros custos neste artigo. É importante destacar que os impostos no Quebec são um pouco mais altos que no restante do Canadá.

CLIQUE AQUI para fazer remessa online de dinheiro para exterior »

 

Valor do aluguel no Quebec

Como morar no Canadá
Aluguel pode variar conforme a cidade e o bairro.

Um dos primeiros itens a pesquisar quando você está se mudando para outro lugar é a moradia. É importante reservar um tempo para que você possa se informar completamente sobre as condições de moradia no Quebec e, assim, encontrar uma que atenda suas demandas e caiba no seu orçamento.

Fazendo uma média entre as cidades da província do Quebec, pode-se dizer que os preços giram em torno de 600 dólares canadenses (CAD$) para estúdios ou apartamentos de um quarto, podendo chegar a até CAD$1,2 mil para um apartamento de três quartos.

Os valores variam muito, então durante a pesquisa é importante analisar quais são as vantagens inclusas nos custos do aluguel. Se o imóvel é mobiliado, se possui seguro, qual o sistema de calefação e isolamento (importantíssimos durante o inverno), dentre outros utilitários. E por falar nisso, confira também como fazer uma mala para inverno no Canadá.

A localização também é muito relevante, quanto mais próximo ao Centro da cidade mais alto o valor e, como já foi citado, as cidades maiores tendem a ter um aluguel mais caro. Se perguntar qual tipo de casa você está procurando, e estabelecer uma quantia que se pode gastar é uma ótima forma de filtrar suas pesquisas e economizar tempo e dinheiro.

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Compare preços e compre online na Confidence Câmbio »

 

Valor do transporte no Quebec

Transporte publico no Quebec
Transporte público em Montreal | Foto: Jeangagnon, via Wikimedia Commons.

O transporte público no Quebec é muito bem estruturado e eficiente, sendo que nas grandes cidades há ainda linhas de trem que levam as regiões metropolitanas.

Cada cidade possui seu próprio sistema de transporte, mas geralmente você pode comprar um cartão e recarregá-lo de acordo com a sua necessidade, pagando um valor fixo pelo período de tempo e não pela quantidade de passagens.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Canadá. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Você pode recarregar seu bilhete para uso semanal, mensal e, em algumas cidades como Montreal, até para o final de semana. O bilhete de uso único gira em torno de CAD$3,15, e o cartão mensal por volta de CAD$90, lembrando que os valores podem variar dependendo da cidade.

Apesar da qualidade do transporte público, muitas pessoas ainda fazem uso de carro particular, o litro de gasolina gira em torno de CAD$1,30 na região e um carro novo custa cerca de CAD$20 mil. Saiba também como funciona o aluguel de carro no Canadá.

Caminhada => Excursão pela Cidade Velha de Quebec

 

Valor da alimentação no Quebec

Gastronomia no canadá
Ir a restaurantes gera um custo bem maior de alimentação.

Refeições fora de casa podem ser bem caras na região, com exceção dos fast-foods. Uma refeição com bebida em um restaurante mediano fica em torno de CAD$20, mas é importante lembrar que os impostos são adicionados no final da conta (cerca de 15%), e que na região é cultural deixar um valor de gorjeta para o garçom.

Nas compras de supermercado, por sua vez, é possível economizar até 50% do que você gastaria comendo fora todos os dias. As comidas, em geral, têm um preço mais baixo ou semelhante aos preços brasileiros, sendo que algumas são isentas de impostos na província do Quebec, como carnes, cereais, frutas, legumes, ovo, pão, peixe, leite e derivados. Confira também quais são as comidas típicas do Canadá.

No entanto, devido ao clima e produção da região, alguns produtos de origem animal e algumas frutas tem um valor um pouco elevado.

Natureza => Excursão para as cataratas de Montmorency

 

   

Valor da saúde no Quebec

Como funciona saude no Canada
Serviço de saúde é gratuito para residentes do Quebec.

O serviço de saúde para residentes na província do Quebec é coberto pelo plano administrado da própria província, em um conselho de seguro de saúde, o Régie de l’assurance maladie du Québec / RAMQ.

Para fazer uso desse sistema é preciso que você se cadastre no sistema do RAMQ com as documentações exigidas. O processo demora cerca de 3 meses para ser concluído. O plano não cobre procedimentos estéticos ou tratamentos com medicina alternativa.

Todos os residentes do Quebec são elegíveis para o plano, no entanto, caso você ainda não tenha o status de residente é importante estar coberto por um seguro de saúde internacional ou plano de saúde privado. Um plano privado custa em média CAD$1 mil por ano, para um casal. E se você quer saber mais sobre o país, consulte o artigo com as curiosidades do Canadá.

Experiência => Imersão em realidade virtual em Quebec

 

Valor da educação no Quebec

Educação no Canada
Educação pública é acessível aos residentes da região.

Os residentes do Quebec possuem acesso a um bom sistema de educação pública até os 18 anos e as instituições de ensino superior tem um dos preços mais baixos de toda a América do Norte. Normalmente as crianças vão para a escola aos 4 anos.

Antes disso pode ser necessário mandá-las para o Day Care ou Home Child Care, sistemas semelhares às creches que conhecemos no Brasil. No site da província de Quebec há uma lista de instituições licenciadas. Para quem está se mudando com filhos, pode-se adicionar ao orçamento um custo de pelo menos CAD$200 ao mês.

O Quebec fornece um auxilio para custear o Day Care, mas é importante checar os requisitos e se o subsídio se aplica ao status do seu visto. A partir dos 6 anos, quando a criança vai para a Elementary School, a instituição pode cobrar alguns itens como alimentação, materiais escolares e uniforme. Os materiais didáticos são fornecidos pelas escolas.

No ensino superior, de acordo com a revista McLean, as universidades da província são as mais acessíveis para novos moradores. Os valores giram em torno de CAD$11 mil e CAD$18 mil, enquanto em Toronto estes custos podem chegar a até CAD$25 mil. Saiba mais também no artigo estudar no Quebec.

McGill University $17,413.65
Université de Montréal $15,897.83
Concordia University (Montréal) $17,153.20
Université du Québec a Montréal (UQAM) $15,821.42
Université Laval $15,337.28
Bishop’s University $13,925.97
Université de Sherbrooke $11,556.36

*Valores de 2018

Descubra => Melhores cidades para intercâmbio no Canadá

 

Valor da telefonia móvel no Quebec

Como usar celular no Canadá
Serviço BYOD é o mais recomendado para novos moradores.

Mudando para o Canadá você precisará de uma nova linha telefônica. É importante saber que o sistema de comunicação no exterior é muito diferente aqui do Brasil, as ligações que você recebe também consomem créditos ou parte da sua franquia de minutos.

E, caso você também precise instalar internet e televisão em seu apartamento existem três grandes operadoras que oferecem todos esses serviços: Bell; Rogers e Telus. O valor dos planos varia de acordo com o tempo de fidelidade, se o plano é compartilhado, entre outros itens.

Abaixo há uma tabela com os planos BYOD (Bring Your Own Device), que são aqueles em que você adquiri apenas a linha, sem a obrigatoriedade de comprar um novo aparelho. Particularmente, acho essa modalidade mais conveniente, uma vez que a maioria das pessoas já possui um smartphone e a maioria deles funciona bem no Canadá.

Planos de celular no Canadá
Comparativo entre os planos telefônicos.

No site Compare Cellular você pode selecionar os planos disponíveis e compará-los, ajudando a escolher o que te atende melhor. Mais informações e dicas no artigo Internet no Canadá.

Eventos importantes => Feriados no Canadá

   

 

Valor da habilitação para dirigir no Quebec

Como dirigir no Canadá
Para dirigir no Canadá é preciso de uma habilitação local.

Se você quiser dirigir no Canadá, deve transferir a licença para o sistema de transito quebecois. Para isso, precisa que sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) seja definitiva há mais de um ano, além disso, terá que realizar dois testes teóricos e um prático.

Tudo isso vai te custar pouco mais de CAD$100, caso você tenha habilitação B. Se você ainda não possui habilitação e deseja realizar todo o processo já no Canadá, vai desembolsar taxas de CAD$285, mais o valor das aulas que devem ser feitas em instituições credenciadas pelo governo.

As informações mais detalhadas estão disponíveis no site do Departamento de Trânsito do Quebec.

Saiba mais => Quando ir para o Canadá

 

Custo de vida no Quebec: dicas

Dicas de custos do Canadá
Montreal é uma das cidades mais famosas do Quebec.

De maneira geral, a província do Quebec tem um custo de vida um pouco mais elevado que no restante do Canadá, uma vez que a média salarial é um pouco menor que as de outras províncias, e as taxas de impostos são mais altas. Confira nosso post sobre como é trabalhar no Quebec.

Contudo, dados da Rentseeker mostram que das 10 cidades mais baratas para alugar um apartamento no Canadá, oito estão localizada no Quebec. E, a partir do momento que você se torna residente, tem acesso à saúde pública gratuitamente.

Além disso, se você tiver como objetivo estudar no Canadá, as universidades do Quebec tem as taxas mais baratas do país. Para ficar por dentro dos preços eu recomendo o site Numbeo, que lista a média de preços em várias cidades. Veja ainda os valores de energia elétrica, internet, instituições de ensino, dentre outros serviços.

Compare ainda o custo de vida entre duas cidades quebecois, o que facilitará sua escolha. Independente de qual cidade do Quebec você escolher para morar, tenho certeza de que irá se apaixonar pela região e, dificilmente, terá vontade de sair do Canadá.

Dá uma olhada nesse vídeo incrível feito pelo site oficial de turismo do Quebec. Empolgante!

Gostou das dicas? Tem dúvidas sobre os custos de vida no Quebec? Conte nos comentários.

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Letícia Laborê

ESCRITO POR

Letícia Laborê

Letícia, 20 anos. Estudante de Relações Internacionais. Mineira com o coração quebecois. Apaixonada pela culinária e estilo de vida de La Belle Province.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. CARLOS ALBERTO MOREIRA PINTO

    Fantástico. Elucidativo e objetivo. Informações que deixam qualquer pessoa muito segura.